Edição digital
Assine já
Empresas

Vicaima equipa novo hotel Mercure Fátima

A mais recente unidade do grupo Accor Hotels integra múltiplas soluções Portaro nos acessos aos quartos, áreas comuns, saídas de emergência, e zonas de serviços

CONSTRUIR
Empresas

Vicaima equipa novo hotel Mercure Fátima

A mais recente unidade do grupo Accor Hotels integra múltiplas soluções Portaro nos acessos aos quartos, áreas comuns, saídas de emergência, e zonas de serviços

CONSTRUIR
Sobre o autor
CONSTRUIR
Artigos relacionados
Bruno de Castro Henriques é o novo CFO da Vanguard Properties
Imobiliário
Vulcano é parceira da Floene em projecto de hidrogénio verde
Empresas
Produção na construção acelerou para 2,2%
Construção
a importância de mão-de-obra qualificada na construção civil
LG apresenta novidades HVAC na ISH 2023
Empresas
Epiroc Iberia inaugura novo Centro de Serviço em Aljustrel
Empresas
Home Tailors Real Estate abre nova agência em Almada
Imobiliário
Smart Studios integrada na Round Hill, o Fórum do Itecons e o processo de expansão do Openbook em destaque no CONSTRUIR 478
Edição Digital
Financiamento especializado resiliente à guerra e à inflação regista subidas generalizadas em 2022
Empresas
APREN organiza evento dedicado às renováveis oceânicas
Empresas
Jornal CONSTRUIR com nova morada
Construção


Inaugurado em Abril junto ao santuário de Fátima, o novo Hotel Mercure assegura aos seus clientes e visitantes um conjunto de soluções de segurança e conforto com o selo Vicaima, um dos maiores players europeus no design e produção de soluções de vanguarda para portas, aros, roupeiros, painéis e peças para mobiliário. Através da aplicação de múltiplas soluções Portaro nos acessos aos quartos, áreas comuns, saídas de emergência, e zonas de serviços, o Mercure Fátima garante a resposta a importantes normas de segurança, acústicas e de desempenho energético.

Para a entrada dos 72 quartos foi, assim, seleccionado o Portaro Corta-fogo e acústico Inverse EI30 Ac39dB integrado com painéis de revestimento. Este novo empreendimento hoteleiro contou ainda nas zonas comuns, como corredores, saídas de emergência e restaurantes, com o Portaro EI30, Portaro de Interior, Portaro de Correr à Face e Portaro de Correr Interior, opções que “asseguram uma performance de excelência, concebida para instalações que exigem os mais elevados requisitos”.

Quanto aos revestimentos, foram seleccionadas opções da gama Dekordor HD que se caracteriza pela elevada resistência ao impacto, além da fácil limpeza e manutenção, e ainda o Lacdor Ral 9011 Preto Grafite, ambas as escolhas customizadas à aura distinta e arrojada do projecto.

Todas as soluções Vicaima aplicadas no Mercure Fátima vão de encontro às necessidades do empreendimento no que toca aos seus elevados padrões de segurança e comodidade, bem como à especificidade do ambiente que o abraça. As soluções com performances corta-fogo e acústicas incluídas neste projecto estão certificadas por entidades internacionais acreditadas, garantindo o máximo conforto e segurança aos hóspedes da unidade hoteleira e reforçando o compromisso contínuo da Vicaima para com o sector.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Artigos relacionados
Bruno de Castro Henriques é o novo CFO da Vanguard Properties
Imobiliário
Vulcano é parceira da Floene em projecto de hidrogénio verde
Empresas
a importância de mão-de-obra qualificada na construção civil
Produção na construção acelerou para 2,2%
Construção
LG apresenta novidades HVAC na ISH 2023
Empresas
Epiroc Iberia inaugura novo Centro de Serviço em Aljustrel
Empresas
Home Tailors Real Estate abre nova agência em Almada
Imobiliário
Smart Studios integrada na Round Hill, o Fórum do Itecons e o processo de expansão do Openbook em destaque no CONSTRUIR 478
Edição Digital
Financiamento especializado resiliente à guerra e à inflação regista subidas generalizadas em 2022
Empresas
APREN organiza evento dedicado às renováveis oceânicas
Empresas
Jornal CONSTRUIR com nova morada
Construção

