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    ATIC e APEB promovem “mais sustentabilidade” no sector do cimento e do betão

    Na sequência do lançamento do Roteiro da Indústria Cimenteira Nacional para a Neutralidade Carbónica em 2050, assinaram um Protocolo de Colaboração para fomentar a economia circular

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    Na sequência do lançamento do Roteiro da Indústria Cimenteira Nacional para a Neutralidade Carbónica em 2050, assinaram um Protocolo de Colaboração para fomentar a economia circular

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    Na sequência do lançamento do Roteiro da Indústria Cimenteira Nacional para a Neutralidade Carbónica em 2050, a ATIC (Associação Técnica da Indústria de Cimento) e a APEB (Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto) assinaram um Protocolo de Colaboração com o objectivo de fomentar a economia circular rumo a um ecossistema da construção verde e digital.

    O cimento é o elemento-chave do betão, que é o produto mais consumido pelo ser humano, a seguir à água. É fundamental para a construção sustentável, contribui para edifícios inovadores e energeticamente eficientes, potencia a absorção de CO2 por edifícios e infra-estruturas, minimiza os efeitos ambientais e os congestionamentos na área dos transportes, é utilizado em projectos de grande escala para captar energia de fontes renováveis e permite a construção de infraestruturas resistentes e duradouras com capacidade de adaptação às alterações climáticas.

    O Protocolo agora assinado entre a ATIC e a APEB visa incrementar este desempenho, identificando como temas prioritários conjuntos a inércia térmica, a resistência ao fogo, a durabilidade, a reciclabilidade e a construção sustentável, e contribuindo para um ambiente construído mais ecológico.

    Neste sentido, contribuem para o sucesso da Proposta da Comissão Europeia de revisão da Directiva relativa ao Desempenho Energético dos Edifícios adoptada esta quarta-feira, dia 15 de Dezembro, que define como a Europa pode alcançar um parque imobiliário com emissões zero e totalmente descarbonizado até 2050.

    A proposta inclui uma definição de edifícios com emissão zero e o uso de novas métricas de desempenho, incluindo a energia final consumida e as emissões de carbono ao longo do ciclo de vida, a modernização do parque imobiliário, a digitalização dos sistemas de energia para edifícios e a implantação de infra-estrutura para mobilidade sustentável e introduz, em coerência com a Vaga de Renovação, padrões mínimos de desempenho energético em toda a UE e permite aos Estados-Membros definir as suas próprias exigências adicionais.

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    Remax.pt regista cerca de 8 milhões de visitas no 3º trimestre

    Entre Julho e Setembro, o website da RE/MAX Portugal atingiu quase 8 milhões de visitas (7.894.443), uma média de 2,6 milhões por mês (2.631.4819)

    Em evidência, o crescimento no número de visitas estrangeiras, quando comparado com igual período transacto, com destaque para um reforço do peso dos espanhóis na procura de imóveis nacionais. A análise mostra ainda que foram as mulheres que mais acederam neste período, representando 57,6%, face a 42,4% de visitantes homens.

    Do total de visitas internacionais ao website no 3º trimestre do ano, cerca de 1,4 milhões (1.379.489), tiveram como origem, essencialmente, países como França, Estados Unidos da América, Brasil, Suíça, Reino Unido e Espanha, esta última nacionalidade com um incremento na procura por imóveis portugueses.

    O aumento do interesse espanhol destaca a atractividade do mercado imobiliário português e a eficácia da plataforma online da RE/MAX em atrair investidores estrangeiros. Com Espanha a consolidar a sua posição como um dos principais países de origem de visitantes.

    Segundo Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX Portugal, “o mercado imobiliário atravessa uma fase de mudança, em grande parte devido à aposta na tecnologia que tem ajudado a alavancar o sector nos últimos anos. Neste 3º trimestre, as visitas ao nosso Site atingiram um novo número recorde de visitas, com a página da RE/MAX a proporcionar cada vez mais uma melhor experiência de navegação a quem nos visita, garantindo um acesso rápido e que alia um sistema de geolocalização, além de incorporar cada vez mais visitas virtuais de milhares de imóveis disponíveis nas modalidades de compra, venda e arrendamento.”

