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    Carmo Wood ergue novo passadiço da Comporta

    A empresa portuguesa que actua no segmento madeiras ergueu uma nova estrutura com 350 m de extensão na Herdade da Comporta

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    Com início junto ao Museu do Arroz e à Adega da Comporta, a nova estrutura, com uma extensão de 350m, assegura o acesso ao parque de estacionamento da praia e a outro passadiço, já existente, também ele executado pela Carmo Wood há mais de 20 anos e que conduz ao areal.

    Totalmente sustentável e integrado na paisagem, o novo passadiço resulta de um investimento da Herdade da Comporta, na ordem dos 120 mil euros, que visa proteger o espaço natural, anulando o impacto de trilhos improvisados, assim como aumentar a conveniência no acesso à praia.

    Esta nova obra é mais um dos marcos Carmo Wood na Comporta e “reflecte um compromisso da empresa para com a preservação e embelezamento de uma região onde a Carmo Wood marca forte presença há mais de 20 anos”, afirma Jorge Milne e Carmo, presidente Carmo Wood.

    Em 1998 que a Câmara Municipal de Grândola adjudicou à Carmo Wood os primeiros passadiços das praias da Comporta, Carvalhal e Pego, assim como os respectivos parques de estacionamento. A estes seguiram-se os heliportos da Herdade da Comporta e respectivos passadiços de acesso e ainda o centro equestre “Cavalos na areia”, que contou com boxes e padocks da gama especializada Horservice da Carmo Wood.

    A estes projectos juntam-se inúmeras vedações, estruturas de sustentação de terras ou guardas de protecção de estrada em madeira tratada da Carmo Wood, assim como inúmeros edifícios em lamelado colado, junto ao empreendimento Tróia Resort, pérgulas, decks, passadiços, sinalética, ou arranjos paisagísticos também da autoria da Carmo Wood. Mais recentemente, destaque para acabamentos no hotel Sublime e a construção do emblemático hotel Quinta da Comporta bem como a requalificação do mítico Cais Pala fítico da Carrasqueira.

    “Se é verdade que a construção em madeira marca já de forma muito clara o estilo arquitectónico da região da Comporta, é igualmente certo que confirma o valor que a Carmo Wood trouxe e continuará a trazer à região: soluções de elevada qualidade e longa duração, com design cuidado e apelativo, implementadas de forma exímia, para preservar e potenciar ainda mais a beleza natural desta região ímpar”, conclui.

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    Programa de trainees do Grupo Casais com nova edição

    A construtora portuguesa retoma o programa de trainees “Arte e Engenho”, que no passado reteve 95% dos jovens na empresa após o primeiro ano. O prazo de candidaturas é entre 19 de Fevereiro e 8 de Março

    O Grupo Casais volta a desenvolver o Programa Arte e Engenho, um projecto anual com o objectivo de desafiar e motivar jovens talentos a enfrentar os desafios de um mercado dinâmico e prepará-los para uma vida profissional de sucesso.

    A 16ª edição deste programa de trainees consiste em nove meses de estágio remunerado, acompanhamento de um tutor que terá o intuito de orientar o estágio e garantir que as linhas condutoras são aplicadas de forma eficaz. Ao longo deste período, os seleccionados irão ter oportunidade de experimentar a passagem por diferentes áreas e ainda poderão estar três meses na esfera internacional.

    Para as candidaturas a esta iniciativa, é necessário ser portador de uma licenciatura nas áreas procuradas pela empresa, assim como ter estudado numa das universidades de referência e mostrar motivação e ambição de aprender e crescer neste mercado.

    “O Programa Arte e Engenho é um motivo de orgulho para o Grupo Casais, pois está pensado para criar uma dinâmica onde podemos transmitir os conhecimentos que desenvolvemos a jovens talentos interessados e com potencial para também acrescentar à empresa. Procuramos perfis que estejam alinhados com a nossa cultura e ADN, que valorizem um percurso internacional e que tenham perseverança. Acreditamos na inovação para a transformação do sector e para este ponto também uma cultura de partilha, curiosidade, motivação são importantes focos. Este programa permite-nos criar impacto positivo na sociedade, que é um dos grandes objectivos do grupo”, comenta António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais.

