Edição digital
Assine já
    PUB

    modern minimalist living room with red couch in contemporary design house with glass facade surrounded by lush tropical garden with pool

    Empresas

    Corticeira Amorim: vendas crescem em todas as Unidades de Negócio

    Apesar de alguns sinais de abrandamento no segundo trimestre, Corticeira Amorim regista crescimento em todas as Unidades de Negócio, não obstante o impacto das pressões inflacionistas, particularmente na energia, matérias-primas e transporte

    CONSTRUIR

    modern minimalist living room with red couch in contemporary design house with glass facade surrounded by lush tropical garden with pool

    Empresas

    Corticeira Amorim: vendas crescem em todas as Unidades de Negócio

    Apesar de alguns sinais de abrandamento no segundo trimestre, Corticeira Amorim regista crescimento em todas as Unidades de Negócio, não obstante o impacto das pressões inflacionistas, particularmente na energia, matérias-primas e transporte

    CONSTRUIR
    Sobre o autor
    CONSTRUIR
    Artigos relacionados
    Câmara de Sintra investe mais de 2M€ em novos edifícios modulares para escolas
    Construção
    Simon e Finsa criam sistema modular de painéis Ziclick
    Empresas
    Guilherme Grossman é o novo CEO da Consultan
    Imobiliário
    AM48 recupera edifício abandonado há 20 anos em Aveiro
    Imobiliário
    SES Energia e Autódromo Internacional do Algarve concretizam CEE
    Empresas
    Porto Business School consolida “caminho para a sustentabilidade dos negócios”
    Empresas
    60M€ transformam antigo campo do Sporting Clube de Espinho em projecto residencial
    Imobiliário
    Leasing imobiliário cresce na Europa
    Imobiliário
    Politécnico de Viana vai investir 14M€ em residência para estudantes
    Construção
    Quinta do Lago adquire Conrad Algarve
    Imobiliário

    As vendas da Corticeira Amorim atingiram 546 milhões de euros no primeiro semestre de 2022, um crescimento de 25,9% face ao período homólogo do ano anterior. A consolidação, desde 1 de Janeiro, da actividade das empresas do Grupo SACI (SACI) contribuiu significativamente para as vendas consolidadas da Corticeira Amorim – excluindo este efeito, o crescimento das vendas teria sido de 12,7%.

    Segundo o grupo, apesar de alguns sinais de abrandamento no segundo trimestre, todas as Unidades de Negócio (UN) registaram um crescimento das vendas. “Esta evolução reflecte a melhoria do mix de produto, a subida de preços e o crescimento de volumes. A evolução cambial teve também um impacto positivo nas vendas – excluindo este efeito, as vendas teriam subido 24,2% (+11,0% excluindo as alterações do perímetro de consolidação)”.

    O EBITDA consolidado subiu para 98 M€ nos primeiros seis meses do ano, o que compara com 77 M€ no período homólogo. Excluindo o contributo da SACI, o crescimento do EBITDA foi de 13,2%, em linha com a evolução das vendas no período. “Ainda que as pressões inflacionistas, particularmente na energia, matérias-primas e transportes, tenham continuado a penalizar os resultados, os maiores níveis de actividade e a melhoria do mix de produto foram decisivos na protecção da rentabilidade. O rácio EBITDA/Vendas subiu para 18,0% (1S2021: 17,8%)”, refere o comunicado de imprensa.

    Após resultados atribuíveis aos interesses que não controlam, o resultado líquido atingiu 48 M€ no final do primeiro semestre, uma subida de 20,6% face ao mesmo período de 2021. Excluindo as alterações no perímetro de consolidação, o resultado líquido cresceu 14,1%. No final de Junho, a dívida remunerada líquida ascendia a 71 M€ (12M21: 48 M€). O primeiro pagamento relativo à aquisição da participação de 50% na SACI (25 M€), a aquisição dos restantes 50% da Cold River’s Homestead (15 M€), o acréscimo das necessidades de fundo de maneio (41 M€), o aumento do investimento em activo fixo (34 M€) e o pagamento de dividendos(27 M€) contribuíram para o crescimento da dívida remunerada líquida face ao final do ano de 2021.

    Desempenho por Unidade de Negócio
    As vendas da UN Rolhas totalizaram 402 M€, um crescimento de 29,0% face ao primeiro semestre de 2021 (+10,7% excluindo alterações perímetro de consolidação).

