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    AEP volta ao Canadá com 10 empresas nacionais

    O país, que já é um importante parceiro à escala global e para o comércio português, vai receber uma missão empresarial portuguesa com o objectivo de potenciar as oportunidades de negócio num mercado cada vez mais receptivo às empresas portuguesas

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    AEP volta ao Canadá com 10 empresas nacionais

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    A comitiva da AEP – Associação Empresarial de Portugal integra 10 empresas de diversos sectores de actividade e irá dividir-se entre Montreal, a maior cidade da província de Quebec, e Toronto, o centro financeiro de um país que ocupa grande parte da América do Norte.

    “Portugal tem uma longa relação com o Canadá devido à vasta comunidade de emigrantes portugueses. O país é um importante mercado para o comércio português devido ao seu elevado potencial de crescimento, o que torna cada vez mais relevante a aposta da AEP. É um dos países com maiores fluxos de importações e exportações a nível mundial, constituindo um importante parceiro em termos de investimento à escala global”, lembra Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP.

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    Esta é a sétima missão empresarial organizada pela AEP ao Canadá. A última deslocação foi em 2019.
    Durante a missão, as empresas portuguesas terão oportunidade de estabelecer contactos com potenciais parceiros locais, através de reuniões já agendadas.

    As empresas que integram esta missão são a Dune Blue (meias), Catari Indústria (estruturas metálicas), Binomio – Produtos Alimentares (chocolate e produtos de confeitaria), NeiperHome (têxteis-lar), Lumatex – Indústria Textil (têxteis-lar), Cheer Up Viagens e Turismo (turismo), Prinemo (engenharia), Emotions at Home (têxteis-lar), Arch Valadares (cerâmica sanitária) e Sinuta (aparelhos e equipamentos para comunicações).

    Com uma população a rondar os 38 milhões de habitantes, o Canadá é a 9ª maior economia mundial e um dos países mais desenvolvidos. Integra o G7 – que reúne os países mais industrializados e desenvolvidos do mundo -, tem uma economia sólida, aberta, competitiva e transparente e possui um elevado nível de vida.

    Em 2021, segundo dados do INE, o Canadá foi o 14º cliente das exportações portuguesas de bens, ocupando a 19ª posição ao nível das importações. Entre 2017 e 2021 verificou-se um crescimento médio anual das exportações de 13,9% e de 0,03% nas importações. A balança comercial de bens foi favorável a Portugal, tendo apresentado um excedente de 172 milhões de euros.

    Na estrutura das exportações destacam-se os produtos alimentares, as matérias têxteis, os plásticos e borracha, os metais comuns e os produtos químicos. Os principais grupos de produtos importados foram os produtos agrícolas, os veículos e outros materiais de transporte, as máquinas e aparelhos, os produtos químicos e os metais comuns.

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    Renovação do BPI Monumental distinguida com certificação LiderA

    Na sua nova versão, LiderA4all, o sistema certifica a renovação do interior do edifício como de “elevado grau de procura da sustentabilidade”, com a classe A+, sendo “quatro vezes melhor”, comparativamente à prática usual das renovações de escritórios

    A renovação do BPI Monumental foi distinguida com a certificação LiderA – Sistema de avaliação da sustentabilidade. O sistema, desenvolvido por Manuel Duarte Pinheiro, professor catedrático do Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Ambiente, da Universidade de Lisboa, é uma marca registada portuguesa desde 2007.

    Na sua nova versão, LiderA4all, o sistema certifica a renovação do interior do Edifício Monumental efectuada pelo BPI como de “elevado grau de procura da sustentabilidade”, com a classe A+, sendo “quatro vezes melhor”, comparativamente à prática usual das renovações de escritórios.

    Nas soluções implementadas na renovação do Monumental promovida pelo BPI, destaca-se o layout, que promove estratégias bioclimáticas e sistemas que maximizam luminosidade, conforto térmico no interior, controlo dos níveis de ruído e centralização dos espaços técnicos. Também mais de 75% dos materiais são recicláveis e de origem nacional, nomeadamente a utilização de burel e cortiça portuguesa.

    A incorporação de plantas naturais preservadas para trazer mais conforto e qualidade ao ambiente, ou Biofilia, são outras das soluções incorporadas.

