Export Home: Países que procuram visitar nova edição da feira aumentam 58% face a 2019
“Estamos expectantes com esta edição da feira, que marca o regresso ao seu formato presencial, e que espera mais de mil visitantes oriundos dos quatro cantos do mundo”, refere Amélia Estevão, directora de Marketing da Exponor

CONSTRUIR
‘Babel’: Souto Moura facturou 248 mil euros em projectos para a Fortera
Critical Manufacturing reúne em Portugal as maiores empresas industriais do mundo
Reabilitação do Alegro Alfragide irá custar 10M€
“ÉLOU” representa um investimento de 75M€
Autarquia de Mondim de Basto investe 3,1M€ na reconversão de hotel inacabado em habitação
Ordem dos Arquitectos lança novo inquérito do Observatório da Profissão
Habitat Invest e Bain Capital Credit avançam com construção do empreendimento Aurya
Gonçalo Barral é o novo director-geral do Groupe Atlantic na península Ibérica
Elad Dror deixa liderança da Fortera; grupo reafirma que acusações e alegações são “infundadas”
APREN organiza evento dedicado às renováveis oceânicas
Três décadas depois da sua primeira edição, a Export Home regressa à Exponor entre 21 a 24 de Abril 2022, para dar a conhecer as últimas novidades e tendências em mobiliário, iluminação e estofo. Sobre o tema “Reconnect”, a próxima edição da exposição vai centrar-se na resposta aos desafios da pandemia e do mercado. Outro aspecto a destacar é o grande interesse de compradores estrangeiros para participarem na feira que, este ano, atingiu um valor record, com um aumento de 58% de países inscritos na feira face à sua última edição. A Export Home prepara-se, assim, para receber mais de mil profissionais provenientes de todos os continentes.
“Estamos expectantes com esta edição da feira, que marca o regresso ao seu formato presencial, e que espera mais de mil visitantes oriundos dos quatro cantos do mundo. Sentimos muito o impacto da crescente procura de compradores no mercado nacional e assistimos a um interesse e a uma valorização real no sector do mobiliário. Temos inscritos oriundos de países tão distintos como a África do Sul, a Argélia, Brasil, Estados Unidos da América, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Israel, Dinamarca, Turquia e mesmo a Austrália não fica de fora”, explica Amélia Estevão, directora de Marketing da Exponor.
Destaque, para o espaço “Talk The Future”, dedicado à descoberta, interação e (re)conexão entre profissionais do setor, com um programa rico e diversificado de workshops e conferências. Este programa reflete o propósito de promover o diálogo entre talentos estabelecidos e jovens designers, líderes da indústria e jornalistas.
Uma das inovações da nova edição da Export Home é uma área conceptual, com a curadoria do reconhecido designer de interiores e mobiliário Fabián Pellgrinet Conte, que recria várias propostas de espaços num exercício de pura criatividade e visão de tendências, que envolve o visitante e o instiga a conhecer, de forma diferenciadora, produtos e soluções de empresas portuguesas. O designer, servindo-se de várias marcas que estarão presentes no certame, desenvolverá conceitos para vários ambientes, dos quartos aos espaços lounge, incluindo diversas soluções de mobiliário, iluminação, têxtil e soluções de banho.
A apresentar algumas ofertas inovadoras que têm para hotelaria, estarão a exibir neste espaço empresas como a Fenabel, a Anaric, a Brifour, a Mercado da Madeira, o Atelier do Estofo, a Pombo, a Torneiras Roriz, a W7, a Banhoazis, a Vispring, a Metalurgica Recor, a New Terracota, a Elaston e a Pedro Tavares Têxteis.
Em simultâneo, decorre a IDF Spring – Feira de Design e Decoração, que se apresenta com quatro “espaços-tendência”, adaptados aos diferentes públicos, que juntam novas marcas àquelas que dão os primeiros passos no mercado. O espaço “Makers Showcase” surge do desafio lançado pela Exponor Exhibitions a marcas e designers para apresentarem os seus conceitos criativos, numa iniciativa que pretende destacar novas abordagens, mais contemporâneas e sustentáveis. Por outro lado, a feira apresenta o “Makers Spot” que, numa era marcada pela valorização do design de autor e da manufatura, pretende apoiar uma nova geração de criativos na consolidação dos seus contactos. Já a área “Pure Collection” resulta de um espaço colectivo de empresas de segmento médio-alto de cerâmica e têxteis-lar, que retrata a reinvenção de formas de exposição e apresentação de produtos. Por sua vez, o “Pure Edition” apresenta-se como um espaço de inspiração e negócio onde vão ser exibidas, em primeira mão, novas colecções de tecidos e revestimentos de decoração. Aqui, será desenvolvida uma instalação com tecidos de decoração recorrendo à técnica de moulage, num exercício de criatividade da autoria do estilista Eduardo Amorim, que permite conjugar os vários padrões, cores e texturas das colecções a apresentar durante o evento.