DST Group e Universidade do Minho lançam formação na área do projecto e da construção de fachadas
A formação especializada em “Tecnologia de Fachadas e Envolvente de Edifícios” tem as candidaturas abertas até dia 20 de Junho

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
A bysteel, empresa do dst group, e a Universidade do Minho, acabam de anunciar o lançamento do curso de formação especializada em “Tecnologia de Fachadas e Envolvente de Edifícios”. As candidaturas encontram-se abertas até dia 20 de Junho.
A formação que se realizará através da Escola de Engenharia e da Escola de Arquitectura, Arte e Design, pretende dar resposta à procura cada vez maior de profissionais com conhecimento especializado na área do projecto e da construção de fachadas.
Conceito, projecto, cálculo, produção, instalação e manutenção de fachadas de edifícios complexos são alguns dos temas sobre os quais se centra o curso, contribuindo para a consolidação e inovação no sector das fachadas e vem responder à escassez de formações avançadas neste âmbito, quer em Portugal, quer na Europa.
A formação contempla temáticas relacionadas com tecnologia de fachadas e envolventes de edifícios tais como aspectos legais, gestão da qualidade e eficiência energética, térmica e acústica; luz, energia e protecção solar na envolvente de edifícios; materiais, fabrico e componentes estruturais e não estruturais em fachadas, fabricação, instalação, operação e manutenção de fachada e incluirá ainda um estágio em projecto de Fachadas.
Este lançamento insere-se no Programa Educacional “Arquitetura e Ambiente Construído”, e o curso será leccionado no Campus de Azurém, em Guimarães, de 1 de Julho e 17 de Dezembro de 2022, com interrupção entre 23 de Julho e 1 de Setembro em regime modular (semi-intensivo), à sexta-feira (tarde) e sábado (manhã), num total de 190 horas/40 ECTS, por professores da Escola de Engenharia, da Escola de Arquitectura, Arte e Design da UMinho e por especialistas da bysteel.
A formação destina-se a profissionais do sector como projectistas, directores de obra, directores de fiscalização, construtores e consultores e, de uma forma geral, a detentores de grau de licenciado nas áreas de Arquite,tura e Engenharia Civil (ou similar) com interesse pelas tecnologias de fachadas e envolvente de edifícios.