    Entre outras opções, o edifício conta com um sistema de gestão centralizada, que permite a optimização de consumos através da monitorização e controlo de energia, com o recurso à Domótica e tecnologia Nextbitt; gestão térmica (substituição das máquinas de ar condicionado e reorientação das grelhas de ventilação); utilização única de luminárias LED; melhoria do conforto e do desempenho dos Colaboradores (Workshops), com linhas gráficas e dinâmicas marcadas pelo contraste de cores, formas ortogonais e linhas contínuas; maior flexibilidade no espaço e mobilidade aos Colaboradores, disponibilizando ambientes de trabalho mais descontraídos e informais e aposta na mobilidade sustentável com a disponibilização de lugares de bicicleta e balneários para Colaboradores e Visitantes; substituição da frota automóvel para carros elétricos e híbridos.

    O LiderA tem certificado dezenas de edifícios, quer decorrentes de reabilitação, quer novos, quer existentes, tanto de serviços como residenciais, nomeadamente a sede da EDP, vários edifícios da Decathlon e do Lisbon Green Valley, em Sintra. Além disso, este é o sistema referenciado para certificação ambiental pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) para majoração do investimento na habitação a custos controlados.

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    Soluções Saxun integram exposição “Cenários de um futuro próximo”

    Empresa marca presença através do projecto “Work from Anywhere Hub”, um espaço de trabalho híbrido, desenhado por Eli Gutiérrez, que está em exibição na Feira Hábitat Valência, até 22 de Setembro

    As soluções Saxun integram o projecto “Work from Anywhere Hub”, um espaço de trabalho híbrido, desenhado por Eli Gutiérrez, que está em exibição na Feira Hábitat Valência, até 22 de Setembro.

    A Habitat 2023 irá explorar a casa pós-pandemia com a exposição “Cenários de um futuro próximo” e onde irá apresentar peças e cenas domésticas que antecipam a forma como as nossas casas estão a mudar após a pandemia, centrada na multifuncionalidade, modularidade, nomadismo e sustentabilidade. Uma das suas concepções é o projeto “Work from Anywhere Hub”, realizado com várias soluções Saxun.

    Este projecto inovador e versátil é composto por duas pérgulas bioclimáticas P-150, texturizadas em Ral 1013, sobre as quais se estrutura toda a divisão. É complementado com treliças móveis R4-200, folheadas a madeira, para proporcionar “calor” e um Wind Screen Grazia 105, RAL 1013 texturado com tecido Soltis 92, para modular o espaço e multiplicar a sua utilização.

    Esta combinação original de três soluções Saxun permitiu criar uma sala flexível e polivalente, para trabalhar ou desconectar. Eli Guitérrez concebeu-a como uma peça de microarquitectura, que pode ser instalada no interior ou no exterior, montada ou desmontada, sem necessidade de obras.

    “A pérgula gera uma estrutura que nos permite compartimentar o espaço de uma forma mais dinâmica, flexível, temporária e sem necessidade de realização de obras, para que se possa ajustar a utilização do espaço de acordo com as nossas necessidades: um dia pode ser uma sala de reuniões, um espaço para praticar ioga ou uma zona de televisão para ver um filme com a família”, destaca Eli Guitérrez.

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    Jornadas Europeias do Património regressam este fim de semana

    Espectáculos, oficinas práticas, visitas guiadas: no próximo fim de semana, centenas de actividades vão assinalar as mil facetas do património vivo do país

    tagsDGPC

    As Jornadas Europeias do Património (JEP 2023) estão de volta a 22, 23 e 24 de Setembro, este ano subordinadas ao tema Património Vivo. São centenas de actividades espalhadas por todo o país, com os mais variados formatos, de ateliers a visitas guiadas, de exposições a palestras e espectáculos, de encenações históricas a peddy papers. A lista de actividades disponíveis (que podem ser propostas por entidades públicas ou privadas até ao próximo dia 21) está em permanente actualização e pode ser consultada aqui.
    As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da União Europeia e realizam-se nos 50 países signatários da Convenção Cultural Europeia, envolvendo anualmente a participação de milhões de pessoas. Em Portugal, as JEP são coordenadas pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC).

