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    Engie Hemera implementa “maior sistema de autoconsumo fotovoltaico” em Cacia

    Os cerca de 13 mil módulos instalados irão permitir uma poupança energética de 13% à Renault Cacia, evitando a emissão de 1,8 mil toneladas de CO2

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    Engie Hemera implementa “maior sistema de autoconsumo fotovoltaico” em Cacia

    Os cerca de 13 mil módulos instalados irão permitir uma poupança energética de 13% à Renault Cacia, evitando a emissão de 1,8 mil toneladas de CO2

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    A Engie Hemera está a implementar na fábrica da Renault em Cacia, situada no concelho de Aveiro, o “maior sistema solar de autoconsumo fotovoltaico” em Portugal.

    Com esta solução, a fábrica do Grupo Renault que produz órgãos e componentes para a indústria automóvel desde Setembro de 1981, vai passar a produzir e a consumir agora energia verde nas suas instalações, reforçando o seu compromisso com a descarbonização e sustentabilidade, a poupança de energia e a aposta estratégica de produção de energia própria.

    Os cerca de 13 mil módulos instalados ocupam um terreno com uma área total de 46 mil metros quadrados, o equivalente a mais de quatro campos de futebol. Atingem uma potência instalada superior a 6 megawatt-pico (MWp), gerando, em média, uma produção energética anual de 8 GWh.

    A instalação destas unidades de produção para autoconsumo (UPAC) permite uma poupança energética de 13% à Renault Cacia, reduzindo assim a sua pegada ecológica, evitando a emissão de 1,8 mil toneladas de CO2.

    Para estes 13% do seu consumo, a Renault deixa de estar exposta às flutuações do preço de mercado da electricidade, durante os próximos 25 anos, numa altura em que estes preços batem recordes.

    Duarte Caro de Sousa, director-geral da Engie Hemera, sublinha que “este projecto, o maior sistema de autoconsumo fotovoltaico em Portugal, permite à Renault Cacia dar um passo fundamental rumo à transição energética. A aposta permite a esta instalação fabril produzir a sua própria energia, ainda mais verde, e obter elevadas poupanças na sua factura energética”.

    Por sua vez, Christophe Clement, director-geral da Renault Cacia, salienta que “este é um investimento estratégico e representa um passo importante no compromisso do Grupo Renault na descarbonização das nossas fábricas em toda a Europa, até 2030. A Engie Hemera revelou-se desde a primeira hora o parceiro ideal para este projecto ambicioso e no qual depositamos muitas esperanças, a todos os níveis”.

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    Marca Climalit da Saint-Gobain com nova identidade

    Através da nova identidade, pretende-se que todas as marcas da Saint-Gobain possam ser “comunicadas de forma coerente e harmoniosa”, através de uma “imagem gráfica alinhada com a da insígnia”

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    Depois de em 2022 terem sido apresentados novos logótipos para as marcas comerciais da empresa Isover, Placo e Weber, chega agora a vez do Climalit sofrer um refresh da sua identidade sob o mesmo claim: “Nova Imagem, os mesmos valores”.

    Através da nova identidade, pretende-se que todas as marcas da Saint-Gobain possam ser “comunicadas de forma coerente e harmoniosa”, através de uma “imagem gráfica alinhada com a da insígnia”.

    Foi mantida uma das cores originais do logótipo, o azul, para assegurar o reconhecimento da marca Climalit, tendo sido utilizado um símbolo gráfico associado ao anterior que espelha um gato e representa o conforto que as soluções em vidro proporcionam. Já o tipo de letra, com linhas modernas e redondas, reflecte a inovação inerente ao Grupo Saint-Gobain reforçando os seus princípios, além de estar alinhado com a identidade gráfica das restantes marcas.

    O novo logótipo será, também, aplicado à marca Climalit Plus e a outras que, entretanto, surjam para classificar soluções de vidros isolantes.

    “A Saint-Gobain trabalhou incansavelmente para definir uma imagem inovadora e moderna para as suas marcas, que ao mesmo tempo espelhe a sua missão de ser líder mundial em construção leve e sustentável. Este é, por isso, mais um momento único para nós: uma celebração que queremos amplificar em Portugal”, sublinha Jéssica Lourenço, coordenadora de Comunicação Externa da Saint-Gobain Portugal.

