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    Haier inaugura investimento de mais de 70 M€ na Europa

    a nova fábrica tem uma capacidade de produção de mais de 1 milhão de frigoríficos/por ano para os mercados doméstico e internacional, representando o maior polo de exportação de frio da Haier na Europa

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    A Haier Tech Roménia já começou a produzir eletrodomésticos de frio IoT, altamente tecnológicos e que vão fornecer o mercado interno e externo. Foi um investimento de mais de 70 milhões que a marca fez em solo europeu.
    A unidade está situada no Parque Industrial Allianso, a 70 km de Bucareste, e vai produzir frigoríficos mais tecnológicos, com conectividade e de reduzidos consumos de energia (de encastre e instalação livre) para as 3 marcas da Haier Europe: a Candy, a Hoover e a Haier.

    A fábrica apresenta as mais recentes inovações IoT no contexto da Indústria 4.0 e ocupa uma área de 63 mil metros quadrados. Vai empregar mais de 800 funcionários que serão apoiados por robots, maquinaria e tecnologia de última geração. Tem uma capacidade de produção de mais de 1 milhão de frigoríficos por ano para os mercados doméstico e internacional, representando o maior polo de exportação de frio da Haier na Europa.

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    “Esta primeira unidade de produção de frio na UE permitirá reduzir a nossa logística e tempo de colocação do produto no mercado, em linha com a lógica de distância zero com o valor central do consumidor e o objetivo de ser a primeira escolha do consumidor em soluções de casas inteligentes”, explicou Yannick Fierling, CEO da Haier Europe

    A unidade integra também a COSMOPlat, a primeira plataforma industrial de Internet do mundo que permite a participação do utilizador em todo o processo e a personalização em massa centrada na experiência do consumidor. A plataforma – que foi promovida e replicada fora da China em diferentes indústrias em todo o mundo – convida os clientes a envolverem-se em cada etapa para se conseguirem produtos e serviços que vão cada vez mais de encontro às suas necessidades.
    A Haier Tech vai produzir para os consumidores europeus e representará um pilar estratégico no caminho de consolidação da liderança da empresa no segmento de refrigeração em todo o mundo. Este investimento também é demonstrativo dos planos da empresa para expandir as plataformas de produção e aumentar significativamente a capacidade de fabrico na refrigeração, bem como noutras categorias de produtos.

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    Knauf Insulation no caminho da sustentabilidade

    As novas embalagens são agora o espelho da procura da marca em ser cada vez mais sustentável: utilizam até menos 70% de tinta e são 100% recicláveis

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    Nos mercados europeus a quantidade de tinta usada nas embalagens da multinacional especializada em isolamentos térmicos e acústicos para o sector da construção e indústria de isolamento foi reduzida para 18% e com uso limitado de cores para máximo de duas cores
    Outro objectivo é cortar o uso de plástico virgem em mais de 25% até 2025 e aumentar a quantidade de plástico reciclado (PCR) na embalagem de 15% para 30%, sempre que possível. Para isso a marca de isolamentos está a reduzir a quantidade de plástico virgem e a substituí-lo por resina pós-consumidor (PCR), sem comprometer a eficiência de manuseamento, armazenagem e transporte. Actualmente, 25% das suas fábricas introduziram 30% de PCR, e mais ensaios estão em andamento para uma transição completa no início de 2024.

    Embora seja importante usar menos plástico, também é essencial que a embalagem seja forte o suficiente para suportar compactação, mau tempo, transporte, armazenamento a longo prazo e manuseamento no local. A Knauf Insulation já reduziu o plástico que usa em 27% ao utilizar um filme mais fino sem comprometer a resistência.

    Sobre a descarbonização, é utilizada tecnologia que comprime os produtos para garantir que um máximo de pacotes pode ser transportado num menor número de viagens. Menos quilómetros de camião, comboio ou outro transporte representam reduções significativas no carbono emitido e no combustível. Por exemplo, a tecnologia de compressão da Knauf Insulation permite que mais de 7000m2 de Utracoustic Plus R em 50mm (20 paletes) sejam entregues num único camião, enquanto a mesma quantidade de lã mineral de rocha precisaria de 7 camiões (exemplo Smart Acoustik 7 de 50mm).

    Alcançar zero resíduos em toda a empresa é uma jornada de melhoria contínua e a procura de novas maneiras de reduzir o desperdício é constante. Por exemplo, foi construída uma nova instalação de reciclagem de lã mineral na Bélgica, que converterá o material das fábricas e dos estaleiros de obra dos clientes da marca em matéria-prima necessária para fabricar uma nova lã mineral.