Bruno Castro Henriques CFO Vanguard Properties

Imobiliário

Bruno de Castro Henriques é o novo CFO da Vanguard Properties

Com mais de duas décadas de experiência na área financeira, o responsável considera ser “um enorme orgulho” poder acompanhar de perto a evolução de projectos estruturais que a Vanguard Properties está a desenvolver

Bruno de Castro Henriques é o novo CFO da Vanguard Properties. Actualmente com 45 anos, o novo responsável tem mais de duas décadas de experiência na área financeira, tendo sido distinguido em 2017 como um dos 40 líderes profissionais do futuro com menos de 40 anos, pela revista “Exame” e FAE – Forum de Administradores e Gestores de Empresas.

Na Vanguard Properties, Bruno de Castro Henriques vai liderar a área financeira da promotora imobiliária, liderada pelo CEO, José Cardoso Botelho.

Para Bruno de Castro Henriques, “o convite que o José Cardoso Botelho me endereçou para ingressar numa empresa com a reputação como a da Vanguard Properties, sendo a principal promotora imobiliária do País, era irrecusável. Será um enorme motivo de orgulho poder acompanhar de perto a evolução de projetos estruturais que a Vanguard Properties está a desenvolver, nomeadamente na Comporta”.

Bruno de Castro Henriques iniciou a sua carreira em 2001 no departamento de análise de risco de crédito da Caixa Geral de Depósitos, tendo transitado dois anos depois para a CarHolding, onde desempenhou as funções de financial controller até 2005. Nesse ano, assume o primeiro cargo de direcção de uma empresa, sendo CFO da EcoSaude. Retomou o percurso na banca em 2006, tendo desempenhado funções de direcção no Banco Efisa, onde liderou diversos projectos internacionais na América do Sul e em África, passando depois para o conselho de administração do banco em 2012, tendo liderado os processos de alienação do banco e ainda uma operação de aumento de capital da instituição financeira de 100 milhões de euros.

Em 2020, foi nomeado General Manager do Banco Efisa. Entre 2012 e 2019, Bruno de Castro Henriques foi ainda membro no conselho de administração da Parvalorem e de outras empresas ligadas àquele grupo, sendo responsável pela gestão de um total de ativos de 5,3 mil milhões de euros.

No seu percurso académico, Bruno de Castro Henriques tem uma licenciatura em Gestão pela Católica Lisbon School of Business and Economics, tendo ainda frequentado cursos de gestão executiva no INSEAD e na Harvard Business School.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

Vulcano é parceira da Floene em projecto de hidrogénio verde

O projecto “A Energia Natural do Hidrogénio”, cujo hidrogénio verde é produzido com energia 100% renovável, no Parque Industrial do Seixal, pela empresa Gestene, vai abastecer um conjunto de 82 clientes residenciais, terciários e industriais e servirá de exemplo para outros projectos a nível nacional

A especialista em soluções de água quente e solar térmico, Vulcano, é a parceira oficial da Floene no projecto “A Energia Natural do Hidrogénio”, apresentado esta semana no Seixal num evento que contou com a presença do Primeiro Ministro,  António Costa e com o Ministro da Acção Climática, Duarte Cordeiro, e que marca o início de injecção de hidrogénio na rede de gás natural.

O projecto, financiado pelo Fundo de Apoio à Inovação, vai abastecer um conjunto de 82 clientes residenciais, terciários e industriais e servirá de exemplo para outros projectos a nível nacional. Depois de uma fase de testes, estes clientes passam a ser, oficialmente, abastecidos por uma mistura de hidrogénio verde com gás natural, aumentando a percentagem de hidrogénio verde de 5% até um máximo de 20%.