    Além desta mudança de logo, a marca Climalit Ecológico, que oferece soluções de vidro duplo com capas que têm como vidro base o Oraé, o primeiro vidro no mundo com emissões de carbono reduzidas, passa a designar-se de Climalit Oraé, alinhado com a tipologia de vidro utilizada para esta solução.

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    Simon participa na primeira edição do MIAD

    O evento internacional, Madrid International Art & Design, reúne arte, design, design de interiores, arquitectura e marcas premium em Espanha. Termina a 17 de Março

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    A Simon, participa na primeira edição do MIAD (Madrid International Art & Design). Um evento que se assume como um marco na convergência da arte, design, design de interiores, arquitectura e marcas premium em Espanha. Decorre até 17 de Março na emblemática Plaza de Toros de Las Ventas, em Madrid.

    Os visitantes têm a oportunidade de desfrutar de mini exposições de arte em espaços decorados por designers de interiores e arquitectos de renome. Este evento é curado pelos directores da feira Marbella Design, David Jiménez e Sergio Sánchez, uma dupla composta por um arquitecto e um designer de interiores com uma vasta experiência no mundo do design e da arquitectura.

    A Simon está presente no Küme do Grupo Nagar e Huëst by Nothing Studio. Trata-se de um restaurante que oferece um novo conceito de design graças à fusão da cultura latino-americana e espanhola, evocando o espírito do navio que iniciou a viagem à descoberta do novo continente. A empresa também colabora no Synaxi do Grupo Nagar e Huëst by Conn Studio. Nesta ocasião, recria uma sala de jantar de restaurante que presta homenagem ao passado, integrando-se perfeitamente na estética e funcionalidade contemporâneas. Além disso, a firma copatrocina Terra Lighting by Vibia by Welcome Design, um espaço onde a luz não só ilumina, mas também define a arquitectura do ambiente, transformando-a em algo tangível que se liga às memórias mais profundas através de clarões ténues e tons quentes.

    Para o desenvolvimento destes projectos, os profissionais confiaram nas soluções inovadoras da empresa. Os seus produtos conseguem criar atmosferas envolventes e emocionantes, dando aos especialistas a liberdade de materializar as suas intenções e visões criativas nos espaços que concebem. Estes reflectem a importância da luz no design de interiores, onde não só cumpre uma função prática, como também é fundamental para a criação de ambientes que influenciam significativamente a experiência do utilizador e a percepção do ambiente concebido.

     

     

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    NBS Summit Urban Edition com foco no desenvolvimento urbano sustentável

    A primeira edição do evento que tem como promotores a ANCV e o município do Porto está agendada para os dias 23 e 24 de Maio. O NBS Summit apresenta-se como plataforma interdisciplinar, dedicada à partilha de conhecimento e discussão sobre Soluções Baseadas na Natureza aplicadas ao território urbano

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    NBS Summit Urban Edition, uma iniciativa promovida pela Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV), em parceria com a Câmara Municipal do Porto através da empresa Águas e Energia do Porto, terá lugar no Porto de 23 a 24 de Maio. Este evento reúne líderes, especialistas, investigadores e profissionais para partilhar investigação de vanguarda, experiência e inovações no âmbito das Soluções Baseadas na Natureza – Nature Based Solutions (NBS) – e do desenvolvimento urbano sustentável.

    Organizado para maximizar a interacção e o conhecimento, este evento proporciona uma oportunidade única para descobrir os últimos avanços tecnológicos e soluções práticas que moldam o desenvolvimento urbano sustentável e as perspectivas de mercado globais. Ao investigar de que forma a arquitectura, a engenharia e outras especialidades podem desempenhar papéis cruciais na realização das metas europeias de desenvolvimento sustentável em contexto urbano, o NBS Summit propõe-se a ser o impulsionador de ideias e inovações que conduzirão ao futuro sustentável das nossas cidades, revelando possíveis estratégias para acelerar o progresso do sector da construção em Portugal rumo a esses objectivos.

    Durante os dois dias de evento, os participantes terão acesso a painéis de discussão interactivos com convidados de destaque de vários sectores, master classes especializadas, conduzidas por peritos em temáticas especificas, e visitas a obras que destacam a implementação bem-sucedida de Soluções Baseadas na Natureza. De igual modo, e reconhecendo a importância da academia no avanço tecnológico, o evento contará com um call for papers, potenciando a apresentação e a partilha de inovações científicas.