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    Fusões e Aquisições movimentam 9B€ em 2023

    Segundo o mais recente relatório sobre o mercado transaccional português da TTR Data, o volume de transacções entre Janeiro e Agosto deste ano regista uma diminuição de 1% em comparação ao período homólogo de 2022. O sector de Real Estate foi o mais activo no período, com 67 transacções

    O mercado transaccional português registou entre Janeiro e Agosto de 2023, 383 operações com valor total de 9 biliões de euros, no qual 41% do total das transacções possui os valores revelados, de acordo com o mais recente relatório do TTR Data. Estes números representam uma diminuição de 1% no número de transacções em comparação ao mesmo período de 2022, bem como uma queda no capital mobilizado de 15%.

    Em Agosto, foram registadas 25 fusões e aquisições, entre anunciadas e encerradas, e um valor total de 2,3 biliões de euros. Em termos sectoriais, o sector de Real Estate foi o mais activo desde Janeiro, com 67 transacções, seguido pelo sector de Internet, Software & IT Services com 54 operações, o qual registou uma queda de 4% comparado a 2022.

    Âmbito Cross-Border
    No âmbito Cross-Border, quanto à número de transacções, a Espanha e o Reino Unido, foram os países que mais investiram em Portugal no período, contabilizando 43 e 23 transacções, respectivamente. As empresas portuguesas escolheram a Espanha e o Brasil como principal destino de investimento, com 23 e 10 transacções, respectivamente.

    As empresas norte-americanas diminuíram em 20% suas aquisições no mercado português, até Agosto de 2023. Enquanto que, por sector, o de Tecnologia e Internet diminuíram em 43% em comparação ao mesmo período de 2022.

    Até Agosto de 2023, foram contabilizadas 37 transacções de Private Equity, representando uma queda de 7% no número de operações em comparação ao mesmo período de 2022. Em Venture Capital, foram realizadas 96 rodadas de investimentos e um total de 395 milhões de euros, representando um crescimento de 29% no número de transacções.

    No segmento de Asset Acquisitions, foram registadas 84 transacções com um valor de 1,2 biliões de euros, representando uma queda de 11% no número de operações.

    Transacção do mês

    A transacção destacada pelo TTR Data em Agosto de 2023, é a aquisição da Triangle’s pela Aphelion, subsidiária da Semapa. O valor da transacção é de 178,70 milhões de euros.

    A operação contou com a assessoria jurídica em lei portuguesa dos escritórios Vieira de Almeida, VdA, CCR Legal. Do lado financeiro, a transacção foi assessorada pelo Haitong Bank Portugal, PwC Portugal e EY Portugal, a qual realizou uma Due Diligence.

    Ranking de assessores financeiros e jurídicos
    O relatório publica os rankings de assessoria financeira e jurídica até Agosto de 2023 em M&A, Private Equity, Venture Capital e Mercados de Capitais, onde a actividade dos assessores é reflectida pelo número de transacções e pelo valor total. Quanto ao ranking de assessores jurídicos, por número de transacções lidera ao longo de 2023, o escritório PLMJ,com 16 transacções. Em valor, lidera o escritório Uría Menéndez – Proença de Carvalho contabilizando um total de 2,1 biliões de euros.

    No que se refere ao ranking de assessores financeiros, por número de transacções e em valor, lidera o BTG Pactual, com três operações e contabilizando 848,96 biliões de euros.

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    Bysteel reforça presença na Europa

    A bysteel vai avançar com uma incursão por novos mercados europeus já a partir dos próximos dois anos. Alemanha, Bélgica, Irlanda, Noruega e Suécia são os alvos da expansão. Contas feitas a empresa estima facturar 100M€ em 2025 com os novos mercados

    Desde que foi criada à década e meia, a empresa já cresceu 100 vezes e é o segundo maior empregador do dstgroup. “Nos últimos 15 anos, alcançámos um crescimento notável, multiplicando a nossa presença e impacto em 100 vezes. Actualmente, exportamos 97% da nossa produção e já nos estabelecemos como uma empresa de alcance global, com um turnover de 50M€. Ocupamos um espaço muito importante nos mercados mais sofisticados da Europa, pelo que era fundamental um reposicionamento above e below the line”, explica Rodrigo Crespo de Araújo, CEO da empresa.

