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    Innovus celebra dez anos a pensar na sustentabilidade

    A Sonae Arauco celebra os 10 anos da marca de produtos decorativos Innovus. A celebração arrancou na FIMMA – Maderalia 2022

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    Innovus celebra dez anos a pensar na sustentabilidade

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    A Sonae Arauco celebra os 10 anos da marca de produtos decorativos Innovus. A celebração arrancou na FIMMA – Maderalia 2022, uma das maiores feiras internacionais da indústria da madeira e do mobiliário, em Valência, Espanha.

    A Colecção Innovus, que apresenta soluções de madeira, fantasias e unicolores, oferece uma gama extensa e moderna de decorativos e estruturas exclusivas, incluindo painéis de melamina, laminados (HPL) ou compactos. A marca Innovus, presente em 80 países, dá resposta a diferentes necessidades do sector do mobiliário e design de interiores, com soluções aplicadas em lojas, estabelecimentos públicos e hotéis.

    “Innovus é moderna, nova e inovadora.” É assim que João Berger, chief marketing & sales officer da Sonae Arauco, descreve a marca de decorativos da Sonae Arauco, destacando, em particular, a “qualidade excepcional dos diferentes acabamentos e a sua visão internacional”. A nível global, a marca Innovus foi lançada em 2012 com o slogan “A new way to create”. O pré-lançamento na Alemanha e nos países do Benelux aconteceu no ano anterior. Hoje, a marca destaca-se, também, pelas suas variantes especiais que são fundamentais para o negócio dos produtos de valor acrescentado, como, por exemplo, os produtos com reacção melhorada ao fogo (Fire-X) e de resistência à humidade (Hydro-X), e a certificação CARB2.

    “A coleção Innovus tem desempenhado um papel importante na abertura de novos canais de distribuição. Tem sido fundamental para fazer com que os retalhistas aceitem esta marca, relativamente recente, e o nosso trabalhado tem permitido expandir de forma estável a rede de distribuição Innovus”, afirma João Berger.

    Uma marca bem posicionada para o futuro

    Os 10 anos de Innovus coincidem com um dos maiores desafios do futuro: “As alterações climáticas afectam-nos a todos. A captura de carbono não é mais uma ideia vaga, mas antes uma realidade — um conceito importante e urgente à escala global. A Sonae Arauco está numa posição ideal para acompanhar esta mudança de paradigma para uma economia mais sustentável, pois a madeira e os produtos derivados de madeira são uma importante fonte de retenção de carbono. Esta é a tendência mais significativa que afectará a nossa empresa nos próximos anos e de uma forma positiva”, explica João Berger.

    A sustentabilidade e a economia circular são dois dos pilares do modelo de negócio da empresa. Em 2021, os produtos da Sonae Arauco retiveram 3,5 milhões de toneladas de CO2 e a utilização de madeira reciclada em algumas gamas de produto da empresa já excede os 65%.

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    Sucesso da primeira edição da +Concreta confirma regresso em 2025

    Marcada pelo esforço de reduzir o impacto ambiental do sector da construção, a edição inaugural da +Concreta revelou “elevada adesão” do sector e um “impacto positivo” junto das empresas presentes

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    A Exponor encerrou com sucesso a primeira edição da +Concreta, realizada entre os dias 16 e 17 de Novembro, no edifício da Alfândega do Porto. Este evento, dedicado ao universo da arquitectura e design, ergueu-se como um marco para as tendências e inovações em produtos e materiais portugueses. Reunindo uma variedade de stakeholders, tais como arquitectos, designers, bem como outros profissionais e estudantes dos sectores representados, registou um número de cerca de 3200 visitantes.

    Neste sentido, a organização confirma o regresso da +Concreta para Novembro de 2025. Já em Novembro de 2024, a Exponor volta a receber a já tradicional Concreta.