    Das visitas internacionais, entre Julho e Setembro, em evidência o reforço do peso dos espanhóis na procura de imóveis portugueses. Segundo a responsável “o nosso país continua a ser um destino de eleição para comprar ou arrendar casa. Para os estrangeiros, factores como um custo de vida mais baixo face ao seu nível de rendimentos, assim como os preços de habitação, que, não obstante terem aumentado bastante nos últimos anos, continuarem a ser, por vezes, inferiores aos valores praticados nos países de origem, ajudam a explicar esta realidade.”

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    Oli escolhida para equipar Hotel JAM

    O hotel eco-friendly localizado em Lisboa escolheu a Oli para equipar os espaços de banho dos seus 100 quartos

    tagsJAMOLI

    A Oli foi eleita para o Hotel JAM Lisboa, o mais recente hotel eco-friendly da capital portuguesa. Desde o reaproveitamento de materiais, o mobiliário modular e a decoração única foram realizados com materiais reciclados, como a madeira do Pinhal de Leiria, afetada pelo incêndio de 2017, à reutilização de energias, este hotel garante a sustentabilidade e eficiência energética aos 100 quartos e 7 pisos, tornando-se um dos primeiros edifícios passivos do país, consumindo menos 90% de energia.

    Nos espaços de banho deste hotel, foram instalados autoclismos interiores “OLI74 Plus mecânico S90”, placas de comando “SLIM”, misturadoras (lavatório e banheira) e rampas de chuveiro “OCEAN”.

    No mobiliário de banho, a escolha recaiu sobre alguns produtos da Salgar, marca comercializada em Portugal pela Oli, nomeadamente toalheiros pretos da gama “Lissy”. Já para assegurar a drenagem eficiente e silenciosa das águas pluviais do edifício, foi instalada a tubagem e acessórios da gama “Triplus” da marca Valsir, insígnia italiana igualmente comercializada em Portugal pela Oli.

    O Hotel JAM Lisboa, para além do compromisso com a sustentabilidade, celebra também a criatividade, tendo convidado mais de dez artistas e designers para dar vida ao design do hotel, desde a iluminação aos tapetes e cerâmicas da piscina. Esta união entre a sustentabilidade e a arte são também marca da Oli que, ao longo dos seus 69 anos de história, tem desafiado a eficiência e o design no espaço de banho.

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    LovelyStay regista receita bruta de 35 M€ nos primeiros nove meses do ano

    Abertura de operações na Madeira e lançamento de um site para reservas diretas aceleram negócio. Para 2024, a empresa tem França, Espanha e Reino Unido no topo da lista de potenciais destinos, assim como objectivo atingir os 1,5 milhões de euros em receita bruta

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    Durante os primeiros nove meses de 2023, a LovelyStay registou uma receita bruta de 35 milhões de euros para os seus clientes, representando um aumento significativo de 94% em comparação com o mesmo período no ano anterior. Ao longo deste ano, a empresa já acolheu mais de 200 mil hóspedes e efectuou 59 mil check-ins bem-sucedidos. Para 2024, a empresa antecipa o seu crescimento e expansão para novos mercados no continente europeu.

    “2023 foi crucial para a nossa empresa. Com o lançamento do nosso novo site, optimizamos e facilitamos a experiência dos hóspedes em identificar e reservar imóveis com o selo de qualidade LovelyStay. Proporcionamos benefícios exclusivos aos hóspedes por reservarem connosco o que resultará, naturalmente, no aumento da receita dos proprietários. Até o final de 2024, esperamos que as reservas directas representem uma receita bruta de pelo menos 1,5 milhões de euros” afirma William Tonnard, CEO da LovelyStay.

    A entrada na Ilha da Madeira representa uma “meta alcançada com sucesso”. Com apenas seis meses de operação, a empresa já conta com cerca de 180 propriedades, na ilha, representando 21% na receita bruta da empresa, o que corresponde a 7.5 milhões de euros. A previsão é de que até o final de 2024 esta percentagem alcance os 30%.

    “Outra novidade é que este ano conseguimos aumentar a nossa carteira de imóveis para estadias de média e longa duração. Com pacotes de gestão personalizados, conseguimos trabalhar com um público mais segmentado e gerir imóveis premium para atender a um público mais exigente que tem vindo a crescer em Portugal”, acrescenta Tonnard.