     

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    HATCON (Hydraulic Attachment Tools Connectivity) enables next level fleet management by monitoring operating hours, location and service intervals of your tools. By logging in to My Epiroc, on either your computer or phone, you’ll have access to all your data and get notifications when it’s time for service. HATCON is available factory mounted or as a retrofit kit for premium range breakers and drum cutters.

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    Epiroc comemora 60 anos sobre o lançamento do martelo hidráulico

    O que foi uma ideia simples nascida da cidade alemã de Essen há seis décadas, tornou-se um produto inovador utilizado globalmente em todas as indústrias de construção e exploração mineira. O martelo hidráulico montado em máquina portadora foi patenteado em 1963

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    Originalmente desenvolvido pela Krupp Berco Bautechnik, o martelo hidráulico montado em máquina portadora foi patenteado em 1963. A primeira máquina HM 400 foi um êxito na feira de Hanôver em 1967. A partir desse momento, foram vendidas mais de 2 000 unidades.

    O martelo foi concebido exclusivamente para poupar tempo, tornando-se eventualmente numa solução económica no sector da construção. As operações de demolição e mineração na altura estavam relacionadas com o aumento da mão-de-obra, do tempo e dos custos, uma vez que as ferramentas pneumáticas estavam a ser muito utilizadas. Mas o martelo hidráulico foi um verdadeiro factor de mudança, um martelo bastava para substituir várias ferramentas pneumáticas.

    O martelo hidráulico revolucionou toda a indústria da construção e mineração e, actualmente, faz ainda parte da frota em qualquer geografia sendo utilizado em projectos de pequena ou grande dimensão. “Os martelos hidráulicos da Epiroc continuam a ser líderes de mercado na maioria dos países em todo o mundo,” explica Gordon Hambach, director de Marketing Estratégico para ferramentas e acessórios hidráulicos. “Actualmente, com centenas de marcas na indústria, o martelo hidráulico continua a oferecer uma solução económica em termos de tempo para demolição, serviços públicos, escavação de rochas e muitas outras aplicações. E, claro, o martelo foi apenas o início do desenvolvimento de outros acessórios, tais como cortadores, pulverizadores, garras, tesouras, ímanes, esmagadores, separadores, etc”.

    Em 2002, a Krupp Berco Bautechnik foi adquirida pelo Grupo Atlas Copco da Suécia. Em 2018, a Atlas Copco anunciou a sua divisão da Epiroc. Enquanto a primeira continuava a focar-se nos clientes industriais, a Epiroc assumiu a liderança nas indústrias mineira e de construção. Após este anúncio, os martelos hidráulicos permaneceram na Epiroc, juntamente com ferramentas de perfuração geotécnicas e de rochas, equipamento de mineração subterrâneo e de superfície e os serviços relacionados.

    O desenvolvimento e evolução do equipamento continuou e, já em 2020, os martelos hidráulicos tornaram-se digitais. O serviço Hydraulic Attachment Tools Connectivity, ou HATCON, foi concebido para ser um sistema avançado de gestão de frotas, em que a monitorização das horas de funcionamento, localização e intervalos de assistência dos suas acessórios acontece com alguns toques em diversos dispositivos, como telefones, tablets ou computadores. Os dados do serviço HATCON oferecem um novo nível de controlo, no qual a utilização é distribuída de modo uniforme, em que a optimização do transporte e o aumento do período de actividade com paragens para assistência programadas previamente nunca foi tão fácil. Um avanço importante vem com a função GPS, dotando-o com um robusto sistema anti- furto.

     

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    Agendas mobilizadores canalizam 7MM€ em projectos

    O programa Agendas Mobilizadoras, que envolve já mais de mil entidades, está esta quarta-feira em destaque em Leiria, onde tem lugar mais uma iniciativa “Governo Mais Próximo”. Durante 2 dias os membros do Governo farão mais de 50 visitas, em todos os 16 concelhos do distrito

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    São sete mil milhões de euros a investir até ao final de 2026, prevendo a criação de mais de 18 mil postos de trabalho, na esmagadora maioria altamente qualificados. O programa Agendas Mobilizadoras, que envolve já mais de mil entidades, está esta quarta-feira em destaque em Leiria, num primeiro encontro anual para fazer o ponto da situação daquele que António Costa aponta como o programa “mais transformador” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Um debate que marca o primeiro dia da iniciativa “Governo mais Próximo”, que decorre até amanhã.