    As candidaturas poderão ser submetidas a partir do dia 19 de Fevereiro e até ao dia 8 de Março, através do site do programa. Já o processo de selecção será composto por três fases, todas elas eliminatórias, onde, através de dinâmicas de grupo, serão seleccionados os finalistas.

    A empresa tem concentrado o seu foco na construção sustentável, inovação e tecnologia, com o desenvolvimento de vários projectos de construção híbrida, através do sistema CREE e da implementação de soluções off-site industrializadas.  Desenvolveu recentemente o novo posicionamento: “Well Built for Well Living”, que traduz o compromisso que o Grupo assume.

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    Exportações de cortiça ascendem 1.232 M€ em 2023 e batem novo recorde

    As exportações portuguesas de cortiça atingiram o valor histórico de 1.232M€ em 2023, um novo recorde do sector, correspondendo a um crescimento de cerca de 2%, face a 2022. Vendas para os EUA sobem 10%, consolidando a posição do país como segundo melhor mercado nacional, depois da França

    A balança comercial ultrapassou pelo terceiro ano consecutivo os 900 milhões de euros, tendo atingido os 938 milhões de euros, graças a uma taxa de cobertura das importações pelas exportações de 4,2 vezes, um desempenho sólido que demonstra a importância e a competitividade do sector no mercado internacional e o grande valor acrescentado para a economia portuguesa.

    As exportações para os EUA cresceram para 214 milhões de euros, tendo ultrapassado pela primeira vez na história a barreira dos 200 milhões. Consolidou assim o segundo lugar na hierarquia depois de França e à frente de Espanha, Itália e Alemanha respectivamente 3º, 4º e 5º do ranking.

    As rolhas de cortiça continuam a ser o principal produto exportado em valor tendo crescido 2,1% e tendo ultrapassado pela primeira vez os 900M€. De acordo com João Rui Ferreira, secretário-geral da APCOR, “estes resultados confirmam a resiliência das nossas empresas, suportada pela performance dos seus produtos e pela estratégia de valorização de toda a fileira”. “Enquanto sector que exporta mais de 90% da sua produção, a conjuntura internacional continua a ser um factor preponderante no nosso desempenho, não estando o sector imune ao ajustamento das cadeias de abastecimento e ao abrandamento significativo na procura. Este facto foi evidente ao longo do ano, marcado por um primeiro trimestre de forte crescimento e os restantes de equilíbrio com os períodos homólogos do ano anterior.”, explica João Rui Ferreira.

    A APCOR destaca o facto de a cortiça ser um material único do ponto de vista das suas credenciais, técnicas e ambientais, ter uma clara preferência de profissionais e de consumidores e o sector estar alinhado com os grandes desafios globais, seja na sustentabilidade seja num modelo de economia circular.

    “É por tudo isto que apesar da actual conjuntura, encaramos o futuro com optimismo. Num sector estratégico para o país, nas diferentes dimensões da sustentabilidade: ambiental, económica e social e de forma a consolidar a liderança mundial, será necessário reforçar e activar rapidamente os programas de promoção internacional, bem como dar continuidade ao desenvolvimento tecnológico do sector”, conclui o secretário-geral.

     

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    STET lança novo website de máquinas usadas

    A Cyclica representa uma aposta firme na economia circular, ao prolongar os ciclos de vida dos equipamentos, reduzindo substancialmente a utilização de matérias-primas e os gastos energéticos no fabrico de novos componentes

    tagsSTET

    O Grupo Tesya, empresa mãe da STET, anunciou o lançamento da Cyclica, uma plataforma internacional que pretende ser uma “referência global para o desenvolvimento sustentável na indústria”.

    A nova plataforma dispõe de um stock de milhares de máquinas, motores, peças e outros equipamentos industriais à disposição dos clientes, que possibilita aos clientes a oportunidade de dar uma segunda vida útil aos seus equipamentos, estabelecendo assim uma nova forma de entender a venda de unidades usadas baseada na sustentabilidade e na confiança dos nossos usuários.

