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“É nas crises que surgem novas oportunidades de negócio e novos mercados a explorar”

Em entrevista ao CONSTRUIR, o novo gestor da Tektónica antecipa as linhas fortes da edição deste ano de uma das feiras de referência do Sector em Portugal. José Paulo Pinto sublinha o regresso de algumas empresas no sector do Banho e Cozinha e reforça a importância do evento enquanto plataforma de negócios do sector

Ricardo Batista
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“É nas crises que surgem novas oportunidades de negócio e novos mercados a explorar”

Em entrevista ao CONSTRUIR, o novo gestor da Tektónica antecipa as linhas fortes da edição deste ano de uma das feiras de referência do Sector em Portugal. José Paulo Pinto sublinha o regresso de algumas empresas no sector do Banho e Cozinha e reforça a importância do evento enquanto plataforma de negócios do sector

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O novo gestor da Tektónica, José Paulo Pinto, considera que a feira pode ter um importante papel enquanto plataforma de negócio numa altura marcada pela incerteza, incerteza essa que resulta das implicações do aumento dos custos energéticos e pelo conflito na Ucrânia. Novos espaços de partilha de contactos e de informação vão estar à disposição de expositores e visitantes.

A edição deste ano surge numa altura muito particular em que o conflito na Ucrânia parece longe do fim e as indústrias estão a braços com a escalada dos preços de matérias-primas e energia. Em que medida é que iniciativas como a Tektónica podem responder aos desafios colocados pelos expositores?
Efectivamente, com um evento desta natureza, às portas da Europa, que irá implicar várias alterações, quer na produção, no recurso a matérias-primas, logística de transporte e armazenamento, a situação para as empresas, pelo menos nesta fase, é de grande incerteza quanto a um futuro a curto e médio prazo. Estas diferentes situações já estão a impactar as empresas que operam em Portugal, principalmente as que dependem de fornecimento de matérias-primas oriundas da Europa de Leste. O aumento dos custos de energia, é igualmente, um factor de grande preocupação. Por outro lado, também é nas crises que surgem novas oportunidades de negócio e novos mercados a explorar e isso é também revelador da decisão em várias empresas, em manter a sua aposta na participação neste importante evento. Aliás, a Tektónica vai apresentar nesta edição, um crescimento de participações, com a entrada de novas empresas que participam pela primeira vez ou que retomam a sua participação após uma ausência em algumas edições, o que revela que o sector continua em actividade e a apostar na Tektónica como o Marketplace do sector, o espaço privilegiado para o network, o lançamento de novos produtos e inovações. É bastante revelador que tenhamos nesta edição a participação de 70% de novas empresas.

Enquanto organizadores, quais são as expectativas para a edição deste ano da Tektónica?
A adesão a esta edição de 2022 por parte das empresas está a decorrer de forma positiva e podemos mesmo afirmar que estão a superar as expectativas, em linha com a evolução prevista para o sector e tendo em conta principalmente que estamos a deixar para trás um período também ele muito complicado e com impacto na economia global. A evolução positiva que se tem sentido em termos de mercado reflecte-se directamente na presença de empresas na feira. Mesmo empresas que nas últimas edições estiveram afastadas dos eventos sectoriais estão a regressar e a marcar presença na edição deste ano, mostrando que estão activas e trazendo à feira novos produtos e equipamentos.

Apostam, este ano, no Tektónica HUB. Que necessidades identificaram para chegar a esta solução e o que esperam que venha a ser este espaço?
Face ao interesse e crescimento positivo que estamos a verificar e que se materializa num aumento de empresas a participar, o Espaço Tektónica HUB surge como uma necessidade de, junto das empresas e dos visitantes e compradores profissionais, oferecer um espaço de excelência dentro da feira, vocacionado para a partilha de conhecimentos, formação, network e gerador de novas oportunidades de negócio. Neste HUB, vão decorrer as Tek Talks, que privilegiarão intervenções técnicas e de menor duração, proporcionando maior proximidade e interacção entre oradores e assistentes, vão estar reunidos os Media sectoriais e especializados e os parceiros Institucionais, uma zona de Lounge para reuniões profissionais e também de network entre participantes e uma área especifica para reuniões B2B assegurando um match entre a oferta e a procura, nomeadamente no âmbito da participação de compradores estrangeiros.