    “É com entusiasmo que analisamos o impacto positivo que a +Concreta 23 trouxe ao sector, aproximando os arquitetos e designers aos fabricantes e marcas portuguesas. Partimos para uma primeira edição que explorou o tema “Futuro é Ecológico”, na qual o arquitecto e professor Diogo Aguiar, o nosso comissário, desempenhou um papel crucial. Destaco ainda a preocupação de toda a organização alinhada ao mote, quando equacionou como única opção a utilização de estruturas de andaimes, na montagem de stands, que serão reutilizadas, evitando o desperdício”, refere Amélia Estevão, directora de Marketing da Exponor.

    O comissário Diogo Aguiar foi o responsável pela definição do conceito e storytelling da +Concreta e acompanhou todo o processo de realização do projeto. O mesmo refere que o mesmo “superou todas as expectativas, revelando-se muito pertinente, eficaz e, também, muito concorrido. Ao longo de dois dias, demos a conhecer os passos que as indústrias e as marcas, 100% portuguesas, estão a dar rumo à sustentabilidade e ao imperativo de integrar práticas ecológicas em todos os processos”.

    Além de um espaço expositivo que reuniu cerca de 40 empresas nacionais, o espaço da Alfândega também acolheu conferências, dinamizadas pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos, com a curadoria do colectivo depA Architects, assim como ateliers Ateljé Ö e Ordinaire.

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    Encontro APREN dedicado às renováveis reúne especialistas do sector

    Portugal Renewable Energy Summit regressa à Culturgest, em Lisboa, a 29 e 30 de Novembro, e terá painéis dedicados aos temas europeus e nacionais mais relevantes para o sector da electricidade renovável

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    A APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis volta a promover uma reflexão sobre os desafios do futuro na grande conferência anual dedicada ao sector. A próxima edição da Portugal Renewable Energy Summit está marcada para o grande auditório da Culturgest, em Lisboa, nos dias 29 e 30 de Novembro, e juntará as principais personalidades nacionais e internacionais do sector.

    A conferência arranca na quinta-feira, 29 de novembro, com o foco n’ “O papel do ORT (Operador da rede de transporte) na Transição Energética e os Desafios da Regulação”. O debate contará com a participação de Christian Zinglersen, director da ACER; Damian Cortinas (Chair of the Board da ENTSO-E), João Conceição, COO da REN e terá ainda a presença de Concepción Sánchez, Diretora Geral de Operação na REE. A moderação do painel será assegurada por Pedro Carvalho, professor catedrático do Instituto Superior Técnico.

    Pouco depois estará em discussão “O impacto do NZIA na Transição Energética: que futuro para a indústria da Energia Renovável Europeia”. O debate será aprofundado com o contributo de Constantine Levoyannis, director para assuntos europeus da NEL Hydrogen; Giles Dickson, CEO da WindEurope; Joaquim Nunes de Almeida, director na GROW da Comissão Europeia, e de Walburga Hemetsberger, CEO da SolarPower Europe.

    Ao início da tarde do primeiro dia da conferência estará em destaque “O Ato Delegado do Hidrogénio e a vantagem competitiva da Península Ibérica”. À volta da mesa, para o debate moderado por João Marques Mendes, sócio da PLMJ, sentar-se-á Ana Barillas, directora ibérica e da América Latina da Aurora Energy Research, que fará também uma apresentação; Ana Quelhas, Directora de Hidrogénio da EDP Renováveis; Christian Pho Duc, CTO da Smartenergy, e ainda o Director de Hidrogénio da Galp, Sérgio Goulart Machado.

    Logo a seguir, as atenções ficarão voltadas para a temática da “Flexibilidade, o caminho para a estabilização do mercado eléctrico”. O debate contará com Carlos Pereira, membro do conselho executivo da E-Redes; Carlos Jordão Coelho, Director Executivo da Greenvolt; Diogo Leal de Faria, Executive Board Member na EDP e Naomi Baker da Energy UK, que fará uma apresentação inicial sobre o tema.

