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Dstelecom implementa solução pioneira no mercado telco

O sistema desenvolvido pela dstelecom, em parceria com a tecnológica internacional Locken, assenta no controlo de acesso a armários de distribuição de fibra óptica. A sua implementação deverá abranger 100 concelhos do país

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A dstelecom desenvolveu uma solução para o controlo dos acessos aos armários de distribuição de fibra óptica, com o objectivo de aumentar a segurança da rede e, consequentemente, reforçar a qualidade do serviço prestado às populações.

O projecto será implementado, faseadamente, em mais de 1500 armários, distribuídos por 100 concelhos, de norte a sul do país. O primeiro lote está já a ser instalado em Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Terras do Bouro, prevendo-se a finalização na totalidade da rede até Junho de 2022.

A dstelecom é a primeira empresa de telecomunicações a implementar um sistema de controlo de acessos a este nível de distribuição de rede, posicionando-se assim como operador pioneiro no mercado telco que, habitualmente, aplica estes sistemas de controlo em infraestruturas mais centralizadas.

A solução, desenvolvida em exclusivo para a dstelecom, permitirá garantir uma maior e melhor reacção a hipotéticas avarias e assegurar que não existam acessos indevidos aos armários de distribuição de fibra, mitigando situações de prevaricação ou vandalismos. Por outro lado, contribuirá para diminuir o impacto ambiental pela redução do número de deslocações aos armários para manutenção da rede.

O sistema consiste na substituição da actual fechadura mecânica por uma fechadura mecatrónica que, aliada a uma chave inteligente síncrona por tecnologia bluetooth com uma aplicação móvel, permitirá autenticar cada utilizador gerindo assim permissões de acesso e garantindo, ou restringindo, o mesmo sempre que necessário.

“O principal desafio deste projecto foi idealizar um sistema que, aliado aos processos certos, permitisse acautelar remotamente, quem, quando e porquê acede a cada armário”, revela Sérgio Fernandes, CTO da dstelecom.

À data, ao longo da sua infraestrutura, a dstelecom possui mais de 1.500 armários de distribuição, onde procede à divisão do sinal óptico criando, a partir daí, toda a capilaridade de rede de forma a chegar às populações. Dada a sua preponderância na topologia da rede, são pontos estratégicos e críticos para a estabilidade dos serviços prestados aos clientes. Apesar destes armários possuírem centenas de ligações ópticas são actualmente desprovidos de qualquer alimentação energética, dificultando a instalação de sistemas de controlo.

De acordo com a mesma fonte, a solução desenvolvida em parceria com a tecnológica internacional Locken vem precisamente dar resposta a essas fragilidades. “O facto de conseguirmos registar em tempo real todos os acessos aos armários, permitir-nos-á correlacionar estes dados com outras informações da rede, como por exemplo o registo de trabalhos, falhas e degradações de serviço”, acrescenta.

Para a dstelecom, a inovação é um dos principais pilares do seu ADN. “As nossas equipas são diariamente desafiadas a pensar fora da caixa e a discutir temas importantes para a evolução do negócio. Este projecto é resultado disso mesmo ao nascer de um brainstorming entre trabalhadores”, conclui o CTO da empresa.

Recorde-se que a dstelecom é um operador grossista de telecomunicações responsável pela construção e gestão da primeira e maior rede de fibra óptica FTTH multioperador da Europa, disponível para todos os operadores de telecomunicações.

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I Prémio Interfer Universidades

Aproximar a indústria das universidades e centros de desenvolvimento foi um dos objectivos do lançamento da I Edição do Prémio Interfer Universidades, organizado pela empresa portuguesa especialista em ferragens e componentes para móveis, construção civil e bricolage, Interfer

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O vencedor da I edição foi hoje, 7 de Junho, conhecido numa cerimónia que teve uma dupla função: apresentar os três projectos finalistas do prémio e, de entre estes, escolher o vencedor e, simultaneamente, lançar a II edição do prémio, “defendendo a continuidade, a consistência e o reforço do relacionamento com as instituições do ensino superior”.
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Na abertura do encontro Francisco Malcata, fundador e presidente do conselho de administração da empresa sublinhou a importância da inovação no crescimento da empresa, conhecida por “trazer para o mercado as soluções mais recentes”.

