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Decoração e Design na Exponor

A próxima edição da IDF Spring – Feira de Design e Decoração irá decorrer entre os dias 24 e 27 de Fevereiro de 2022 na Exponor. O certame é dirigido aos sectores do mobiliário, iluminação, cerâmica, ilustração, têxtil-lar, papelaria, presentes, flores e fragrâncias

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Com duas edições asseguradas por ano, a IDF Spring pretende intersectar o talento e a criatividade da nova geração de criadores com a arte e a experiência das marcas tradicionais mais antigas, numa simbiose “que escreve as novas tendências do sector”, sublinha a organização em comunicado.

Entre os sectores presentes no encontro, destacam-se os do têxtil-lar, cutelaria, loiça, cerâmica, mesa, cozinha e multipreço (Home Accessories); tecidos e revestimentos de decoração (Interior Fabrics) e decoração, fragância, flores e ilustração (Loving & Flowers).

“A IDF afirma-se com a disponibilização de quatro espaços-tendência, adaptados aos diferentes públicos, que fazem, por um lado, uma homenagem ao legado deixado por marcas já bem consolidadas no mercado e que, por outro, se impõem como uma rampa de lançamento para a visibilidade da nova geração de criadores portugueses que revolucionam o mercado”, destaca.

São vários os espaços em destaque nesta edição. O espaço Makers Showcase surge do desafio lançado pela Exponor Exhibitions a marcas e designers para apresentarem os seus conceitos criativos, numa iniciativa que pretende destacar novas abordagens, mais contemporâneas e sustentáveis. Por outro lado, a feira apresenta o Makers Spot que, numa era marcada pela valorização do design de autor e da manufactura, pretende apoiar uma nova geração de criativos na consolidação dos seus contactos.

Já a área Pure Collection resulta de um espaço colectivo de empresas de segmento médio-alto de cerâmica e têxteis-lar, que retracta a reinvenção de formas de exposição e apresentação de produtos. Por sua vez, o Pure Edition apresenta-se como um espaço de inspiração e negócio onde vão ser exibidas, em primeira mão, novas colecções de tecidos e revestimos de decoração.

Esta edição contará também com a disponibilização da plataforma digital E+E IDF Spring, especialmente seleccionada e focada para criar um ecossistema global do sector e estreitar as relações entre visitantes e expositores, promovendo a partilha de experiências, conhecimentos, negócios e encontros.

Recorde-se que, na edição de 2020 da IDF Spring Edition, participaram mais de 140 expositores, numa área de 20.000m2, que contabilizou mais de 7.800 visitantes e 221 compradores estrangeiros, de países como a Alemanha, Áustria, Bangladesh, Brasil, Canadá, Espanha, EUA, Hong Kong, Itália, Macau, Malta, Marrocos, Moçambique, Polónia, Reino Unido, República Checa, Rússia, Suíça e a Turquia.

Ao mesmo tempo que decorre a IDF, realiza-se a Export Home – Feira Internacional de Design e Mobiliário, que se assume como a maior montra de fabricantes portugueses de mobiliário e iluminação.

Também em simultâneo decorre a Paper Show – Feira de Papelaria, Gift e Material de Escritório, que regressa à Exponor após a sua primeira edição em 2020, pronta para reunir o sector profissional da papelaria, gift e material de escritório. Ao longo de quatro dias, as empresas fornecedoras têm a oportunidade de apresentar os seus novos produtos, colecções e soluções aos profissionais, beneficiando da presença conjunta da comunidade deste setor e, assim, fomentarem novos negócios e contactos.

A Paper Show contará com a presença de papelarias, tabacarias, lojas de gift, concept stores e outras empresas com produtos como brinquedos, gifts, produtos de papelaria, artigos de escritório e marroquinaria.