Em relação à edição do ano passado, quais vão ser as grandes novidades?
O principal contributo da Tektónica sempre foi e continuará a ser a plataforma de negócios do sector, contribuindo para a divulgação de novos materiais, novos produtos, tecnologias e conceitos. Face a este enquadramento, as grandes novidades são-nos trazidas pelas empresas que apostam na sua participação. A fileira da construção está mais do que nunca a ser desafiada a apresentar soluções, materiais e propostas a esta crescente necessidade de vivermos mais e melhor. Na Tektónica todas estas novidades e tendências são apresentadas e acima de tudo são valorizadas e incentivadas. Exemplo disso o facto de se organizar o Prémio Inovação, onde se destaca tudo o que de novo as empresas expositoras estão a desenvolver e vão trazer à feira, sendo estes produtos e equipamentos colocados em evidência na exposição, avaliados por um júri constituído por elementos de reconhecido mérito, e aos quais serão atribuídos Prémios e Menções, por sector de actividade. Nesta edição contaremos com cerca de 25 empresas e produtos a concurso.

Olhando para a lista de expositores, e à imagem do que já tinha sucedido em 2021, é notória a ausência de alguns dos grandes players, nomeadamente em sectores como os Pavimentos e mesmo espaços de banho. No seu entender, isso é reflexo do papel atribuído às feiras em Portugal ou pode ser reflexo de um novo posicionamento das próprias feiras?
Este tipo de análise tem de ser feito tendo em consideração o passado recente, o enquadramento actual e as perspectivas internas e externas futuras. Todos estamos conscientes que as edições de 2020 e 2021 não reflectiram a realidade a que a Tektónica habitualmente oferecia, por via do passado recente em que todos, Portugal e o resto do Mundo, estivemos envolvidos. Daí, estas duas edições terem sido sempre identificadas como edições especiais. Posicionando-nos no agora, importa ter em consideração que na presente edição estamos aliás, a constatar o regresso de algumas empresas no sector do Banho e Cozinha e um crescimento considerável no sector dos Pavimentos e Revestimentos.

Quais são os grandes desafios que se colocam à organização na edição deste ano?
A Tektónica afirmou-se ao longo dos anos e é hoje, a feira líder do sector da construção em Portugal. É o evento representativo dos principais fabricantes, nacionais e internacionais, nos diferentes sectores em exposição que sempre reconheceram a importância deste Marketplace único no sector pelas suas características e dimensão. Também os representantes, distribuidores, grossistas e comerciantes habitualmente presentes, reconhecem à Tektónica o seu potencial de network essencial para os negócios assim como o local por excelência para o lançamento e apresentação de novos produtos ao mercado. Como evento de cariz internacional, procura também assegurar um match entre a oferta e a procura, identificando, neste momento, compradores de mercados de proximidade, que possam potenciar rapidamente, face ao enquadramento internacional que vivemos e ao aumento dos custos de contexto, a dinâmica de negócios dos expositores presentes na feira, quer pela qualidade dos seus produtos quer pela facilidade/competitividade logística decorrente do factor proximidade. A Tektónica diferencia-se ainda, por ser um palco de excelência para a partilha de conhecimentos e de tendências presentes e futuras. É fundamental para os profissionais presentes, quer por parte das empresas quer por parte dos profissionais que a visitam, a oferta de um programa de acções, desenvolvido em colaboração com as entidades profissionais do sector em que se evidencie a participação e partilha de novos ensinamentos.

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Alojamento Local: LovelyStay espera resultados de 7 M€ e 13 mil reservas para este Verão

O objetivo, até o final do ano, é ultrapassar os 18 milhões de euros de rentabilidade bruta

A LovelyStay, empresa especialista no mercado de alojamento local no País, estima um crescimento, nos meses de Junho, Julho e Agosto, em mais de 250% (face ao período homólogo), o que se traduz numa receita bruta em reservas superior a 7 milhões de euros.