    À chegada ao teatro José Lúcio da Silva, onde acompanhará ao longo do dia o encontro das Agendas Mobilizadoras, o primeiro-ministro sublinhou que Leiria é “um dos distritos com maior participação” neste programa, “quer pela excelência do seu tecido empresarial, quer pela excelência do seu politécnico”.

    Um distrito que é “um dos maiores motores da economia portuguesa” e um dos que “mais tem contribuído” para o aumento de exportações e criação de emprego, afirmou o líder do Executivo, sublinhando que, “só nos últimos oito anos”, Leiria criou 43 mil novos postos de trabalho e o volume de negócios das empresas aumentou quase 44 mil milhões de euros.

    “Foi por isso que também escolhemos o distrito de Leiria para fazer o balanço e ponto de situação do programa mais transformador que temos no Plano de Recuperação e Resiliência, que é o programa das Agendas Mobilizadoras, que junta empresas e entidades do sistema científico e tecnológico”, referiu António Costa.

    Além do primeiro encontro anual das Agendas Mobilizadoras – iniciativa que será encerrada pelas 16h30 pelo primeiro-ministro -, ao longo destes dois dias os membros do Governo farão mais de 50 visitas, em todos os 16 concelhos do distrito de Leiria. Dia 21 terá lugar um Conselho de Ministros descentralizado.

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    ALF assume vice-presidência da EUF

    Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) eleita para o trio dirigente da direcção da maior federação de Factoring do continente, cujos associados são responsáveis por um apoio à economia da ordem dos 2 biliões de euros, o equivalente a praticamente uma década do Produto Interno Bruto português

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    “A Federação Europeia de Factoring (EUF, na sigla em inglês) elegeu a Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) para um de dois lugares de vice-presidência, reconhecendo o contributo da sua associada portuguesa na dinamização do sector do Factoring” , informa a ALF em comunicado.

    Assim,  secretário-geral da ALF, Vitor Graça, junta-se à equipa dirigente da Federação Europeia de Factoring, EUF na sigla inglesa, presidida no mandato de 2022-2024 por Fausto Galmarini, líder da Assifact, associação italiana do sector, e na qual já é vice-presidente a alemã Magdalena Wessel, em representação da associação germânica DFV.

    Eleito em Setembro 2023, em substituição do espanhol Ignacio Pla Vidal, Vitor Graça, mestre em Economia Internacional e Estudos Europeus, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, já era, desde Novembro de 2020, membro regular do Comité Executivo da EUF, em representação da ALF.

    “A eleição da ALF para a vice-presidência da principal federação europeia de Factoring significa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo sector associativo em Portugal e na cooperação que temos conseguido levar a cabo no seio da EUF”, explica Vitor Graça, acrescentando que “não obstante a nossa dimensão relativa na produção de Factoring na Europa, conseguimos colocar Portugal e o Factoring nacional na cúpula europeia de tomada de decisões“. “O Factoring tem adquirido ao longo dos últimos anos um peso crescente na economia e nas exportações europeias, fruto da confiança de PME e grandes empresas que procuram este serviço. A EUF acompanha esta dinamização e assegura a interacção com governos e reguladores, resultando num melhor ambiente de negócios, gestão da tesouraria das empresas e promoção do comércio internacional”, destaca ainda o economista.

    Com um volume de créditos tomados na Europa de 2,38 biliões de euros em 2022, o equivalente a 12,3% do PIB europeu, o Factoring tem ganho espaço no apoio à economia do continente. Deste volume, os associados da EUF representaram em 2022 um total de 1,87 biliões de euros, o equivalente a 13,9% do PIB dos países cujas associações nacionais são membros da entidade europeia.

    Em 2022, os associados da ALF totalizaram 42 mil milhões de euros em créditos tomados no sector do Factoring (incluindo Confirming, serviço de gestão de pagamentos devidos aos fornecedores), cerca de 20% acima dos valores de 2021 e do ano pré-pandémico, 2019. A produção do Factoring feita pelos associados da ALF representa cerca de 2% do total da produção europeia.

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    ENERH20 aborda água e energia na Exponor

    A Exponor, Feira Internacional do Porto, será palco da primeira edição da ENERH20, que se realiza entre 27 e 28 de Setembro. O certame resulta da iniciativa conjunta da espanhola Profei e da portuguesa OnEvents

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    Esta feira especializada dirigida ao segmento B2B pretende “preencher uma lacuna no mercado e apresenta de forma integrada as mais recentes soluções para a gestão e utilização da água e energia”, assumindo-se como “plataforma de negócio para o sector industrial de tecnologia da água e da energia, que reúne uma gama completa de equipamentos, produtos e serviços, oferecendo novidades e soluções inteligentes e inovadoras” pode ler-se no site do evento.