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Silestone aposta na tecnologia HybriQ

A primeira superfície mineral híbrida feita com a tecnologia HybriQ é uma nova geração de superfícies de design que assenta na utilização de materiais reciclados produzidos através de um processo de fabrico sustentável, com 99% de água reciclada e energia eléctrica de fontes renováveis

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HybriQ é uma tecnologia pioneira e registada em patente da Cosentino desenvolvida para o fabrico da nova Silestone. Uma nova mistura de alto desempenho de minerais premium e materiais reciclados produzidos através de um processo de fabrico sustentável, com 99% de água reciclada e energia eléctrica de fontes renováveis.

Segundo a marca, com a tecnologia HybriQ+, “Silestone mantém o desempenho e o comportamento através da durabilidade, resistência e higiene, aumentando simultaneamente as suas possibilidades estéticas graças à selecção de minerais premium, à sua sustentabilidade e ao novo processo de fabrico e à adição de um mínimo de 20% de materiais reciclados, como vidro, à sua composição”.

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Edifício IntenCity da Schneider Electric distinguido nos World Changing Ideas 2022

O edifício possui a capacidade de monitorizar e reportar digitalmente os KPIs de energia e carbono, utilizando dispositivos conectados, Edge Control e análises avançadas e é suficientemente inteligente para ser orientado pela utilização

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A Schneider Electric foi reconhecida pelo IntenCity, o seu novo ‘Building of the Future’, que opera de forma neutra em carbono, localizado em Grenoble, França, com uma Menção Honrosa nos prestigiados Prémios World Changing Ideas 2022 da Fast Company, na Categoria de Arquitectura. 

Actualmente os edifícios são responsáveis por cerca de 40% das emissões globais de CO2 e mais de 30% da sua energia é desperdiçada, pelo que a indústria precisa de uma injecção digital massiva para ajudar a obter melhores resultados e mais eficiência, ao mesmo tempo que se prevê e minimiza o desperdício. A Estratégia Net Zero Building (edifícios neutros em carbono) da Schneider Electric resolve esta questão, ajudando os edifícios a reduzir o desperdício, a descarbonizar-se e a apontar para metas de emissões líquidas zero através de soluções EcoStruxure avançadas.

“O IntenCity tem um papel protagonista nos esforços da Schneider Electric para repensar os edifícios do mundo para se tornarem mais sustentáveis, resilientes, hipereficientes, centrados nas pessoas e, assim, atingir os objectivos net-zero”, explica a empresa.

O IntenCity é um edifício neutro em carbono que toma medidas activas para reduzir as emissões de CO2 nas suas operações, minimizando a energia consumida e substituindo os combustíveis fósseis por renováveis. O edifício possui, também, a capacidade de monitorizar e reportar digitalmente os KPIs de energia e carbono, utilizando dispositivos conectados, Edge Control e análises avançadas e é suficientemente inteligente para ser orientado pela utilização: o seu Sistema de Gestão de Edifícios e análises associadas baseiam-se em 60 mil pontos de dados, permitindo combinar eficiência, resiliência e conforto.

Incluindo soluções EcoStruxure e uma arquitectura aberta digital de ponta a ponta, o IntenCity representa a consolidação de múltiplos locais numa instalação de 26.000 m2 para reduzir a pegada energética da Schneider Electric, ao mesmo tempo que cria um edifício inteligente que apoia a inovação a nível mundial e o bem-estar de mais de cinco mil colaboradores. O IntenCity utiliza 10 vezes menos energia do que a média dos edifícios europeus, sendo que nada é queimado neste edifício; toda a energia é disponibilizada por fontes renováveis. Com quatro mil metro quadrados (m2) de painéis fotovoltaicos, duas turbinas eólicas e 300kW de armazenamento de baterias no local, este edifício gera 970 megawatts horas de energia por ano, o que é suficiente para fornecer energia a 200 casas. O IntenCity consome apenas a energia de que necessita e consegue armazenar energia e distribuí-la fora do edifício, assim fazendo do seu funcionamento net-zero.

Na sua sexta edição, os Prémios World Changing Ideas apresentam 39 vencedores, 350 finalistas e mais de 600 menções honrosas. Um painel de editores e repórteres da Fast Company seleccionou os vencedores e finalistas entre mais de 2.997 candidaturas nas áreas do transporte, educação, alimentação, política, tecnologia, saúde, justiça social e outras.

