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    Encontro empresarial Portugal-China analisa investimentos

    Realiza-se no próximo dia 9 de Novembro o “Fórum para a Cooperação Luso-Chinesa em Mercados de Países Terceiros”. O encontro conta com a participação do ministro Economia e da Transição Digital de Portugal, e do Vice-Ministro do Comércio da China

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    Realiza-se no próximo dia 9 de Novembro o “Fórum para a Cooperação Luso-Chinesa em Mercados de Países Terceiros”. O encontro conta com a participação do ministro Economia e da Transição Digital de Portugal, e do Vice-Ministro do Comércio da China

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    Realiza-se no próximo dia 9 de Novembro o “Fórum para a Cooperação Luso-Chinesa em Mercados de Países Terceiros e a Reunião do Grupo de Trabalho para a Cooperação em Mercados de Países Terceiros da Comissão Mista Económica e Comercial Portugal-China”.

    O evento, inteiramente online, conta com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC) e tem por objectivo promover a cooperação entre Portugal e a China em Mercados de Países Terceiros. São esperadas as intervenções do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital de Portugal, Pedro Siza Vieira, do Vice-Ministro do Comércio da China (TBC), do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias e do Embaixador da República Popular da China em Portugal, Zhao Bentang.

    Dividida em três painéis, a conferência reserva a segunda parte às potencialidades de negócio e às experiências empresariais. A sessão conta, entre outros, com a participação do presidente do Fundo de Desenvolvimento China-África e do presidente da Associação de Empreiteiros Internacionais da China. As parcerias entre a CCCC e a Mota-Engil, a CTGC e a EDP e State Grid e a REN estarão ainda em destaque. No final da sessão será assinado um memorando de entendimento entre a Associação de Empresas Chinesas em Portugal e a confederação Empresarial da CPLP.

    Os encontros empresariais estão reservados para a terceira parte do evento, com as intervenções da Associação de Empresas Chinesas em Portugal, Câmara de Comércio e Indústria Luso Chinesa e da Associação de Promoção da Cooperação Guangdong, Hong Kong e Macau.

    O evento é dirigido “a todos que pretendam alargar os seus conhecimentos e que procuram novas oportunidades nos respectivos Mercados de Países Terceiros”, refere a organização.

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    24 empresas nacionais participam no Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia

    Para a feira Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia 2024, que se realiza de 17 a 19 de Setembro, a AIMMP leva à Arábia Saudita uma selecção de 24 empresas nacionais. Para a associação esta é é uma oportunidade estratégica para fortalecer a internacionalização das indústrias de madeira e mobiliário de Portugal

    A Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, AIMMP, prepara-se para mais uma participação no Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia, que se realiza de 17 a 19 de Setembro, na Arábia Saudita, no Riyadh Front Exhibition & Conference Center. Este ano, além da presença de 24 empresas portuguesas, em três stands localizados no Hall 6, incluindo uma área de meeting point, a AIMMP promove uma agenda de eventos que reforçam a internacionalização do sector na Arábia Saudita.

    Para Vítor Poças, Presidente da AIMMP, “a participação portuguesa no Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia é mais do que uma simples presença numa feira internacional, é uma oportunidade estratégica para fortalecer a internacionalização das indústrias de madeira e mobiliário de Portugal. Através da nossa presença e dos eventos exclusivos que organizamos, estamos empenhados em destacar a excelência e o talento do design português.” Destacando que “esta iniciativa não só promove a inovação e a sustentabilidade no uso da madeira, mas também abre portas para novas parcerias e oportunidades no mercado internacional, reforçando a posição de Portugal como líder em criatividade e qualidade no sector”, defende.

    O Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia serve de “montra” para o lançamento de produtos inovadores e soluções para os compradores mais influentes do sector, já que estes procuram manter-se informados sobre os desenvolvimentos do sector. Entre as actividades paralelas que terão lugar destaque para o encontro B2B “Wood Talent – Tradition and Contemporaneity in Portugal”, no dia 15 onde empresários portugueses e sauditas, designers e outras entidades locais se reunirão num ambiente de networking. Esta iniciativa visa estreitar relações e fomentar parcerias estratégicas, destacando a hospitalidade e a excelência do design português.