    “As pessoas que compõem a Cyclica trabalham todos os dias para oferecer informações precisas sobre o estado dos equipamentos publicados. Esta experiência e conhecimento do sector representa um elemento diferenciador que faz da plataforma o portal mais confiável para aquisição de máquinas, equipamentos industriais e peças de reposição recondicionadas”, indica Felipe Fernández-Urrutia, director de equipamentos usados do Grupo Tesya.

    A Cyclica representa, também, uma aposta firme na economia circular, ao prolongar os ciclos de vida dos equipamentos, reduzindo substancialmente a utilização de matérias-primas e os gastos energéticos no fabrico de novos componentes. Desta forma, a STET reforça o seu papel como “referência e líder inovador na transformação positiva da indústria”, desenvolvendo soluções que promovem a “eficiência e a vanguarda” no sector.

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    Knauf Insulation integra Cluster Habitat Sustentável

    O Cluster Habitat Sustentável é gerido em Portugal pela Associação Plataforma para a Construção Sustentável, uma entidade sem fins lucrativos que envolve em rede instituições de I&D, municípios e a comunidade empresarial da fileira do Habitat

    A Knauf Insulation é, desde início do ano, membro do Cluster Habitat Sustentável, reconhecido pelo Governo Português como ‘Cluster de Competitividade’, reforçando assim o seu papel nas “entidades que promovem activamente a construção sustentável”.

    O Cluster Habitat Sustentável é gerido em Portugal pela Associação Plataforma para a Construção Sustentável, uma entidade sem fins lucrativos que envolve em rede instituições de I&D, municípios e a comunidade empresarial da fileira do Habitat, na afirmação de uma especialização em construção sustentável. Foi reconhecida pelo Governo como ‘Cluster de Competitividade’, pela primeira vez, em 2007, abrangendo todas as fileiras dos materiais de construção, da construção e do imobiliário.

    O objectivo do Cluster é desenvolver uma “dinâmica concertada” que procure, através da inovação, da qualificação e da modernização das empresas, o reforço da sua competitividade, mobilizando para tal um conjunto de entidades, das quais a Knauf Insulation faz agora parte.

    Para a Knauf Insulation, enquanto empresa, é “extremamente relevante” poder integrar os diálogos que envolvem a criação de soluções e sinergias que contribuam na prática para a sustentabilidade na construção, sabendo-se de antemão que este é um dos sectores que mais contribui para as emissões de CO2 e que tem por isso um papel fulcral na saúde, na eficiência energética e no ambiente.

    Internacionalmente, neste momento, dentro da categoria “Construção”, apenas dois Cluster na Europa possuem o Gold Label, sendo um deles o Cluster Habitat Sustentável

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    Siemens implementa “Sustainable & Smart Campus” em Alfragide

    Neste Campus é possível acompanhar, em tempo real, a concretização do objectivo da neutralidade carbónica até 2030. Considerado um laboratório vivo, onde clientes e parceiros podem experienciar as soluções da Siemens, está estruturado em quatro pilares: sustentabilidade energética, experiência do utilizador, protecção do meio-ambiente e segurança e conforto

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    Nos últimos anos, a Siemens Portugal têm adoptado soluções sustentáveis na sua sede, nomeadamente tecnologias para infraestruturas inteligentes, que incluem, por exemplo, mais de uma centena de carregadores para veículos eléctricos ou uma central fotovoltaica que cobre os telhados de praticamente todos os edifícios, tornando-a num projecto pioneiro em Portugal, de descarbonização, maior independência energética e reduzido impacto ambiental.

    Neste sentido, a empresa desenvolveu em Alfragide o “Sustainable & Smart Campus” que materializa os compromissos da empresa tecnológica com a “sustentabilidade e com a premissa de criar tecnologia com propósito”.

    Neste Campus é possível acompanhar, em tempo real, a concretização de um objectivo mundial da Siemens, o da neutralidade carbónica até 2030. Os resultados registados entre 2019 e 2022 indicam já uma redução das emissões de CO2 em 60% e dos consumos energéticos em 20%.