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GuestReady reforça expansão internacional e contrata nova Global Head of Operations

Esta é a primeira de uma série de contratações sénior que a GuestReady está a realizar até ao final do ano, para dar resposta ao crescimento e expansão da empresa

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A GuestReady, empresa que se dedica à gestão de propriedades de aluguer de férias de curta e média duração, que opera em Portugal desde 2018, acaba de anunciar o reforço da expansão internacional com a contratação de Kasia Aubier, como nova Global Head of Operations. Esta é a primeira de uma série de contratações para cargos sénior que a GuestReady estará a realizar até ao final do ano de 2022.

A empresa já está presente no Reino Unido, França, Suíça, Emirados Árabes Unidos, Portugal e Espanha – onde chegou recentemente e começou a operar em Madrid e Valência. As contratações são, por isso, uma forma de dar resposta à expansão internacional.

“Este é um passo importante para a GuestReady: estamos a fortalecer a nossa equipa com uma profissional que traz consigo uma longa experiência em operações, serviço ao cliente e logística de empresas como a Wind Mobility e a Stuart onde estava a supervisionar a entrega de mais de 5 milhões de encomendas por mês,” detalha Alexander Limpert, co-fundador e CEO da GuestReady.

Kasia iniciou o seu percurso profissional em 2012 na Air Product, empresa norte-americana líder mundial na venda e transporte de gases industriais. Ainda passou pela área de distribuição da Mercedes antes de chegar à Wind Mobility, uma start-up líder em micromobilidade onde geria a importação e transporte de scooters. Foi em 2020 que chegou à Stuart, plataforma de entrega de last mile para B2B, que é líder na Europa. Tendo começado por Country Manager na Polónia e em França, cresceu para Global Performance Manager tornando-se mais tarde Global Head of Customer Support Operations.

Na GuestReady, Kasia Aubier estará responsável por todos os processos e operações dos países onde a empresa está presente, assegurando a boa coordenação do negócio e melhorando todos os procedimentos, em contacto direto com as equipas locais. “Somos uma empresa centrada no cliente, por isso, a equipa global de operações irá concentrar todos os esforços em assegurar o sucesso da empresa a longo-prazo e em levar a experiência de proprietários e hóspedes ao nível mais alto e subindo constantemente as nossas avaliações,” explica Kasia Aubier, Global Head of Operations da GuestReady.

“A gestão de propriedades tem sido o segmento da indústria imobiliária com maior progressão nos últimos anos, desenvolvendo-se muito rápido, devido a muitos avanços tecnológicos. Neste contexto, o enorme crescimento da GuestReady tem sido fascinante de observar de fora – não podia estar mais entusiasmada por vir fazer parte deste processo,” conclui.

Nascida na Polónia, mas a viver em Barcelona há 12 anos, é formada em Transporte e Logística pela Universidade de Gdańsk (uma das mais prestigiadas da Polónia) e tem já um sólido percurso nas áreas de Operações e Logística. Filha de pai engenheiro que trabalhava em navios de carga, este é um meio familiar para Kasia Aubier que cresceu em Gdynia, uma cidade polaca conhecida pela próxima relação ao mar e ao transporte marítimo.

Recorde-se que a GuestReady entrou em Portugal em finais de 2018. Durante a pandemia, a empresa adquiriu mais duas empresas no Porto, reforçando a sua posição no mercado nacional. A GuestReady gere hoje mais de 3200 propriedades nas várias cidades onde está presente, tendo atualmente uma taxa de ocupação média anual de 78%. No total, em junho passado, a empresa geriu mais de 14.000 reservas a nível mundial e a taxa média de ocupação das propriedades de férias registadas na GuestReady foi de cerca de 80%. Presente em mais de 30 cidades, a actividade principal da GuestReady é nos países da União Europeia, que representam atualmente 64% das reservas.

