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O plano contempla a realização de cerca de 45 missões empresariais, entre o formato presencial e virtual, com um foco principal fora dos mercados tradicionais de exportação portuguesa. Com a diversificação dos destinos de exportação em mente, um objectivo alinhado com “as expectativas e desafios colocados pelo Governo e pelas empresas exportadoras”, a Câmara irá realizar missões empresariais, presenciais e virtuais, a destinos em “franco crescimento e que já têm trazido resultados muito positivos a empresas portuguesas”, casos como o México, Marrocos, Rússia, Costa do Marfim e Coreia do Sul, são alguns desses exemplos.
Na agenda de acções incluem-se os seminários “Meet-the-Market”, com aposta no formato Webinar, “100% online e 100% gratuito”, que aprofundam a realidade económica e comercial de um determinado país, bem como as reuniões “One-to-One”, que consistem em sessões individuais e personalizadas entre as empresas e os nossos representantes locais de diversos mercados.
Como novidade para 2021 a CCIP apresenta a realização de quatro missões inversas a Portugal de compradores, importadores, retalhistas e distribuidores internacionais, nos sectores alimentar e bebidas, têxtil e vinhos. “Numa perspetiva de constante inovação e adequação às necessidades das empresas, será também disponibilizado um serviço de consultoria individual e mentoring para empresas que estejam a iniciar os seus processos de internacionalização”.
“O plano de internacionalização que todos os anos a CCIP aprova para servir os seus Associados é, como costumo dizer, um passaporte prático para que as empresas nacionais possam melhorar as suas exportações, estabelecer parcerias e continuar o caminho – o melhor caminho em economia global – para a sua internacionalização. Em 2021, o regresso ao comércio internacional vai ser mais necessário do que nunca, para recuperar a economia”, justificou Paulo Portas, Vice-presidente da Câmara de Comércio.
O plano foi construído a partir da experiência e do reporting de satisfação das empresas que participam nas ações que a câmara de comércio organiza. Procura, por isso, reforçar mercados mais tradicionais de sucesso, bem como abrir novas oportunidades, tendo em conta as geografias de crescimento e abertura às exportações.
Também em 2021, será lançada a 5ª edição do Estudo Insight, que já nos um olhar aprofundado sobre os processos de exportação de mais de 1.00 pme portuguesas e adequar estratégias para o futuro.
“Tendo em conta as enormes incertezas que nos reserva 2021, preparámos um plano ambicioso e que procura responder às necessidades das empresas exportadoras nacionais, que pretendem alavancar os seus negócios a nível internacional. Vamos continuar a estar ao lado das empresas, apoiando-as com contatos de qualidade em mais de 50 mercados distintos, com um foco claro na customização.”, referiu Pedro Magalhães, Diretor de Comércio Internacional da CCIP.