
CONSTRUIR
Antigo edifício do Inatel na Infante Santo reabre (novamente) como hotel
RCC Alvalade coloca no mercado 40 novos apartamentos
‘Ilhas’ reforçam vendas da Remax em 2024
Tiny House do Nova Arcada é agora coworking hub
WineStone investe 15M€ em novo polo logístico
DTE constrói nova fábrica da Cânhamor em Ourique
Obra de 17 M€ entre Meirinhas e Pombal já foi consignada
Cushman & Wakefield assume gestão do novo Retail Park de Setúbal
IP recebe delegação da Ucrânia para intercâmbio sobre PPP’s
Knauf lança nova plataforma para “fortalecer” relação com instaladores
Terminou a primeira fase de execução do projecto Interreg Europe EMOBICITY que decorreu entre Agosto de 2019 e Julho de 2022. O projecto tem como objectivo alavancar e providenciar planos de acção que, se integrados nas políticas públicas na área da mobilidade eléctrica, irão representar contributos fundamentais para a descarbonização da economia.
Participam no projecto entidades e organizações de cinco países. Para além de Portugal, integram o projecto a Grécia, Alemanha, Roménia e Croácia. Em Portugal, o consórcio integra a ADENE e a Direcção Regional da Energia dos Açores (DREn), cuja colaboração, além da mobilização de stakeholders e da divulgação de boas práticas, destaca-se a preparação de um Plano de Acção, a implementar na 2ª fase do projecto que arranca já em Agosto e decorre até Julho 2023, sendo dedicada às infraestruturas de carregamento dos veículos eléctricos.
Nos últimos dois anos de trabalho o projecto procurou “melhorar os instrumentos de política para facilitar a integração da mobilidade eléctrica nos sistemas de transportes urbanos e a promoção de medidas inovadoras para a mobilidade eléctrica”, refere a Adene.
“Para a prossecução desses objectivos, foram realizadas e desenvolvidas diversas acções e iniciativas: workshops temáticos, visitas de estudo, divulgação de boas práticas, edição de relatórios técnicos e participação em eventos, assim como actividades de comunicação”, inúmera a agência portuguesa para a energia.
Foram propostas ou integradas na base de dados da Policy Learning Platform – o instrumento do Programa Interreg Europe que apoia os governos regionais e locais em toda a Europa a desenvolver e promover melhores políticas – cinco boas práticas portuguesas relativas a incentivos para a aquisição de veículos eléctricos, à rede de postos de carregamento para veículos eléctricos, a um sistema de avaliação e classificação do desempenho energético de frotas automóveis, a pontos de luz inteligentes para fomentar a mobilidade leve eléctrica e a um serviço de bicicletas partilhadas.
A ADENE participou na preparação de um relatório sobre boas práticas na área mobilidade eléctrica, cuja estrutura e conteúdos tiveram como referência 3 tópicos considerados como prioritários pelo consórcio e em linha com os objectivos do projecto: políticas e estratégias para a promoção da mobilidade eléctrica, educação e mudança comportamental e experiências/exemplos da mobilidade eléctrica em meios urbanos. Destaque ainda para a colaboração na elaboração de cinco relatórios técnicos: modelo tarifário aplicado ao carregamento de veículos eléctricos, mobilidade eléctrica em regiões de baixa densidade populacional, integração de incentivos nos instrumentos de políticas públicas para a dinamização da mobilidade eléctrica, integração das renováveis na mobilidade eléctrica e condução autónoma e logística urbana.
A agência portuguesa foi ainda responsável pela organização de eventos de intercâmbio de experiências e comunicação, nomeadamente de um workshop temático, de visitas técnicas sobre mobilidade eléctrica, de reuniões do Local Stakeholders Group, e participou ainda nos que foram organizados pelos parceiros do projecto.