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Schneider Electric expande portefólio de celas MT verdes e digitais

A Schneider Electric,apresenta a mais recente adição ao seu crescente portefólio de celas de média tensão sem SF6. O novo GM AirSeT é a tecnologia GIS primária ecológica e digital para redes eléctricas e aplicações exigentes em edifícios industriais e infraestruturas críticas, e representa outro marco histórico do compromisso da Schneider Electric com desenvolver um… Continue reading Schneider Electric expande portefólio de celas MT verdes e digitais

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A Schneider Electric,apresenta a mais recente adição ao seu crescente portefólio de celas de média tensão sem SF6.
O novo GM AirSeT é a tecnologia GIS primária ecológica e digital para redes eléctricas e aplicações exigentes em edifícios industriais e infraestruturas críticas, e representa outro marco histórico do compromisso da Schneider Electric com desenvolver um conjunto completo de ofertas sustentáveis e de próxima geração. A empresa já está a trabalhar de perto com clientes – desde o segmento de serviços públicos e da indústria aos edifícios e Data Centers – no sentido de avançar em direcção ao ar puro e afastar-se do SF6. Os primeiros projectos comerciais que incorporam o GM AirSeT estão em curso na Europa.

O momento em que decorre este lançamento está bem alinhado com a proposta da Comissão Europeia, a 5 de Abril, para tornar mais rigorosa a regulação dos gases fluorados. Tal inclui o hexafluoreto de enxofre (SF6), que é o gás com efeito de estufa mais potente do mundo e é amplamente utilizado em equipamentos eléctricos para alimentar instalações industriais electrointensivas, grandes edifícios e a rede. Esta acção política urgente é necessária para cumprir os objectivos climáticos e detalha uma cronologia para a transição para sistemas de energia mais sustentáveis. O GM AirSeT põe fim à dependência de SF6 das indústrias pesadas, combinando as mais recentes celas isoladas a gás com tecnologia de ar puro e vácuo.

“A regulação mais rigorosa e o facto de a tecnologia existir para remover o SF6 da equação climática significa que o tempo acabou. O impulso no sentido de realizar melhorias ambientais nos sistemas de energia nunca foi tão forte. Estamos prontos para apoiar os nossos clientes com tecnologias ecológicas e digitais vastamente premiadas,” comentou Frederic Godémél, executive vice president of power systems and services da Schneider Electric.

Um conjunto de inovações de média tensão premiadas
Concebido para a indústria e os serviços públicos, o GM AirSeT junta-se a outras soluções de média tensão sem SF6 da Schneider Electric, contribuindo para a luta global contra as alterações climáticas.
A tecnologia da Schneider Electric tem sido aplicada com sucesso em numerosas empresas de serviços públicos de electricidades, infraestruturas e edifícios, por clientes como a GreenAlp, em França, a EEC Engie, na Nova Caledónia, e a Azienda Trasporti Milanesi, em Itália.

Recebeu também múltiplos prémios e reconhecimentos enquanto facilitadora da transição para a energia verde e eficiente, como o Industrial Energy Efficiency Award na Hannover Messe, o prémio Top 10 Innovations do Innovation for Cool Earth Forum, e um iF Design Award. Para além disso, o projecto da empresa com a E.ON na Suécia ganhou um enerTIC Award na categoria de rede inteligente.

Capacidades digitais desbloqueiam mais valor para os clientes
A tecnologia de MT de ar puro da Schneider Electric conta com uma gama completa de capacidades nativas capacitadas por dados, que vão monitorizar o desempenho das aplicações de distribuição eléctrica e permitir uma manutenção preditiva e preventiva baseada em condições.

Os sensores inteligentes incorporados permitem aos utilizadores monitorizar remotamente todas as suas operações. Os dados são introduzidos em poderosas ferramentas analíticas baseadas na Cloud, como as oferecidas pelo EcoStruxure para disponibilizar poderosos insights accionáveis.

As capacidades digitais nativas estão disponíveis nas gamas da Schneider Electric que pensam já no futuro, incluindo a MCSet Active, bem como as SM, RM e GM AirSeT Active.