As relações com a indústria europeia, parceiros de longa data, são outro dos factores de crescimento da empresa, como referiu Francisco Malcata. O evento contou, por isso, com representantes da alemã Hettich, um dos maiores fabricantes de ferragens da europa, da Alvic, empresa espanhola de artigos de madeira/mdf, e da espanhola Menage y Confort, especialista em soluções inovadoras de interiorismo para imobiliário, que apoiaram esta edição

A I edição do prémio teve como vencedora Ana Viana, aluna do 3º ano de mestrado integrado de arquitectura do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, com um projecto de uma cozinha cujo conceito base assenta na flexibilidade. “O melhor público-alvo somos nós próprios e pensei em mim, na minha família e na minha experiência para conceber esta cozinha, adaptando-a ao conceito actual do espaço, enquanto espaço de partilha, que hoje é privilegiado”, explicou.

Se a Cozinha foi o espaço de eleição para esta I edição, o desafio da II edição do prémio de arquitectura é diferente e mais extenso: os participantes terão que conceber todos os móveis de um apartamento, T2, com 50 m2. “Um desafio que acompanha as exigências do mercado imobiliário actual. O preço do m2 em muitas cidades é demasiado elevado e temos que explorar as potencialidades de cada metro quadrado das nossas casas. Na Interfer temos soluções para todos os espaços e esse é outro factor que queremos evidenciar”, justificou Miguel Veríssimo, director geral da Interfer.

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Fundação José Relvas recebe CER da Cleanwatts

Esta CER, que tem a sua central fotovoltaica nos telhados e terrenos da Fundação, vai possibilitar um desconto médio de 45% face à tarifa estimada para a energia da rede

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A Cleanwatts foi a parceira escolhida pela Fundação José Relvas para a criação de uma Comunidade de Energia Renovável (CER), que tem como objectivo “a sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia desta instituição e, também, o combate à pobreza energética entre as famílias carenciadas da região”.

Esta CER, que tem a sua central fotovoltaica nos telhados e terrenos da Fundação, vai possibilitar um desconto médio de 45% face à tarifa estimada para a energia da rede.

“Vamos instalar uma central fotovoltaica de 713.5 kW, com mais de 1500 painéis solares, nos telhados da Fundação José Relvas, que será integrada numa Comunidade de Energia Renovável”, explica Basílio Simões, fundador e presidente da Cleanwatts, acrescentando que “além de alimentar a Fundação com energia verde, vamos produzir energia suficiente para possibilitar que a Comunidade forneça ainda energia para apoiar famílias em situação de pobreza energética”. Através deste projecto, que tem uma forte vertente social, a Fundação José Relvas conseguirá apoiar mais de 670 famílias, que beneficiarão de uma tarifa social comunitária inferior às atuais tarifas de mercado.

Com este projecto, a Fundação José Relvas torna-se, também, climate-positive, gerando mais 702% de energia verde do que a totalidade do seu consumo e evitando 324 toneladas equivalentes de CO2. A Fundação passa, ainda, a ser independente energeticamente, pois 48% da energia consumida passa a ser proveniente da central solar (autoconsumo).

“Os benefícios da Comunidade de Energia da Fundação José Relvas, além da redução de custos e do apoio social à nossa comunidade, incluem, ainda, a nossa contribuição ecológica para um consumo mais limpo, garante de um futuro com qualidade e bem-estar, o que também é uma preocupação fundamental para a Fundação”, afirmou Joaquim Rosa do Céu, presidente do Conselho de Administração da Fundação José Relvas.

Apesar de o projeto estar ainda a nascer, já há planos para o futuro próximo. Depois da instalação dos painéis na sede da Fundação, “a Comunidade poderá, posteriormente, crescer com a adesão de novos membros produtores, que tenham telhados ou terrenos com capacidade para expandir a potência fotovoltaica instalada”, explicou Basílio Simões.

