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    Sto apresenta StoColor X-black, a tinta que reflecte o calor em vez de o absorver

    Especialista em isolamento térmico, a Sto apresenta agora uma das suas mais inovadoras tintas inteligentes, a StoColor X-black, uma tinta de exterior à base de pigmentos pretos que reflectem o calor ao invés de o absorver e protegem os edifícios da radiação solar até 70ºC

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    Especialista em isolamento térmico, a Sto apresenta agora uma das suas mais inovadoras tintas inteligentes, a StoColor X-black, uma tinta de exterior à base de pigmentos pretos que reflectem o calor ao invés de o absorver e protegem os edifícios da radiação solar até 70ºC

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    Um dos grandes entraves à escolha de cores escuras no momento de pintar os edifícios é o facto de estas actuarem como íman para a luz directa, uma vez que absorvem a luz solar incidente e a transformam em calor, contrariamente às cores mais claras. Enquanto especialista em isolamento térmico e a favor da liberdade de design dos projectos, a Sto apresenta a sua tinta inteligente StoColor X-black com inovadores pigmentos pretos NIR (near infrared reflection) que garantem não só a reflexão do calor e consequente arrefecimento do edifício, mas também impedem que o mesmo sofra danos causados pelas temperaturas extremas como rachas ou deformações.

    Um sistema de isolamento térmico é capaz de manter o interior do edifício agradavelmente fresco no Verão. Contudo, a sua superfície pode atingir temperaturas demasiado elevadas, especialmente quando se opta por cores escuras acabando por ter um efeito indesejado na eficiência térmica do edifício. Os pigmentos NIR da tinta StoColor X-black contrariam este fenómeno ao absorverem grande parte da energia solar, permitindo que as superfícies escuras permaneçam muito mais frias e que a fachada seja protegida eficazmente contra danos.

    O design e a estética ficam garantidos com esta nova tinta Sto que permite eliminar, quase na totalidade, os limites térmicos no design de cores dos edifícios. Com efeito, até mesmo as superfícies de fachada com tons escuros ou pretos são facilmente possíveis dado que o tingimento à base de acrilato puro está disponível em todas as tonalidades do sistema StoColor e, a pedido, em muitos outros.

    De entre as principais características diferenciadoras de StoColor X-black, destacam-se a sua base em acrilato reflectivo de calor puro com tecnologia NIR que, em contraste com os pigmentos convencionais, consegue uma redução de 20% na temperatura da superfície; permite que os picos de temperatura causados pela radiação solar sejam mantidos a temperaturas abaixo dos 70° C; pode igualmente ser aplicado como uma camada de renovação em estruturas ITE e monolíticas; está disponível em todas as cores do sistema StoColor e, a pedido, em inúmeras outras cores.

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    Primeiro ‘Meet Up’ da Zome aborda habitação e propõe soluções

    Reformas fiscais, isenção de impostos para jovens, redução fiscal para investidores e parcerias público-privadas que possam reabilitar o parque público devoluto foram algumas das propostas que resultaram deste encontro. A próxima Meet Up realizar-se-á no dia 22 de Maio, em Braga, subordinada ao tema: “Mimar, apreciar, cuidar. A manutenção de talento no centro das organizações”.

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    A Zome, reuniu especialistas do sector, num Meet Up, para debater os desafios prementes do imobiliário nacional e apresentar propostas inovadoras para tornar a habitação mais acessível. Esta foi primeira de um ciclo de talks, que a empresa vai realizar ao longo de 2024, para celebrar o quinto aniversário da marca.

    Patrícia Santos, CEO da Zome, foi a moderadora do encontro que contou com um painel composto por Márcia Passos, advogada especialista no sector imobiliário e ex-deputada do PSD, Bernardo Matos de Pinho, administrador-executivo da Tecnoplano, e Patrícia Barão, vice-presidente da APEMIP, presidente do comité de gestão da JLL e directora da WIRE Portugal.

    A CEO da Zome destacou a crise habitacional crescente no País, especialmente nos grandes centros urbanos como Lisboa e Porto. Apresentou dados alarmantes, revelando que 56,4% das despesas das famílias em 2022, estavam direccionadas para habitação, com mais de 25% do rendimento disponível comprometido. Para além disso, observou-se um aumento significativo nos preços das casas nos últimos anos, afectando principalmente os jovens, dos quais oito em cada dez, ainda vivem com os pais. Portugal é um dos países em que as novas gerações saem mais tarde de casa dos pais. Também em termos de análise demográfica e social, a maioria dos agregados familiares são compostos por uma ou duas pessoas, sendo que as tipologias de habitação mais oferecidas são T3.