“Em edifícios e operações de grande dimensão, críticos e industriais – como a produção automóvel, instalações de saúde e Data Centers, mineração, metais e produção de petróleo e gás – os insights digitais desempenham um papel importante na antecipação de problemas. Desta forma, é possível melhorar a segurança operacional, maximizar o tempo de actividade, aumentar a eficiência operacional e optimizar os esforços e custos de manutenção,” afirmou Frederic Godémél.

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OBO Bettermann lança novos kits completos GES R2 para betonilha

O grupo de origem alemã lançou uma nova gama de kits completos GES R2 para betonilha

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A OBO Bettermann Portugal, fabricante de material eléctrico especialista em soluções para instaladores, lançou uma nova gama de kits completos GES R2 para betonilha. Estes kits são compostos por uma tampa articulada metálica com saída de cabos, um suporte de aparelhos com tomada dupla Modul 45 de cor branca e uma caixa de pavimento em aço galvanizado pelo método Sendzimir.

Entre as principais vantagens estão “o processo de selecção e compra simplificada, o transporte e armazenamento mais fácil e rápido e a sua complience com as normas nacionais e internacionais”. “Para além das vantagens apresentadas os kits podem ser adquiridos com um só número de referência à medida de cada necessidade”, refere o grupo que está presente em mais de 60 países e conta com 40 filiais, incluindo Portugal.

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Grupo Casais: “Design for Change é o futuro”

A Casais apresentou o primeiro relatório de sustentabilidade, documento onde o grupo reconhece que no desafio por um futuro sustentável “é imperativo que a próxima geração de edifícios incorpore uma mentalidade de projecto e obras pensados para a mudança”

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O Grupo Casais apresentou esta semana o primeiro relatório de sustentabilidade. Um documento onde o CEO António Carlos Rodrigues reconhece que no desafio por um futuro sustentável para a humanidade “é imperativo que a próxima geração de edifícios incorpore uma mentalidade de projecto e obras pensados para a mudança (Design for Change), admitindo que os componentes dos edifícios são capital que não desvaloriza desde que possam ser desmontados e reutilizados, no limite evitando a necessidade de extrair mais recursos nos próximos séculos”, sustenta.

“As construções, a face visível das nossas acções e decisões, serão o espelho da mudança nos nossos comportamentos”, de acordo com António Carlos Rodrigues, que assumiu os compromissos do grupo em matéria de sustentabilidade perante uma audiência que contou com o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio e o Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta.

“No Grupo Casais acreditamos que temos um papel preponderante na construção das sociedades e no futuro das comunidades. Por isso, temos vindo a reforçar o compromisso com a sustentabilidade dos nossos clientes, colaboradores e demais comunidades, contribuindo assim para os pilares de uma sociedade equilibrada e alinhada com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, defende o CEO do grupo.

Neste relatório de sustentabilidade, o grupo assume compromissos claros e objectivos, de entre os quais se destaca, por exemplo, o compromisso de incorporar critérios ESG (Ambiental, Social e Governance) em todos os investimentos significativos e na avaliação para a aceitação de grandes projectos. O Grupo Casais assume também o compromisso de assegurar a discriminação positiva de fornecedores e prestadores de serviços com base na proximidade ao local de construção.

A apresentação do relatório de sustentabilidade teve lugar no Mosteiro de Tibães, em Braga, numa cerimónia que também serviu, igualmente, para assinalar a adesão do grupo ao GRACE – Empresas Responsáveis, uma associação empresarial de utilidade pública, sem fins lucrativos, que actua nas áreas da Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

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Fixando: 51% dos pedidos feitos na plataforma não têm qualquer resposta e preços vão aumentar 9% no 3º trimestre

Os profissionais de remodelações e reparações para casa não conseguem dar resposta a cerca de metade dos pedidos dos portugueses, revela um estudo da APP Fixando a mais de 160 mil pedidos realizados na plataforma, que alerta ainda para um aumento dos preços praticados pelo sector na ordem dos 9%, no terceiro trimestre do ano

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A partir da mesma análise, a Fixando estima que ascenda a 51% a percentagem de clientes que não consegue encontrar especialistas deste sector disponíveis, no terceiro trimestre do ano.

