APRUPP participa no ciclo de reflexão “Vamos recuperar o Património”
O 1º encontro do Ciclo de Colóquios “Património público esquecido” decorre já no próximo dia 5 de Abril, entre as 15h e as 17h

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
A APRUPP vai estar presente no primeiro encontro do Ciclo de Colóquios “Património público esquecido”, que decorre já no próximo dia 5 de Abril, entre as 15h e as 17h.
O Ciclo de Colóquios “Vamos recuperar o Património Esquecido” pretende dar um contributo de reflexão sobre a problemática do património público sem uso, ilustrando possibilidades de utilização, divulgando boas práticas e incentivando a sua recuperação no quadro dos futuros programas de apoio europeu. O presente conjunto de eventos que irá ocorrer de Abril a Junho enquadra-se numa iniciativa cívica lançada em Outubro passado por Maria Manuel Leitão Marques e José Carlos Mota, com o apoio de um conjunto de cidadãos ligados à universidade, ao tecido associativo e à sociedade civil que entretanto produziram um trabalho de mapeamento dos edifícios públicos esquecidos e dos bons exemplos de recuperação (shorturl.at/djBE6).
O primeiro encontro pretende discutir a importância da recuperação do património público, avaliar modalidades de uso, ocupação temporária e recuperação e produzir um conjunto de orientações e de valorização do conhecimento existente sobre a matéria. O colóquio irá conta com a presença de Maria Manuel Leitão Marques, UC & Eurodeputada PE e José Carlos Mota, UA (comissão organizadora), assim como João Miranda, FDUL – Que instrumentos jurídicos o podem facilitar (título provisório) e João Ferrão, ICS – Políticas públicas para a recuperação e reutilização edifícios públicos devolutos (título provisório) que irão abordar o tema “A recuperação do Património Público”. Para o painel 2 com o tema “Modalidades de uso e ocupação” estão convidados Alice Tavares, APRUPP – Estratégias de Reabilitação, Pablo Costa, URBinLAB – UL- Reuso de edifícios abandonados e Teresa Franqueira, DECA- UA – O papel do design na ocupação temporária de edifícios, experiências internacionais. Para concluir o colóquio estará presente Cristina Cardoso, representante Ordem dos Engenheiros Técnicos.
O colóquio será transmitido online através da página https://www.facebook.com/patrimonioesquecido e terá o seguinte programa:
As inscrições deverão ser feitas no seguinte link: https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-patrimonio-publico-esquecido-conceitos-politicas-e-modalidades-148030700811