    A LovelyStay tem actualmente um portefólio de mais de 1.100 propriedades e planeia gerir mais de cinco mil unidades em toda a Europa até 2030. Para 2024, a empresa tem França, Espanha e Reino Unido no topo da lista de potenciais destinos. Simultaneamente, a LovelyStay está a investir em Istambul, reconhecendo o seu papel fundamental como centro estratégico na região do Médio Oriente.

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    Bairro Alto Hotel recebe “World’s Leading Landmark Hotel”

    Distinção foi atribuída pelos World Travel Awards, numa cerimónia realizada a 1 de Dezembro no Dubai. Ainda este ano, a unidade hoteleira já havia recebido o prémio de “Europe’s Leading Landmark Hotel” e o selo “Readers’ Choice Awards”

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    Depois de uma dupla distinção quase em simultâneo em 2023, ao ser considerado o “Europe’s Leading Landmark Hotel”, pelos World Travel Awards, e ao ganhar o selo “Readers’ Choice Awards”, da reconhecida Condé Nast Traveler, o Bairro Alto Hotel recebeu o prémio de “World’s Leading Landmark Hotel” pelos World Travel Awards. A distinção foi conhecida a 1 de Dezembro e atribuída numa cerimónia realizada no Dubai.

    O título que o Bairro Alto Hotel arrecada pela primeira vez na história, num ano em que curiosamente o projecto familiar atingiu a maioridade, é um dos mais cobiçados na indústria, sendo que entre os nomeados à mesma distinção estavam as seguintes unidades: The Ritz London, The St. Regis Dubai, The Palm e Copacabana Palace, A Belmond Hotel.

    Os World Travel Awards resultam de uma votação online na qual participam milhares de profissionais do sector, mas também público em geral.

    Parte integrante do cenário lisboeta, o Bairro Alto Hotel ocupa quatro edifícios do século XVIII num dos quarteirões mais nobres da cidade, em pleno centro histórico da capital. Disponibiliza um total de 87 quartos e suites, onde o estilo intemporal marca presença. Através de uma estética cuidada e pensada ao detalhe, o hotel resulta de um encontro feliz entre o passado e o presente lisboeta, ancorado que está em pleno século XXI – é também o resultado da mestria arquitetónica de Souto de Moura, vencedor do Pritzker Prize em 2011, cuja intervenção mais recente data de 2019.

    Do Bairro Alto Hotel fazem ainda parte o rooftop, no sexto piso, e o BAHR & Terrace, cuja cozinha é essencialmente caracterizada pelos produtos portugueses e pelas técnicas japonesas.

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    Projecto de expansão do NorteShopping em destaque nos MAPIC Awards

    Sierra vence nos MAPIC Awards com projectos de expansão do NorteShopping. Os espaços The CookBook e GALLERIA, foram distinguidos como Melhor Projecto de Renovação e Expansão

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    A Sonae Sierra foi distinguida nos prémios MAPIC, pelos projectos GALLERIA e The CookBook do NorteShopping, na categoria de Melhor Projecto de Renovação e Expansão. Os prémios MAPIC destacam a excelência, inovação e criatividade na indústria imobiliária, premiando os melhores projectos em termos de valor, sustentabilidade e inovação.

    Desde a sua inauguração que os projectos The CookBook e GALLERIA têm vindo a somar prémios. Para além da recente distinção nos prémios MAPIC, o NorteShopping arrecadou também este ano o prémio ECSP para a “Melhor Renovação/Expansão de Centros até 70 mil m2”, bem como foi eleito pelo RepScore como a marca de centros comerciais com melhor reputação no país, na categoria de “Retail Shopping Malls”.

    Os conceitos disruptivos têm sido merecedores de reconhecimento e aplausos do sector, o que configura motivo de orgulho para a empresa. Ricardo Vilaça, director de Asset Management da Sierra em Portugal e Roménia, realça o trabalho de toda uma equipa para alcançar estes resultados. “A dedicação que sentimos na Sierra para concretizar projectos desta qualidade é de facto de enaltecer. Estamos tão comprometidos como no primeiro dia em entregar experiências de compra memoráveis e sem paralelo, mantendo a responsabilidade social e ambiental como prioridade máxima. No ano em que celebramos o 25º aniversário do NorteShopping, sentimos uma imensa satisfação com todo este reconhecimento dos nossos pares”, afirma.