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LG ‘acelera’ no negócio de carregadores para veiculos eléctricos

Neste sentido, a LG celebrou o início do desenvolvimento de produtos de carregamento de veículos eléctricos por parte da HiEV Charger (anteriormente conhecida como AppleMango), uma empresa de soluções de carregamento EV que foi adquirida pela LG, GS Energy e GS Neotek em 2022

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A LG Electronics vai expandir o seu negócio de soluções de carregadores para veículos elétricos (EV), no sentido de “solidificar” ainda mais a posição da empresa neste segmento que se encontra em rápido crescimento. Neste sentido, a LG celebrou o início do desenvolvimento de produtos de carregamento de veículos eléctricos por parte da HiEV Charger (anteriormente conhecida como AppleMango), uma empresa de soluções de carregamento EV que foi adquirida pela LG, GS Energy e GS Neotek em 2022.

De acordo com a empresa global de consultoria de gestão Roland Berger, é expectável que o mercado global de carregadores EV cresça para 186 mil milhões de dólares até 2023. A expansão do mercado está a ser impulsionada por vário factores, incluindo a implementação contínua de regulações destinadas a proteger o meio ambiente e o progresso constante da electrificação de veículos.

Considerando que o início da produção de carregadores para veículos eléctricos é um “marco significativo” para a LG e que levará a empresa “numa viagem até nos tornarmos um fornecedor completo em soluções de carregamento EV”, Suh Heung-kyu, vice-presidente e head da divsão de negócios Electric Vehicle Charging da LG Electronics Business Solutions Company, afirma, ainda, que estão concentrados em fornecer soluções de carregamento EV “convenientes e rápidas” para proprietários de veículos eléctricos e “soluções diferenciadas” de carregamento EV, “oferecendo diversos factores de forma e novos serviços para os nossos valiosos parceiros”.

A HiEV Charger revelou o seu portefólio de produtos, que conta com quatro carregadores diferentes: dois modelos de 7kW (que permitem montagem na parede ou num stand) e dois modelos de carregamento rápido (100kW e 200kW). Estes recentes produtos oferecem uma instalação conveniente e são adequados para utilização em vários ambientes, como residências, prédios de escritórios e outras instalações comerciais.

Os recém-lançados carregadores EV possuem uma variedade de recursos de optimização de segurança. Além de serem resistentes à água e poeiras, os carregadores são equipados com funções projectadas para fornecer protecção eléctrica e térmica durante todo o processo de carregamento. Os novos carregadores também contam com pouca profundidade para uma utilização eficiente do espaço, sendo que a inclusão de dois conectores permite que dois veículos eléctricos sejam carregados simultaneamente. A gestão simples é fornecido através de recursos específicos, como a detecção de bloqueio do conector e atualizações remotas.

Ao combinar o seu know-how e proeza técnica dos setores B2C e B2B, a LG passa assim a ser capaz de oferecer soluções diferenciadas e experiências optimizadas para os clientes. Os recursos bem estabelecidos da empresa em produção, controlo de qualidade, serviço de pós-venda e gestão da supply chain criam a base necessária para alcançar o sucesso sustentado no negócio de soluções de carregamento EV. Além do mercado doméstico, a LG está a planear o lançamento de produtos de carregamento EV e colaborações relacionadas em países um pouco por todo o mundo.

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Saxun lança novo sistema de iluminação LED para pérgulas bioclimáticas

“Esta é uma solução que se torna particularmente ideal para pérgulas bioclimáticas instaladas em espaços exteriores de hotéis e restaurantes”, indica a marca

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A Saxun apresenta um novo sistema de iluminação LED para pérgulas bioclimáticas que não visa “minimizar” o consumo energético, como disponibiliza uma multiplicidade de tonalidades, que criam diversos ambientes com recurso ao design de luz. A iluminação perimetral inclui tiras LED que podem ser instaladas, quer nas lâminas, quer em todo o perímetro da estrutura de alumínio onde assentam as lâminas da pérgula bioclimática.

O novo sistema LED permite, ainda, a instalação de olhos de luz nas lâminas da pérgula e de apliques de luz nas colunas, em diferentes alturas. “Esta é uma solução que se torna particularmente ideal para pérgulas bioclimáticas instaladas em espaços exteriores de hotéis e restaurantes”, indica a marca. Também a instalação se torna “mais simples, cómoda e rápida” com este novo sistema, além de facilitar a eventual substituição de elementos, o que constitui uma vantagem adicional.