Só em Abril deste ano, a LovelyStay teve uma receita bruta de mais de 1,3 milhões de euros em reservas, um resultado diferenciador para um período pré-época alta. Desta forma, a empresa termina os primeiros quatro meses do ano com uma rentabilidade, para os seus proprietários, de mais de três milhões e 180 mil euros, um aumento significativo quando comparado com os anos anteriores, já que em 2021 teve uma facturação de mais de 585 mil euros e, em 2020, de mais de 657 mil euros.

“Quando iniciámos a nossa actividade, entrámos num mercado que já se encontrava em crescimento e resolvemos por isso profissionalizar a oferta de serviços de gestão de forma a trazer as melhores experiências aos hóspedes e, claro, uma maior rentabilidade aos nossos clientes. Hoje, dispomos de um serviço premium que ajuda os proprietários de alojamento local desde o início, ou seja, desde o processo de decoração do imóvel, a estratégias de preços assim como todos os aspetos diários inerentes à gestão completa da sua propriedade”, afirma William Tonnard, CEO da LovelyStay.

Para 2022, já considerado um dos melhores anos para o turismo em Portugal, a expectativa é que a LovelyStay continue a faturar pelo menos 30% acima da concorrência. A expectativa da empresa é de fechar o ano com uma rentabilidade bruta, ao nível de reservas para os seus proprietários, de mais de 18 milhões de euros.

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OBO Bettermann Portugal recebe prémio “Fornecedor do ano” pela AGEFE

Recebido pelo segundo ano consecutivo, este prémio visa distinguir as empresas fornecedoras que, na perspectiva dos distribuidores, introduzem mais valor na sua relação com a distribuição

A OBO Bettermann Portugal recebeu a distinção de “Fornecedor do Ano” pela Associação Empresarial dos Setores Eléctrico, Electrodoméstico, Fotográfico e Electrónico (AGEFE), pelo segundo ano consecutivo. Este prémio visa distinguir as empresas fornecedoras que, na perspectiva dos distribuidores, introduzem mais valor na sua relação com a distribuição.

Ainda enquadrado na 8ª edição dos prémios da AGEFE a OBO Bettermann foi, também, pelo segundo ano consecutivo a empresa vencedora na categoria de “Material de Instalação”.

De acordo com a OBO Bettermann, este reconhecimento surge “no seguimento da estratégia de proximidade e de serviço de excelência que a empresa tem tido junto dos seus clientes e parceiros e que contou com a votação dos nossos clientes, o que vem confirmar que continuamos no caminho certo”, refere Pedro Faria, director geral da OBO Bettermann Portugal.

Depois de dois anos muito difíceis, em 2020 e 2021, em que também os desafios foram adicionais, a empresa tomou diversas medidas adicionais para reforçar a qualidade do serviço e apoio ao mercado português durante este período, nomeadamente “continuar o foco na entrega de um serviço de excelência disponibilizando um stock diversificado, rapidez de entrega (em 24h), e um apoio técnico e comercial próximo e colaborativo”.

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Sonae Arauco vence Green Product Award 2022

O prémio internacional reconhece o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável. A utilização de madeira reciclada em algumas gamas de produto já excede os 65%. Concorreram a esta edição mais de 1500 participantes, de 54 países

A gama de produtos decorativos Innovus MFC, da Sonae Arauco, venceu o Green Product Award 2022, na categoria Interior & Estilo de Vida. O prémio internacional na área do design sustentável distingue, anualmente, produtos e serviços inovadores que já se estabeleceram no mercado.

Innovus MFC é um painel decorativo em aglomerado de partículas de madeira, revestido com uma superfície melamínica para aplicações interiores. O produto destaca-se pelas suas propriedades antibacterianas e resistência a manchas e riscos. A gama contempla ainda soluções com características adicionais de desempenho, tais como resistência melhorada ao fogo (FR) ou resistência adicional à humidade (MR). Com a incorporação de madeira reciclada e a superfície de alta tecnologia, Innovus MFC conjuga componentes estéticas, performance técnica e sustentabilidade ambiental.