João Fernandes, director comercial da Vulcano, reforça que “é um enorme motivo de orgulho para a Vulcano estar envolvida neste projecto inovador em Portugal que representa um enorme avanço no processo de transição energética e de descarbonização da economia. Foi verificada a compatibilidade de 82 equipamentos em casa dos clientes deste projecto piloto e todos eles estavam habilitados para permitir a utilização de mistura de hidrogénio verde de até 20%, reflectindo o compromisso da nossa equipa e a nossa aposta contínua em investigação e desenvolvimento de produtos e tecnologias adaptados à nova realidade energética”.

O hidrogénio verde é produzido localmente, com energia 100% renovável, no Parque Industrial do Seixal, pela empresa Gestene. Depois de produzido e armazenado, percorre mais de 1 400 metros num gasoduto de polietileno, igual a cerca de 95% da rede de gás utilizada em Portugal, até uma estação, onde é misturado com o gás natural, sendo posteriormente distribuído aos clientes através de equipamentos da marca Vulcano.

Para além da Vulcano, são também parceiros deste projecto o Fundo Ambiental, Câmara Municipal do Seixal, Gestene, PRF, ISQ, Instituto Superior Técnico, BOSCH, Catim e Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio – AP2H2.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
a importância de mão-de-obra qualificada na construção civil
Construção

Produção na construção acelerou para 2,2%

De acordo com os dados de Dezembro do INE, a Construção de Edifícios acelerou 1,7 p.p., para um crescimento de 3,1% em Janeiro, ao passo que a Engenharia Civil passou de uma diminuição de 0,6%, para um crescimento de 0,9%

O Índice de Produção na Construção aumentou 2,2% em termos homólogos, taxa superior em 1,6 pontos percentuais (p.p.) à observada em Dezembro. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística sublinham a contribuição de ambos os segmentos para o crescimento. Assim, a Construção de Edifícios acelerou 1,7 p.p., para um crescimento de 3,1% em Janeiro, ao passo que a Engenharia Civil passou de uma diminuição de 0,6%, para um crescimento de 0,9% no mês em análise.

Ao nível do Emprego e Remunerações do sector estes registaram variações de 2,5% e 10,6%, respectivamente (2,2% e 5,8% no mês anterior). A actualização do salário mínimo em Janeiro, com um aumento de 7,8%, terá influenciado significativamente a evolução das remunerações neste período.

As taxas de variação mensal do emprego e das remunerações situaram-se em 1,0% e -16,2%, respectivamente, (0,6% e -19,9% em Janeiro de 2022).

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos

LG – Multi V i

Empresas

LG apresenta novidades HVAC na ISH 2023

Este ano, o foco do stand da LG passa por revelar produtos inovadores que contribuem para as metas de protecção do ambiente e promovem a utilização responsável dos recursos disponíveis

Sob o tema “Solutions for a Sustainable Future”, a LG Air Solution prepara-se para apresentar os seus mais recentes produtos HVAC e tecnologias ecológicas na ISH 2023, a feira mundial em HVAC e soluções de água, que acontece entre os dias 13 e 17 de Março, em Frankfurt. Além da apresentação dos produtos, os especialistas da LG estão, também, disponíveis para partilhar informações sobre actividades estratégicas e tendências emergentes e para responder a quaisquer perguntas que os visitantes possam ter.

Este ano, o foco do stand da LG passa por revelar produtos inovadores que contribuem para as metas de protecção do ambiente e promovem a utilização responsável dos recursos disponíveis. O principal destaque é a primeira bomba de calor da linha de produtos LG Therma V a operar com o fluido refrigerante ecológico R290. Paralelamente, os visitantes também poderão conhecer a última geração dos sistemas de ar condicionado VRF, o Multi V i.

Que energia utilizaremos para o aquecimento no futuro? Como é que o nosso abastecimento de energia poderá ser mais independente? E como é que poderemos contribuir para a redução das emissões de CO2? Estas são algumas das questões a que a LG tenta responder. E foi a pensar nestes desafios que a empresa desenvolveu “a inovadora e eficaz tecnologia da bomba de calor ar-água da LG”.

“Enquanto matéria-prima natural com um Global Warming Potential (GWP) de 3, o R290 (propano) e significativamente menos prejudicial para o meio ambiente e para o clima do que os refrigerantes sintéticos e garante também uma performance ainda melhor”, indica a empresa.