    No dia 19 de Setembro a King Saud University acolherá o Seminário “The Use of wood. A Challenge to sustainnability and creativity”. Este evento contará com intervenções do presidente da AIMMP, Vítor Poças, que apresentará o sector de madeira e mobiliário de Portugal, de Henrique Pereira, director do Grupo CASAIS para o Middle East, que discutirá a construção sustentável, e do arquitecto Artur Soares, que abordará o design de interiores e a criatividade, evidenciando as inovações portuguesas no sector. Este seminário vai explorar todo o potencial inovador da madeira na construção moderna, no contexto do New European Bahaus e mudanças na indústria da construção devido ao impacto das alterações climáticas e preocupações com a sustentabilidade desta indústria, que tem criado um novo paradigma na construção, utilizando a madeira como material essencial em conjunto com os desafios e oportunidades para a criatividade devido a esta mudança.

    Além disso, os designers portugueses Artur Soares, da Designer’s Mint, e Carlos Mello, da MainGuilty, irão participar na Design Talk “Design in the real world: confronting and conquering industry challenges”, promovida pela AIMMP, no contexto da feira. Nesta acção terão a oportunidade de partilhar as mais recentes tendências e inovações em design de interiores, reforçando a posição de Portugal como líder em criatividade e qualidade no cenário internacional.

    Desta forma, através da participação da comitiva portuguesa nos eventos paralelos ao Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia pretende-se discutir como a madeira pode ser utilizada para criar edifícios e design de interiores esteticamente agradáveis, estruturalmente sólidos e ecológicos, promovendo a inovação associada à sustentabilidade.

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    AIP cria CER’s em Lisboa e em Loulé

    No total, em Lisboa, na sede da Junqueira, e em Loulé, no NERA, mais de 600 painéis solares fotovoltaicos vão produzir energia limpa para autoconsumo individual mas também colectivo, contando já com várias entidades que aderiram a ambas as Comunidades de Energia

    A Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI) está a dar passos concretos no importante processo de transição energética através da criação de duas Comunidades de Energia Renovável. No total, em Lisboa, na sede da Junqueira, e em Loulé, no NERA, mais de 600 painéis solares fotovoltaicos vão produzir energia limpa para autoconsumo individual mas também colectivo, contando já com várias entidades que aderiram a ambas as Comunidades de Energia.

    Os primeiros passos foram dados ainda em 2023 com a instalação de uma Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) na cobertura de dois dos quatro edifícios de que a associação é proprietária na Junqueira, em Alcântara. Numa parceria celebrada entre a AIP e a empresa Renewing do Grupo Mota-Engil, instalaram-se 182 painéis fotovoltaicos, estando agora a ser reforçados com mais 52 painéis, alcançando-se uma capacidade instalada de 126 KWp que permite produzir 180,13 MWh/ano.

    A energia limpa gerada permitirá à AIP reduzir o seu consumo da rede, sendo o próximo passo a expansão da capacidade instalada para criar uma Comunidade de Energia Renovável na Junqueira que contará com 488 painéis, instalados em 1.200 m2 de cobertura de edifícios, com uma produção estimada de 482 MWh/ano que evitará a emissão de 77 toneladas de CO2/ano.

    Da energia produzida, 40% será para ser consumida por outros membros da Comunidade de Energia Renovável da Junqueira para a qual já aderiu um conjunto significativo de entidades, entre hospitais, hotéis, restaurantes e empresas de serviços.

    Além desta Comunidade de Energia Renovável, também está a ser criada uma outra no Algarve, no edifício do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, no Parque Industrial de Loulé, copropriedade da AIP. Neste caso, a Comunidade de Energia Renovável, que além do NERA teve a adesão de outras empresas, é alimentada por 168 painéis solares fotovoltaicos com uma capacidade 91 KWp que permite alcançar uma produção anual de 154 MWh.

    “Estamos, com estas duas Comunidades de Energia Renovável, a dar passos rumo a um futuro mais sustentável da AIP, mas também a mostrar aos nossos associados que a transição energética está a acontecer. E é importante que todas as empresas avancem neste sentido pois só assim poderão almejar a um crescimento sustentado e sustentável dos seus negócios e, consequentemente, da economia portuguesa”, refere José Eduardo Carvalho.