    O The CookBook e o GALLERIA foram os dois mais recentes complementos da expansão do NorteShopping, completando o projecto global de 77 milhões de euros naquele que é o mais emblemático destino comercial do Norte de Portugal e que completa 25 anos, com um projecto renovado e com enorme robustez comercial. Com cerca de 2300m2, o The CookBook é o novo espaço de restauração do NorteShopping que oferece as tendências e o estilo de vida dos famosos mercados de comida tradicional, enquanto apresenta um design mais moderno e arrojado, onde o conforto é fundamental. Quanto à GALLERIA, é muito mais do que um espaço comercial, sendo um conceito único e pioneiro em Portugal. Reúne marcas exclusivas, uma arquitectura moderna e um ambiente e decoração elegantes e sofisticados, harmonizando o lazer, o convívio social e as compras num espaço delicado e harmonioso.

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    Efacec garante novo contrato na Dinamarca

    A empresa portuguesa foi escolhida pela Midtjyske Jernbaner (MJBA), operador ferroviário da região de Midtylland, no norte da Dinamarca, para o fornecimento de uma estação de carregamento dos novos comboios a baterias

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    Avaliada em mais de seis milhões de euros, esta instalação assume um papel da maior relevância no processo de transição energética iniciado pela MJBA, dado que após a conclusão do projecto irá permitir o início da operação dos novos comboios eléctricos, em substituição dos actuais veículos a diesel.

    A MJBA planeia reforçar o processo de transição com a utilização de energias renováveis, tendo sido considerada a instalação de painéis solares para permitir o carregamento dos seus novos comboios de baterias, bem como de autocarros e veículos eléctricos com energia renovável.

    O contrato assinado contempla a concepção e fornecimento, em regime de chave na mão, de uma estação com 4,4 MW de potência e três pontos de carregamento estacionários através de curtos troços de catenária a 25 kV, permitindo o carregamento de um comboio em menos de 10 minutos.

    “A Midtjyske Jernbaner confiou na nossa inovação e na excelência do nosso trabalho, atribuindo-nos este primeiro contrato para equipamentos deste tipo na Dinamarca, o que reforça o posicionamento da Efacec na liderança de um segmento de mercado emergente e com um potencial de crescimento muito relevante”, considera Ângelo Ramalho, CEO da Efacec.

    Este é o primeiro projecto desta natureza na Dinamarca. A utilização de comboios eléctricos com baterias permite a operação electrificada de troços das redes ferroviárias, com menor densidade de tráfego, e onde a instalação de soluções tradicionais com catenária não se justifica do ponto de vista económico, acelerando a transição para uma operação mais ecológica. O carregamento através de segmentos de catenária permite adicionalmente que os mesmos comboios possam operar em troços já electrificados.

    “A adjudicação deste projecto vem consolidar a presença da Efacec em importantes projectos de mobilidade na Dinamarca, nomeadamente o Metro Ligeiro de Odense, a expansão do Metro de Copenhaga, entre outros. Os resultados positivos do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos mercados nórdicos e a elevada qualidade de execução dos projectos, sustentam a confiança dos nossos clientes e dos seus consultores técnicos nas competências da Efacec, potenciando a realização de um projecto inovador e desafiante”, acrescenta Ângelo Ramalho.

    “Estamos muito satisfeitos por assinar o contrato com a Efacec para o fornecimento da infraestrutura de carregamento aqui em Lemvig para os nossos próximos comboios a bateria. A nova infraestrutura é a base da nossa visão e o motivo pela qual somos o primeiro operador ferroviário na Dinamarca a operar comboios a bateria. Estamos ansiosos por colaborar com a Efacec e beneficiar da sua vasta experiência e conhecimentos”, declara Arne Lægaard, presidente do conselho de administração da MJBA. A empresa dinamarquesa adquiriu recentemente sete comboios a bateria à Siemens Mobility, prevendo-se o início do seu funcionamento em Março de 2025, quando as insfraestruturas de carregamento da Efacec estiverem totalmente instaladas.