    As alterações climáticas. Assim, surge um novo paradigma que obriga a uma alteração de comportamentos nos domínios público e privado, a nível da gestão e melhor eficiência na utilização desses recursos.

    A aposta I&D e a tecnologia assumem um papel da maior relevância para uma melhor eficiência e sustentabilidade na utilização dos recursos naturais, numa altura em que as alterações climáticas, a procura de desenvolvimento sustentável, a escassez de recursos e mudanças geopolíticas têm cada vez mais implicações.

    A exposição simultânea destes dois sectores confere uma maior integração e economia de escala, preenchendo uma lacuna existente, e tira proveito das sinergias existentes entre alguns fornecedores e compradores.

    “Esta primeira edição da ENERH2O é dominada pelo sector fotovoltaico, de autoconsumo e de armazenamento de energia, uma vez que este é o que está mais presente a nível comercial e no quotidiano das energias renováveis. No sector da água temos uma representação mais diversificada: tratamento de água (purificação, dessalinização, potabilização, etc.); abastecimento, recolha, transporte e armazenamento de água; e também tudo o que está relacionado com o sector agrícola (irrigação, secas, contaminação, etc.). Finalmente, temos ainda uma oferta muito interessante e destacável em sectores como o hidrogénio, o biogás ou as tecnologias de monitorização, e que são muito importantes para o futuro.

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    Renovação do BPI Monumental distinguida com certificação LiderA

    Na sua nova versão, LiderA4all, o sistema certifica a renovação do interior do edifício como de “elevado grau de procura da sustentabilidade”, com a classe A+, sendo “quatro vezes melhor”, comparativamente à prática usual das renovações de escritórios

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    A renovação do BPI Monumental foi distinguida com a certificação LiderA – Sistema de avaliação da sustentabilidade. O sistema, desenvolvido por Manuel Duarte Pinheiro, professor catedrático do Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Ambiente, da Universidade de Lisboa, é uma marca registada portuguesa desde 2007.

    Na sua nova versão, LiderA4all, o sistema certifica a renovação do interior do Edifício Monumental efectuada pelo BPI como de “elevado grau de procura da sustentabilidade”, com a classe A+, sendo “quatro vezes melhor”, comparativamente à prática usual das renovações de escritórios.

    Nas soluções implementadas na renovação do Monumental promovida pelo BPI, destaca-se o layout, que promove estratégias bioclimáticas e sistemas que maximizam luminosidade, conforto térmico no interior, controlo dos níveis de ruído e centralização dos espaços técnicos. Também mais de 75% dos materiais são recicláveis e de origem nacional, nomeadamente a utilização de burel e cortiça portuguesa.

    A incorporação de plantas naturais preservadas para trazer mais conforto e qualidade ao ambiente, ou Biofilia, são outras das soluções incorporadas.

    Entre outras opções, o edifício conta com um sistema de gestão centralizada, que permite a optimização de consumos através da monitorização e controlo de energia, com o recurso à Domótica e tecnologia Nextbitt; gestão térmica (substituição das máquinas de ar condicionado e reorientação das grelhas de ventilação); utilização única de luminárias LED; melhoria do conforto e do desempenho dos Colaboradores (Workshops), com linhas gráficas e dinâmicas marcadas pelo contraste de cores, formas ortogonais e linhas contínuas; maior flexibilidade no espaço e mobilidade aos Colaboradores, disponibilizando ambientes de trabalho mais descontraídos e informais e aposta na mobilidade sustentável com a disponibilização de lugares de bicicleta e balneários para Colaboradores e Visitantes; substituição da frota automóvel para carros elétricos e híbridos.

    O LiderA tem certificado dezenas de edifícios, quer decorrentes de reabilitação, quer novos, quer existentes, tanto de serviços como residenciais, nomeadamente a sede da EDP, vários edifícios da Decathlon e do Lisbon Green Valley, em Sintra. Além disso, este é o sistema referenciado para certificação ambiental pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) para majoração do investimento na habitação a custos controlados.