    A AIP, a mais antiga e representativa associação empresarial de Portugal, que tem como missão a defesa dos interesses das empresas portuguesas, bem como a dinamização do tecido empresarial português, “tem desenvolvido um conjunto diversificado de ações e projectos nesta área dando apoio às empresas associadas na instalação de UPAC, de Unidades de Produção de Biometano, além de roadshows por todo o País para sensibilização da utilização de hidrogénio, e apoiado na formação de técnicos de hidrogénio em parceria com o Instituto Politécnico de Portalegre e a Academia de Hidrogénio”, recorda o Presidente da AIP.

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    Site da RE/MAX Portugal regista mais 3 milhões de visitas em Agosto

    Site da RE/Max regista mais de 3 milhões de visitas em Agosto, com crescimento do peso de franceses e norte americanos na procura de imóveis portugueses neste período

    Em Agosto, o website da RE/MAX Portugal, atingiu um recorde de visitas, com mais de 3 milhões de visitas (3.049.296). Nos contactos via site recebidos neste período, 77,6% foram relativos a compra/venda de imóveis e 22,4% referentes a arrendamento. Em evidência, o crescimento no número de visitas estrangeiras, quando comparado com igual período transacto, com destaque para um reforço do peso dos franceses e norte americanos na procura de imóveis nacionais. A análise mostra ainda que foram as mulheres que mais acederam ao longo do mês, representando 62,1%, face a 37,9% de visitantes homens.

    Do total de visitas internacionais ao website no mês de Agosto, cerca de 500 mil (487.071), tiveram como origem, essencialmente, países como Suíça, Reino Unido, Brasil, Alemanha, França e Estados Unidos da América, estas últimas duas nacionalidades com um incremento na procura por imóveis portugueses.
    O aumento do interesse estrangeiro destaca a atractividade do mercado imobiliário português. De acordo com a rede imobiliária, o nosso país mantém-se como um destino de escolha para aqueles que procuram oportunidades imobiliárias em território nacional.

    “Portugal continua a ser um destino de eleição para comprar ou arrendar casa. Para os estrangeiros, factores como um custo de vida mais baixo face ao seu nível de rendimentos, assim como os preços de habitação, que, não obstante terem aumentado bastante nos últimos anos, continuarem a ser, por vezes, inferiores aos valores praticados nos países de origem, ajudam a explicar esta realidade.”, refere Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX Portugal.

     

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    Greenvolt fecha acordo para venda de portfólio em Itália por 18,7 M€

    O acordo prevê a alienação, por fases, de um total de 19 projectos em Ready to Build (RtB) que, no global, terão capacidade de gerar 153 MWp de energia limpa a partir da irradiação solar

    O Grupo Greenvolt chegou a acordo com a Glennmont Partners para a venda de um portfolio de projetos solares fotovoltaicos distribuídos pelas várias regiões de Itália por um valor de cerca de 18,7 milhões de euros. Serão alienados, por fases, um total de 19 projectos em Ready to Build (RtB) que, no global, terão capacidade de gerar 153 MWp de energia limpa a partir da irradiação solar.

    A alienação destes activos insere-se na estratégia adoptada pelo Grupo Greenvolt de desenvolver projectos solares que são, posteriormente, vendidos. Do pipeline, que alcançava os 8,6 GW no final do primeiro trimestre, prevê-se que entre 70% e 80% dos projectos seja alienada. O objectivo para este ano é o de alienar mais de 500 MW.

    “No Grupo Greenvolt, somos especialistas na promoção de projectos até ao início da sua construção, onde a nossa vantagem comparativamente a outros players no mercado das energias renováveis é maior”, refere João Manso Neto. “Essa vantagem comprova-se com o interesse que sentimos por estes activos em desenvolvimento em Itália e que nos levaram a fechar este acordo com a Glennmont Partners”, acrescenta o CEO do Grupo Greenvolt.

    Francesco Cacciabue, global head of Cleen Energy na Nuveen Infrastructure, afirma que “os investidores do Verdian IPP beneficiarão da aquisição de activos com prazos de construção curtos em Itália, fortalecendo o portfólio do IPP. Numa visão mais abrangente, a compra destes projectos reforça nosso portfólio de energia renovável, que actualmente excede 7,6 GW distribuídos pela Europa, EUA e Ásia”.