As pérgulas bioclimáticas da Saxun estão disponíveis numa ampla gama de cores, acabamentos e conectam-se com vários outros sistemas complementares, desde aquecimento, sensores, estores, wind screens até cortinas de vidro.

“Tendo em conta que a Saxun se diferencia pela capacidade de produzir soluções totalmente customizadas, que se adaptam às características de cada espaço e às necessidades de utilização, torna-se possível fazer combinações com diferentes tonalidades, em função do estilo e do ambiente pretendido, em cada espaço”, reforça a empresa.

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Grupo Velux anuncia parceria com ArcelorMittal

Em conjunto, as empresas irão agora trabalhar para reduzir a pegada de carbono dos aços utilizados nas janelas de telhado Velux, com o objectivo de reduzir o CO2 incorporado em até 70%

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O Grupo Velux deu início a uma parceria com a ArcelorMittal, uma das principais empresas de aço e mineração do mundo, como parte dos seus esforços para reduzir para metade as emissões na cadeia de valor até 2030.

Em conjunto, as empresas irão agora trabalhar para reduzir a pegada de carbono dos aços utilizados nas janelas de telhado Velux, com o objectivo de reduzir o CO2 incorporado em até 70% (dependendo do tipo de produto de aço utilizado) em comparação com o aço produzido convencionalmente.

“A qualidade do aço é particularmente crucial para assegurar o óptimo desempenho das dobradiças utilizadas para operar as janelas de telhado e os suportes utilizados para as instalar”, explica Jesús Villalba, senior director do Direct Procurement do Grupo.

Este responsável indica, ainda, que “espera ter a primeira entrega de aço com baixas emissões de carbono da ArcelorMittal já esta primavera”.

O ArcelorMittal’s XCarb reciclado e produzido de forma renovável é produzido utilizando um mínimo de 75% de sucata de aço e 100% de electricidade renovável. Será agora testado em grandes volumes na fábrica da Velux em Gniezno, na Polónia, para ver o seu desempenho em dobradiças e suportes. Paralelamente, as empresas irão também trabalhar no sentido de reduzir a pegada de carbono do aço utilizado em alguns outros componentes para janelas de telhado.

“O anúncio de hoje é o culminar de muitos meses de trabalho com os nossos colegas do Grupo VVelux, bem como nos nossos laboratórios de testes e linhas de produção na Europa”, diz Laurent Plasman, cmo industry, ArcelorMittal Europe – Flat Products. «Graças ao interesse e apoio dos nossos clientes, somos capazes de fabricar aço XCarb reciclado e produzido de forma renovável para um número crescente de aplicações, ultrapassando os limites do que pensávamos ser possível quando lançámos o XCarb há dois anos”.

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Schneider Electric abre inscrições para a sua primeira Sustainability School

Tendo sido primeiro lançado internamente para formar os colaboradores da SE, o programa de três partes está agora disponível para profissionais e empresas de todas as dimensões, capacitando-os para darem o primeiro passo na direcção de um futuro mais sustentável

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A Schneider Electric (SE) anunciou a abertura das inscrições para a sua ‘Sustainability School’. A plataforma digital, cujo acesso é gratuito, oferece diversos cursos interactivos para dotar empresas e profissionais dos conhecimentos e competências necessários para melhorarem o seu desempenho em matéria de sustentabilidade.

Tendo sido primeiro lançado internamente para formar os colaboradores da Schneider Electric, o programa de três partes está agora disponível para profissionais e empresas de todas as dimensões, capacitando-os para darem o primeiro passo na direcção de um futuro mais sustentável.

O Acordo de Paris de 2015 desencadeou um movimento nas economias para se reduzirem ou eliminarem as emissões de carbono. Apesar deste compromisso crescente com a descarbonização, uma lacuna considerável de conhecimentos e competências continua a ser uma barreira ao progresso. É neste contexto que a SE criou o programa ‘Sustainability School’, que tem a Electricidade 4.0 como cerne e pretende acelerar a acção climática através de três pilares fundamentais: Estratégia, Digitalização e Descarbonização.

