UA e Dreamdomus desenvolvem solução inovadora de construção modular
Trata-se de um sistema de construção baseado em blocos multifuncionais que permite uma montagem rápida, segura e limpa

CONSTRUIR
Plano de Alojamento para estudantes do Ensino Superior com 134 candidaturas aprovadas
Riportico assegurou a fiscalização do Terminal Intermodal de Campanhã
Grupo Casais: “Design for Change é o futuro”
Novaxia Investissement vai desenvolver projecto multiusos na Amadora
Italiana Candy Lisa entra em Portugal pela mão da Cushman & Wakefield
O potencial da pedra portuguesa sob o olhar da arquitectura
Consumo de cimento aumenta 4,3% até Maio
O novo Hospital de Lisboa, o quarteirão do Palácio Ford e o dossier Cozinhas e Casas-de-Banho no CONSTRUIR 463
REVIVE lança concurso para exploração da 7ª Bataria do Outão em Setúbal
Fixando: 51% dos pedidos feitos na plataforma não têm qualquer resposta e preços vão aumentar 9% no 3º trimestre
A Universidade de Aveiro e a Dreamdomus desenvolveram uma solução inovadora de construção modelar. Já patenteado a nível nacional e a aguardar patente internacional, o sistema permite que os módulos possam ser fabricados em diferentes tipos de materiais e ser utilizados na construção de pequenas habitações e outras instalações permanentes ou temporárias.
“Trata-se de um sistema de construção modular baseado em blocos multifuncionais, cuja principal característica é permitir uma montagem rápida, segura e limpa que pode ser efectuada por qualquer pessoa”, aponta Carlos Relvas, investigador do departamento de Engenharia Mecânica da UA que concebeu o novo sistema.
“Em termos de sustentabilidade e de economia circular as construções resultantes deste sistema oferecem boas condições de habitabilidade e consumos energéticos mínimos, além de que os blocos são reutilizáveis permitindo alterações futuras”, aponta o cientista.
A concepção do sistema patenteado beneficiou de uma candidatura de projecto de I&D ao programa COMPETE 2020 – P2020, em co-promoção entre uma equipa de investigadores da UA (Carlos Relvas, António Ramos, Jorge Ferreira, Mónica Oliveira e Nelson Martins) e a empresa Dreamdomus, de onde resultou o seu nome de baptismo “BrickITsmart” (www.brickitsmart.com ). O consórcio conta ainda com a participação do arquiteto Alberto Montoya.
Os estudos desenvolvidos no âmbito do projecto, permitem desde já concluir que os módulos garantem boas condições de habitabilidade e conforto e podem ser uma boa solução na utilização de espaços temporários multifuncionais ou até mesmo na criação de alojamento temporário nomeadamente residências para estudantes.