    Uma das preocupações centrais foi o tempo médio de construção de uma casa, que actualmente é de 23 meses, destacando a necessidade de soluções a longo prazo. Patrícia Santos enfatizou que as políticas actuais não estão alinhadas com as necessidades do mercado e defendeu uma abordagem holística e integrada, considerando o ordenamento e a coesão territorial.

    Márcia Passos, com experiência política no sector, destacou a importância de reformas fiscais para facilitar o acesso à habitação, propondo medidas como a isenção de impostos para jovens compradores de primeira casa e o apoio do Estado no financiamento dos jovens na compra da primeira habitação. Bernardo de Pinho ressaltou os desafios enfrentados pelo sector da construção e a necessidade de redução fiscal para incentivar investimentos em habitação. Por sua vez, Patrícia Barão defendeu a aposta em parcerias público-privadas para disponibilizar mais habitações, de forma a aproveitar o parque público, muito extenso e maioritariamente devoluto, que podia voltar ao mercado, para proporcionar lares para os portugueses, uma opinião corroborada pelos restantes oradores.

    Paralelamente, foram discutidas questões como a inovação nas metodologias de construção, a consultoria imobiliária e a regulamentação do sector, com os participantes a concordar com a necessidade de uma abordagem colaborativa e de longo prazo para enfrentar os desafios do mercado imobiliário.

    Esta primeira Meet Up Zome teve lugar no dia 20 de Março, em Lisboa. Com a organização destes encontros, transversais a vários players e intervenientes do sector, a Zome reitera o compromisso de continuar a liderar iniciativas que promovam o debate sobre o mercado imobiliário em Portugal.

    A próxima Meet Up realizar-se-á no dia 22 de Maio, em Braga, subordinada ao tema: “Mimar, apreciar, cuidar. A manutenção de talento no centro das organizações”.

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    Diana Pinto assume direcção de Digital Mall Marketing da Sierra

    Diana Pinto será responsável pela definição da estratégia digital para o consumidor dos centros comerciais e pela gestão de uma nova proposta de valor omnicanal. Esta nomeação vem dar continuidade à transformação digital da Sonae Sierra e reforça a importância da proximidade do Centro Comercial com o consumidor

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    A Sierra, empresa do grupo Sonae que opera verticalmente no sector imobiliário, anuncia a nomeação de Diana Pinto como Digital Mall Marketing director para acelerar a transformação digital da empresa. Diana irá liderar a equipa multidisciplinar responsável por criar uma relação digital consistente com visitantes dos centros comerciais, com vista a dar resposta aos desafios inerentes às mudanças da jornada do consumidor no retalho.
    “É com imenso orgulho que assumo a liderança deste novo projecto. Estou entusiasmada com a oportunidade de ser uma força activa na transformação digital da Sonae Sierra. Como profissional desta área, acredito verdadeiramente que desenvolver uma relação digital consistente com o consumidor irá permitir-nos maximizar o alcance do espaço físico, criando um ecossistema omnicanal que nos posiciona como uma verdadeira “referência de lifestyle” no mundo actual. Desta forma, amplificamos os canais à disposição dos nossos lojistas para interagir com novos públicos, mesmo quando estes não estão fisicamente presentes nos nossos centros”, refere Diana Pinto, Digital Mall Marketing diretor da Sierra,

    Diana iniciou o seu percurso profissional no Banco do Fomento, onde desempenhou funções de Coordenação Financeira durante 7 anos. Entrou na Sonae há 10 anos como Innovation Manager e foi responsável, já como directora de Marketing, pela implementação do rebranding da marca BERG, participando na estratégia de internacionalização da marca. Mais recentemente, como directora de Marketing, E-commerce & Customer Relation da MO Fashion, função que ocupou durante os últimos 5 anos, teve a seu cargo a definição e implementação de toda a estratégia de marketing nacional e internacional da marca, bem como a responsabilidade pelo canal de vendas online e pela área de cliente.

    No seu percurso académico, Diana Pinto conta com uma licenciatura em Economia, uma Pós-Graduação em Finanças e Fiscalidade, um MBA Executivo e várias formações executivas em escolas de renome nacionais e internacionais, como é o caso do programa executivo Digital Strategy pela Harvard Business School.