Reconhecendo que as pequenas e médias empresas (PME) carecem frequentemente dos conhecimentos e ferramentas necessários para estabelecer objectivos climáticos, medir impactos como as emissões de carbono e avaliar e divulgar o seu progresso, esta abrangente plataforma de formação foi concebida para as apoiar no início da sua jornada de descarbonização.

Ao longo de três capítulos, o curso abrange diversos tópicos, desde a eficiência energética e as energias renováveis à economia circular e ao transporte sustentável.

No primeiro capítulo, os participantes vão ficar a conhecer os conceitos básicos de sustentabilidade, incluindo a ciência e terminologia subjacentes e por que é crucial que as empresas levem a sério os fatores ambientais, sociais e de governação (ESG).

O segundo capítulo, a ser lançado no terceiro trimestre de 2023, centra-se na forma como as PME podem construir uma estratégia de descarbonização, incluindo informação sobre ferramentas fáceis de implementar que as podem apoiar na descarbonização das suas próprias operações, bem como das operações dos seus clientes.

E, o terceiro capítulo, previsto para o primeiro trimestre de 2024, resume os principais conhecimentos e ferramentas adquiridos ao longo do programa, para ajudar os participantes a pôr a teoria em prática.

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Casa Peixoto faz crescer centro logístico em 40%

A Casa Peixoto anuncia a expansão do seu centro logístico de Viana do Castelo, num investimento de 3 milhões de euros que vai permitir aumentar a capacidade de expedição em 40%, sendo admitidos novos postos de trabalho. A inauguração do novo centro logístico está prevista para Agosto de 2023. A expansão do centro logístico de… Continue reading Casa Peixoto faz crescer centro logístico em 40%

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A Casa Peixoto anuncia a expansão do seu centro logístico de Viana do Castelo, num investimento de 3 milhões de euros que vai permitir aumentar a capacidade de expedição em 40%, sendo admitidos novos postos de trabalho. A inauguração do novo centro logístico está prevista para Agosto de 2023.

A expansão do centro logístico de Viana do Castelo contempla uma área nova de construção de 3000m2 que vai juntar-se aos 12000m2 já existentes, dando resposta a mais de 12000 paletes adicionais que reforçam a capacidade actual de 15000 paletes.

As operações vão tornar-se ainda mais eficientes com o novo armazém semiautomático, com uma área de 3000m2, e aposta na inovação tecnológica, ao incorporar nos dois armazéns um sistema inteligente integrado nos diversos meios de carga e armazenamento.

Luciano Peixoto, Administrador da Casa Peixoto, refere: “A Casa Peixoto foi a primeira empresa na Europa, no seu sector de actividade, a investir num armazém totalmente robotizado contando com dois espaços com autonomia para grande armazenamento de material e agilidade logística. Apostámos numa logística 4.0, cada vez mais atentos às dificuldades de existência de stock, devido à escassez de muita matéria-prima, e conseguimos com o apoio dos nossos fornecedores fazer uma gestão de stock eficiente, que nos permite dar resposta aos nossos clientes mesmo nos momentos de maior dificuldade”.

A implementação de novos processos e tecnologias vai facilitar o dia a dia da logística, e tornar as entregas mais rápidas e seguras, agregando valor aos clientes. O transporte é assegurado por uma frota de viaturas próprias, incluindo mais de duas dezenas na área da logística que, em conjunto com uma equipa de distribuição dedicada, e com a automatização, permite ter rotas mais eficientes e entregas de materiais entre 24 e 48 horas, em qualquer parte do país, sem complicações.

A sustentabilidade é cada vez mais integrada na estratégia da Casa Peixoto. No global de toda a frota (logística e equipa comercial), actualmente cerca de 20% da frota é constituída por viaturas híbridas ou a gás, que geram a redução de emissões de CO2 no transporte e impactos ambientais significativos.

Os avanços na redução da pegada de carbono são também visíveis nos processos administrativos e nas embalagens. A empresa caminha para a política “papel zero” com uma redução substancial do uso do papel através da conversão de documentos para o formato digital e reduziu em cerca de 40% o uso de plástico na filmagem das paletes, aproveitando o embalamento original da mercadoria.