    Consequência lógica deste crescimento, a empresa procedeu a um processo de rebranding das marcas bysteel e bysteel fs, apresentando-se ao ‘mundo’ com uma imagem proporcional à escala de ambas, evidenciando o que melhor se faz nas áreas das superestruturas metálicas e envelopes arquitectónicos.

    Integradas no dstgroup, a bysteel fs e a bysteel são empresas especializadas na concepção/projecto, produção e montagem de soluções integradas de sistemas de fachadas e estruturas metálicas, respectivamente. Sediada em Braga, possuem uma infraestrutura industrial de 50.000 m2, de onde saem as estruturas metálicas e fachadas. No conjunto contam com 400 trabalhadores e constituem o 2º maior empregador do grupo. A intenção é afirmar a marca e empresa bysteel “como uma das principais protagonistas do sector na Europa”, onde detém escritórios e obra realizada no Reino Unido, França, Mónaco e Holanda, para além das intervenções em projectos internacionais noutros países como Argélia, Marrocos, Jamaica, República do Chade, Nigéria, Brasil, República Democrática do Congo, etc.. “Queremos conquistar mais território na área da sofisticação e ganhar ainda mais reconhecimento e prestígio pelas nossas obras e projectos ambiciosos que desafiam os limites convencionais da arquitetura e da construção, que se transformam em autênticos landmarks das cidades”, reforça o mesmo responsável.

    A exemplificar este novo posicionamento e representativo da dimensão e reputação da bysteel, a empresa ganhou recentemente um dos maiores contratos de estruturas metálicas da Europa: a nova sede do maior produtor mundial de aço no Luxemburgo, a Arcelor Mittal, no valor de 25M€.

    “Exploramos até onde a ambição, a engenharia e o design nos põem à prova. As nossas únicas balizas são os desafios técnicos e criativos de cada projecto, mas onde é essencial criar soluções inovadoras e de valor acrescentado, únicas e à medida!”, conclui Rodrigo Crespo de Araújo.

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    KNX Portugal marca presença em workshop sobre “Edifícios Inteligentes – O Futuro é hoje!”

    A ter lugar na sede da Ordem dos Engenheiros da Região Centro, em Coimbra, no dia 20 de Setembro, Paulo Martins, certified KNX Trainer, irá abordar as “Vantagens da integração do sistema KNX nos edifícios” e “Do projecto eletrotécnico com KNX à programação do sistema”

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    A sede da Ordem dos Engenheiros da Região Centro, em Coimbra, recebe, no próximo dia 20 de Setembro, um workshop sobre “Edifícios Inteligentes – O Futuro é hoje!”, promovido no âmbito de um protocolo estabelecido entre o Colégio de Engenharia Electrotécnica e a ATEC, Academia de Formação, que se dedica ao desenvolvimento de cursos de formação profissional para jovens e adultos, assim como ao desenvolvimento de soluções de formação contínua para profissionais e empresas.

    “As vantagens da integração do sistema KNX nos edifícios” e “Do projecto eletrotécnico com KNX à programação do sistema” são os temas abordados pela Associação, numa sessão a cargo de Paulo Martins, certified KNX Trainer.

    A sessão de encerramento do workshop está prevista para as 19h30, com a presença, na sede da Ordem dos Engenheiros da Região Centro, de Cláudia Gaspar, coordenadora do Colégio de Engenharia Electrotécnica da Região Centro.

    Com início previsto às 17h30, a  sessão de abertura irá contar com a presença de Isabel Lança, presidente do Conselho Directivo da Ordem dos Engenheiros da Região Centro, João Carlos Costa, director-geral da ATEC – Academia de Formação e de Rui Carneiro, secretário executivo da Associação KNX Portugal.

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    O projecto que está a nascer no Alentejo ganha visibilidade na CPLP

    A secretária de Estado angolana para a Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável visitou a sede do projecto Guardiões, instalada na BioBIP, Bioenergy and Business Incubator of Portalegre, para conhecer o trabalho desenvolvido no âmbito do combate às alterações climáticas

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    A responsável angolana foi recebida pelo coordenar do projecto, Jorge Martins, que partilhou as principais orientações do projecto e a sua dedicação à formação das novas gerações e à sensibilização da população para as temáticas de protecção da natureza, descarbonização e transição para uma Economia Circular. “Foi uma enorme honra receber um membro do Governo de Angola e dar-lhe a conhecer o trabalho que temos vindo a desenvolver no Alentejo. Acreditamos que o Guardiões, nomeadamente através da expressão que um dos seus membros fundadores, p Fórum Energia e Clima, já detém na Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), poderá levar a sua missão além-fronteiras num trabalho conjunto pela salvaguarda do nosso planeta”, afirmou.

