
CONSTRUIR
Antigo edifício do Inatel na Infante Santo reabre (novamente) como hotel
RCC Alvalade coloca no mercado 40 novos apartamentos
‘Ilhas’ reforçam vendas da Remax em 2024
Tiny House do Nova Arcada é agora coworking hub
WineStone investe 15M€ em novo polo logístico
DTE constrói nova fábrica da Cânhamor em Ourique
Obra de 17 M€ entre Meirinhas e Pombal já foi consignada
Cushman & Wakefield assume gestão do novo Retail Park de Setúbal
IP recebe delegação da Ucrânia para intercâmbio sobre PPP’s
Knauf lança nova plataforma para “fortalecer” relação com instaladores
A construtora CARI e a Escola Técnica Superior Profissional do IPCA lançaram a 1ª edição do Curso Técnico Superior Profissional em Preparação e Gestão de Obras, uma formação avançada direccionada para o contexto de trabalho que se destina a fazer face à escassez de profissionais e a promover a formação de técnicos altamente especializados. A iniciativa traduz a importância de fomentar a interacção entre instituições do ensino superior e o tecido empresarial.
O curso, distribuído por quatro semestres em horário pós-laboral, será realizado sob orientação do corpo docente do IPCA e de elementos dos quadros superiores da CARI e de empresas suas parceiras do dstgroup, como a bysteel, a dst e a BIM+, e também da zet gallery, garantindo assim a transferência de conhecimento e as melhores práticas designadamente no sector da construção civil.
Desenhado para proporcionar conteúdos alinhados com a necessidade do mercado de trabalho, esta formação está vocacionada para actualização de conhecimentos de técnicos da indústria de construção civil e para o reforço de competências na utilização de ferramentas digitais promovendo a digitalização do sector da construção.
No final do curso os formandos terão desenvolvido competências técnicas especificas na área da construção, capazes de os habilitar a desempenharem com sucesso funções de preparação de obra, de acordo com as melhores práticas aplicáveis à profissão, devidamente adaptadas ao contexto actual, nomeadamente ao nível do enquadramento tecnológico das ferramentas de trabalho disponíveis e em observância das exigências do mercado, em estreito alinhamento com a procura das empresas do sector da construção.
A par das componentes científicas e técnicas, o curso apresenta um curriculum diversificado, no qual se inclui módulos dedicados às áreas das Humanidades e da Cultura, que será ministrado nos três primeiros semestres. O quarto e último semestre decorre em contexto empresarial para aquisição e desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais, relevantes para a qualificação profissional a adquirir. O último semestre é realizado em contexto de trabalho, com um estágio curricular.
A primeira edição do Curso Técnico Superior Profissional Preparação e Gestão de Obras já está a decorrer, tendo sido preenchidas as 26 vagas disponíveis, com alunos com idades entre os 18 e os 53 anos. Fazem parte deste grupo de alunos alguns trabalhadores das empresas que participam no projecto, numa perspectiva de reforço de competências.