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    Soluções Saxun integram exposição “Cenários de um futuro próximo”

    Empresa marca presença através do projecto “Work from Anywhere Hub”, um espaço de trabalho híbrido, desenhado por Eli Gutiérrez, que está em exibição na Feira Hábitat Valência, até 22 de Setembro

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    As soluções Saxun integram o projecto “Work from Anywhere Hub”, um espaço de trabalho híbrido, desenhado por Eli Gutiérrez, que está em exibição na Feira Hábitat Valência, até 22 de Setembro.

    A Habitat 2023 irá explorar a casa pós-pandemia com a exposição “Cenários de um futuro próximo” e onde irá apresentar peças e cenas domésticas que antecipam a forma como as nossas casas estão a mudar após a pandemia, centrada na multifuncionalidade, modularidade, nomadismo e sustentabilidade. Uma das suas concepções é o projeto “Work from Anywhere Hub”, realizado com várias soluções Saxun.

    Este projecto inovador e versátil é composto por duas pérgulas bioclimáticas P-150, texturizadas em Ral 1013, sobre as quais se estrutura toda a divisão. É complementado com treliças móveis R4-200, folheadas a madeira, para proporcionar “calor” e um Wind Screen Grazia 105, RAL 1013 texturado com tecido Soltis 92, para modular o espaço e multiplicar a sua utilização.

    Esta combinação original de três soluções Saxun permitiu criar uma sala flexível e polivalente, para trabalhar ou desconectar. Eli Guitérrez concebeu-a como uma peça de microarquitectura, que pode ser instalada no interior ou no exterior, montada ou desmontada, sem necessidade de obras.

    “A pérgula gera uma estrutura que nos permite compartimentar o espaço de uma forma mais dinâmica, flexível, temporária e sem necessidade de realização de obras, para que se possa ajustar a utilização do espaço de acordo com as nossas necessidades: um dia pode ser uma sala de reuniões, um espaço para praticar ioga ou uma zona de televisão para ver um filme com a família”, destaca Eli Guitérrez.

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    Jornadas Europeias do Património regressam este fim de semana

    Espectáculos, oficinas práticas, visitas guiadas: no próximo fim de semana, centenas de actividades vão assinalar as mil facetas do património vivo do país

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    tagsDGPC

    As Jornadas Europeias do Património (JEP 2023) estão de volta a 22, 23 e 24 de Setembro, este ano subordinadas ao tema Património Vivo. São centenas de actividades espalhadas por todo o país, com os mais variados formatos, de ateliers a visitas guiadas, de exposições a palestras e espectáculos, de encenações históricas a peddy papers. A lista de actividades disponíveis (que podem ser propostas por entidades públicas ou privadas até ao próximo dia 21) está em permanente actualização e pode ser consultada aqui.
    As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da União Europeia e realizam-se nos 50 países signatários da Convenção Cultural Europeia, envolvendo anualmente a participação de milhões de pessoas. Em Portugal, as JEP são coordenadas pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC).

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    Fusões e Aquisições movimentam 9B€ em 2023

    Segundo o mais recente relatório sobre o mercado transaccional português da TTR Data, o volume de transacções entre Janeiro e Agosto deste ano regista uma diminuição de 1% em comparação ao período homólogo de 2022. O sector de Real Estate foi o mais activo no período, com 67 transacções

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    O mercado transaccional português registou entre Janeiro e Agosto de 2023, 383 operações com valor total de 9 biliões de euros, no qual 41% do total das transacções possui os valores revelados, de acordo com o mais recente relatório do TTR Data. Estes números representam uma diminuição de 1% no número de transacções em comparação ao mesmo período de 2022, bem como uma queda no capital mobilizado de 15%.

    Em Agosto, foram registadas 25 fusões e aquisições, entre anunciadas e encerradas, e um valor total de 2,3 biliões de euros. Em termos sectoriais, o sector de Real Estate foi o mais activo desde Janeiro, com 67 transacções, seguido pelo sector de Internet, Software & IT Services com 54 operações, o qual registou uma queda de 4% comparado a 2022.

    Âmbito Cross-Border
    No âmbito Cross-Border, quanto à número de transacções, a Espanha e o Reino Unido, foram os países que mais investiram em Portugal no período, contabilizando 43 e 23 transacções, respectivamente. As empresas portuguesas escolheram a Espanha e o Brasil como principal destino de investimento, com 23 e 10 transacções, respectivamente.

    As empresas norte-americanas diminuíram em 20% suas aquisições no mercado português, até Agosto de 2023. Enquanto que, por sector, o de Tecnologia e Internet diminuíram em 43% em comparação ao mesmo período de 2022.