“Este paradigma é causado por dois importantes factores: por um lado, a escassez de especialistas qualificados nestas áreas, derivada da falta de incentivos à formação profissional e, por outro lado, do aumento da procura que se verifica num cenário pós-pandemia, devido ao adiamento de projectos durante os períodos de confinamento”, explica Alice Nunes, directora de Novos Negócios da Fixando.

Entre o primeiro e o segundo trimestre de 2022, registou-se um aumento de 8% nos preços praticados no sector, e a mesma responsável aponta que, para além da pouca mão de obra disponível, a escassez e aumento do preço das matérias-primas e os atrasos na entrega de materiais contribuíram para esta situação.

Diversas áreas registaram aumentos de preços mais acentuados, evidenciando-se os serviços de electricidade (+9%) e construção (14%), com a Fixando a alertar para um aumento na ordem dos 9% no terceiro trimestre, devido à inflação e à sazonalidade, que diminui a oferta e aumenta a procura durante o período de férias.

A Fixando estima que os especialistas inscritos na APP ultrapassem os 5M€ de facturação no terceiro trimestre do ano, um valor que não se registava desde 2020, e que confirma a tendência de aumento da procura por estes serviços. A aplicação liga clientes a especialistas em todos os serviços. No mercado nacional desde 2017, através do seu website e aplicação conta com mais de 50.000 especialistas, pequenas empresas e freelancers, inscritos.

Falta de mão de obra preocupa sector

Quase metade (49%) dos especialistas inquiridos pela Fixando afirma que a falta de mão de obra está a afectar o seu negócio, pois a dificuldade em contratar pessoas qualificadas para trabalhar acaba por impossibilitar o cumprimento de prazos ou mesmo o cancelamento de serviços.
Dos especialistas entrevistados, 32% assume ter que recusar serviços devido a este problema, o que acaba por causar quebras nos lucros a 67% destes negócios.
Entre os principais motivos apontados para a escassez de mão de obra no sector estão a falta de profissionais com qualificações (55%), os ganhos reduzidos (44%) e as condições de trabalho pouco apelativas (24%).
No que toca à escassez de matérias-primas, esta afecta 44% dos negócios, e as principais consequências apontadas pelos profissionais são o aumento de preços para o consumidor final (50%), a diminuição da percentagem de lucro (48%), a recusa de trabalhos (21%) e o adiamento (11%).

Alice Nunes refere que as soluções apontadas pelo sector para estes problemas passam por “melhores salários, aposta em formação e qualificação de pessoas nestas áreas e reduzir a dependência de fornecedores externos no que toca às matérias-primas, privilegiando a produção nacional”, refere.

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CERTIF estabelece acordo com CARES para atribuição da Marcação UKCA

A CERTIF estabeleceu um acordo com o CARES, organismo britânico líder mundial na certificação de aços para construção, com vista à atribuição da marcação UKCA

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A CERTIF, líder em Portugal na certificação de produtos e, também, na Marcação CE para produtos de construção, estabeleceu um acordo com o CARES, organismo britânico líder mundial na certificação de aços para construção, com vista à atribuição da marcação UKCA a qual, em consequência do BREXIT, vai substituir a marcação CE no Reino Unido e tornar-se indispensável à circulação de produtos naquele espaço económico.

Este acordo agora assinado entre o CARES e a CERTIF sucede a um outro já anteriormente assinado com o BBA e foi estabelecido com o objectivo de alargar o âmbito dos produtos que poderão aceder à marcação UKCA. Estes acordos permitem que um cliente da CERTIF que tenha já a marcação CE e pretenda exportar para o Reino Unido possa aceder mais facilmente à marcação UKCA, obrigatória para os produtos da construção constantes da respectiva lista, que é semelhante à do Regulamento dos Produtos da Construção.