    Paula Coelho, secretária de Estado angolana para a Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, foi também recebida pelo Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Loures, que reforçou a disponibilidade da instituição para uma parceria estratégica com o Governo de Angola.

    Na incubadora de empresas do Politécnico, a secretária de Estado angolana teve ainda a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido na BioBIP Energy para o aproveitamento de resíduos.

    Recorde-se que o projecto Guardiões tem como objectivo sensibilizar e informar a sociedade civil sobre a temática das alterações climáticas. Através da partilha de conhecimento e da dinamização de acções junto da população, o projecto pretende transformar o Alentejo numa região exemplo, não só da descarbonização, mas também de uma transição de sucesso para a economia circular. O Guardiões resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico De Portalegre, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) e o Fórum da Energia e Clima (FEC), sendo financiado pelo Programa Alentejo 2020.

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    Aprovados apoios de 31,4 M€ a start-ups e incubadoras

    Este valor corresponde a 808 candidaturas aos programas “Vouchers para Startups” e “Vales para Incubadoras e Aceleradoras”, integradas na componente 16 do PRR – Empresas 4.0

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    No âmbito do apoio a projectos já existentes ou para criação de serviços de incubação ou de aceleração nas áreas do empreendedorismo e inovação, o Governo aprovou as primeiras 808 candidaturas que correspondem a um montante de 31,4 milhões de euros.

    Este pacote integra os programas “Vouchers para Startups” e “Vales para Incubadoras e Aceleradoras”, integradas na componente 16 do PRR – Empresas 4.0, foram aprovadas um total de 808 candidaturas, tem uma dotação global de 49,7 milhões de euros.

    Em relação ao aviso dos “Vouchers para Startups”, que tinha uma dotação de 45 milhões de euros, foram já aprovadas 745 candidaturas com um investimento previsto de 40,6 milhões de euros e que vão receber um apoio de 22,4 milhões de euros.

    Os projectos aprovados visam o desenvolvimento de modelos de negócio, produtos ou serviços digitais com contributo positivo para a transição climática e que se caracterizam pela utilização da Inteligência Artificial, Blockchain e Economia Circular, entre outros.

    Relativamente aos “Vales para Incubadoras e Aceleradoras”, foram já aprovadas 63 candidaturas com um investimento de 9,1 milhões de euros e um apoio de igual montante. Este aviso tinha uma dotação de 10 milhões de euros.

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    Créditos: José Manuel Ferrão

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    Cosentino City inaugura em Lisboa

    O novo espaço abriu portas este Verão e representa a aposta da marca na interacção e visão 360º de projectos para arquitectos, decoradores, designers e outros profissionais. À semelhança de outros showrooms espalhados pelas principais praças mundiais, o Cosentino City Lisboa revela a aposta da empresa na inovação, não só dos materiais, como do processo criativo e de execução dos projectos

    Com a abertura da Cosentino City, Lisboa junta-se ao leque de cidades mundiais que receberam o showroom da marca espanhola. Mais do que uma loja, este pretende ser um espaço de interacção e de criação entre os profissionais e os produtos da marca, onde o recurso à tecnologia é simultaneamente um facilitador e um agregador.

    Lisboa é o 30º espaço a abrir desta rede mundial que está presente um pouco por todo o globo, com maior predominância nos EUA e na Europa.

    Localizada no centro da cidade, a loja ocupa cerca de 359 m2 de espaço comercial do Tivoli Fórum, junto à Avenida da Liberdade. O trabalho de interiores foi levado a cabo pela equipa de design interna da empresa que projectou o espaço para responder a diferentes valências e necessidades. À semelhança dos outros espaços da marca, o Cosentino City Lisboa foi pensado para permitir a interacção, atendimento personalizado e visão 360º de projectos para arquitectos, decoradores, designers.

    Neste espaço os visitantes podem encontrar propostas como o “Atelier”, uma oficina de design que apresenta a oferta de produtos Cosentino, juntamente com uma ampla selecção de tecidos, peças de mobiliário e outras amostras complementares aos projectos, quer de origem local como global.