    Entre os oradores convidados destaca-se a presença de profissionais de renome como os arquitectos Eduardo Souto de Moura e Nuno Brandão Costa, a arquitecta paisagista Laura Gatti

    Durante o evento será lançado o mapa online NBS Porto, que destaca os projectos emblemáticos que exemplificam a integração bem-sucedida de soluções sustentáveis na infraestrutura urbana.

     

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    Academia Sotecnisol fortalece actividades do grupo

    A Academia Sotecnisol, escola de formações do grupo Sotecnisol que opera nos sectores da construção, ambiente, energia, água e agroindústria, concluiu cerca de duas mil horas de formação e certificou cerca de 200 formandos, nos primeiros seis meses de actividade. O objectivo para 2024 passa por suprir todas as necessidades de formação do Grupo

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    O projecto tem como propósito fortalecer o desenvolvimento profissional dos colaboradores do Grupo e proporcionar uma experiência de aprendizagem enriquecedora e contínua. Através de formações especializadas, a Academia actua como um motor para atracção e retenção de talento, o que permite alavancar o crescimento do grupo.

    “Dados indicam-nos que a falta de mão de obra qualificada terá atingido o seu limite no sector da construção. O sector está consciente que existe um desafio no recrutamento especializado e foi esse um dos principais motivos que nos levou à criação desta Academia. Procuramos capacitar e especializar os nossos colaboradores nas várias áreas de actuação da empresa, com especial foco na impermeabilização, fotovoltaico e soldadura. Falamos de formações que, garantidamente, serão enriquecedoras para a vida profissional destes trabalhadores”, refere José Luís Castro, CEO do Grupo Sotecnisol.

    A Academia Sotecnisol oferece uma ampla gama de formações, incluindo cursos de impermeabilização, electricidade e fotovoltaico, serralharia e revestimentos, bem como cursos de primeiros socorros e segurança, liderança, gestão de obras e projectos, negociação e vendas.

    Como complemento ao negócio, o Grupo conta ainda com a 2Work, uma empresa especializada no recrutamento, selecção e cedência de profissionais em regime de trabalho temporário. Desta forma, é possível adaptar os diferentes perfis de trabalhadores às necessidades especificas das empresas.

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    AEP prepara presença portuguesa na Filda 2024

    A Associação Empresarial de Portugal, deverá em breve divulgar as condições de participação na 39º edição da Feira Internacional de Angola, Filda, que decorrerá em Luanda, entre os dias 23 e 28 de Julho. A expectativa é que este ano a participação portuguesa volte a ganhar expressão

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    As dificuldades ainda se sentem, mas “é notória uma maior aproximação das empresas portuguesas ao mercado angolana”, refere nota da organização empresarial.
    Nos últimos três anos, a AEP verificou um aumento gradual do número de participantes na FILDA: em 2022 foram 14 empresas, o ano passado 22 e para este ano as expectativas são ainda maiores.

    Portugal continua a ser um dos mais importantes parceiros económicos de Angola. De acordo com o Comtrade, em 2022, os cinco principais fornecedores de Angola foram a China (16,0%), Portugal (10,7%), a Coreia do Sul (9,2%), os Países Baixos (6,8%) e a Índia (6,1%). O ano passado, mais de 4 mil empresas portuguesas exportaram para Angola e cerca de 1200, de origem portuguesa ou capitais mistos, operaram no mercado angolano.

    “O cenário económico em Angola tem vindo a melhorar, as oportunidades existem, não obstante alguns constrangimentos que se poderão identificar, essencialmente ao nível da disponibilidade de divisas estrangeiras e na realização dos pagamentos, mas que, na prática, não serão muito diferentes dos encontrados noutros mercados. O empenho na procura de mercados alternativos aos mais tradicionais tem de ser um desígnio de todos. Um esforço contínuo na busca de novas oportunidades de negócio”, sublinha a AEP.
    Desde 1990 que a AEP organiza em Angola acções de capacitação, formação e internacionalização, coordenando a participação nacional na Filda desde 2002, tendo já envolvido largas centenas de empresas portuguesas.