As bombas de calor ar-água modernas, como o novo modelo Therma V da LG com uma construção em monobloco, com um circuito de refrigeração do R290 na unidade exterior, funcionam de uma forma particularmente sustentável e energeticamente eficiente.

Com uma temperatura de fluxo de 75ºC e 100% de potência de aquecimento, esta bomba de calor é capaz de funcionar à capacidade máxima mesmo em situações de frio extremo, até -15ºC. Os modelos a propano, disponíveis nas potências de 12kW, 14kW e 16kW, possuem apenas um ventilador, que possui um maior diâmetro e uma menor velocidade de rotação, gerando uma redução significativa do ruído.

Os sistemas económicos e ecologicamente correctos que podem arrefecer e aquecer também são procurados no sector de VRF. Em comparação com o antecessor Multi V 5, a mais recente linha de produtos Multi V i da LG apresenta uma série de novos recursos, como inteligência artificial (IA) integrada. Por exemplo, a IA prevê oportunidades de poupança de energia e controla automaticamente a operação para não ultrapassar a meta de consumo.

Além disso, o sistema também tem em consideração as informações meteorológicas externas e, tendo isso por base, ajusta a sua performance, ao regular automaticamente a emissão sonora das unidades externas ao nível do ruído ambiente, o Multi V i também permite o controlo adaptativo do volume.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

Epiroc Iberia inaugura novo Centro de Serviço em Aljustrel

A Epiroc Iberia inaugurou o seu novo Service Center em Aljustrel. Este é o mais recente investimento do grupo mineiro em Portugal. O novo centro de serviços foi criado para dar resposta às necessidades dos seus clientes da “faixa piritosa ibérica”

Estrategicamente situado no coração da faixa piritosa da Península Ibéria, este centro está equipado com todos os equipamentos para prestar serviço de excelência aos clientes. Instalado num terreno com 10.000 metros quadrados, o Service Center está apto a prestar serviço a todos os equipamentos da gama Epiroc, incluindo também uma sala de formação, armazém e escritórios, bem como uma equipa de técnicos, especialistas e suporte dedicados a responder aos pedidos dos clientes.

Jaime Huidobro

Jaime Huidobro, general Manager da Epiroc Iberia, relembrou a história e a origem da Epiroc e reforçou o compromisso da Epiroc para com os seus clientes e a comunidade local, que se traduz também nesta presença reforçada do Service Center de Aljustrel. “Estamos muito satisfeitos em assinalar este momento com os nossos clientes e parceiros, pois este é um reflexo do nosso compromisso para com eles em particular e com a indústria mineira em geral”, afirmou.

Sebastian Bengoechea, Director de Após Venda da Epiroc Ibéria, salientou a importância deste Service Center para as operações locais da Epiroc e dos seus clientes, bem como para o desenvolvimento das soluções de automação, digitalização e electrificação que são cada vez mais uma exigência da indústria. “temos muito orgulho em inaugurar o Service Center junto dos nossos clientes, reforçando o nosso investimento contínuo no mercado Ibérico e o compromisso em apresentar soluções inovadoras e elevados níveis de serviço para os nossos clientes”, afirmou o responsável.

O Service Center de Aljustrel é uma adição á rede global de serviço Epiroc, e disponibiliza uma resposta rápida aos clientes mineiros de Portugal e Espanha. O novo centro ocupa uma área com cerca 10 000 m2 de superfície, dos quais 2 mil serão utilizados como oficina de serviços técnicos e escritórios. Este será o primeiro centro de trabalho com estas características e capacidade do grupo na península ibérica.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Imobiliário

Home Tailors Real Estate abre nova agência em Almada

A nova unidade, com cerca de 90 m2, situa-se em pleno centro de Almada e permitiu a criação de 12 postos de trabalho. Com esta abertura a Home Tailors dá mais um passo no seu plano de expansão

A mediadora nacional Home Tailors Real Estate abriu uma nova agência em Almada. A nova unidade, com cerca de 90 metros quadrados (m2), situa-se em pleno centro de Almada, na Avenida 25 de Abril, 69 e permitiu a criação de 12 postos de trabalho.

