Mota-Engil leva 40 PME à boleia através da Rede de Fornecedores da AICEP
A acção Redes de Fornecedores, lançada pela AICEP para apoiar as empresas no contexto da pandemia, quer sensibilizar as grandes empresas para as vantagens de comprar produtos portugueses.

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A acção Redes de Fornecedores, lançada pela AICEP para apoiar as empresas no contexto da pandemia, quer sensibilizar as grandes empresas para as vantagens de comprar produtos portugueses. O grupo Mota-Engil é a primeira grande empresa a participar e identificou novas 40 empresas para o fornecimento de bens nos seus diferentes mercados e projectos nacionais e internacionais.
A iniciativa promove o encontro entre potenciais clientes, Grandes Empresas, nacionais ou estrangeiras, que pretendem aumentar a sua base fornecedora, e fornecedores nacionais, pequenas e médias empresas portuguesas à procura de expandir negócios. “Nestas acções, as PME têm a oportunidade de apresentar as suas competências às Grandes Empresas, tendo em vista entrar nas suas cadeias de fornecimento”, explica a agência.
O objectivo primordial é estabelecer sinergias entre empresas e substituir importações, ao mesmo tempo que se aumentam as exportações.“Pretendemos, ainda, promover o estabelecimento de vínculos estáveis das empresas estrangeiras em Portugal com os seus fornecedores nacionais”.
“O principal objetivo da AICEP com a acção Redes de Fornecedores é facilitar a substituição de importações e promover as exportações, uma vez que as Grandes Empresas passam a comprar a PME nacionais. Entrando as PME nestas cadeias de fornecimento complexas e globais, têm a oportunidade de mostrar a sua competitividade e qualidade. Assim, consideramos estar a criar condições para que mais empresas portuguesas possam competir internacionalmente”, sublinha o presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.
A acção arrancou com a Mota-Engil que, em parceria com a AICEP, já identificou um conjunto de 40 empresas portuguesas, que ainda não faziam parte da sua rede de fornecedores, e que gostaria de testar e incluir no seu processo de Sourcing, o qual, é suportado numa plataforma digital, garante do cumprimento dos pré-requisitos de “Due Diligence” e desígnios de performance e inovação do Grupo. A intenção do grupo é o de integrar empresas portuguesas na sua rede de fornecedores no âmbito dos contratos recentemente ganhos, por exemplo em Angola e no México, mas também em Portugal. O processo de selecção das empresas por parte da Mota-Engil terá início em Janeiro de 2021.
“A Mota-Engil tem promovido ao longo da última década diversas iniciativas na promoção de cadeias de valor nacionais que reforçam a relação entre empresas portuguesas, conferindo através de um Grupo de maior dimensão a capacidade de PME portuguesas exportarem e internacionalizarem-se de forma mais segura. Neste momento que vivemos, e após o desafio promovido pela AICEP, estamos agora lançar as bases de um projecto que acreditamos poderá contribuir para apoiar o tecido empresarial português num momento em que é mais importante do que nunca apoiar o que é nosso, o que é nacional e que tem qualidade e capacidade de competir a nível internacional, num esforço que tem de ser da sociedade em geral, das empresas às entidades públicas”, justifica Carlos Mota Santos, administrador e vice-CEO da Mota-Engil.
Nas Redes de Fornecedores, a AICEP desenvolve o trabalho de identificação das Grandes Empresas clientes e das PME fornecedoras, define a implementação e acompanhamento de todo o processo envolvente, promove a capacitação das empresas fornecedoras e o posterior follow-up.