Empresas Sonae criam compromisso para evitar desflorestação até 2030
Várias empresas do grupo Sonae assinaram o compromisso “Zero Desflorestação”, visando assegurar a conservação das florestas no decorrer das suas actividades e operações, um compromisso que se irá estender também aos seus fornecedores

CONSTRUIR
Discovery Hotel Management lança Crowne Plaza Caparica Lisbon
“Mais Habitação” compromete investimentos da Mercan Properties em Portugal
Tektónica antecipa aumento de presenças na 25ª edição
Pollen Street chega a acordo para entrada no capital da Finsolutia
Hisense são os primeiros a receber a certificação ETSI da TÜV Rheinland
Idealtom apresenta primeira gama de tintas térmicas com assinatura portuguesa
Porto recebe Imobinvest entre 24 e 26 de Março
Ainda vai a tempo de integrar o programa ‘Forecast Takeover’
Cushman & Wakefield e Predibisa responsáveis pelo arrendamento do Matosinhos Office Center
Aberto concurso para a maior barragem de regadio de Vila Flor
As empresas Sonae assumem o compromisso de promover a conservação das florestas naturais a nível mundial através do compromisso “Zero Desflorestação”, que visa assegurar, até 2030, a ausência de desflorestação associada às actividades e operações directas das empresas subscritoras, bem como nas suas cadeias de abastecimento.
“O combate à desflorestação requer uma acção urgente e integrada de todos. É necessária uma mobilização global para assegurar a conservação das florestas, que têm um papel crucial ao nível da promoção da biodiversidade e do combate às alterações climáticas, através da retenção de carbono. Nas empresas Sonae, estamos comprometidos em crescer com responsabilidade, por isso, promovemos a defesa do planeta e das florestas. Esperamos poder inspirar outros a seguir este caminho e, em conjunto, conseguirmos fazer a diferença”, sustenta Isabel Barros, presidente do Grupo Consultivo de Sustentabilidade das empresas Sonae.
O compromisso “Zero Desflorestação” reflecte o compromisso assumido no combate à desflorestação através da adopção de metas que garantem a preservação das florestas no decorrer da actividade das suas cadeias de abastecimento associada à produção de matérias-primas críticas – gado bovino, madeira, óleo de palma e soja. Adicionalmente, tem como objectivo assegurar “zero desflorestação” no desenvolvimento de novas infraestruturas e de contribuir positivamente para a conservação e restauro das florestas.
Para alcançar os objectivos propostos, as empresas Sonae vão colaborar com as suas cadeias de abastecimento, com enfoque na produção local onde a ausência de desflorestação deve ser assegurada. Neste sentido, está previsto um esforço concertado com os vários intervenientes para assegurar a rastreabilidade e monitorização dos materiais que são adquiridos, nomeadamente através da adopção de mecanismos de controle e de outros procedimentos, incluindo, por exemplo, a certificação de matérias-primas.
As empresas Sonae que subscrevem este compromisso são a MC, a Zeitreel, a Worten e a Sierra, a que se juntam também a Sonae Capital e a Sonae Arauco.
A urgência de adotar o compromisso Zero Deflorestação
As florestas desempenham um papel vital no combate às alterações climáticas e na preservação da biodiversidade. A nível global, aproximadamente metade das florestas estão localizadas nas regiões tropicais e subtropicais, onde são altamente produtivas e albergam pelo menos dois terços da biodiversidade mundial.
Nestas regiões, a desflorestação ocorre a um ritmo acentuado de 10 milhões de hectares por ano, dos quais a maioria se deve à expansão do comércio internacional e à conversão do uso do solo associado à produção de matérias-primas como gado, óleo de palma, soja e madeira.
A elevada desflorestação e as suas repercussões ao nível da perda de biodiversidade, e por sua vez de impacto nas alterações climáticas, reforçam a necessidade e o carácter de urgência de desenvolver e implementar um compromisso que seja ambicioso e cuja implementação garanta resultados efectivos.