    A Filda, o maior evento comercial de dimensão internacional realizado em Angola, é organizado pela AEP em parceria com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, AICEP, e a Câmara de Comércio e Indústria de Portugal – Angola, CCIPA.

     

     

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    Thermor lança nova bomba de calor Áurea+ R290

    A Áurea+ R290 é a nova solução de conforto térmico da gama de equipamentos aerotérmicos da Thermor, fabricante especialista em soluções de conforto para a casa. Trata-se de uma nova bomba de calor monobloco ar-água, de alta temperatura, para aquecimento, arrefecimento e AQS

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    TEnergeticamente mais eficiente e ecológico, a Áurea+ R290 consegue fornecer água até 75ºC sem apoio eléctrico e com elevada eficiência energética. Trabalha com o refrigerante natural e amigo do ambiente R290, conhecido pelas suas excelentes propriedades termodinâmicas, e está disponível de 6kW a 18kW.

    A aerotermia é uma tecnologia que aproveita a energia do ar que nos rodeia para aquecer a casa no Inverno, arrefecê-la no Verão e fornecer água quente sanitária durante todo o ano. É uma solução ecológica e de grande eficiência energética pelo facto de fornecer mais energia do que a que consome para o seu funcionamento, o que gera uma poupança significativa na factura da electricidade.

    É um modelo muito simples de programar e parametrizar. Pelo facto de ser um monobloco puro, não necessita de manuseamento de gases refrigerantes para a sua instalação, podendo ser instalado através de uma simples ligação ao circuito hidráulico da habitação. Para o utilizador, isto significa que não tem de instalar uma unidade hidráulica no interior da habitação, e que dispõe de um equipamento de utilização mais fácil e intuitiva. Por outro lado, devido ao seu design simples, mas elegante, não penaliza a estética do espaço exterior.

    Graças ao seu regime de funcionamento, a Aurea + R290 permite manter os radiadores existentes sem necessidade de aumentar o seu número ou de os substituir por novos elementos, o que facilita a adaptação da casa à nova realidade energética.

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    Acelerar o Norte arranca em Braga

    A CCP, a AEP, a AHRESP e a ACEPI apresentam esta semana, dia 14 de Março, o ‘Acelerar o Norte’, um projecto que apoia os empresários do Norte de Portugal dos sectores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares

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    O objectivo deste encontro, que tem lugar no Altice Forum Braga, é mostrar que a digitalização é para todos os negócios, por isso o programa da sessão conta com a apresentação do projecto e do papel que as 16 Aceleradoras de Comércio Digital vão ter nos vários concelhos e de casos de sucesso, empresas que investiram na mudança de mentalidade e descobriram o potencial da digitalização para garantir o futuro dos seus pequenos negócios.

    O projecto Acelerar o Norte é desenvolvido pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), e copromovido pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e pela Associação da Economia Digital (ACEPI) e financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência e do NextGenerationEu.
    Apresentado em Outubro do ano passado, na Exponor, o projecto pretende aumentar a competitividade do tecido económico local, estimando abranger mais de 50 mil comerciantes, empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas das oito sub-regiões do Norte do Portugal, tem um investimento de 19 milhões de euros e a duração de dois anos.

    Através de parcerias com associações locais (Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Trás-os-Montes), o Acelerar o Norte vai apoiar e orientar negócios de proximidade com a criação de 16 Aceleradoras de Comércio Digital.

    Para facilitar a adopção de estratégias e soluções digitais, que permitam às empresas atrair novos clientes, alcançar mais vendas e simplificar processos, o Acelerar o Norte vai disponibilizar, gratuitamente, ferramentas para avaliar o nível de maturidade digital do negócio, prestar apoio na elaboração de planos de transição digital, disponibilizar vouchers até 2 mil euros para acesso a serviços de transição digital e promover sessões de informação.

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    CIN cria nova embalagem com sistema de abertura revolucionário

    A marca de tintas e vernizes lançou uma nova embalagem de 15 litros com a qual pretende transformar o mercado. A nova lata da CIN é agora aberta de uma forma mais simples e segura, através do uso manual de uma chave de fendas num único ponto. A este sistema, alia-se um novo design que beneficia o manuseamento e transporte da tinta

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    A CIN lançou uma nova embalagem de 15 litros de tinta, que permite uma maior facilidade no processo de abertura e de fecho. Esta inovação, única no mercado, melhora a preservação das propriedades dos produtos desde a sua primeira utilização, tendo em conta o acondicionamento que o novo sistema oferece.