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    Schneider Electric integra Airzone no seu ecossistema Wiser

    Apresentada no âmbito do evento Rebuild 2024, que decorreu em Madrid, a colaboração entre ambas as empresas permite que a aplicação ‘Wiser Home’ faça agora a gestão eficiente dos sistemas mais procurados numa casa, os de aquecimento e arrefecimento, através de bombas de calor

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    A Schneider Electric e a especialista na gestão do ar em edifícios, a Airzone, juntaram-se numa parceria que visa “ampliar a compatibilidade da sua oferta”.  Apresentada no âmbito do evento Rebuild 2024, que decorreu em Madrid, a colaboração entre ambas as empresas permite que a aplicação ‘Wiser Home’ faça agora a gestão eficiente dos sistemas mais procurados numa casa, os de aquecimento e arrefecimento, através de bombas de calor.

    No contexto atual de aumento dos preços da energia, reduzir o consumo mantendo o poder de compra é possível com soluções simples e que não implicam grandes investimentos, como esta. Neste sentido, a Schneider Electric desenvolveu o Wiser, a solução conectada que permite aos utilizadores controlar melhor o seu consumo de electricidade, optimizando ao mesmo tempo o seu conforto.

    Através de uma única aplicação, a ‘Wiser Home’, os utilizadores podem controlar as principais funcionalidades da casa, como aquecimento, iluminação, carregamento de VE, tomadas inteligentes e, agora, também as bombas de calor.

    O conforto dos ocupantes é maximizado graças às numerosas funcionalidades oferecidas pelo Wiser, como o controlo por divisões, os modos inteligentes, as funções de automação, a programação de horários e a criação de cenários.

    O sistema, também, permite controlar o consumo dos equipamentos e enviar alertas em caso de problemas, como o consumo excessivo, para que se possa agir em conformidade. Permite ainda aproveitar o excedente de produção de um sistema fotovoltaico para carregar outros equipamentos, como as bombas de calor ou os VE.

    Graças a esta parceria, a Schneider Electric completa o seu ecossistema para casas conectadas tornando-o compatível com os sistemas de aquecimento e aquecimento por zonas, bem como com o controlo individual de uma máquina de ar condicionado e/ou Fancoil.

    O controlo individual de uma máquina de Split e/ou Fancoil também é possível com o Wiser, graças à solução Aidoo PRO da Airzone. Através de protocolos de comunicação aprovados por mais de 90% dos fabricantes, esta permite o controlo bidireccional dos splits de ar, bem como de todos os tipos de Fancoils.

    Ao mesmo tempo, o Wiser melhora consideravelmente a funcionalidade e o desempenho da solução Airzone, especialmente no que toca a cenários personalizados, controlo inteligente do consumo de energia e optimização da produção.

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    Saxun lança novo sistema de protecção solar

    Concebido em diferentes modelos – redondo, quadrado e retangular, em tamanhos L e XL – o guarda-sol Besta adapta-se perfeitamente a todos os tipos de jardins e terraços, tanto no sector residencial como no sector da hotelaria e restauração

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    tagsSaxun

    Enquanto especialista em sistemas de protecção solar e térmica para edifícios, a Saxun sabe como é importante proteger os exteriores do sol. Para o conseguir, desenhou um novo produto que permite “elevar os espaços exteriores a um novo nível”. O novo guarda-sol Besta da Saxun é uma solução “versátil e única”, ideal para decorar os melhores exteriores de hotéis, restaurantes e cafés.

    Concebido em diferentes modelos – redondo, quadrado e retangular, em tamanhos L e XL – o guarda-sol Besta adapta-se perfeitamente a todos os tipos de jardins e terraços, tanto no sector residencial como no sector da hotelaria e restauração.

    “A sua capacidade de projectar grandes sombras, bem como a elevada qualidade e versatilidade dos tecidos, permitem-lhe o desempenho superior de que as esplanadas dos hotéis e restaurantes necessitam. Graças às suas possibilidades de modulação, é capaz de se adaptar às necessidades estéticas de cada estabelecimento, para proteger e valorizar cada centímetro do seu espaço exterior”, destaca a empresa.

    O sistema do novo guarda-sol permite fechar o chapéu de forma muito cómoda, através de um movimento telescópico integrado na haste. O mecanismo é accionado com uma manivela retrátil que faz com que o sistema telescópico deslize através do fuso, sem que o utilizador se tenha de preocupar em retirar previamente os objetos mais próximos.