    As “Renováveis ibéricas” estarão igualmente no centro da análise. O consultor principal da AFRY, Ignacio Cobo, fará uma apresentação sobre o tema, que será debatido pelo diretor-geral da UNEF, José Donoso, pelo diretor geral da AEE, Juan Virgilio Márquez e ainda pelo presidente da direcção da APREN, Pedro Amaral Jorge.

    Portugal assumiu a ambição de atingir, no espaço marítimo nacional, uma capacidade instalada de energia eólica offshore de 10 gigawatts até 2030. Com esta meta como pano de fundo será discutido, no segundo dia da conferência, o “Eólico Offshore em Portugal: onde estamos e o que falta fazer?”
    Duas apresentações estão previstas para o arranque do painel: a primeira será assegurada por Gisela Tavares dos Santos, do INEGI, e a segunda terá a participação do investigador da Nova SBE, João Duarte.

    O debate contará com Álvaro de Miguel, da RWE; Anne Marit Hansen, da Equinor; Javier Villalba da CORIO; José Partida, da Repsol e José Pinheiro, da Ocean Winds. A moderação será assegurada por Bruno Azevedo Rodrigues, sócio da Abreu Advogados.

    Ainda durante a manhã será feita uma reflexão sobre os “Desafios dos centros eletroprodutores da atualidade” com Afonso Coelho, da Lightsource BP; António Farracho, da Saeta Yield; Manuel Silva, da Aquila Clean Energy e Maria João Pedreira, da Acciona. Susana Serôdio, Coordenadora de Políticas e Inteligência de Mercado da APREN, assegurará a moderação.

    À tarde estará no centro do debate “O Desenho do Mercado Europeu de Electricidade. A análise contará com o contributo da eurodeputada Maria da Graça Carvalho, do eurodeputado Nicolas González Casares e de Rafael Elvira, CEO do NEMO Committee. A moderação ficará a cargo do CEO da NEWES, Jorge Vasconcelos.

    Segue-se um painel dedicado ao “Desafios do autoconsumo e das Comunidades de Energia”. O Director de Serviços de Energia Eléctrica da DGEG, Filipe Pinto, fará uma apresentação inicial. Seguir-se-á o debate com Ana Rita Antunes, Coordenadora da Coopérnico; Francisco Ramos Pinto, Director Executivo da Resul; José Basílio Simões, Vice Chairman e Co-Fundador da Cleanwatts; Luís Pinho, Director da Helexia Portugal e ainda Rui Pimenta, CEO da AdEP (a Agência de Energia do Porto). O jornalista do Expresso, Miguel Prado, assegurará a moderação.

    O último painel da conferência será dedicado ao tema: “Os grandes desafios europeus e nacionais para as renováveis”. O CEO da APREN, Pedro Amaral Jorge, fará uma apresentação inicial e moderará o debate que terá a participação de Álvaro Brandão Pinto, CEO da TotalEnergies Portugal; David Rivera, CEO da Iberdrola Portugal; Georgios Papadimitriou, COO Galp; Pedro Norton, CEO da Finerge e ainda de Rui Maia, COO da Ventient Energy.

    “O desenvolvimento das renováveis é crucial para que Portugal possa dar o seu contributo para a transição energética que a Europa está a promover. Esta estratégia contribuirá para a independência e segurança energética e, consequentemente, para assegurar preços de electricidade mais justos para famílias empresas”, sublinha Pedro Amaral Jorge.

     

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    Simon lança solução Simon iO Hotel

    A Simon, lança no mercado Simon iO Hotel, uma solução que pretende dar resposta a uma das necessidades fundamentais da indústria: o controlo eficiente do consumo nos quartos. Promete reduzir os custos de instalação e manutenção para o gestor hoteleiro e aumentar o conforto dos hóspedes durante a estadia

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    Este sistema sem fios, fácil de instalar e intuitivo é composto por quatro elementos-chave que oferecerão a oportunidade de digitalizar os espaços hoteleiros graças ao seu sistema de controlo, que permite a gestão do ar condicionado, a detecção de ocupação, a medição de consumos ou a activação da função “não incomodar”.