    Além do desenvolvimento de projectos de Utility Scale, tanto eólicos como solares e de soluções de baterias, em 16 países, o Grupo Greenvolt  actua no segmento da Geração Distribuída, onde prossegue o crescimento da sua plataforma pan-europeia de autoconsumo, estando já em 11 geografias, mas também gera energia limpa através de Biomassa residual em Portugal e no Reino Unido, onde detém a Tilbury Green Power e a Central de Kent.

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    Geberit anuncia novos webinars de formação até ao final do ano

    Estes novos cursos online são dirigidos tanto aos profissionais que desenham e realizam reformas integrais de casas de banho como àqueles que projectam e levam a cabo as instalações. Sempre às 18 horas, os webinars estão marcados para os dias 26 de Setembro, 24 de Outubro e 21 de Novembro

    A Geberit, especialista em louça sanitária e tecnologia para a casa de banho, irá realizar novos webinars gratuitos este Outono, com a ideia de disponibilizar a sua expertise de 150 anos e contribuir, assim, para melhorar o espaço de banho.

    A iniciativa da Geberit de apoiar a profissão através de formações online começou em 2020 e, desde então, conseguiu um grande sucesso tanto de participação como de feedback por parte dos participantes.

    Estes novos cursos online são dirigidos tanto aos profissionais que desenham e realizam reformas integrais de casas de banho como àqueles que projectam e levam a cabo as instalações.

    Estruturados em sessões independentes de aproximadamente uma hora, sempre às 18 horas, os webinars serão realizados por vários especialistas da equipa de profissionais da Geberit. Assim, a 26 de Setembro, haverá a formação “Uma casa de banho diferente com a Geberit: dicas chave e instalação”, a 24 de Outubro o tema será “Como vender uma sanita bidé Geberit Aquaclean” e a última sessão do ano, a 21 de Novembro, irá abordar a “Tecnologia e Inovação na casa de banho: Geberit wc system”.

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    Manuel Alvarez (Remax),Miguel Bermejillo (CEO Melom Obras y Reformas de Espanha) e João Carvalho (Melom Obras)

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    Melom consolida internacionalização com expansão em Espanha

    “O mercado gigantesco, aliado ao facto das empresas que operam neste sector terem carências nas áreas de tecnologia, marketing e desenvolvimento dos seus negócios criaram a oportunidade perfeita para o crescimento da Melom que depois de testar o conceito amplia assim a sua operação para toda a Espanha”, destaca João Carvalho, co-fundador da Melom Obras

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    tagsMelom

    A Melom acaba de assinar um acordo de extensão da marca para toda a Espanha. Depois de três anos a operar exclusivamente em Madrid, a Melom inicia agora o seu plano de expansão para a cobertura integral no país vizinho, com o objectivo de criar a maior rede espanhola de profissionais do sector de obras domésticas, à semelhança do trabalho feito em Portugal. 

    “Quase quatro anos depois de iniciarmos o negócio em Madrid estamos agora confortáveis na extensão da marca para toda a Espanha. Existem inúmeras oportunidades no mercado vizinho, um mercado estimado de mais de 60 mil milhões de euros, onde à semelhança de Portugal não existe qualquer referência, em Espanha mais de 70% das habitações tem 30 ou mais anos e quatro em cada cinco edifícios não são eficientes. O mercado gigantesco, aliado ao facto das empresas que operam neste sector terem carências nas áreas de tecnologia, marketing e desenvolvimento dos seus negócios criaram a oportunidade perfeita para o crescimento da Melom que depois de testar o conceito amplia assim a sua operação para toda a Espanha”, destaca João Carvalho, co-fundador da Melom Obras.

    A aposta da marca na internacionalização do conceito começou em 2021 no Sul da Europa, nomeadamente em Espanha e Itália, dadas as semelhanças no que diz respeito ao mercado de obras e remodelações de imóveis.

    “Este plano de expansão representa um investimento de um milhão de euros e criará 10 postos de trabalho directos na estrutura central, a que se somarão os postos indirectos na rede de franquias. O projecto de expansão que agora iniciamos visa a liderança ibérica de uma marca com 13 anos que tem como objectivo ajudar os empresários do sector a crescer através do melhor serviço aos seus clientes. Profissionalizando os empresários que operam neste mercado estamos a contribuir para a criação de uma marca de referência, mas também a contribuir para a melhoria da imagem do próprio sector. Os objectivos estabelecidos para Espanha para os próximos três anos são atingir uma rede com 240 franchisados e alcançar uma facturação de 50 milhões de euros”, reforça João Carvalho.