    A sua estrutura robusta, mas leve, garante “durabilidade e estabilidade”. As hastes do guarda-sol incorporam perfis em H, que são fixados na parte inferior, para aumentar e garantir a estabilidade. Para uma melhor aderência, a Saxun produz o tecido numa só peça.

    Para prolongar a sua utilização, o chapéu Besta incorpora, ainda, quatro linhas de luz LED, de 12 V, nos braços do sistema, alimentado por uma bateria recarregável, para iluminar o espaço e permitir aos utilizadores usufruírem do produto em ambientes noturnos.

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    Otovo cresce +88% nas receitas globais geradas em 2023

    Portugal destacou-se como um dos melhores países em termos de performance de vendas dos 13 países europeus nos quais a marca está presente, tendo atingido em 2023 a meta das 1000 instalações realizadas durante o primeiro ano de operação

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    A Otovo, principal marketplace europeu de instalação de painéis solares e baterias para o mercado residencial, acaba de divulgar os resultados da operação global relativos ao ano de 2023. O documento analisa diferentes variáveis referentes ao negócio da multinacional nos 13 países europeus nos quais está presente e mostra um crescimento significativo dos principais indicadores face ao período homólogo.

    Os resultados anuais da Otovo, publicados na bolsa de Oslo, evidenciam um crescimento forte das receitas globais geradas em 2023. De acordo com o documento, a Otovo passou de uma receita de 846 milhões de coroas norueguesas (cerca de 73 milhões de euros) em 2022 para 1592 milhões de coroas norueguesas (cerca de 138 milhões de euros) em 2023 (+88%).

    Esta melhoria significativa foi sustentada por um aumento (+44%) relevante no número de instalações realizadas em 2023. No total, em 2022, a Otovo completou 7379 instalações nos vários mercados europeus em que está presente e, no último ano, este número subiu para as 10621.

    No que concerne às receitas IFRS, também registou uma subida (+56%) ao passar de 638 milhões de coroas norueguesas em 2022 (aproximadamente 55 milhões de euros) para 998 milhões de coroas norueguesas (cerca de 86 milhões de euros) no ano passado.

    O modelo de subscrição continua a ser um dos principais destaques da oferta da Otovo, que em Portugal foi a primeira a introduzir esta opção no mercado, já que as receitas geradas não param de crescer (+96%). A multinacional norueguesa gerou 598 milhões de coroas norueguesas (cerca de 52 milhões de euros) só com receita proveniente de contratos de subscrição em 2023, enquanto, em 2022, tinha gerado 305 milhões de coroas norueguesas (aproximadamente 26 milhões de euros).

    Portugal foi um dos destaques do ano no grupo a nível de performance de vendas, destacando-se no TOP4 entre os vários mercados europeus. A operação nacional da Otovo atingiu mesmo em 2023 os objectivos definidos para o primeiro ano com mais de 1000 instalações completas de sistemas de painéis fotovoltaicos nas residências portuguesas.

    “Estes números comprovam, sobretudo, a consistência e bom trabalho desenvolvido pela Otovo nos vários mercados que está presente. O contexto global foi desafiante para o sector e, ainda assim, os números revelam um crescimento sólido. Para 2024 antevejo uma cada vez maior penetração do solar a nível europeu e estou seguro que a Otovo estará na linha da frente desta transição energética que é tão necessária para que se possam cumprir as metas verdes definidas pela União Europeia”, considera Manuel Pina, diretor geral da Otovo em Portugal. E acrescenta: “E é bom perceber que Portugal também contribuiu bastante para os resultados alcançados e que tem aumentado a sua preponderância na operação global do grupo. Até 2025 esperamos atingir as 10000 instalações e reforçar ainda mais o bom desempenho conseguido desde o início da nossa operação”.

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    Francisco Sottomayor preside à APR

    O actual CEO da Norfin, acaba de ser eleito presidente da Associação Portuguesa do Turismo Residencial e Resorts, APR

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    Com cerca de 20 anos de experiência no sector imobiliário, Francisco Sottomayor foi responsável pela Gestão de Activos da Parque EXPO, empresa responsável pelo desenho e implementação do maior projecto integrado de regeneração urbana de Lisboa, hoje conhecido por Parque das Nações.

    Colaborou durante 10 anos na CBRE Portugal, onde foi membro da Comissão Executiva e responsável pelo desenvolvimento do negócio de Development. Foi ainda Diretor de negócio imobiliário da Caixa Geral de Depósitos.