    O actuador, que é a base de iO Hotel, está instalado no quadro eléctrico de cada quarto e actua como controlo central de vários elementos. Desde a regulação do ar condicionado até ao funcionamento de leitores de cartões, sensores e contadores de energia, entre outros.

    O termóstato, um componente essencial no sector hoteleiro, adapta-se a uma variedade de sistemas de ar condicionado que vão desde ventilo convectores e aparelhos de ar condicionado até VRV, por vezes combinados com sistemas de aquecimento por piso radiante eléctrico. A interface do utilizador centra-se na regulação da temperatura ambiente, independentemente do sistema específico instalado.

    Através da plataforma iO, os hotéis poderão monitorizar de forma centralizada o consumo de energia por quarto e tomar medidas globais ao nível do quarto, do andar ou de todo o hotel. Esta capacidade proporciona um controlo eficiente e uma gestão mais inteligente dos recursos energéticos, contribuindo para a eficiência operacional e para um serviço mais sustentável no que toca aos hóspedes.

    A função “não incomodar” é o mecanismo de ligação que permitirá aos hóspedes, com o toque de um botão, comunicar ao pessoal do hotel se desejam ou não ser interrompidos para a limpeza do quarto. Esta integração no sistema de domótica facilitará a partilha em tempo real do estado de cada quarto com o sistema de gestão de propriedades do hotel (Property Management system ou PMS), melhorando significativamente a qualidade do serviço aos hóspedes e optimizando os tempos de limpeza.

    Em termos de design, segue a harmonia da colecção Simon 270. Com uma espessura de moldura reduzida, sem linhas desnecessárias e uma estética polida, integra-se perfeitamente em qualquer projecto. Além disso, oferece uma gama cromática que combina com todo o tipo de materiais, mobiliário e complementos decorativos.

     

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    Renováveis aceleram crescimento da KeepOn

    KeepOn prevê encerrar o ano com uma facturação superior a 4M€, o que representa um crescimento de 60% face ao ano anterior. A área das energias fotovoltaicas tem acelerado o crescimento da empresa

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    A KeepOn, spin-off do Grupo Sotecnisol e empresa líder no sector de serviços de Instalação e Manutenção, nas áreas de energia fotovoltaica, solar térmico, climatização e electricidade, espera fechar 2023 com uma facturação superior a 4 milhões de euros, o que representa um crescimento de 60% em comparação com o ano anterior.

    Estes resultados são reflexo da massificação da energia fotovoltaica que tem desempenhado um papel fundamental no aumento do volume de negócios da empresa portuguesa, que representa, actualmente, aproximadamente 40% de sua facturação.

    Para 2024, a KeepOn espera conquistar capilaridade empresarial e alcançar os 5 milhões de euros de facturação. Para isso, a empresa pretende aumentar a proximidade com os seus clientes, expandir geograficamente, com especial incidência no mercado espanhol, e ainda alcançar independência total dos subempreiteiros por meio do investimento em equipamentos de última geração. Em plano está ainda o investimento em parcerias estratégicas no âmbito do desenvolvimento de sistemas de controlo AVAC inteligentes.
    “Acreditamos que estas parcerias podem ser fundamentais para o nosso crescimento, permitindo-nos oferecer soluções mais inteligentes e eficientes aos nossos clientes. Estamos abertos a colaborações com outras empresas que partilhem o nosso compromisso com a inovação e a excelência, e esperamos criar sinergias que beneficiem todas as partes envolvidas”, sublinha Filipe Carneiro Pinto, director geral da KeepOn.