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    Bomba de Calor ThermaV R290 Monobloc

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    LG estabelece novo consórcio na China e completa rede global de I&D em bombas de calor

    No âmbito desta parceria serão realizados testes nas soluções AVAC, incluindo equipamentos de ar condicionado para residências, num prédio da universidade no campus do Harbin Institute of Technology e um local residencial em Mohe, localidades onde as temperaturas podem descer até aos -50 graus Celsius

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    A LG Electronics está a completar o seu triângulo global de I&D com a criação do Chinese Consortium for Advanced Heat Pump Research (CCAHR) em Harbin, na China. O consórcio, que se junta a iniciativas existentes lideradas pela LG na América do Norte e na Europa, desenvolverá tecnologias core de última geração para soluções de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) capazes de fornecer uma performance forte e de confiança em condições de frio extremo. 

    O Harbin Institute of Technology (HIT), a Shanghai Jiao Tong University (SJTU) e a Xi’an Jiao Tong University (XJTU) são alguns dos mais proeminentes membros do consórcio e vão trabalhar  na investigação de tecnologias e sistemas AVAC projectados para climas frios. O consórcio vai operar novas instalações de investigação em Harbin e na cidade de Mohe para desenvolver soluções AVAC fortes e fiáveis, ajudando a LG a fornecer produtos personalizados de acordo com as necessidades locais e a reforçar a sua presença no mercado chinês.

    Harbin, conhecida pelas suas duras condições de inverno, e Mohe, onde as temperaturas podem descer até aos -50 graus Celsius, proporcionam o cenário ideal para o avanço da investigação da LG em tecnologias de bombas de calor, que tenham a capacidade de manter uma elevada eficiência em climas extremamente frios.

    Neste sentido, o CCHAR vai realizar testes nas soluções AVAC da empresa, incluindo equipamentos de ar condicionado para residências, em duas instalações: um prédio da universidade no campus do Harbin Institute of Technology e um local residencial em Mohe. O consórcio vai reunir dados operacionais abrangentes para melhorar a performance ao nível do aquecimento, eficiência energética e confiança dos produtos AVAC da LG. 

    O CCAHR é uma adição significativa ao crescente programa internacional de colaboração de I&D de bombas de calor da LG, complementando os consórcios liderados pela LG estabelecidos na Coreia do Sul nos EUA em Novembro passado, e na Europa em Junho.

    O triângulo de I&D desempenhará um papel importante na solidificação adicional da liderança global da empresa em tecnologia AVAC.

     Além disso, durante um recente fórum de investidores liderado por CEOs, a LG delineou quatro estratégias principais para inovação do portefólio de negócios, incluindo a aceleração da suas capacidades B2B, particularmente na área de AVAC.

    Ao alavancar as suas tecnologias avançadas de inversores, bombas de calor e chillers, a LG pretende liderar o mercado em soluções AVAC de alta eficiência, visando activamente a crescente procura de sistemas de refrigeração, especialmente em data centers de IA.

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    Bricomarché assinala 26 anos em Portugal

    A campanha de aniversário decorre de 7 de Setembro a 6 de Outubro de 2024, nas 59 lojas da insígnia e celebra mais de duas décadas de actividade no país 

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    O Bricomarché, insígnia do Grupo os Mosqueteiros e que actua no mercado de bricolage, construção, casa e jardim, assinala o seu 26º aniversário em Portugal com o lançamento da campanha “É festa para toda a obra”. A campanha de aniversário, estende-se de 7 de Setembro a 6 de Outubro.

    Para assinalar os 26 anos em Portugal, a marca preparou uma acção exclusiva para o primeiro dia da campanha, 7 de Setembro, na qual os clientes poderão beneficiar de 20% de desconto em cartão em toda a loja. Esta promoção é válida em todos os 59 pontos de venda da insígnia, proporcionando aos clientes uma excelente oportunidade para renovar e equipar as suas casas e jardins com vantagens adicionais.

    O Bricomarché  tem uma rede de 59 lojas no total.