    É bacharel em Comunicação e Jornalismo pelo Instituto Português de Estudos Superiores, tendo frequentado o Programa Avançado de Gestão para Executivos da Católica Lisbon Business & Economics e é certificado em Gestão de Projetos pelo Project Management Institute.

    A Associação Portuguesa do Turismo Residencial e Resorts foi formalmente constituída em 2011. Actualmente são associados da APR 32 empresas a que correspondem uma centena de empreendimentos de imobiliário turístico-residencial. A associação dedica-se à promoção internacional do turismo residencial português, e à representação dos interesses dos seus associados junto da tutela, Governo e outras instituições relevantes.

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    25ª Edição da Expojardim aposta na sustentabilidade

    Este é o mote de uma feira anual que acompanha os profissionais do sector há um quarto de século. O tema está na agenda económica, nacional e internacional, tem um impacto directo no crescimento da actividade do sector e os números deste certame que tem lugar de 21 a 23 de Março, na FIL, reflectem essa realidade: são esperadas entre 160 a 170 expositores, cerca de 400 marcas e 14 mil visitantes

    Começou como Expojardim, “Feira de Máquinas, Equipamentos, Produtos, Piscinas e Acessórios para Jardinagem” e há cerca de cinco anos introduziu a componente de “UrbanGarden”, trazendo a importância do tema para o contexto urbano e para o desenvolvimento das cidades. Na edição de 2024, o Exposalão Batalha, que organiza o certame, introduz o conceito de “Mobility”, focado na mobilidade urbana.

    A “sustentabilidade” é, nesta edição, o foco da feira que mantém o carácter e a vocação para um público profissional, tendo como perfil de visitantes “responsáveis em instituições públicas, empresários, decisores de compras, engenheiros, arquitectos, construtores civis, promotores imobiliários, jardineiros e responsáveis de instalações desportivas e de lazer”, elenca a organização.

    Paulo Amaral, responsável da Exposalão por mais uma edição da feira, sublinha o salto qualitativo e, sobretudo, quantitativo da presente edição que este ano terá lugar na FIL, em Lisboa, entre os dias 21 a 23 de Março. “Registámos um crescimento efectivo na ordem dos 20% em termos de ocupação do espaço e também no número de expositores que este ano, entre presenças directas e indirectas, deverá rondas as 170 empresas”, afirma o gestor comercial e coordenador de eventos da Exposalão. Um universo de empresas que deverá abranger mais de quatro centenas de marcas. A maioria é nacional, mas Paulo Amaral sublinha a presença nesta edição de algumas dezenas empresas estrangeiras, a maioria vinda da vizinha Espanha.

    Prova, uma vez mais, do próprio crescimento do mercado e da maior diversidade de players, num sector ainda dominado por pequenas e médias empresas, grande parte das quais mais vocacionada para a agricultura e onde a componente Jardim representa uma pequena percentagem da facturação.

    Em termos de visitantes a organização estima que irão passar pelos três dias do evento cerca de 14 mil visitantes, uma projecção que tem como base o número de visitantes de edições anteriores e o crescimento do número de expositores.

    Cidades para viver
    “A componente de Urban Garden, vocacionada para o mobiliário urbano, surge reforçada nesta edição onde podemos contar com uma oferta forte com apresentação dos materiais mais inovadores que estão no mercado. Esta é uma área que tem crescido nos últimos anos, acompanhando a aposta dos municípios em tornar as nossas cidades mais próximas das nossas necessidades, com espaços verdes e de lazer mais agradáveis. Nesta edição teremos como novidade a questão da “mobilidade” tão associada ao desenvolvimento do espaço urbano”, adianta Paulo Amaral.

    Para discutir os temas em destaque nesta edição terão lugar vários seminários e encontros: “Vamos valorizar a árvore na cidade”, “A importância das coberturas verdes”, Smart cities, Sustainability & Mobility”, que serão trazidos pelas diferentes associações do sector.

    “A Expojardim já ganhou um protagonismo enquanto evento dedicado e por isso mesmo agregador do sector e das actividades relacionadas com Jardins. E esse é um factor importante para as diferentes associações do sector se juntarem a nós nas questões que fazem a actualidade do sector. Paralelamente aos seminários, teremos também, e pela primeira vez, a realização de sessões de ‘speed talks’, num espaço próprio onde o expositor tem possibilidade de apresentar de forma mais directa os seus produtos aos clientes e potenciais clientes”, explica Paulo Amaral.