    Criada em 2013, com a missão de tornar-se líder de mercado no sector de instalação e manutenção de equipamentos de energia, em 2022, a KeepOn alcançou um marco notável ao ser distinguida com os prestigiados Prémios PME Líder e PME Excelência.

    “Esta conquista é o resultado do nosso compromisso inabalável com a qualidade e excelência no serviço, e reflete o empenho de toda a equipa em superar todos os desafios propostos. Estamos extremamente orgulhosos deste reconhecimento e continuaremos a trabalhar para manter os padrões de excelência que nos tornaram merecedores deste prémio”, refere Filipe Carneiro Pinto.

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    Brico Depôt Iberia reconhecida nos European Diversity Awards

    A empresa, especialista em bricolage, construção e remodelação, recebeu a menção especial “Highly Commended” pelo seu projecto “Construímos Melhor”

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    A empresa, especialista em bricolage, construção e remodelação, Brico Depôt Iberia, recebeu a menção especial “Highly Commended” pelo seu projecto “Construímos Melhor” na categoria de Campanha de Marketing do Ano dos European Diversity Awards.

    Lançada em 2022 em Portugal e Espanha, “Construímos Melhor” é uma iniciativa pioneira no sector da bricolage e da construção que pretende acabar com os estereótipos de género associados ao sector e defender um local de trabalho inclusivo e diversificado. Através deste projecto, a Brico Depôt Iberia procura evidenciar a realidade da comunidade LGTBI+ no local de trabalho e exigir maior diversidade, igualdade e inclusão no sector.

    A gala dos European Diversity Awards teve lugar a 11 de Novembro, em Londres, e reconheceu as organizações internacionais, líderes corporativos, instituições financeiras e organizações sem fins lucrativos que mais se destacaram em termos de igualdade, diversidade e inclusão a nível europeu.

    Além da Brico Depôt Iberia, também o Grupo Kingfisher venceu na categoria Outstanding Employee Network of the Year pelo seu projecto Diversity in Tech Network, uma rede que visa melhorar a representação diversificada, compreender melhor a diversidade da força de trabalho tecnológica e compreender melhor as necessidades específicas das mulheres e de outros grupos sub-representados e as barreiras que enfrentam.

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    Iluminação da fachada da Câmara Municipal de Lisboa redesenhada pela Iberdrola

    A nova iluminação vai utilizar tecnologia LED e realçará a beleza dos elementos arquitectónicos da fachada da Câmara Municipal de Lisboa, através de um design adaptado aos valores patrimoniais do edifício

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    A Iberdrola, através da sua Fundação, assinou um acordo de colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa para o desenvolvimento de um projecto de iluminação ornamental dos Paços do Concelho.
    O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e o director da Fundação Iberdrola, Ramón Castresana, assinaram o acordo numa cerimónia que contou também com a presença da Embaixadora de Espanha em Portugal, Marta Betanzos, e do presidente da Fundação Iberdrola, Fernando García.

    O projecto incluirá a renovação da iluminação da fachada da Câmara Municipal de Lisboa, situada na Praça do Município. A ênfase foi colocada nos seus principais elementos arquitectónicos e, em particular, na sua varanda, à qual será dado um tratamento luminoso diferenciado dado o seu carácter histórico e simbólico, permitindo a possibilidade de criar diferentes cenários cromáticos em função dos diferentes eventos.

    O projecto pretende realçar os elementos únicos que compõe os Paços do Concelho, a sua integração na paisagem e a sua relação com o centro urbano da cidade. Através de um cuidadoso desenho de luzes e sombras que realçam os volumes das suas estruturas e os detalhes particulares da traça monumento.