Com esta abertura a Home Tailors dá mais um passo no seu plano de expansão. Para 2023 estão previstas várias novas aberturas, tanto de lojas próprias como em regime de franchising.

“A abertura da unidade da Almada é mais um passo no crescimento da Home Tailors. 2022 foi um ano muito positivo em termos de volume de negócios e imóveis transaccionados e em 2023 vamos seguramente continuar a crescer e a dar continuidade ao nosso plano de expansão”, segundo David Carapinha, ceo & founder da Home Tailors Real Estate.

A Home Tailors Real Estate é uma empresa de angariação e mediação imobiliária 100% nacional. Fechou 2022 com um volume de vendas de 92 milhões de euros, o que representou um crescimento de 18% face a 2021 e 382 imóveis transaccionados. 44% dos imóveis transacionados tiveram promoção exclusiva da Home Tailors.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Edição Digital

Smart Studios integrada na Round Hill, o Fórum do Itecons e o processo de expansão do Openbook em destaque no CONSTRUIR 478

A integração da Smart Studios na actividade da Round Hill, a conferência promovida pelo Itecons dedicada aos Desafios Emergentes ou o programa de apoio aos edifícios sustentáveis em destaque no CONSTRUIR 478

Round Hill conclui integração das Smart Studios na marca Nido e anuncia mais 1100 camas
A aquisição do edifício Campo Alegre marca a entrada da promotora internacional Osborne + Co em Portugal. O imóvel, com 15 mil m2, vai manter o seu uso de escritórios e será completamente reabilitado para criar um edifício “altamente sustentável”

Itecons discute ‘Desafios Emergentes’
Instituto realiza, a 27 de Março, o primeiro Fórum. Detectou necessidades de ultrapassar barreiras tecnológicas e administrativas que vão surgindo com a natural evolução do sector

Sustentabilidade: À espera do PAES III
O Governo fez um balanço positivo da execução do Programa de Apoio aos Edifícios +Sustentáveis. Feitas as contas foram já executados 122,6 M€ dos cerca de 135 M€ previstos no PRR

“Hoje em dia não basta fazer arquitectura”
Paulo Jervell, partner e um dos fundadores do Openbook, explica a aposta e do processo de expansão, com reforço das áreas de design e serviços, da corporativa à hoteleira passando pelos escritórios

Dossier:
Espaços Exteriores, Mobiliário Urbano e Piscinas e Lazer

A versão completa desta edição é exclusiva para subscritores do CONSTRUIR. Pode comprar apenas esta edição ou efectuar uma assinatura do CONSTRUIR aqui obtendo o acesso imediato.

Para mais informações contacte: Graça Dias | [email protected] | 215 825 436

Nota: Se já é subscritor do CONSTRUIR entre no site com o seu Login de assinante, dirija-se à secção PLUS – Edição Digital e escolha a edição que deseja ler

ACEDA AQUI À VERSÃO DIGITAL DA EDIÇÃO IMPRESSA DO CONSTRUIR 478

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos

Luís Augusto, presidente da Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting

Empresas

Financiamento especializado resiliente à guerra e à inflação regista subidas generalizadas em 2022

Dados da associação portuguesa de leasing, factoring e renting, relativos ao acumulado do ano, mostram subida de 7,5 mil milhões de euros no factoring. Renting supera os 2 mil milhões de euros de frota em circulação

tagsALF

O financiamento especializado protagonizou durante 2022 uma recuperação praticamente imune aos factores de instabilidade que marcaram este ano de início de uma guerra em plena Europa e da escalada da inflação para valores a rondar os dois dígitos. Os dados agora revelados pela Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) revelam ganhos de milhares de milhões de euros no apoio dado à economia e à formação do PIB português.

