Edição de 2021 da Tektónica arranca com novo “Ciclo de Conferências”
Entre os dias 6 a 9 de Outubro, a Feira Internacional da Construção volta a realizar-se na FIL, em Lisboa e durante três dias irá debater alguns dos temas que marcam a actualidade do sector. Entre as novidades há, também, o espaço Tektónica HUB e o Fórum Portugal Senegal

CONSTRUIR
OE22: AEP alerta para “ausência de medidas decisivas para apoiar as empresas”
BEI apoia investimentos na recuperação da Ucrânia
Export Home: Países que procuram visitar nova edição da feira aumentam 58% face a 2019
Arquitectos portugueses em destaque no Urban Garden Award’22
Grupo Electrolux reduz em 78% as emissões de gases com efeito de estufa
Cleanwatts lança “Clean Talks”
NEBLab lança inquérito para análisar contexto regulamentar no sector da construção
Lisboa aprova concurso extraordinário Renda Acessível
Academia APEMIP lança Bolsa de Agentes Imobiliários
Volume de negócios da Zome aumenta 24% no primeiro trimestre
O Ciclo de Conferências, o Fórum “L’Habitat Portugal – Senegal”, o Prémio Inovação e a Tektónica HUB são algumas das iniciativas que irão marcar a edição de 2021 da Tektónica.
Entre os dias 6 a 9 de Outubro, a Feira Internacional da Construção volta a realizar-se na FIL, em Lisboa, novamente em conjunto com o Salão Imobiliário de Portugal, embora, desta vez, o evento permita a realização em pavilhões separados.
Segundo a organização, a principal novidade da feira é o ciclo de conferências, que irá decorrer durante três dias e com três temáticas distintas, de forma a abordar os temas que marcam a actualidade no sector, nomeadamente, a competitividade, sustentabilidade e resiliência na construção, e que conta, este ano, com a orientação científica e técnica do Ceris – Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade, do Instituto Superior Técnico (IST).
Tektónica HUB
Outra das novidades é a iniciativa Tektónica HUB, cujo objectivo é “juntar todas as actividades que ocorrem durante a feira e realizá-las num espaço próprio e inteiramente preparado para o efeito”. No Tektónica HUB vão decorrer as Academias Tektónica, onde serão realizadas apresentações por parte das empresas participantes, nomeadamente comerciais, de lançamento de novos produtos ou novidades. É também neste espaço que se irão realizar palestras temáticas e wokshops técnico-profissionais.
Fórum “L’Habitat Portugal-Senegal”
No dia 7 de Outubro, e em colaboração com a Fundação AIP, FIL e Tektónica, irá decorrer a primeira edição do Fórum “l’Habitat Portugal – Senegal”, no qual está confirmada a participação dos Ministérios do Urbanismo e Negócios Estrangeiros do Senegal, as instituições patronais e um conjunto importante de empresas e entidades que procuram em Portugal promover o programa nacional senegalês denominado “100.000 Logements”, que será apresentado formalmente pelas autoridades do Senegal através da agência de promoção senegalesa APIX.
É considerado pelas entidades oficiais de ambos os países, um acontecimento “chave” para o sector da construção e Infra-estruturas e assume-se como um marco incontornável nas relações bilaterais, designadamente no segmento da Construção e Imobiliário e das Energias Verdes.
O Fórum “l’Habitat Portugal Senegal” resulta da iniciativa conjunta da Embaixada do Senegal em Portugal, da Fundação AIP através da Tektónica e da CCIPS|AO – Câmara de Comércio e Indústria Portugal – Senegal e África Oeste em Dakar, a qual é institucionalmente apoiada pela AICEP Portugal.
Na Tektónica, participará igualmente uma delegação senegalesa, que se prevê a maior desde a visita presidencial do Senegal a Portugal em 2015, composta por um conjunto de empresas e instituições representativas do sector da construção, imobiliário e sector bancário, com um plano previamente agendado de encontros comerciais bilaterais, com vista à promoção de negócio, gerando novas oportunidades para as empresas participantes e para todos aqueles que se interessem pela internacionalização e amplificação dos seus negócios e actividades no eixo Europa e região da África Oeste, em particular entre os mercados de Portugal e Senegal.
Prémios Inovação
A Inovação sempre foi um dos pilares em destaque na Tektónica, que a cada edição, distingue e premeia os produtos mais inovadores e sustentáveis do mercado da construção. Nesta que é já a sua 23ªedição, são candidatos ao Prémio Inovação Tektónica, 19 produtos e serviços de empresas e sectores distintos. A avaliação e atribuição de 1º Prémio e três Menções Honrosas é da responsabilidade de um júri constituído por especialistas de reconhecido mérito e capacidade técnica e os produtos candidatos são avaliados com base nos seus aspectos técnicos, funcionais, estéticos e sociais.
O prémio Inovação é uma iniciativa fortemente reconhecida pelas empresas participantes, visitantes e compradores profissionais e imprensa técnica, demonstrando o potencial inovador das empresas portuguesas que contribuem para o desenvolvimento do tecido empresarial nacional.
Conferências
6 de Outubro – Construção e Economia Circular
Ceris/IST (Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability)
Sistema LiderA do IST
Cluster Habitat Sustentável
Associação Smart Waste Portugal
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
APCMC (Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção)
AICCOPN (Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas)
7 de Outubro – Produtos Eficientes e contributo para a Funcionalidade e Sustentabilidade
IRHU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana)
Anfaje (Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes)
Grupo Preceram
Amorim Isolamentos
Metalusa e Modiko (Grupo Patrilar)
IST (Instituto Superior Técnico)
Jornal Construir
8 de Outubro – Digitalização, Qualidade e Competitividade na Construção
AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal)
ISEG (Lisbon School of Economics and Management)
ADENE (Agência para a Energia)
Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção
César Freitas Arquitectos
Ordem dos Engenheiros
Ordem dos Arquitectos