Segundo Nils Bader, fundador do Green Product Award e diretor do Green Future Club: “O vencedor Innovus MFC prova que a sustentabilidade, o design e a inovação podem combinar na perfeição com um estilo de vida e um futuro mais ecológicos”. Por sua vez, João Berger, Chief Marketing & Sales Officer da Sonae Arauco, sustenta que “é com orgulho e com o sentimento de trabalho bem feito que recebemos este Green Product Award, um reconhecimento importante do mercado sobre a forma como a nossa principal colecção endereça o desafio das alterações climáticas”. Para este respnsável, “no futuro, esta é a tendência que vai afectar mais o negócio e, no caso da Sonae Arauco, estamos bem posicionados. Entregamos ao mercado soluções à base de madeira, que retêm dióxido de carbono, e fazemo-lo através de uma coleção de excelência”, afirma.

Valorização da madeira como matéria-prima natural, reutilizável e reciclável
A economia circular é um dos pilares do modelo de negócio da Sonae Arauco. A madeira utilizada nos produtos provém de fontes sustentáveis, certificadas ou controladas, sendo continuamente incorporada no processo industrial, e tem uma notável capacidade de armazenar CO2.

Em 2021, com os produtos que colocou no mercado, a empresa foi responsável pela retenção de cerca de 3,5 milhões de toneladas de CO2. Recentemente, a Sonae Arauco subscreveu o primeiro financiamento ligado ao seu desempenho de sustentabilidade e compromete-se, até 2026, a aumentar em 19% o volume de madeira reciclada incorporada nos seus produtos e estabelece ainda como meta a diminuição dos acidentes de trabalho com baixa médica.

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Hipoges com crescimento de 35% em 2021

2021 foi um ano de forte crescimento para a empresa de asset management, que atingiu os 5.000 milhões de euros em activos sob gestão. 2021 foi ainda um ano de expansão, que levou a empresa a deixar cair a “Iberia” do nome para abraçar o mercado italiano

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A Hipoges, empresa de asset management, voltou a realizar o seu evento anual interno Town Hall. O evento online e transmitido em streaming ficou marcado pelos números do grupo em 2021. No ano transacto o grupo atingiu os 5.000 milhões de euros em activos sob gestão e registou um crescimento na ordem dos 35%.

O servicer conseguiu 13 novos clientes, presta actualmente serviços corporativos a mais de 50 empresas e reforçou a sua equipa que já conta com mais de 1.000 colaboradores divididos pelos quatro países onde opera – Portugal, Espanha, Grécia e Itália.

O evento ficou ainda marcado pelo anúncio de novas metas para 2022. Para este ano o grupo propõe-se a novos desafios com a aposta noutras linhas de negócio e a superar os objectivos alcançados em 2021.
Com destaque para a nova linha de negócio, Rentals Management, com 3.000 activos sob gestão e para a incorporação da Domus Residential Services, para a comercialização de promoções e activos complexos.

O ano de 2021, para o grupo, também ficou marcado pela incorporação da plataforma italiana Axis S.p.A e que permitiu ao servicer melhorar a oferta aos seus clientes. Esta contínua expansão europeia assinala também a transição da designação da empresa para unicamente Hipoges, deixando assim cair o Iberia.

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Velux apresenta gama de janelas zenitais na Casa Decor de Madrid

Gama inclui janelas zenitais com vidro curvo e plano que garantem até 52% mais de luz natural

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A Velux, especialista em janelas de telhados, apresenta dois novos modelos dentro da nova geração de janelas zenitais. O design minimalista tem 88% de área envidraçada graças ao vidro até às extremidades, que facilita a entrada de até mais 52% de luz natural. Estas inovações permitem mais visibilidade do exterior e garantem até 30% de melhorias no que toca à eficiência energética.

Apresentados formalmente na Casa Decor, em Madrid, os novos modelos de janela zenital de vidro curvo (0°-15°) e vidro plano (2°-15°) contam com uma estrutura elegante e um caixilho invisível que oferecem a máxima luz natural e um design bonito no interior da casa mesmo com uma cortina instalada.

Disponíveis em mais dimensões do que anteriormente, têm a opção de vidro duplo e triplo, isolamento EPS ThermoTechnology, unidades superiores de vidro temperado e uma elevada resistência a tentativas de roubo e condições atmosféricas adversas.

O modelo de vidro curvo inclui ainda a tecnologia CurveTech que permite que a água da chuva escorra facilmente para superfície mesmo em telhados com inclinação de 0°.