    Na fotografia, da esquerda para a direita, podem ver-se Alberto Laplaine Guimarães, Secretário-Geral da Câmara Municipal de Lisboa, Ramon Castresana Sánchez, Diretor do Comité de Fundações do Grupo Iberdrola, Fernando García Sanchez, Presidente da Fundação Iberdrola, Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Marta Betanzos Roig, Embaixadora de Espanha em Portugal e Diogo Moura, Vereador da Cultura, Educação, Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa

    “Este acordo de colaboração para a iluminação do edifício dos Paços do Concelho é um exemplo de cooperação que não posso deixar de saudar, uma demonstração de como os sectores público e privado podem trabalhar em conjunto, em benefício dos cidadãos. O projecto que agora vamos concretizar, juntos, contribuirá para valorizar o nosso património, a nossa cidade”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
    “Além disso, este projecto representa mais um contributo para o objectivo de Lisboa se tornar, até 2030, uma das primeiras cidades neutras em carbono. Estamos a trabalhar na substituição de mais de 16 mil luminárias da rede de iluminação pública da cidade por tecnologia LED, temos um projecto para o Parque da Bela Vista e agora, graças a esta colaboração com a Fundação Iberdrola, vamos também ter iluminação LED no exterior dos Paços do Concelho”, assinala Carlos Moedas.

    Fundação Iberdrola e a Cultura

    Uma das principais áreas de actuação da Iberdrola, através da sua Fundação, centra-se na, conservação e valorização do património histórico e artístico. Juntamente com o Ministério da Cultura de Portugal e a Junta de Castela e Leão, a empresa está a levar a cabo um ambicioso projecto de recuperação e manutenção do conjunto de monumentos de arte românica em 24 templos: 13 no Norte de Portugal e 11 em Espanha, nas proximidades dos rios Douro e Tâmega (em Salamanca e Zamora).

    Esta iniciativa público-privada, conhecida como Plano de Intervenção Românico Atlântico, tem como objectivo recuperar o património cultural, natural e social da região, realizar acções de revitalização socioeconómica e reforçar os laços transfronteiriços entre Espanha e Portugal.

    De referir ainda o Programa de Iluminação, cujo principal objectivo é desenvolver intervenções em edifícios singulares, para instalar, ou melhorar, os seus sistemas de iluminação interior e/ou exterior, de forma a contribuir para a valorização do património.
    Desde 2011, o volume de investimento da Fundação Iberdrola destinado ao Programa Iluminações ascendeu a mais de três milhões de euros e permitiu a melhoria de mais de 50 monumentos, entre os quais se destacam o exterior da Catedral de Ávila, o interior da Catedral de Palência, a Catedral Nova de Salamanca, a igreja palentina de San Hipólito el Real, a histórica Ponte Romana de Alcántara, no rio Tejo, a fachada do CESEDEN, em Madrid, a Catedral de Santiago de Compostela, a Catedral de Siguença e a Capitania Geral de Sevilha.

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    Carmo Wood assina parceria com Cape Reed International

    Com este acordo o grupo português garante a distribuição exclusiva para Portugal dos produtos da empresa sul africana especialista em coberturas premium em colmo e junco, que vem completar a aposta na Carmo Wood em estruturas de madeira tratada

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    Desde a criação da empresa, há mais de duas décadas, que a Cape Reed International tem vindo a especializar-se na criação de estruturas ecológicas de alta qualidade e que usam exclusivamente materiais sustentáveis. Representada em vários países da Europa, Oriente Médio, África e em breve também na América, a Cape Reed International é líder mundial neste segmento.

    Pela mão da Carmo Wood, os produtos da empresa chegam agora a Portugal. Os telhados de colmo natural, canas e colmo sintético, são complementos para qualquer edificação em madeira, pérgulas, telheiros, anexos ou até mesmo telhados de uma habitação ou hotel, sendo um material isolante, resistente e duradouro, podendo ser utilizado em todo o tipo de climas.