Nos termos dos acordos, as auditorias realizadas pela CERTIF são aceites pelo CARES e BBA, havendo apenas a pagar custos relativos ao acompanhamento e análise da documentação técnica.

O período de transição termina no final do ano e, a partir de 1 de Janeiro de 2023, deixará de ser reconhecida a marcação CE e apenas produtos com a marcação UKCA poderão entrar.

Embora o Reino Unido produza a maior parte dos produtos de construção que utiliza, dados de 2017 mostravam que 60% dos produtos importados eram provenientes da União Europeia. Para várias empresas clientes da CERTIF este é um mercado com interesse e, por isso, a preocupação em estabelecer acordos que facilitem futuros negócios.

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SOLYD e GROHE estabelecem parceria

Através desta parceria SOLYD promove soluções sustentáveis com materiais GROHE que ajudam a economizar até 70% da água na sua casa. Villa Unika, ALTEAR, MIREAR e Miraflores Park são exemplos de empreendimentos equipados com torneiras GROHE

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A SOLYD Property Developers (“SOLYD”) e a GROHE estabeleceram uma parceria estratégica para incluir soluções avançadas de sustentabilidade e eficiência nos edifícios desenvolvidos pela promotora. Os materiais GROHE, nomeadamente os mecanismos de descarga, e as torneiras de banho e de cozinha, permitem poupar até cerca de 70% do consumo da água. Com o sistema GROHE EcoJoy, através de um redutor no caudal das torneiras, estas economizam significativamente o consumo de água mantendo a experiência na utilização.

Os projectos Villa Unika (no Estoril), ALTEAR (na Alta de Lisboa), MIREAR e Miraflores Park (ambos em Miraflores) contam já com as soluções sustentáveis da GROHE. Esta parceria prevê ainda que projectos residenciais futuros continuem a incorporar soluções de banho e cozinha que combinem os designs mais recentes com características sustentáveis e com benefícios para o ambiente.

Estas soluções têm um estilo cosmopolita e permitem uma gestão sustentável da água, indo assim ao encontro das características dos projectos da SOLYD que combinam modernidade com sustentabilidade.

No projecto Villa Unika, as cozinhas serão equipadas com um Water System. Através da GROHE Blue Home é assegurada a purificação da água através de um filtro de várias fases, permitindo obter não só água fresca, como também gaseificada. Este sistema tem dois canais internos isolados, onde a água não se mistura, garantindo a máxima qualidade. Com esta solução, para produzir um litro de água filtrada é necessário apenas um litro de água e 18g de CO2, enquanto no método tradicional de engarrafamento são necessários sete litros de água e 109g de CO2.

As soluções pensadas para os espaços de banho são também sustentáveis, com misturadoras que têm um redutor no caudal que permite uma poupança bastante significativa. Com a tecnologia SilkMove, os manípulos são facilmente manuseados, o que permite um controlo absoluto sobre o fluxo bem como a temperatura desejada.

A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade é um dos critérios de selecção dos parceiros da promotora imobiliária. Nesse sentido, surge a colaboração entre a SOLYD e a GROHE, fornecedor líder mundial de artigos sanitários e marca global, dedicada a fornecer produtos de água inovadores e sustentáveis.

Sónia Santos, directora de marketing e vendas da SOLYD, afirma que fazem “uma forte aposta na centralidade do impacto ambiental e social dos seus projectos e uma grande consciência do impacto da actividade no meio ambiente e por isso procuram-se soluções e parcerias, como com a GROHE, para assegurar que os projetos respondem aos desafios climáticos e minimizam o impacto ambiental”.

Daniela Silva, Leader, Projects Channel, na GROHE Portugal, acrescenta que “todos nós, intervenientes no desenvolvimento de novos projectos, das futuras cidades, temos a responsabilidade de promover e seleccionar soluções e tecnologias que permitam aumentar a eficiência hídrica e energética dos edifícios. O nosso objectivo assenta em ser possível fazer uma utilização racional dos recursos, mantendo o prazer e o conforto da utilização habitual dos mesmos. Mais que um parceiro de negócio, a SOLYD Property Developers é nosso parceiro no compromisso para com o meio ambiente e, em ambas as vertentes, estamos em perfeita harmonia.”