Segundo a empresa, a iluminação zenital é uma técnica utilizada na arquitectura que permite a entrada de luz natural num determinado espaço através de aberturas de diferentes dimensões no topo de uma divisão. A iluminação zenital pode ser utilizada por razões estéticas ou em situações em que exista escassez de janelas. Este tipo de iluminação tanto é recomendado para espaços de grandes dimensões como em divisões mais pequenas, como casas de banho, cozinhas ou corredores, quando há necessidade de criar pontos de luz natural. Entre as principais vantagens, destacam-se a uniformização da incidência de luz natural por toda a divisão, a sensação de amplitude em áreas reduzidas, uma solução para garantir a ventilação natural e a redução do consumo de energia eléctrica – dado que diminui a necessidade de utilização de luz artificial.

Uma janela já não é só uma janela, mas sim um elemento promotor de design, inovação e sustentabilidade dentro de portas. Com este princípio em mente, a marca tem apostado na componente tecnológica para contribuir para casas inteligentes, sendo que actualmente com a Velux App Control é possível controlar as janelas utilizando o smartphone ou controlo por voz, ou automatizar completamente o clima interior com o Velux Active with Netatmo (solução baseada em sensores que automatiza de forma inteligente a abertura, fecho e escurecimento das janelas de sótão Velux).

“Perguntam-nos se se trata de uma janela ou uma cúpula. A resposta é simples, é uma janela com cúpula. Na cozinha, sala ou quarto não se vê uma janela, vê-se o céu. Para conseguir este design, eliminámos elementos no exterior, ocultámos ao máximo a instalação dos acessórios e aumentámos a superfície envidraçada com o objectivo de permitir uma maior entrada de luz natural, ventilação e melhor vista. Além disso, ambos os modelos podem ser fixos ou com uma variante eléctrica, descartando a opção manual – sendo totalmente compatíveis com a nossa solução para casas inteligentes Velux Active”, comenta Almudena López de Rego, arquitecta e directora do escritório técnico da Velux.

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Porto avança com plano de investimentos no projecto Porto Solar até 2034

Edifício dos Correios, Teatro Rivoli, Teatro Campo Alegre e EB Montebelo são os imóveis que vão receber as UPAC. Proposta já foi submetida à Assembleia Municipal

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O Executivo da Câmara Municipal do Porto deliberou submeter à apreciação da Assembleia Municipal o plano de investimentos no projecto Porto Solar, que até 2034 prevê a instalação de sistemas de produção de energia fotovoltaica em mais quatro edifícios municipais.

Num futuro próximo, os imóveis – Edifício dos Correios, Teatro Rivoli, Teatro Campo Alegre e EB Montebelo – vão tornar-se mais “verdes”, com a instalação de unidades de produção em autoconsumo (UPAC), ou seja, sistemas de produção de energia fotovoltaica para consumo próprio nas respectivas instalações.

Este passo consta do plano de investimentos até 2034 no projecto Porto Solar, aprovado por unanimidade na reunião privada de Executivo desta segunda-feira, e que prevê um valor total superior a 361 mil euros para o período em análise. O documento foi submetido à Assembleia Municipal para a correspondente apreciação.

A proposta apresentada destaca que “a instalação de UPAC nesses edifícios permitirá, além da consunção dos referidos objectivos de neutralidade carbónica, diminuir a factura energética dos mesmos, recorrendo estes à produção para autoconsumo, em vez de aos distribuidores.”

“A criação de economias de escala potencia a obtenção de preços mais baixos”, acrescentava Filipe Araújo, notando que os procedimentos foram beber à experiência da empresa municipal Domus Social, que tem vindo a adotar uma política de eficiência energética no parque de habitação pública.

O procedimento para a aquisição das UPAC em questão enquadra-se num lote alargado que resulta da criação de um agrupamento de adjudicantes, após contactos promovidos com diversas entidades (designadamente, com os Municípios que integram a Área Metropolitana do Porto).