    A sua sustentabilidade materializa-se ainda nas suas propriedades térmicas uma vez que se adapta a qualquer tipo de clima graças à sua componente isolante que cria ambientes frescos e arejados no Verão, enquanto proporciona ambientes quentes e secos no Inverno

    “Com o mercado da construção em madeira tratada a crescer de dia para dia em Portugal e, enquanto líderes neste segmento, procuramos diariamente exceder as expectativas dos nossos clientes, elevando o nosso expertise e a nossa oferta para o mercado nacional. A parceria com a Cape Reed International é a prova disso mesmo e um enorme motivo de orgulho para a Carmo Wood que se une agora a mais um parceiro que partilha os nossos valores de sustentabilidade, qualidade e estética”, justifica João Figueiredo, COO e Administrador Carmo Wood.

    A estreia no país

    “O primeiro projecto com aplicação do colmo Cape Reed foi o restaurante JNcQUOI Comporta, integrado na beleza natural da Praia do Pego”, refere o responsável da empresa portuguesa.

    Proveniente da região sul da África do Sul, o colmo usado pela Cape Reed é mais duradouro do que qualquer alternativa existente no mercado uma vez que a planta cresce ao longo de seis anos até ser colhida, tornando-a mais densa e por isso mais resistente. Esta densidade faz também com que o colmo seja naturalmente mais resistente ao fogo, uma característica potenciada pela aplicação de um retardante exclusivo, o Cape Reed FireShield.

    O colmo da Cape Reed, agora disponível na Carmo Wood, é um produto sustentável desde a sua origem uma vez que não requer qualquer replantação, fertilizante ou intervenção humana para que a planta cresça. A sua sustentabilidade materializa-se ainda nas suas propriedades térmicas uma vez que se adapta a qualquer tipo de clima graças à sua componente isolante que cria ambientes frescos e arejados no Verão, enquanto proporciona ambientes quentes e secos no Inverno.

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    Groupe Atlantic investe 150 M€ em nova fábrica de bombas de calor

    Nova unidade em França, deverá aumentar o volume de negócios das soluções termodinâmicas de 30% para 50% e contribuir para o processo de descarbonização

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    O Groupe Atlantic vai investir 150 milhões de euros na construção de uma nova unidade de fabrico de bombas de calor em França. O projecto deverá aumentar o volume de negócios das soluções termodinâmicas de 30% para 50%, e contribuir para o processo de descarbonização.

    O Grupo, detentor da marca Thermor, pretende, com esta nova unidade industrial, fabricar mais de 180 mil unidades por ano em França até 2028. Refira-se que em 2022 a produção de bombas de calor atingiu as 150 mil unidades.

    Esta nova unidade industrial de 35 mil metros quadrados (m2), situada num terreno de 19 hectares, será a terceira fábrica de produção de bombas de calor do Grupo. O início dos trabalhos de construção está previsto para 2024 e a sua conclusão para 2025, com uma possível extensão em 2027.

    À margem deste investimento, o Grupo está a apostar, também, em centros de I&D dedicados à termodinâmica, nomeadamente, dois centros de I&D especializados em França, em fase de construção (um para produtos domésticos e outro para aplicações colectivas) e um terceiro no Reino Unido, também em construção

    Ainda em França, o Groupe Atlantic já dispõe de duas fábricas, tendo adquirido, em Março deste ano, uma participação na Clade Engineering Systems, o principal fabricante britânico de bombas de calor de CO₂ com refrigerante natural.

    Em 2021, o GROUPE ATLANTIC tinha concluído, também, a aquisição da Hautec Wärmepumpen, uma empresa alemã especializada na concepção e fabrico de bombas de calor geotérmicas para os mercados residencial (individual e colectivo) e terciário.

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    Castelo abre nova loja de materiais de construção e decoração no Porto

    Aquela, que é a sua primeira loja na cidade do Porto, e que contou com um investimento de cerca de 3M€, junta-se às restantes cinco que integram o Grupo, reflectindo a sua expansão no mercado nacional

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    A marca portuguesa “Castelo” da empresa Coelho da Silva & Castelo, fundada há 48 anos, em Viseu, vocacionada para o comércio de materiais de construção, decoração, pavimentos e revestimentos, bricolage e ferramentas, abre esta sexta-feira, dia 17 de novembro, um novo espaço no Porto, localizada no antigo Lidl da Boavista.