    Até Agosto de 2023, foram contabilizadas 37 transacções de Private Equity, representando uma queda de 7% no número de operações em comparação ao mesmo período de 2022. Em Venture Capital, foram realizadas 96 rodadas de investimentos e um total de 395 milhões de euros, representando um crescimento de 29% no número de transacções.

    No segmento de Asset Acquisitions, foram registadas 84 transacções com um valor de 1,2 biliões de euros, representando uma queda de 11% no número de operações.

    Transacção do mês

    A transacção destacada pelo TTR Data em Agosto de 2023, é a aquisição da Triangle’s pela Aphelion, subsidiária da Semapa. O valor da transacção é de 178,70 milhões de euros.

    A operação contou com a assessoria jurídica em lei portuguesa dos escritórios Vieira de Almeida, VdA, CCR Legal. Do lado financeiro, a transacção foi assessorada pelo Haitong Bank Portugal, PwC Portugal e EY Portugal, a qual realizou uma Due Diligence.

    Ranking de assessores financeiros e jurídicos
    O relatório publica os rankings de assessoria financeira e jurídica até Agosto de 2023 em M&A, Private Equity, Venture Capital e Mercados de Capitais, onde a actividade dos assessores é reflectida pelo número de transacções e pelo valor total. Quanto ao ranking de assessores jurídicos, por número de transacções lidera ao longo de 2023, o escritório PLMJ,com 16 transacções. Em valor, lidera o escritório Uría Menéndez – Proença de Carvalho contabilizando um total de 2,1 biliões de euros.

    No que se refere ao ranking de assessores financeiros, por número de transacções e em valor, lidera o BTG Pactual, com três operações e contabilizando 848,96 biliões de euros.

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    Bysteel reforça presença na Europa

    A bysteel vai avançar com uma incursão por novos mercados europeus já a partir dos próximos dois anos. Alemanha, Bélgica, Irlanda, Noruega e Suécia são os alvos da expansão. Contas feitas a empresa estima facturar 100M€ em 2025 com os novos mercados

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    Desde que foi criada à década e meia, a empresa já cresceu 100 vezes e é o segundo maior empregador do dstgroup. “Nos últimos 15 anos, alcançámos um crescimento notável, multiplicando a nossa presença e impacto em 100 vezes. Actualmente, exportamos 97% da nossa produção e já nos estabelecemos como uma empresa de alcance global, com um turnover de 50M€. Ocupamos um espaço muito importante nos mercados mais sofisticados da Europa, pelo que era fundamental um reposicionamento above e below the line”, explica Rodrigo Crespo de Araújo, CEO da empresa.

    Consequência lógica deste crescimento, a empresa procedeu a um processo de rebranding das marcas bysteel e bysteel fs, apresentando-se ao ‘mundo’ com uma imagem proporcional à escala de ambas, evidenciando o que melhor se faz nas áreas das superestruturas metálicas e envelopes arquitectónicos.

    Integradas no dstgroup, a bysteel fs e a bysteel são empresas especializadas na concepção/projecto, produção e montagem de soluções integradas de sistemas de fachadas e estruturas metálicas, respectivamente. Sediada em Braga, possuem uma infraestrutura industrial de 50.000 m2, de onde saem as estruturas metálicas e fachadas. No conjunto contam com 400 trabalhadores e constituem o 2º maior empregador do grupo. A intenção é afirmar a marca e empresa bysteel “como uma das principais protagonistas do sector na Europa”, onde detém escritórios e obra realizada no Reino Unido, França, Mónaco e Holanda, para além das intervenções em projectos internacionais noutros países como Argélia, Marrocos, Jamaica, República do Chade, Nigéria, Brasil, República Democrática do Congo, etc.. “Queremos conquistar mais território na área da sofisticação e ganhar ainda mais reconhecimento e prestígio pelas nossas obras e projectos ambiciosos que desafiam os limites convencionais da arquitetura e da construção, que se transformam em autênticos landmarks das cidades”, reforça o mesmo responsável.

    A exemplificar este novo posicionamento e representativo da dimensão e reputação da bysteel, a empresa ganhou recentemente um dos maiores contratos de estruturas metálicas da Europa: a nova sede do maior produtor mundial de aço no Luxemburgo, a Arcelor Mittal, no valor de 25M€.

    “Exploramos até onde a ambição, a engenharia e o design nos põem à prova. As nossas únicas balizas são os desafios técnicos e criativos de cada projecto, mas onde é essencial criar soluções inovadoras e de valor acrescentado, únicas e à medida!”, conclui Rodrigo Crespo de Araújo.

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