A fórmula adotada será a locação operacional, “numa perspetiva de eficácia, eficiência e economia da despesa pública”, indica Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto. Esta opção permite “evitar a necessidade de investimento inicial; melhorar o controlo dos gastos; poupanças significativas ao nível dos encargos de manutenção (pessoal, reparações, substituição, entre outros); e garantir a continuidade da atividade em caso de avaria, através da disponibilização de equipas permanentes para assegurar a manutenção corretiva.”

A cidade do Porto tem-se posicionado na vanguarda da descarbonização, tendo sido recentemente incluída pela Comissão Europeia no grupo de 100 cidades europeias que vão liderar a neutralidade carbónica no Continente até 2030.

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Soluções Vicaima Wardrobe disponíveis em bibliotecas Archicad e Revit

A aposta reflecte o constante rigor da Vicaima em facultar a experiência mais adequada e avançada, com base numa metodologia revolucionária para os fluxos de trabalho da construção e arquitetura em todo o mundo

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A Vicaima, especialista no design e produção de soluções para portas, aros, roupeiros, painéis e peças de mobiliário, lança uma nova oferta de objectos BIM (Building Information Modeling) em Archicad e Revit para a sua gama de roupeiros.
As soluções Vicaima Wardrobe em BIM estão disponíveis em diferentes opções de configuração, englobando para já todos os roupeiros com portas de abrir da sua Linha Advanced.

Segundo a empresa, incorporam igualmente, e de forma integral, os modelos de portas das linhas Essential, Exclusive e Classic. Desta forma, a Vicaima estimula métodos colaborativos e intuitivos, potenciando através da partilha dos ficheiros BIM entre os profissionais do sector a sua visualização 3D bem como a leitura e gestão integral de toda sua a informação técnica, incluindo dimensões, modelos e revestimentos, entre outras características.

À disposição dos prescritores encontram-se todas as modulações, acessórios e revestimentos, quer para interiores, quer para portas, compatíveis com os softwares Archicad e Revit. Ao viabilizar a simulação e especificação de qualquer solução escolhida nos projectos digitais, a presente aposta reflecte o constante rigor da Vicaima em facultar a experiência mais adequada e avançada, com base numa metodologia revolucionária para os fluxos de trabalho da construção e arquitectura em todo o mundo.

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Jungheinrich inicia 2022 em linha com as expectativas

As entradas de encomendas, receitas e proveitos antes de encargos financeiros e impostos (EBIT) aumentaram face ao ano anterior

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A Jungheinrich anunciou que o desenvolvimento de negócios no primeiro trimestre do exercício de 2022 está em linha com as suas expectativas. Apesar dos desafios nas cadeias de abastecimento e dos estrangulamentos na oferta de materiais, as entradas de encomendas, receitas e proveitos antes de encargos financeiros e impostos (EBIT) aumentaram face ao ano anterior.

A guerra na Ucrânia, iniciada no final de Fevereiro, conduziu a elevados níveis de incerteza nas economias europeia e global, e, consequentemente, na actividade da Jungheinrich. Face a estas circunstâncias, a previsão do grupo alemão especialista em intralogística para 2022 permanece inalterada.

As encomendas recebidas aumentaram ligeiramente no primeiro trimestre para 1,33 mil milhões de euros e a receita subiu 10,7% para 1,06 mil milhões de euros. Este crescimento das receitas foi impulsionado, em particular, pela venda de equipamentos novos, aluguer de máquinas e serviço pós-venda. O EBIT atingiu os 77,9 milhões de euros e foi impactado por custos materiais e logísticos significativamente mais elevados. A rentabilidade das vendas do EBIT ascendeu a 7,3%. Até 31 de Março de 2022, o crédito líquido ascendeu a 95 milhões de euros, principalmente devido à acumulação de stocks.

Lars Brzoska, presidente do Conselho de Administração da Jungheinrich AG, afirma que “o início do novo exercício correu como esperado”. E explica: “Para além dos desafios em curso na cadeia de abastecimento e dos aumentos maciços dos custos logísticos e das matérias primas, a guerra Rússia-Ucrânia teve também um impacto negativo no primeiro trimestre. Apesar destas circunstâncias desafiantes, as encomendas recebidas, as receitas e o EBIT foram todos mais elevados do que no ano anterior. Até agora, a procura do mercado continua a ser positiva”.