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Revigrés recebe Selo de Idoneidade da ANI

A empresa obteve o Reconhecimento de Idoneidade na prática de actividades de investigação & desenvolvimento. Este reconhecimento é válido por um período de 8 anos, sendo um factor de diferenciação e de valorização no mercado

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A Revigrés obteve o Reconhecimento de Idoneidade atribuído pela Agência Nacional de Inovação, que certifica as suas competências na realização de actividades de Investigação e Desenvolvimento no sector dos revestimentos, especificamente, no âmbito de Materiais e Matérias-primas – Aplicação de Tecnologias avançadas a matérias-primas e materiais.

Este reconhecimento é válido por um período de 8 anos, sendo um factor de diferenciação e de valorização da Revigrés para a realização de actividades de I&D, destacando-a no panorama empresarial a nível nacional.

“Esta distinção vem reforçar o nosso compromisso com padrões de mercado elevados e com a obtenção das ferramentas necessárias para continuar a entregar serviços de excelência e cada vez mais inovadores aos nossos clientes”, sublinha Victor Ribeiro, CEO da Revigrés.

Neste sentido, “os seus parceiros podem contar com a Revigrés como uma solução preferencial nos projectos submetidos ao Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE II), garantindo que os honorários relativos à prestação de serviços que envolvam actividades de I&D sejam elegíveis no âmbito da sua candidatura”, adianta a empresa em comunicado.

A certificação foi alcançada junto da Agência Nacional de Inovação (ANI) e com o apoio da FI Group Portugal, especialistas na gestão de projectos de inovação e I&D.

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Portugal Ceramics apresenta-se em São Francisco

Uma talk intitulada de “Portugal Ceramics Buildings Today” e um stand da autoria do arquitecto Luís Pedro Silva, dão a conhecer as potencialidades da cerâmica portuguesa na conferência de arquitectura e design ‘AIA Conference on Architecture’. O evento arranca a 7 e termina a 10 de Junho

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A Portugal Ceramics, marca promocional desenvolvida pela Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria (APICER) para promover o sector, vai estar presente na ‘AIA Conference on Architecture’, um evento mundial de arquitectura e design, que decorre de 7 a 10 de Junho em São Francisco, nos EUA.

A par com um stand da autoria do arquitecto Luís Pedro Silva, que representa o subsetor de pavimentos e revestimentos cerâmicos, a Portugal Ceramics vai organizar também uma talk intitulada de “Portugal Ceramics Buildings Today”, que tem como orador o também autor do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Luís Pedro Silva. O objectivo da presença neste evento é dar a conhecer a cerâmica portuguesa, as suas soluções, as suas potencialidades e as suas mais-valias a arquitectos internacionais.

“As empresas portuguesas exportam para mais de 123 países em todo o mundo, sendo a França, os EUA e a Alemanha os países que possuem a maior taxa de importação”, afirma José Cruz Pratas, presidente da direcção da APICER. “Num mundo onde a optimização e a padronização imperam, os clientes debatem-se para encontrar parceiros confiáveis, que tenham o conjunto certo de competências, que estejam dispostos a ir mais longe por eles e a entregar exactamente o que desejam, e é isto que é possível encontrar na cerâmica portuguesa e que queremos reforçar na ‘AIA Conference on Architecture’: alguém que vai satisfazer os seus pedidos especiais e conceber e fabricar os seus produtos de acordo com especificações únicas”, reforça o responsável da APICER.

Projectado pelo arquitecto Luís Pedro Silva, o stand da Portugal Ceramics apresenta-se num mural de 10x3m de revestimento, de azulejos 15×15, e reúne uma colectânea de vários produtos, que se encontram disponíveis comercialmente. Conta com a colaboração de 12 empresas que participam neste mural e que colaboraram com a marca na concepção do stand, nomeadamente a Aleluia, a Cerigani, a Cinca, a Cliper, a Dominó, a Gresco, a Recer, a Primus Vitoria, a LoveTiles, a Margrés, a Pavigres e a Revigres.

