Lançado novo concurso de reabilitação do Quarteirão Carlos Alberto
A operação, liderada pela empresa municipal Porto Vivo, SRU, representa um investimento de aproximadamente 525 mil euros e insere-se na estratégia global de intervenção definida para aquele quarteirão, que arrancou em 2020

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
A Câmara Municipal do Porto lançou concurso público uma nova intervenção no Quarteirão de Carlos Alberto. Com um investimento municipal superior a 500 mil euros, a reabilitação desta parcela deverá dar lugar a três fracções habitacionais para acrescentar à oferta de arrendamento acessível, além de uma fracção comercial a ocupar o piso térreo.
A empreitada de “Reabilitação integral da parcela 6 da Unidade de Intervenção do Quarteirão de Carlos Alberto” refere-se a um espaço na Rua de Sá Noronha e tem prazo de execução previsto de 20 meses.
A operação, liderada pela empresa municipal Porto Vivo, SRU, representa um investimento de aproximadamente 525 mil euros e insere-se na estratégia global de intervenção definida para aquele quarteirão, que já arrancou em 2020. Abrange a reabilitação de um prédio com uma área total aproximada de 200 metros quadrados, da qual resultará a disponibilização de três fogos de tipologia T0, para integrar o programa municipal de arrendamento acessível, e ainda a constituição de uma fracção comercial no rés-do-chão.
O projecto de arquitectura, elaborado pela Porto Vivo, SRU, assegura a reabilitação dos principais elementos construtivos do prédio, com manutenção integral do seu valor patrimonial, valorizado e adaptado a uma vivência moderna. O objectivo é inovar ao nível das tipologias dos espaços de residência de moda a criar uma frente de habitação com novas tipologias e da presença de novas funções de serviços, contribuindo para atrair diferentes segmentos de população para esta zona.
A conclusão da empreitada agora a concurso irá possibilitar o término do projecto Pátio Luso implantado na zona central do Quarteirão de Carlos Alberto, ficando assegurada a requalificação integral deste conjunto habitacional e de todo o quarteirão em respeito pelos valores patrimoniais e assegurando preservação do valor histórico e arquitectónico do conjunto.