Como parte da estratégia 2025+, a empresa encontra-se a implementar uma série de projectos e medidas, tais como a construção de uma nova fábrica em Chomutov, República Checa, a abertura da 41ª empresa de vendas da Jungheinrich na Nova Zelândia, e a introdução de várias inovações nos domínios da automação, digitalização e mobilidade eletrónica que serão apresentadas na feira de intralogística LogiMAT no final de Maio.

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Vortal lança nova plataforma de compras dedicada ao sector da construção

VBuild é o novo mercado eletrónico totalmente dedicado à construção, lançado pela Vortal. O novo market place promete “trazer simplicidade, confiança, rapidez e inteligência às compras e vendas neste sector”

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Lançado pela plataforma de eSourcing e eProcurement, este novo portal vai permitir responder às dificuldades de empresas de todas as dimensões em receber propostas adequadas para os seus projectos ou obras, facilitando o processo de encontrar novos parceiros de negócios.

Numa altura em que o sector da construção enfrenta desafios relacionados com a sustentabilidade, a digitalização, a escassez de mão de obra e a pressão inflacionista, as empresas têm sentido a necessidade de rever e adaptar as suas estratégias para se enquadrarem num sector em constante mudança. O novo VBuild assenta em quatro pilares essenciais que permitem fazer face às dificuldades da realidade actual: uma rede alargada de fornecedores, qualificação dos mesmos, inteligência de mercado para conhecimento profundo da paisagem competitiva e a identificação de projectos em fase inicial, particularmente útil para os vendedores.

“Através da plataforma VBuild, 90% dos contratos são adjudicados a novos fornecedores, permitindo cobrir possíveis carências do mercado através do acesso a propostas mais competitivas e aos vendedores mais indicados para um determinado projeto. Por outro lado, os vendedores aumentam as suas oportunidades de potenciar os seus negócios”, assegura a plataforma.

Por ser totalmente dedicado ao sector, o VBuild permite a construção de uma rede alargada de fornecedores qualificados em diversas categorias. Por ser um processo de compra totalmente digitalizado, resulta ainda em poupanças significativas para as empresas – em média poupam 22% por ano –, redução do risco e gestão de todo o processo de forma eficiente, transparente, inovadora e sustentável.

“O VBuild permite às empresas melhorar o seu desempenho, diminuir os riscos e inovar nos seus processos e organizações. Compradores e fornecedores têm agora à sua disposição uma plataforma inteligente com oportunidades de negócio e de acesso simples e fácil”, afirmou Para Miguel Sobral, CEO da Vortal.

A Vortal integra o grupo Byggfakta, que tem a sua sede na Suécia e uma presença global, com cerca de 47 mil clientes listados, fornecendo informação a mais de um milhão de projectos no mundo. A plataforma Vortal tem uma presença em Portugal, Espanha e América Latina.

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Aleluia Cerâmicas lança bibliotecas BIM das suas colecções

A companhia de Esgueira, em Aveiro, coloca no seu website bibliotecas BIM das suas principais colecções, ficheiros digitais com características técnicas associadas a cada referência, texturas, links para documentação relevante, amostras gratuitas que passam assim a estar disponíveis para clientes profissionais e finais

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A Aleluia Cerâmicas acaba de introduzir um conjunto de soluções digitais com vista a “ajudar os seus clientes profissionais na criação dos seus projetos”.

A companhia de Esgueira, em Aveiro, coloca no seu website bibliotecas BIM das suas principais colecções, ficheiros digitais com características técnicas associadas a cada referência, texturas, links para documentação relevante, amostras gratuitas que passam assim a estar disponíveis para clientes profissionais e finais. Segundo os responsáveis da empresa, “no simulador de aplicação de cerâmica para paredes e chão, muitos clientes têm conseguido encontrar a cerâmica perfeita para o seu espaço, conseguindo ter uma melhor perceção dos
detalhes das peças e do aspeto da sua aplicação antes de completar a compra”.

Nos últimos anos, a Aleluia Cerâmicas tem apostado no lançamento de diversas ferramentas digitais com o objetivo de ajudar os seus clientes profissionais na criação dos seus projetos. De momento, a Biblioteca BIM inclui 11 coleções distintas, estando planeado para breve o
alargamento para mais referências.

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