CONSTRUIR
Prospectiva fiscaliza empreitadas no hospital de Vila Nova e Gaia e Espinho
Grupo IPG coloca no mercado 51 mil m2 de activos logísticos e industriais
Ordem dos Arquitectos debate cinco décadas de habitação em democracia
Pestana Hotel Group com resultado líquido superior a 100M€
‘The Nine’ em Vilamoura comercializado a 50%
‘Rethinking Organizations: as diferentes visões sobre o Futuro das Organizações no QSP SUMMIT 2024
Sindicato dos Arquitectos reúne com objectivo de aprovar “primeiras tabelas salariais”
FEP traz a Portugal economista David D. Friedman
António Fragateiro assume direcção de Real Estate para Portugal do Numa Group
Habitação: Mais de 200 ideias integram nova versão da Carta Municipal
Alguns dos melhores e mais inovadores produtos portugueses para o design e decoração de interiores estarão em exposição, entre os dias 6 e 11 de Junho, na cidade de Milão. A “Made in Portugal naturally” insere-se na Tortona Design Week, um evento anual dedicado a este cluster.
Localizada na Via Tortona, a mostra portuguesa inclui peças de mais de 40 empresas das diversas indústrias da Fileira Casa, como o mobiliário, colchoaria, têxteis-lar, cutelaria, cerâmica, iluminação e tapeçaria. Em conjunto, constroem um espaço único e acolhedor, que simula os ambientes de uma sala de estar e jantar, em conjunto com zona de bar.
A curadoria da exposição é da responsabilidade do designer luso-francês Christophe de Sousa. Com uma vasta experiência num conjunto alargado de sectores, soma múltiplos prémios na Europa e nos Estados Unidos da América (EUA), sendo admirado pela paixão pelos processos criativo e produtivo.
Um dos materiais mais tradicionais da indústria nacional, a cortiça merece lugar de destaque nesta mostra. Coordenada por Toni Grilo, um designer altamente reconhecido no seio da indústria do mobiliário nacional, uma das áreas desta exposição é inteiramente dedicada a produtos sustentáveis compostos por este material. Visando a promoção da economia circular, bem como do conhecimento e know-how dos artesãos portugueses, esta zona constitui um dos grandes pontos de atracção do espaço “Made in Portugal naturally”.
Após uma edição de grande sucesso no ano passado, a APIMA (Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins) e a AICEP decidiram realizar uma nova iniciativa, com vista à divulgação das marcas e produtos portugueses junto dos profissionais italianos, mas igualmente dos milhares de prescritores, agentes e decoradores que visitam a cidade de Milão durante esta semana.
“Não poderíamos ter recebido melhor feedback sobre a acção realizada em 2021, tanto dos visitantes como das marcas presentes. Este ano, com a retoma das viagens internacionais e eventos empresariais, as nossas expectativas são ainda maiores. Prevemos receber mais de 5000 profissionais e promover as nossas marcas nos nossos mercados tradicionais de exportação, mas também em mercados emergentes de grande potencial”, afirma Joaquim Carneiro, presidente da APIMA.
A Fileira Casa Portuguesa é constituída por mais de 7 500 empresas, que representam cerca de 61 mil postos de trabalho e um volume de negócios de 3,3 mil milhões de euros. Os diversos sectores que a integram são responsáveis por perto de 4,5% do total de exportações da economia nacional.