    Ao contrário das reconhecidas garras metálicas, a nova lata da CIN é agora aberta de uma forma mais simples e segura, através do uso manual de uma chave de fendas num único ponto. A este sistema, alia-se um novo design, com optimização do consumo de material, que beneficia o manuseamento e transporte da tinta, pela redução do seu peso.

    Em termos de sustentabilidade, esta novidade da marca traduz-se também numa diminuição da pegada de carbono em 6,6% – um valor bastante considerável quando comparadas com as soluções standard.

    Esta nova embalagem foi desenvolvida em parceria com a COLEP Packaging Portugal e a CIN terá exclusividade deste modelo de embalagem até 2026. A nova lata da CIN está disponível desde o dia 1 de Março, em tintas Vinylclean e Vinylmatt de 15 litros, estendendo-se, posteriormente, a todos os restantes produtos da marca.

    Liliana Leis Soares, directora-adjunta de Marketing da CIN, revela que “este projecto manifesta uma vontade antiga em oferecer ao mercado uma solução mais intuitiva, prática e com benefícios para a preservação das tintas ao longo do tempo. A nova lata da CIN é mais uma materialização da nossa aposta em inovação e do nosso total compromisso em oferecer ao mercado soluções diferenciadoras, que vão além dos nossos produtos e serviços. Acreditamos que, um dia, todas as embalagens de tinta serão assim”, afirma.

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    Importância da sustentabilidade na competitividade das PME’s em debate

    O Ciclo de Conversa Lisboa Sustentável discute a importância dos três pilares ESG, Environmental, Social and Governance, na competitividade das pequenas e médias empresas

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    No âmbito do “Ciclo de Conversas Lisboa Sustentável”, decorre no próximo dia 19 de Março, na Biblioteca Nacional de Portugal, um debate sobre a Importância dos três pilares do ESG (Ambiental, Social e Governança) na Competitividade das PME.

    O encontro tem como convidada Tânia Oliveira, especialista em sustentabilidade da Systemic.
    O debate é promovido pela Plataforma Lisboa Sustentável e visa incentivar as empresas a integrarem boas práticas sustentáveis na sua estratégia empresarial.

    Destinada a todo o ecossistema empresarial e ao público interessado a inscrição é gratuita, mas está sujeita à lotação da sala.

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    Prémio Tektónica Inovação abre fase de candidaturas

    Com candidaturas até 12 de Abril, o Prémio Inovação conta com categorias de Materiais, Máquinas e Equipamentos, Pavimentos e Revestimentos, Eficiência Energética, Cozinha, Banho, Equipamentos de Exterior e Serviços

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    No âmbito da realização da 26ª edição da feira internacional da construção, Tektónica, que ocorrerá de 2 a 5 de Maio de 2024, será promovida, em simultâneo, a nova edição do Prémio Tektónica Inovação, o qual se destina a premiar a “excelência e a qualidade” no sector, considerando a respectiva incorporação e desenvolvimento da componente Inovação.

    Com a admissão de candidaturas até 12 de Abril, o Prémio Inovação conta com oito categorias, nomeadamente, Materiais, Máquinas e Equipamentos, Pavimentos e Revestimentos, Eficiência Energética, Cozinha, Banho, Equipamentos de Exterior e Serviços.

    Esta última categoria é uma ‘open call’ às empresas e startups já inscritas na Tektónica 2024, mas também, dirigida a todas entidades e organizações que representam a cadeia de valor no sector e mercado nacional e que se venham a constituir como expositoras do certame.

    A Tektónica validará as candidaturas submetidas, que serão objecto de avaliação e selecção por um júri composto por especialistas em representação de entidades de referência no sector da construção, como sejam a ADENE, ISEL, LNEC, Ordem dos Arquitectos e Ordem dos Engenheiros. A cerimónia de entrega dos prémios será realizada no decorrer da feira.

    Recorde-se que desde 2021, a Tektónica passou a realizar-se em simultâneo com o SIL – Salão Imobiliário de Portugal.

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