“Valorizamos novas abordagens enraizadas na expressão e possibilidade, à medida que alimentamos um mundo de possibilidades infinitas. Na cerâmica portuguesa é possível encontrar o valor inigualável na nossa diversidade, soluções que se adequar perfeitamente às expectativas e interesses de cada projecto; soluções sublimadas através de novas perspectivas, apreciadas em todo o mundo, representando o melhor que a cerâmica portuguesa tem para oferecer aos dias de hoje”, afirma José Cruz Pratas. A cerâmica portuguesa trabalha orgulhosamente em estreita colaboração com os seus clientes, gerando o melhor contexto para que novas e estimulantes ideias se tornem realidade. Conta hoje com este incrível legado, aliado à eficiência da tecnologia, e queremos mostrar e provar tudo isto nesta conceituada conferência em São Francisco”, conclui o presidente da direcção da APICER.

A presença da Portugal Ceramics na ‘AIA Conference on Architecture’ integra um conjunto de acções de activação e de comunicação planeadas no âmbito do INTERCER – Promoção da Internacionalização da Cerâmica Portuguesa, promovido pela APICER, com o objectivo de promover o sector nos mercados internacionais e contribuir para que os mercados estrangeiros tenham uma percepção condicente com a qualidade dos produtos desenvolvidos e fabricados em Portugal. Antes de regressar aos EUA, a Portugal Ceramics já tinha estado no país em Março, para o ‘The Inspired Home Show’, um evento também de referência que se realizou em Chicago. A cerâmica portuguesa passou ainda por países como França, Alemanha e Itália, marcando presença em diversos eventos como o BATIMAT (Paris, outubro de 2022), a BAU (Munique, abril 2023), a Milan Design Week (Milão, abril 2023) e a Berlin Design Week (Berlim, maio de 2023).

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Indústria do betão “em crescimento” há sete anos

Entre 2021 e 2022, o sector do Betão Pronto registou uma aumento na facturação de 100 M€, passando dos 400 para os 500 M€

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O sector do Betão Pronto tem vindo a registar um “crescimento sustentado” desde há cerca de sete anos. Segundos dados da Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto (APEB), que assinala esta segunda-feira, dia 5 de Junho, a 5.ª edição do Dia do Betão, a tendência de crescimento do sector tem-se verificado desde 2016, “registando-se um aumento na facturação de 100 milhões de euros entre 2021 e 2022, tendo a facturação passado dos 400 para os 500 milhões de euros”, declara Jorge Reis, director-geral da APEB.

O número de trabalhadores diretos e indirectos também ascendeu a cerca de 2.300, em 2022, em comparação com os dois mil verificados em 2021, ao mesmo tempo, assinalou-se um aumento na produção de 0,5 milhões de metros cúbicos de betão, passando de 6,1 para 6,6 milhões.

Jorge Reis destaca ainda as inovações e tecnologias que têm vindo a ser aplicadas ao betão e o impacto que têm na redução da pegada ecológica deste material, temas que estão em discussão esta manhã no Hotel MH Peniche, em Peniche, onde, no âmbito do Dia do Betão, se reúnem cerca de 200 profissionais do sector.

Outro dos temas estruturais para a indústria do Betão Pronto prende-se com a sensibilização para a aplicação do Decreto-Lei 90/2021. “Este diploma veio, finalmente, tornar obrigatória a certificação dos produtores de betão e a verificação da resistência do betão aplicado em todas as obras, apesar de continuarem a existir grandes falhas tanto na sua implementação como na fiscalização que compete à ASAE e às câmaras municipais”, afirma Jorge Reis, que deixa o alerta para o real impacto deste decreto. “O cumprimento deste Decreto-Lei, além de contribuir para a sustentabilidade das construções, é o instrumento que poderá garantir que os edifícios portugueses, na ocorrência de um sismo de grandes  dimensões, não correm sérios riscos”, realça. Tendo em conta esta preocupação, a APEB tem vindo a realizar sessões de esclarecimento e sensibilização para este tema junto dos municípios, com cerca de uma centena de webinares realizados até à data.

Além de aprofundar tópicos como a inovação e a tecnologia aplicadas ao betão ou a redução da pegada ecológica, o Dia do Betão tem também como objetivo promover o contacto entre as empresas do sector e as mais relevantes entidades portuguesas da construção e engenharia.

Nesta, que será a primeira edição do evento em formato presencial pós-pandemia, participará pela primeira vez Luís Goucha na qualidade de presidente da APEB.

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