    O projecto, considerado um laboratório vivo no qual os clientes e parceiros da empresa podem experienciar as soluções da Siemens a operar e a interagir, está estruturado em quatro pilares: sustentabilidade energética, experiência do utilizador, protecção do meio-ambiente e segurança e conforto. Além disso, inclui, por exemplo, um sistema inteligente de controlo da microrrede que integra e optimiza a produção de energia da central fotovoltaica, a ligação à rede eléctrica nacional, a gestão dos vários edifícios, o sistema de armazenamento de energia, o sistema de segurança integrado, bem como a infraestrutura de carregamento de veículos eléctricos, disponível no Campus para todos os colaboradores e visitantes.

    Além disso, 100% da energia consumida em todas as instalações da Siemens Portugal tem origem em fontes renováveis e está em curso a electrificação da frota automóvel da empresa, que conta actualmente com cerca de 40% dos automóveis elétricos ou plug-in.

    Noutra vertente, a sede da Siemens conta ainda com 10 mil metros quadrados (m2) de espaços verdes, com 50 espécies de árvores e arbustos, assim como com uma horta biológica, mantida por colaboradores-voluntários, que já permitiu doar à Refood mais de 500 quilogramas de legumes e fruta.

    “A Siemens tem as tecnologias necessárias para tornar as empresas e as economias mais produtivas, eficientes, flexíveis, sustentáveis e resilientes. Então porque não aplicá-las às nossas próprias instalações? Acreditamos veemente que ‘sem tecnologia não há sustentabilidade’, por isso estamos orgulhosos do ecossistema tecnológico que implementámos no nosso Campus e que pode ser adaptado a outras empresas, independentemente do sector onde operam. Aliás, se pensarmos que a indústria, infraestruturas e transportes são responsáveis por cerca de 75% das emissões globais, o potencial de melhoria e o impacto que as nossas tecnologias podem ter no processo de descarbonização da economia é, portanto, muito significativo”, afirma Fernando Silva, presidente executivo da Siemens Portugal.

    Projectos como este contribuíram para que, a nível global, a Siemens tenha sido incluída pelo CDP (Climate Disclosure Project) na sua Climate Change A List anual, a classificação de performance mais elevada possível.  

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    Interdecoração está de regresso de 22 a 25 de Fevereiro

    A Feira Interdecoração está de regresso entre os dias 22 e 25 de Fevereiro, na Exponor. Este é um projecto que proporciona ao sector um espaço privilegiado para a apresentação de novas propostas de interiores, decoração e gift. O evento regressa com a estrutura habitual e um nome que transporta 20 edições, apesar da última ter sido realizada em 2019

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    O certame vai explorar o tema “My Mind. My Home”, que pretende afirmar que a casa é um reflexo da personalidade e bem-estar de cada pessoa. Para atrair os entusiastas do sector, das dinâmicas apresentadas vão destacar-se a “Makers Showcase”, que lança à nova geração de marcas e designers o desafio de apresentarem conceitos criativos. Além disso, também se afirma a dinâmica “Pure Edition”, que apresenta um exercício de criatividade protagonizado pelas empresas representantes e editoras de tecidos. Vai ainda ser apresentada a 2ª edição do Concurso “Interdecoração – A Melhor Loja”.

    Em 2019 o certame passou por uma restruturação ao adoptar a assinatura IDF by Interdecoração. A Exponor volta a rever a proposta que oferece dentro do universo do Design e Decoração. Na edição de 2024 a Interdecoração vai criar um cenário que reúne as principais empresas fornecedoras destes sectores. Entre os dias 22 e 25 de fevereiro, a Feira de Decoração, Design e Gift promete conduzir os visitantes a uma viagem pelos novos conceitos de modernidade e inovação.

    “A nossa intenção foi dar destaque a um nome amplamente reconhecido no mercado, que se mantém presente nos expositores e visitantes. Neste regresso, pretendemos transmitir mudança, recuperar conceitos e trazer à superfície novas realidades. Apesar da actual realidade cada vez mais digital, acreditamos que o concreto e o físico importam, por isso queremos transformar a Interdecoração num momento único de fortalecimento de relações e negócios”, descreve Amélia Estevão, directora de Marketing da Exponor.