“Há precisamente um ano, a Europa observou o início de uma guerra que juntou incerteza ao cenário já sensível advindo da pandemia. O aceleramento da subida de preços iniciada em 2021, associado à incerteza dos agentes económicos, a cadeias de abastecimento interrompidas e as sanções económicas à Rússia provocaram instabilidade e aumentos nos preços e custos de produção”, recorda Luís Augusto, presidente da Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting. “Apesar disso, os associados da ALF mantiveram o apoio à economia portuguesa e o financiamento especializado conseguiu mesmo recuperar de perdas verificadas ao longo da pandemia, adaptando-se quando necessário, como verificámos no Renting, que, apesar da escassez de automóveis novos, conseguiu superar a barreira dos 2 mil milhões de euros em viaturas em circulação”, assinala o presidente da associação.

O Factoring teve o desempenho mais notável, num acréscimo do apoio às empresas na ordem dos 7,5 mil milhões de euros. No total, o Factoring e o Confirming (serviço de gestão de pagamentos devidos aos fornecedores) totalizaram 42 mil milhões de euros de créditos tomados. Em 2021, o valor havia sido de 34,5 mil milhões de euros, já então uma superação dos 33,8 mil milhões de euros que os associados da ALF registaram em 2019, ano pré-pandémico.

Esta subida expressiva do Factoring teve por suporte os ganhos de 29,2% no Confirming, para 18,5 mil milhões de euros, de 14,8% no Factoring Doméstico, para 18,2 mil milhões de euros, e ainda de 24,7% no Factoring internacional. Neste caso, nota para os 5 mil milhões de euros de créditos tomados às empresas exportadoras, um acréscimo de mil milhões de euros face a 2021, sinal claro do posicionamento dos associados da ALF como elemento de suporte à formação do PIB e ao equilíbrio da balança comercial.

O Leasing registou um aumento do valor financiado na ordem dos 3,5%, puxado pela melhor prestação da locação financeira mobiliária. Apesar dos constrangimentos provocados pela escassez de viaturas novas para venda, realidade consubstanciada em listas de espera com vários meses de espera para a entrega do veículo, o valor do Leasing Mobiliário aumentou 5,4%, para 1,5 mil milhões de euros.

O menor número de viaturas financiadas durante o ano passado (25 998, face a 27 196 em 2021) teve como contrapeso o aumento do valor médio por viatura, totalizando mais de mil milhões de euros investidos em viaturas ligeiras e pesadas. Os restantes 500 milhões de euros financiaram todo o tipo de equipamentos, em mais de 7 mil contratos.

No Leasing Imobiliário, o ano 2022 terminou com um total de 804,2 milhões de euros financiados, valor em linha com o do ano anterior, numa quebra residual de 200 mil euros. Após ganhos de 8,6% em 2021, face a 2020, o Leasing Imobiliário não retomou esse movimento ascendente, ficando ainda aquém dos 846,2 milhões de euros verificados no ano pré-pandémico de 2019.

O Renting, por seu lado, cresceu 7% no número de viaturas novas contratadas, para 26 249 viaturas ligeiras, ao passo que o valor subiu 16,5%, para 667 milhões de euros. O segmento das viaturas de passageiros totalizou as 22 081 viaturas e o segmento dos comerciais chegou às 4 168 viaturas.

Os efeitos da crise de semicondutores na redução da entrega de automóveis novos, bem patente na existência de listas de espera superiores a 12 meses em várias marcas, acabou por condicionar um ritmo mais rápido de entrada em circulação de veículos novos. Ainda assim, a forte adaptabilidade dos associados da ALF permitiu encontrar soluções alternativas para as frotas das empresas e particulares, designadamente a extensão de contratos. Desta forma, não só a frota total com investimento das empresas de Renting não baixou face aos números dos últimos anos, como inclusive superou uma nova barreira. Assim, a frota em circulação de Renting totalizava, no final de Dezembro de 2022, 2,1 mil milhões de euros e mais de 126 mil viaturas, os valores mais altos de sempre desde que há registo estatístico.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

APREN organiza evento dedicado às renováveis oceânicas

A conferência decorrerá no próximo dia 24 de maio no Museu do Oriente, em Lisboa, e debaterá o presente e futuro das renováveis oceânicas. Portugal pretende chegar aos 10 GW de potência offshore instalada até 2030

A APREN – Associação de Energias Renováveis vai organizar um evento exclusivamente dedicado às energias renováveis oceânicas. A conferência está marcada para 24 de maio, no Museu do Oriente, em Lisboa, e irá debater os principais temas relacionados com o desenvolvimento das renováveis offshore em Portugal.

