Mercedes-Benz Trucks präsentiert auf der IFAT 2022 in München nachhaltige kommunale Mobilitätslösungen
Mercedes-Benz Trucks showcases sustainable municipal mobility solutions at IFAT 2022 in Munich
Mercedes-Benz Trucks apresenta eEconic em feira mundial
A empresa marca presença na IFAT 2022, em Munique, onde apresenta o novo eEconic, o novo veículo eléctrico que é um “especialista” na gestão de resíduos e limpeza dos meios urbanos
CONSTRUIR
Salto Studio ganha concurso para antiga Colónia Balnear da Areia Branca
Município de Esposende investe 3,6M€ na construção de residência de estudantes
Weber lança novo acabamento para fachadas
Prospectiva e H3P supervisionam construção da Barragem do Calucuve, em Angola
Grupo Eurofred formaliza venda da sua filial Horeca Global Solutions
KEO inaugura escritório em Lisboa e duplica número de colaboradores
Twinkloo olha para o futuro do imobiliário em Portugal através de novo podcast
Geberit volta a juntar-se a Miguel Muñoz para espaço na Casa Decor 2024
Iad lança iniciativa que permite ter “estimativa realista e actualizada” dos imóveis
Análise: Mercado de escritórios em Lisboa em “forte recuperação”
A Mercedes-Benz Trucks apresenta um vasto portfolio de produtos nesta área e marca presença na IFAT Munique, a maior feira mundial de soluções para o sector do ambiente. De 30 de Maio a 3 de Junho de 2022, a Mercedes-Benz Trucks irá apresentar, aos seus visitantes, informações detalhadas sobre soluções sustentáveis na área do ambiente, bem como o novo eEconic, apresentado pela primeira vez nesta feira, o novo eActros e várias viaturas Unimog.
Seja para eliminação de resíduos, limpeza de neve, limpeza de ruas, corte de relva ou apenas no canteiro de obras, os veículos municipais são usados de várias maneiras. Custo-benefício, desempenho, manuseio seguro e respeito ao meio ambiente são as principais prioridades das empresas municipais em qualquer parte do mundo. A Mercedes-Benz Trucks oferece um vasto portfólio para esse fim, como mostra sua participação na IFAT Munich deste ano.
Durante o certame dedicado às actividades de gestão de água e esgotos, resíduos e matérias-primas, a empresa apresenta a sua gama de veículos e conceitos de mobilidade orientados para o cliente. Os destaques incluem os caminhões eEconic e eActros movidos a bateria, bem como vários veículos Unimog.
“Enfrentamos o desafio de conciliar mobilidade segura, meio ambiente e qualidade de vida num contexto urbano. Os nossos veículos comerciais totalmente eléctricos são neutros em CO2, emitem baixos níveis de ruído e, portanto, são a solução ideal, especialmente para os diferentes usos municipais”, sublinha Ralf Forcher, responsável da Mercedes-Benz Special Trucks.
Um novo eléctrico a pensar nas cidades
Em Munique, a Mercedes-Benz Trucks apresenta o seu novo eEconic, que está a ser exibido pela primeira vez na IFAT e deverá iniciar a produção em série no segundo semestre de 2022. Este veículo surge do icónico Econic da Mercedes-Benz Trucks, que é um dos chassi mais usados por muitas empresas que se dedicam à recolha de lixo, um pouco por todo o mundo.
Já em Maio, a FES Frankfurter Entsorgungs-und Service GmbH testou o novo veículo de recolha de resíduos eléctrico,alimentado por bateria. Este camião de piso rebaixado com um peso bruto admissível de 27 toneladas e um eixo electrónico com unidade de accionamento integrada, bem como os dois motores eléctricos, baseia-se no eActros utilizado no transporte de distribuição pesado, que teve a sua estreia mundial no final de Junho de 2021.
As baterias do modelo de produção em série eEconic consistem em três conjuntos de baterias, cada um com uma capacidade instalada de 112 kWh e uma capacidade útil de cerca de 97 kWh. O camião eléctrico pode cobrir a grande maioria das rotas típicas de recolha de resíduos do modelo Econic em operação. O seu sistema de recuperação de energia electrica durante a condução é uma grande vantagem, especialmente como parte da operação stop-and-go na recolha de resíduos. O cockpit multimídia interactivo instalado como padrão no eEconic fornece um fluxo contínuo de informações sobre o estado da carga, o alcance restante e o consumo de energia actual e médio em kWh por 100 quilómetros.
O camião pode ser carregado com até 160 kW: três baterias precisam de pouco mais de uma hora para carregar de 20 a 80 por cento em uma estação de carregamento rápido CC padrão com corrente de carregamento de 400 A. O eEconic também está pronto para uso em condições severas de Inverno, tendo sido extensivamente testado pela Mercedes-Benz Trucks no Círculo Polar Árctico, onde um veículo quase em produção funcionou de forma confiável mesmo em temperaturas ambientes tão baixas quanto -25°C.
A posição rebaixada do eEconic permite o acesso de um passo, fácil de usar, para a cabine espaçosa, que oferece espaço para uma tripulação de até quatro pessoas. A transmissão eléctrica também possibilita um piso plano da cabine, facilitando a subida pela cabine – uma vantagem particular se o motorista quiser sair pela porta dobrável do lado do passageiro dianteiro, de costas para o tráfego. No que diz respeito ao equipamento de segurança, o eEconic está equipado de série com o S1R Sideguard Assist para maior segurança nas curvas.