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    Simon Mood & Loop: uma composição de luz personalizada

    Simon lança dois Mood & Loop. Estas luminárias podem concentrar a luz ou distribuí-la uniformemente, assegurando um equilíbrio entre o aspecto visual e o desempenho

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    Actualmente, a iluminação desempenha um papel fundamental tanto em ambientes comerciais como residenciais, influenciando tanto a funcionalidade como a estética do espaço. Os modelos Mood & Loop, lançados pela Simon, conferem versatilidade ao design e adaptabilidade à iluminação. Estas luminárias podem concentrar a luz ou distribuí-la uniformemente, assegurando um equilíbrio entre o aspecto visual e o desempenho. Desta forma, a Simon responde eficazmente às necessidades dos utilizadores, proporcionando ambientes que aliam estilo, funcionalidade e bem-estar.

    Luz que oferece infinitas possibilidades de expressão
    Simon Mood transcende os limites convencionais da iluminação, transformando os planos verticais e horizontais em elementos arquitectónicos dinâmicos. Concebida por Ricard Vila, esta luminária oferece uma vasta gama de formatos e elementos decorativos que permitem uma personalização sem precedentes do cenário luminoso. Desde versões que emanam uma luz pura e subtil até opções mais arrojadas em cores fluorescentes.

    A tecnologia de Simon Mood não só transforma a estética dos espaços, como proporciona um excepcional conforto visual. Os utilizadores podem ajustar a tonalidade da luz de acordo com as suas preferências, simulando os ciclos naturais da luz para criar ambientes dinâmicos e acolhedores.

    Iluminação de 360 graus
    Concebido pelo famoso Antoni Arola, Simon Loop representa, por sua vez, uma interpretação contemporânea da tecnologia OLED. O seu design elegante e minimalista cria espaços de formas e luz, conferindo um carácter único a qualquer ambiente. Com uma gama de elegantes acabamentos em preto e branco, estas luminárias integram-se harmoniosamente em qualquer ambiente. É uma solução escalável que pode ser autónoma ou prolongar-se sobre a parede em composições complexas e repletas de matizes.

    Com a capacidade de direccionar a luz a 360 graus, Simon Loop oferece uma vasta gama de possibilidades criativas, desde iluminar áreas específicas até à distribuição em grupos para criar efeitos de iluminação deslumbrantes. A sua luz suave e difusa contrasta com as sombras, criando um ambiente acolhedor e sofisticado.

    Ambos os modelos de iluminação incluem o inovador sistema de instalação X-Less da Simon, que garante uma integração perfeita na parede e uma qualidade de iluminação excepcional. Estas luminárias oferecem ainda a possibilidade de controlar e regular a intensidade da luz, sem necessidade de elementos adicionais. Para quem procura um controlo mais avançado, estão também disponíveis versões compatíveis com equipamentos DALI.

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    Alojamento Local: GuestReady recebeu mais de 85 mil reservas em Portugal

    A empresa de gestão de Alojamento Local em Portugal estabelece novos recordes ao registar crescimento superior a 30% do número de reservas e um aumento de 20% das unidades de alojamento sob gestão em 2023 face ao ano anterior

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    A GuestReady empresa líder do sector do Alojamento Local em Portugal e na Europa, anuncia que fechou o ano de 2023 com mais de 85 mil reservas feitas em Portugal nas mais de 1.300 unidades de alojamento que tem sob gestão no país.

    Além de serem novos recordes, os números representam um crescimento superior a 30% do número de reservas e de 20% das unidades geridas em 2023 quando comparado com o ano anterior, valores impulsionados pela recuperação e crescimento do sector do turismo em Portugal durante o ano passado.

    A taxa média de ocupação nacional manteve-se estável, em cerca de 80%, com as regiões do Porto e de Lisboa a registarem as taxas médias de ocupação mais elevadas, próximas dos 85% anuais. Os períodos de 2023 que registaram maior procura por Alojamento Local foram a semana da Páscoa, especialmente no fim de semana prolongado, durante o qual se registou uma taxa de ocupação nacional acima de 90%, com 40% destas reservas feitas por hóspedes de nacionalidade espanhola, e no mês de Agosto, período em que a taxa média de ocupação também superou os 90% em todo o território nacional.