“É consensual que as energias renováveis oceânicas assumirão um papel central na transição energética dos países e zonas costeiras, mas há ainda um longo caminho a percorrer”, reconhece o presidente da Direcção da APREN, Pedro Amaral Jorge. “Neste evento queremos abordar o potencial estratégico deste cluster emergente das renováveis oceânicas, que constitui uma oportunidade de desenvolvimento social e económico, que envolve as universidade e centros tecnológicos, a indústria, as empresas de construção de infraestruturas, as empresas de consultoria e engenharia, os portos e os estaleiros nacionais, e que alavancará a exportação, a criação de riqueza e de postos de trabalho”, acrescenta o responsável.

A conferência será pretexto para abordar vários temas essenciais, nomeadamente as perspectivas de evolução legislativa, o plano de desenvolvimento e investimento da rede de transporte, a cadeia de valor, as áreas preferenciais, passando pelas infraestruturas eléctricas e portuárias de suporte à implementação desta estratégia e, claro, pelo modelo de leilão de capacidade. “Esta é uma oportunidade para o desenvolvimento de toda uma fileira industrial nacional direccionada para as renováveis offshore”, realça o presidente da Direcção da APREN.

Portugal tem como meta atingir os 10 GW de eólica offshore até 2030, um objectivo comunicado pelo primeiro-ministro português, António Costa. Trata-se de uma meta ambiciosa, não só a nível nacional, no entanto o país fechou 2022 com uma potência total renovável de mais de 16 GW, e 24 MW de offshore (através do Windfloat, projecto-piloto ao largo de Viana do Castelo), como a nível europeu, uma vez que os estados-membros têm o compromisso de chegar a uma potência offshore combinada de cerca de 111 GW até 2030.

O primeiro-ministro português, António Costa anunciou também o lançamento do primeiro leilão de eólica offshore até Setembro de 2023, e abriu consulta pública para as áreas de implantação de renováveis offshore, que termina precisamente hoje, 10 de Março.

A APREN é uma das principais entidades envolvidas no processo. Participa no grupo de trabalho criado pelo Governo para o planeamento e operacionalização de centros electroprodutores baseados em fontes de energias renováveis de origem ou localização oceânica. Integra ainda os três subgrupos subjacentes que são responsáveis por produzir recomendações relativas aos objectivos estabelecidos.

A APREN já organiza anualmente o Portugal Renewable Energy Summit – cuja próxima edição está marcada para 29 e 30 de Novembro de 2023. A crescente importância da transição energética e o papel central das renováveis no caminho da descarbonização criaram a necessidade de abrir mais um fórum de discussão para avaliar o estado da arte das renováveis oceânicas no futuro do mix energético português.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Construção

Jornal CONSTRUIR com nova morada

Redacção, departamento comercial e assinaturas passam a ocupar o 6º andar do nº61 da Avenida Alvares Cabral, em Lisboa, junto ao Jardim da Estrela

CONSTRUIR

O Jornal CONSTRUIR tem, desde esta quinta-feira, uma nova localização. O Grupo Workmedia, que controla igualmente os jornais Meios & Publicidade, Publituris e Hipersuper passa a estar sediados na Avenida Álvares Cabral, nº 61, 6º andar, em Lisboa, ‘abandonando’ assim as instalações que funcionavam na zona de Santos.

O reforço estrutural a que o edifício da Avenida D. Carlos I estava sujeito, à conta das obras de construção da linha do Metropolitano de Lisboa, nomeadamente o troço da ligação da Estação da Estrela ao Cais do Sodré, obriga à desocupação imperativa do espaço para a realização dos trabalhos.

Assim, a editora que gere as publicações especializadas em informação de negócio para as áreas da Construção, Turismo, Media e Comunicação e Grande Retalho encontrou junto ao Jardim da Estrela espaço para acolher redacções, departamentos comerciais, departamentos de assinaturas e serviços financeiros e departamento gráfico.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 CONSTRUIR. Todos os direitos reservados.