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    Bruno Lobo vai liderar I&D da Saint-Gobain Portugal

    A Saint-Gobain Portugal nomeou um novo director de Investigação & Desenvolvimento. Entre as prioridades do responsável estará a integração das actividades de I&D das marcas Isover, Placo e Weber

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    A Saint-Gobain contribui para o desenvolvimento do sector da construção, estando esta prioridade alinhada com os projectos de I&D. Assim, surgem novas soluções das marcas Isover, Placo e Weber, seja para a construção tradicional, leve, modular, pré-fabricação e impressão 3D, cujas vantagens são muitas em termos de eficiência energética, facilidade de manuseamento, velocidade de construção, redução do desperdício ou impacto ambiental reduzido.

    Segundo Bruno Lobo, “ao longo do meu percurso na Saint-Gobain, tenho tido a oportunidade de trabalhar com diversas equipas internacionais para um propósito comum que é o de acelerar a inovação na empresa. Estou muito entusiasmado com esta nova etapa do meu percurso profissional”. O novo diretor de I&D acrescenta ainda que “há muito tempo que na Saint-Gobain colocamos um grande foco em I&D na procura por soluções inovadoras e sustentáveis. Um dos exemplos é o cimento-cola webercol flex lev composto por matérias-primas recicladas, que tornam o produto mais leve, com metade do peso para o mesmo rendimento. Sem dúvida que a inovação e sustentabilidade são o nosso foco”.

    Bruno Lobo é engenheiro civil, tendo já desempenhado funções de engenheiro no departamento de I&D da Saint-Gobain em Portugal, na Rússia e na Holanda, neste último mercado também ligado à impressão 3D em betão. Num período mais recente, assumiu a função de gestor de produto da Saint-Gobain Portugal para a área de Construção Industrializada. Bruno Lobo exerceu ainda funções de investigador na Universidade de Aveiro.
    Com uma equipa de I&D multidisciplinar, a Saint-Gobain Portugal é centro de competências do Grupo Saint-Gobain na actividade de colagem e betumação. Reconhecido pelo Ministério Francês de Investigação e Desenvolvimento, desenvolve projectos de origem, criando produtos e sistemas altamente inovadores, dando suporte ao desenvolvimento noutros países e agregando know-how a nível internacional.

    Recorde-se que, num período recente, a empresa foi nomeada pelo Derwent Top 100 Global Innovator™ 2020 pela Clarivate Analytics, que determina o ranking global das empresas e instituições mais inovadoras.

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    Eurofred apresenta a bomba de calor modular para serviços e indústria

    A Heatank Infinity da Daitsu é uma bomba de calor modular de 315 litros, com uma potência máxima de 11 kW, saída de água a 60ºC e uma grande área de permuta que melhora a troca de calor. Permite, ainda, em paralelo, a instalação de diferentes equipamentos, aumentando assim a capacidade de acumulação e adaptando-se às necessidades do cliente

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    Para dar resposta às necessidades especiais que as empresas e indústrias têm em termos de fornecimento de água quente, a Eurofred, empresa multinacional especializada em soluções integrais de climatização doméstica, comercial e industrial, aerotermia e qualidade ambiental interior, apresenta a bomba de calor modular Heatank Infinity da Daitsu, uma solução potente capaz de proporcionar um fornecimento rápido e estável durante todo o ano, preservando o planeta e poupando no consumo de energia.

    A Heatank Infinity da Daitsu é uma bomba de calor modular de 315 litros, com uma potência máxima de 11 kW, saída de água a 60ºC e uma grande área de permuta que melhora a troca de calor. Oferece uma grande adaptabilidade, uma vez que permite, em paralelo, a instalação de diferentes equipamentos, aumentando assim a capacidade de acumulação e adaptando-se às necessidades do cliente com um fornecimento de água quente “sem condicionamentos”.

    A sua concepção conta com um acumulador termodinâmico para a produção de AQS que utiliza a tecnologia aerotérmica CTE Ready para aproveitar o calor do ar ambiente e aquecer, de forma sustentável e eficiente, a água no seu interior. É a escolha indicada para aplicações não domésticas e industriais com uma necessidade média de AQS, como sejam lavandarias, restaurantes, cabeleireiros, padarias, quintas ou lavagens de automóveis, entre outros.

    A nova gama está preparada para o funcionamento híbrido com fontes de energia renováveis, como a energia solar térmica e/ou fotovoltaica, para aumentar ainda mais a eficiência da instalação.