    Aquela, que é a sua primeira loja na cidade do Porto, contou com um investimento de cerca de três milhões de euros.

    Com uma área comercial superior a mil metros quadrados (m2) m2 e 80 lugares de estacionamento, “o espaço foi pensado ao detalhe para proporcionar uma completa experiência ao cliente, com a diversificação de produtos e um portfólio de marcas de referência nacionais e internacionais”, indica a empresa em comunicado.

    Nesta nova loja na Rua Orfeão do Porto está disponível uma selecção de materiais de construção e decoração em parceria com variadas marcas. A loja apresenta cerca de 30 ambientes das mais prestigiadas marcas nacionais e internacionais, destacando-se as cerâmicas, pedra natural, papel de parede , torneiras e sanitários, móveis e cerâmicos de casa de banho, electrodomésticos e mobiliário de cozinha.

    A abertura desta loja junta-se às cinco lojas que integram o Grupo, reflectindo a expansão no mercado nacional. Actualmente, a empresa conta com duas lojas em Gondomar e uma em São João da Madeira, Viseu, Lisboa e agora Porto.

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    NDBIM Virtual Building desenvolve modelo para “acelerar” transformação da indústria

    Assente na metodologia BIM, o BIMWorkplace assenta em três pilares: a democratização da tecnologia na construção, a inovação baseada na cloud e a transformação de fluxos de trabalho complexos em experiências digitais descomplicadas

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    O sector imobiliário está a passar por uma transformação significativa, em particular pela crescente presença de fundos de investimento e outros investidores institucionais. Esses stakeholders exigem um elevado padrão de qualidade e rigor em todos os aspectos do desenvolvimento de projectos.

    Neste contexto, o uso do BIM tornou-se uma prática essencial, simplificando a selecção das soluções mais adequadas e a construção de edifícios sustentáveis e energeticamente eficientes.

    Segundo o Construction Industry Institute, nos EUA, a utilização do BIM permite melhorar a qualidade do projecto em até 10% e o American Institute of Architects refere que contribui para reduzir os custos de construção em até 15%.

    A resolução antecipada de problemas contribui para a melhoria generalizada da qualidade do projecto. Estudos académicos mostram mesmo que a implementação do BIM proporciona um retorno sobre o investimento entre 39,9% e 83,3%.

    Neste sentido, a ndBIM Virtual Building, com sede em Vila Nova de Famalicão, liderada por António Meireles, tem vindo a desenvolver uma tecnologia inovadora, assente na metodologia Building Information Modeling (BIM), que visa acelerar a digitalização da Indústria da Construção a nível internacional e cujo lançamento está previsto para Janeiro de 2024.

    O BIMWorkplace assenta em três pilares. Por um lado, a democratização da tecnologia na construção, cuja missão é “simplificar e acelerar”, contribuindo para uma transformação positiva na indústria. Também a inovação baseada na cloud, através do sistema de ‘gémeos digitais’, contribui para o desenvolvimento de modelos 3D, levando à melhoria significativa da colaboração e da tomada de decisões. E, por fim, o BIM leva à transformaçao de fluxos de trabalho complexos em experiências digitais descomplicadas, isto porque permite simplificar a comunicação, coordenar eficientemente e gerir dados de projectos de forma estruturada.

    Esta tecnologia é o resultado da paixão e do espírito inovador da ndBIM, que tem liderado o caminho como pioneira em consultoria BIM desde 2013, com escritórios em Portugal e no Brasil. Reconhecida com idoneidade científica pela ANI (Agência Nacional de Inovação), a ndBIM Virtual Building é composta por uma equipa de profissionais altamente qualificados e experientes que actuam na área do BIM desde 2006, garantindo assim a excelência e o rigor no trabalho realizado.

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