A parceria insere-se, assim, na estratégia da SOLYD em afirmar-se como líder no compromisso da sustentabilidade no sector imobiliário, através do desenvolvimento de projectos inovadores no mercado de promoção imobiliária em Portugal.

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AEP recebeu mais de 130 candidaturas de empreendedores no âmbito do Desafios 5.0

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, no âmbito do projecto Desafios 5.0, recebeu, durante os primeiros nove meses, mais de 130 candidaturas de jovens empreendedores no Norte e Centro do país

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Os projectos que chegaram à AEP são de áreas diversas – educação, saúde, turismo, construção, segurança alimentar, design ecológico, produção sustentável, multimédia e jogos – e foram avaliados tendo como base a maturidade do candidato, desenvolvimento da ideia de negócio, potencial de inovação e de mercado.

O Desafios 5.0 foi lançado pela AEP em Novembro de 2021 para promover o espírito empresarial do Norte e Centro do país. O objectivo é consolidar um novo perfil empreendedor, apoiado em ideias inovadoras e criativas, que possam responder aos desafios sociais e societais associados ao novo paradigma de evolução da sociedade 5.0, tópico central do projecto.

Para promover a criação de ideias inovadoras e o empreendedorismo qualificado e criativo, o projeto Desafios 5.0 assenta em três acções centrais: Call For Ideias (captação de ideias em fase embrionária), Call For Acceleration (captação de ideias numa fase mais desenvolvida ou startups constituídas há menos de 2 anos) e Call For Needs (para empresas interessadas em lançar desafios que possam ser resolvidos pelos empreendedores).

A acção Call for Ideias recebeu 36 candidaturas, tendo a AEP seleccionado as 20 melhores para participarem no Level UP, um programa de pré aceleração. À Call for Acceleration chegaram 20 candidaturas, todas seleccionadas para o programa de aceleração Rise UP. Os empreendedores participaram, ainda, na sessão Speed Mentoring, uma oportunidade para apresentarem os seus projectos, colocarem questões e receberam feedback de mentores/investidores.

À Call for Needs responderam 13 empresas, algumas das quais participaram na actividade Matchmaking, que proporcionou ao primeiro grupo de empreendedores a validação inicial dos projectos. Deste primeiro grupo de empreendedores foram seleccionados os 15 melhores projectos, que estão neste momento a participar no Mentoring 5.0, que consiste no acompanhamento e aconselhamento individualizado. Nesta fase, o mentor é o responsável pelo desenvolvimento de competências capazes de conduzir o empreendedor à constituição/desenvolvimento da sua empresa.
Em Março deu-se início à constituição do segundo grupo de empreendedores, a Call for Ideas – desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão – contou com 42 candidaturas, das quais 30 participaram no programa de pré-aceleração Level UP. A Call for Acceleration contou com a participação de 22 empreendedores, que estão agora a concluir o programa Rise UP, que culmina com a sessão Speed Mentoring.

Finalmente em Junho de 2023, data prevista para o fim do Desafios 5.0, os 25 melhores projectos receberão apoio para consolidar o plano de negócios, viabilizar oportunidades de negócio, robustecer e potenciar a viabilização dos projectos apresentados. Aos seis melhores projectos serão atribuídos prémios (Speed Up) individuais, no valor de 5 mil euros.

Em paralelo, o Desafios 5.0 está, neste momento, a promover a actividade Meet and Learn, destinada a jovens empreendedores e empresas criadas há menos de dois anos. A acção é composta webinars (saúde, biologia, mobilidade, energia, ambiente, sociedade e segurança), meetups e empresas (visitas técnicas a empresas para proporcionar contacto entre empreendedores e empresários) e ecosystem tour (visitas a hub’s, incubadoras e aceleradoras).

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