    A tecnologia está presente e permite um encontro mais próximo com os produtos da marca através, por exemplo de displays digitais full-slab em escala, que fornecem visualizações de alta-definição de veios, cores e detalhes. Na área “Fachada Digital” é possível encontrar réplicas de projectos de fachadas reais e a sua versão digital com case studies completos.

    O showroom está pensado também para ser um ponto de encontro entre os profissionais. A partir de Outubro terão lugar workshops, espaços de discussão e encontros sobre temáticas relacionadas com a arquitectura e o design.

    Neste espaço os visitantes podem encontrar propostas como o Atelier, uma oficina de design que apresenta a oferta de produtos Cosentino, juntamente com uma ampla selecção de tecidos, peças de mobiliário e outras amostras complementares aos projectos, quer de origem local como global

    Reforço de presença no mercado nacional

    A abertura em Lisboa representa uma aposta do grupo no mercado nacional, que será reforçada com uma presença na cidade do Porto. O segundo showroom da marca está previsto inaugurar em 2024.

    C-Bath é a aposta da Cosentino para os Espaços de banho

    A marca C-Bath é a nova aposta da Cosentino. Depois das cozinhas o grupo prepara a entrada nos espaços de banho com uma abordagem “abrangente para reimaginar este espaço, aproveitando ao máximo a versatilidade das superfícies e aplicações da empresa espanhola para criar “ambientes abrangentes onde a arte e o design se fundem, num diálogo entre peças icónicas e as superfícies Cosentino, revestimentos, pavimentos, bancadas, bases de duche, lavatórios e mobiliário”.

    No domínio dos espaços de banho, a marca criou a gama The Bathelier, que apresenta ambientes exclusivos e peças criadas por designers internacionais, como Remy Meijers, Cláudia Afshar, Daniel Germani ou Colin Seah.

    A “visão Cosentino” será dada pela gama C.BATH Studio, através da qual a multinacional irá fornecer os seus próprios designs de espaço incorporando elementos do seu portfólio de superfícies e produtos padrão. A gama C.BATH Studio incluirá desde revestimentos de paredes e pavimentos em diferentes formatos, cores e texturas, lavatórios e bases de duche.

    Novos elementos e soluções que combinam com as mais recentes colecções Dekton Pietra Kode e Silestone Urban Crush.

    Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

    Manuela Sousa Guerreiro

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    Os desafios das renováveis em conferência nos dias 29 e 30 de Novembro

    Ao longo dos dois dias, em múltiplos painéis, serão debatidos os grandes temas do sector, como o licenciamento de projectos renováveis, o hidrogénio verde, as renováveis oceânicas ou o autoconsumo

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    A conferência anual da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) regressa nos dias 29 e 30 de Novembro.  na Culturgest, em Lisboa. A Portugal Renewable Energy Summit, evento dedicado ao sector das renováveis em Portugal, realiza-se há mais de uma década e é um “espaço privilegiado” de debate e de encontro de agentes do sector, que envolve entidades públicas e privadas na discussão dos temas estruturantes para a cadeia de valor.

    O evento, cujas inscrições já estão abertas no site da APREN, reúne alguns dos principais especialistas de entidades públicas e privadas nacionais e internacionais da área da energia e das renováveis.

    Ao longo dos dois dias, em múltiplos painéis, serão debatidos os grandes temas do sector, como o licenciamento de projectos renováveis, o hidrogénio verde, as renováveis oceânicas ou o autoconsumo.

    O mercado de flexibilidade e armazenamento e os desafios colocados pelo Plano Nacional de Energia e Clima – PNEC serão outros temas, assim como a gestão e disponibilidade de redes, mercado europeu de eletricidade e ainda Directiva de Energias Renováveis III (RED III), sem descurar o dossier Net Zero Industry Act.

    Giles Dickson, ceo da WindEurope, Walburga Hemetsberger, ceo, da SolarPower Europe, os eurodeputados Nicolás González Casares e Maria da Graça Carvalho,Christian Zinglersen, o director da ACER (a agência europeia para a cooperação entre reguladores energéticos) e Rafael Gómez-Elvira, chairman do NEMO Committee, são alguns dos oradores já confirmados.

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