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    Entrada no mercado suíço é “passo importante” no crescimento europeu da Ford Trucks

    A Suíça, que tem um forte potencial para veículos eléctricos, será um dos países pioneiros onde será introduzido no mercado o primeiro camião eléctrico concebido pela Ford Trucks, que será produzido em série até 2025

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    A Ford Trucks continua a sua expansão europeia ao entrar na Suíça, um mercado chave para o seu plano de crescimento na Europa Ocidental. Com esta novidade, a Ford Trucks completa o seu posicionamento na região DACH (Alemanha, Áustria e Suíça).

    A Ford Trucks fornecerá as soluções tecnológicas eficientes exigidas pela extensa rede de clientes de veículos comerciais do importador, especialmente o tractor F-MAX, bem como a nova série F-LINE, que se destaca pela sua tecnologia de conectividade e características avançadas de segurança.

    A Ford Trucks, muito procurada na Europa devido ao seu vasto portefólio de produtos e tecnologias inovadoras, terá como parceiro a BF Import AG, subsidiária do Grupo Auto AG, com mais de 100 anos de experiência no mercado suíço. Feito o lançamento, as operações terão início em cinco pontos estratégicos em 2024, sendo que a rede de concessionários será reforçada em mais de oito pontos até ao final de 2025

    A colaboração é também significativa para os investimentos da Ford Trucks em transportes com emissões zero. A Suíça, que tem um forte potencial para veículos eléctricos, será um dos países pioneiros onde será introduzido no mercado o primeiro camião eléctrico concebido pela Ford Trucks, que será produzido em série até 2025.

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    “Multiplica-te” quer promover formação na Construção

    Fundação Ageas junta-se ao CICCOPN e investe na formação e inserção profissional no sector da Construção. O programa “Multiplica-te” tem como principal objectivo capacitar e empregar indivíduos na área da canalização

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    A Fundação Ageas e o Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN) lançam, em conjunto, o programa “Multiplica-te”, que visa promover o acesso ao mercado de trabalho através do desenvolvimento de competências técnicas na área da canalização. O período de candidaturas está aberto até 04 de Outubro, com o início do programa previsto para meados do mesmo mês.

    De acordo com dados da Associação dos Industriais da Construção Civil, o sector enfrenta uma escassez de aproximadamente 80 mil trabalhadores qualificados. Em 2023, o montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos totalizaram 6 mil milhões de euros, evidenciando uma necessidade crescente de mão de obra especializada.

    Em resposta surge o “Multiplica-te”, inserido na Escola de Impacto, que contribui para a inclusão social e profissionalização do sector da construção. Para João Pedro Machado, presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas, “esta iniciativa resulta de um levantamento de necessidades de mercado que pudessem ser colmatadas com a capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade e da boa dinâmica que encontrámos com um parceiro tão experiente como o CICCOPN. Vivemos num mundo cada vez mais tecnológico, mas que tem cada vez mais carência de pessoas a trabalhar em ofícios relacionados com a construção civil, tão fundamentais ao nosso modo de vida, como é o caso da canalização”.

    Segundo Rui Valente, director do CICCOPN, esta iniciativa “que vem ao encontro da necessidade emergente de qualificação de trabalhadores para o sector da construção, aliada a um projecto estruturado de capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade. Materializada no programa “Multiplica-te”, esta parceria entre o CICCOPN e a Fundação Ageas, conjuga capacitação, qualificação e empregabilidade”, afirma.

    O Programa “Multiplica-te” é dirigido a todas as pessoas com mais de 18 anos que se encontrem numa fase de transição profissional, incluindo estrangeiros. Sendo um projecto de requalificação e aceleração de skills técnicas, totalmente desenvolvido em formato presencial e em português, todos os participantes devem ser residentes da área metropolitana do Porto e ter conhecimentos básicos da língua portuguesa.

    Esta 1º edição do “Multiplica-te” tem até 20 vagas disponíveis e oferece uma bolsa de participação, condicionada à assiduidade. Paralelamente, todos os participantes elegíveis podem beneficiar dos apoios sociais disponibilizados pelo CICCOPN. As candidaturas estão abertas até 04 de outubro.

    O programa “Multiplica-te”, junta-se a outras iniciativas da Escola de Impacto, como o “Relança-te” e o “Descodifica-te”, no âmbito da promoção da empregabilidade em Portugal.

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