     

    Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

    Manuela Sousa Guerreiro

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    APAL com nova campanha institucional

    A Associação Portuguesa do Alumínio (APAL) lança nova campanha institucional para promover as potencialidades do alumínio nos sectores da Mobilidade, Energia, Construção e Indústria, de forma a atingir a redução da pegada ecológica

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    A associação pretende com o lançamento da campanha promover toda a indústria do alumínio junto do mercado português e reforçar as potencialidades do alumínio como o material do futuro nos quatro pilares da sustentabilidade: Mobilidade, Energia, Construção e Indústria.

    Para o presidente da APAL, Rui Abreu, “A nova campanha reforça a estratégia da APAL para este ano que visa promover o potencial do alumínio como um material reciclável e que contribui para a sustentabilidade em diferentes sectores. É para nós muito importante fazer passar a mensagem que o Alumínio é um elemento estratégico para tornar a sociedade Europeia (e o Mundo) numa sociedade neutra em carbono. Não esquecer que a União Europeia, e todos nós, temos como meta para a neutralidade em carbono o ano de 2050. O alumínio faz parte da solução. Estamos prontos.”

    Em destaque na nova campanha está a durabilidade, leveza, preservação da qualidade do ar e o facto de o alumínio não ser inflamável, promovendo, assim, a redução da pegada ecológica e uma economia baseada na circularidade.

    “Uma energia infinitamente renovável exige um material infinitamente reciclável”, “As suas janelas vão durar mais. E o planeta, infinitamente mais”, “Quando a viagem de carro chega ao fim, a do alumínio continua” e “O nosso planeta é só um. Ainda bem que as aplicações do alumínio são infinitas.”, são as principais mensagens representadas na nova campanha da associação.

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    Lançamento “AQUA+ Escritórios”

    A Agência para a Energia, ADENE, organiza esta sexta-feira (22 de Março) o evento de lançamento oficial da metodologia de avaliação e classificação da eficiência hídrica de edifícios AQUA+ Escritórios t, no BPI All in One Lisboa

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    O evento, que coincide com a comemoração do Dia Mundial da Água, contará com a participação de Bárbara Costa Pinto, directora Executiva de Sustentabilidade do Banco BPI e de Nelson Lage, presidente da Adene, na abertura do encontro. O tema “A importância da eficiência hídrica nos edifícios e nas cidades”, será tratado por Jaime Melo Batista, conselheiro estratégico da Lisbon International Centre for Water. A Patrícia Malta Dias, gestora AQUA+, caberá a apresentação da metodologia AQUA+ Escritórios.

    “As oportunidades e desafios da eficiência hídrica nos edifícios” será o tema da mesa redonda que juntará Margarida Alves, directora de operações da Avenue, Bárbara Costa Pinto, do Banco BPI, Ana Poças, investigadora auxiliar do LNEC, e Hugo Santos Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários, APPI. A moderação estará a cargo de Paulo Santos, director de Sustentabilidade e Mobilidade da Adene.

    O encontro, que será encerrado por José Pimenta Machado, vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, e por Ana Paula Rodrigues, vice-presidente da Adene, contará ainda com a entrega das primeiras classificações AQUA+ Escritórios e Certificados de Auditor.

     

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    14 mil passageiros já utilizaram Funicular da Graça

    Inaugurado na passada 3ª feira, dia 12 de Março, só no primeiro dia de abertura realizou 114 viagens. O número de passageiros na primeira semana ultrapassou os 14 mil, tendo sido realizadas cerca de 1500 viagens 

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    tagsCML

    O Funicular está aberto todos os dias entre as 09:00 e as 21:00 e, num percurso de 80 metros, permite que residentes e turistas se desloquem, de forma facilitada, ao longo de uma encosta com perfil de inclinação assinalável, entre a Rua dos Lagares e o Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen (Miradouro da Graça). Em cada viagem a ocupação máxima é de 14 pessoas mais um operador.

    O funicular estava no papel desde 2009, mas a obra foi finalmente levada a cabo e terminada pelo actual executivo da Câmara Municipal de Lisboa.

    Até dia 2 de Maio as viagens serão gratuitas, após este período, o valor a cobrar será em linha com os valores praticados nos funiculares da CARRIS, mas gratuito para todos os detentores de passe navegante.

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