    Na mesma linha, o Heatank Infinity oferece uma elevada eficiência energética A++, graças ao fluido frigorígeno R134a e a funções como o desligar total ou parcial dos indicadores luminosos do aparelho, a descongelação inteligente, a função de programação para ajustar o seu consumo ou o modo ECO. O resultado é uma redução dos custos de funcionamento de até 75% em comparação com um equipamento eléctrico.

    A bomba de calor Heatank Infinity inclui, ainda, a ligação Modbus para gerir o equipamento através de controlos centralizados e, opcionalmente, também pode ser ligada via Wi-Fi, permitindo o controlo remoto através de smartphone ou tablet com a aplicação HiTemp.

    Possui, também, uma válvula de 4 vias, o que lhe permite funcionar em modo de aquecimento ou arrefecimento, e foi concebida para ser instalada tanto no exterior como no interior.

    Através do seu painel intuitivo, é possível visualizar e ajustar a temperatura da água desejada, assim como configurar o bloqueio de botões, o indicador de água quente disponível, o ajuste de parâmetros e os modos ‘Holiday’, ‘Smart’, ‘Turbo’, ‘High demand’ e ‘Test’. Além disso, para maximizar o conforto, possui um sistema de “insonorização” elevado que anula as vibrações durante o funcionamento para inibir o ruído.

    A bomba de calor Heatank Infinity não produz gases nocivos e não tem queima, tornando-a numa solução completamente segura para o utilizador final, tanto no momento da instalação como durante o seu funcionamento.

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    Empresas portuguesas marcam presença na Rocalia em Lyon

    Evento acontece já entre os dias 5 e 7 de Dezembro na Eurexpo Lyon, em França e vai contar com diversas empresas nacionais através da marca StonebyPortugal, da Assimagra

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    A Rocalia, um evento reconhecido pelo encontro entre “inovação e a beleza da pedra natural” acontece já entre os dias 5 e 7 de Dezembro na Eurexpo Lyon, em França e vai contar com diversas empresas nacionais.

    São cinco as empresas portuguesas a marcar presença neste evento através do projecto de internacionalização da Assimagra, a marca StonebyPortugal, que pretende comunicar de forma “robusta e articulada” a qualidade das empresas portuguesas e dos seus produtos, “elevando assim a imagem da pedra portuguesa nos maiores e mais importantes eventos mundiais”.

    Seja na construção, no paisagismo, na complexidade do design decorativo ou na tarefa de restauro do património, a Rocalia tem se revelado “uma montra abrangente do papel crucial desempenhado por este material do futuro”, com a particularidade de se realizar em simultâneo com a feira de paisagismo Paysalia, o que fomenta as sinergias já existentes entre a pedra e a arquitectura e o design paisagístico.

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    Projectos na indústria 4.0 vão ter apoio de 60 M€

    Esta iniciativa visa apoiar projectos de investimento para a implementação integrada de soluções tecnológicas de indústria 4.0 em processos industriais. O período para a recepção de candidaturas decorre até ao dia 20 de Dezembro

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    Os projectos na indústria 4.0 vão ter uma apoio global de 60 milhões de euros. De acordo com o IAPMEI estes investimentos incluem na Componente 16 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) — “Empresas 4.0”.

    Esta é uma nova medida que resultou da reprogramação do PRR e visa apoiar projectos de investimento para a implementação integrada de soluções tecnológicas de indústria 4.0 em processos industriais.

    Em causa estão projectos que demonstrem a aplicação de tecnologias digitais avançadas na transformação de processos ou operações industriais pré-existentes, designadamente ,soluções de inteligência Artificial, ciência dos dados, computação avançada, representações digitais, modelação virtual (gémeos digitais), simulação industrial, realidades aumentada, realidade virtual e visão artificial aplicados aos processos industriais.

    Robótica colaborativa e cognitiva, interface homem-máquina, sistemas de ciberfísica, sensores, computação em nuvem, internet das coisas, e manufatura aditiva aplicada à produção são outras das soluções que podem ser apoiadas no âmbito deste aviso.

    O período para a recepção de candidaturas decorre até ao dia 20 de Dezembro e a selecção dos projectos seguirá um processo de decisão simplificado.

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