    Das mais de 85 mil reservas de Alojamento Local registadas no ano passado, espanhóis (15%), franceses (14%) e portugueses (14%) destacaram-se como os hóspedes mais frequentes a reservar em Portugal, acompanhados pelos ingleses (8%), alemães (8%), norte-americanos (6%), brasileiros (4%) e italianos (3%). Entre todos os turistas que reservaram em Alojamento Local, a grande maioria (88%) viajou sem crianças.

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    Goparity abre campanha de investimento com o foco na habitação acessível

    A campanha, em conjunto com a empresa In-Vest, procura angariar 100 mil euros que permitirão contribuir para a reabilitação de uma ruína no Concelho de Almeirim

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    A plataforma de finanças éticas Goparity lançou uma nova campanha, em conjunto com a empresa In-Vest, que tem como foco a melhoria da sustentabilidade do parque habitacional para a classe média e média baixa. Esta campanha com a In-Vest permitirá à comunidade contribuir para a reabilitação de uma ruína no Concelho de Almeirim para proporcionar, a preços acessíveis, o acesso a habitação energeticamente eficiente.

    A In-Vest surge com vista a contribuir com soluções para a crise habitacional em Portugal, propondo-se a usar o parque habitacional inactivo e a disponibilizá-lo às classes económicas que compõem a maior parte da população do País, mas para as quais mais escasseia produto habitacional.

    Esta campanha procura angariar 100 mil euros, por forma a garantir a melhoria da eficiência energética e hídrica deste imóvel, bem como o seu conforto térmico, impactando positivamente quem nele vai viver e contribuindo para a criação de alojamento em zonas urbanas. Todos podem participar neste projecto através da plataforma, com investimentos a começar nos cinco euros, que renderão juros anuais de 5,6%, pagos mensalmente durante 16 meses.

    Segundo Nuno Brito Jorge, cofundador e CEO da Goparity, “não há como negar que a crise na habitação é um dos maiores problemas que enfrentamos. O projecto da In-Vest é um exemplo de como é possível o sector privado contribuir com soluções acessíveis, adequadas e ambientalmente responsáveis. Fazer parte de projectos onde modelos de negócio fortes se colocam lado a lado com o impacto social e a ecologia está totalmente alinhado com a missão da Goparity”.

    “Tanto nas finanças, como na sustentabilidade ambiental, podemos colher melhores frutos se nos focarmos no médio-longo prazo. O que nos entusiasma na parceria com a Goparity é a força enorme que um grupo com o mesmo propósito pode ter e que fará com que juntos possamos recuperar casas desativadas e dar-lhes de novo vida – uma vida sustentável”, declaram Joana Pereira e Ricardo Roseta, cofundadores da In-Vest.

    A principal missão da Goparity é a democratização do acesso ao financiamento sustentável, ligando empresas e indivíduos que querem investir em projetos com impacto positivo nas pessoas e no planeta. Em Novembro de 2023, a Goparity atingiu a meta dos 30 milhões de euros investidos por mais de 35 mil membros registados. Os projectos financiados através da plataforma permitiram impactar positivamente cerca de 89 mil pessoas, criar quase cinco mil postos de trabalho e contribuir para evitar a emissão de 25 mil toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera todos os anos.

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    Herculano lança nova caixa basculante

    A Herculano, empresa do grupo Ferpinta acaba de lançar o H-NAVI, um basculante com identidade única, construído sob os mais altos padrões de qualidade e que vem reforçar a actividade da empresa no sector da construção 

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    O H-NAVI é um modelo construído com caixa em Hardox 450 e sobre chassi reforçado em tubo estrutural Ferpinta, uma construção sólida e resistente pronta para enfrentar todas as adversidades.

    Possui entre 12 e 22m³ de capacidade de carga e a porta traseira foi desenvolvida com dobradiça de dupla articulação para permitir um maior ângulo de abertura e facilitar a descarga. Permite ainda a combinação de diferentes espessuras (fundo e laterais) e possibilidade de escolha da cor RAL do basculante.

    A Herculano, empresa do grupo Ferpinta e no mercado há mais de 50 anos, produz sobretudo equipamentos para a agricultura, exportando para mais de 20 países. Actualmente dedica-se também ao fabrico de caixas basculantes, alargando a sua área de actividade para este sector.

     

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