    A UN Revestimentos registou vendas de 77 M€ (+21,7% face ao período homólogo). Verificou-se um crescimento bastante equilibrado entre as vendas de produtos de trade e de produtos fabricados, destacando-se entre estes, a evolução das vendas dos produtos da linha Amorim WISE e dos produtos lançados recentemente. O EBITDA ascendeu a 2 M€ e o rácio EBITDA/Vendas cifrou-se em 2,8%, penalizado pelo agravamento dos custos, nomeadamente de energia e de matérias-primas não cortiça.

    As vendas da UN Aglomerados Compósitos ascenderam a 62 M€ (+7,1% face ao período homólogo), apresentando um crescimento na grande maioria dos mercados onde opera. Sendo os EUA o mercado com o maior peso nesta UN, as vendas beneficiaram da valorização do dólar – excluindo esse efeito, as vendas subiram 4,3%. Os segmentos, Aerospace, Multi-purposes Seals & Gaskets e Mobility continuam a apresentar melhor desempenho, suportando uma melhoria significativa do mix de produto. As joint-ventures Amorim Sports, Corkeen e, a mais recente, Korko, mantiveram um grande dinamismo, permanecendo um importante motor de crescimento. O EBITDA da UN Aglomerados Compósitos subiu para 10 M€ e o rácio EBITDA/Vendas para 15,8% (1S2021: 9,0%).

    A UN Isolamentos reverteu a contracção das vendas verificada nos primeiros três meses do ano, terminando o semestre com um crescimento de 10,6%. Os maiores custos operacionais (nomeadamente decorrentes do aumento do preço de energia) e o aumento do preço de consumo de cortiça penalizaram os resultados operacionais. O EBITDA totalizou 1 M€ e o rácio EBITDA/Vendas cifrou-se em 13,6% (1S2021: 19,2%).

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Artigos relacionados
    Câmara de Sintra investe mais de 2M€ em novos edifícios modulares para escolas
    Construção
    Simon e Finsa criam sistema modular de painéis Ziclick
    Empresas
    Guilherme Grossman é o novo CEO da Consultan
    Imobiliário
    AM48 recupera edifício abandonado há 20 anos em Aveiro
    Imobiliário
    SES Energia e Autódromo Internacional do Algarve concretizam CEE
    Empresas
    Porto Business School consolida “caminho para a sustentabilidade dos negócios”
    Empresas
    60M€ transformam antigo campo do Sporting Clube de Espinho em projecto residencial
    Imobiliário
    Leasing imobiliário cresce na Europa
    Imobiliário
    Politécnico de Viana vai investir 14M€ em residência para estudantes
    Construção
    Quinta do Lago adquire Conrad Algarve
    Imobiliário
    PUB
    Empresas

    Simon e Finsa criam sistema modular de painéis Ziclick

    Os paineis de parede são adequados para projectos hoteleiros, residenciais e de escritórios, orientados para o sector da construção industrializada. Entretanto, a marca planeia expandir a sua oferta através de novas soluções industrializadas, como divisórias ou tectos

    A Simon, empresa especialista em material eléctrico e referência em design de iluminação e sistemas de controlo e de conectividade, uniu-se à Finsa, empresa de soluções de madeira técnica, para criar a Ziclick, uma marca que “redefine os padrões da construção”.

    Com esta nova marca, ambas as empresas apresentam o seu primeiro produto: E-panel, um sistema modular de painéis electrificados decorativos e funcionais que combina a melhor madeira técnica da Finsa com a tecnologia avançada da Simon, dando vida a espaços únicos e funcionais.

    “A Ziclick é muito mais do que um simples painel. É um ecossistema inovador que integra a iluminação e a electricidade em painéis de madeira técnica. O seu design modular e o sistema plug & play permitem uma instalação rápida e fácil na parede, reduzindo os custos e agilizando as obras em projectos hoteleiros, residenciais e de escritórios, orientados para o sector da construção industrializada”.

    Esta nova solução oferece diferentes possibilidades de personalização, adaptando-se às necessidades específicas de cada projecto e criando espaços “únicos, eficientes e confortáveis”.

    Além disso, dispõe de uma ampla gama de acabamentos e diferentes tamanhos e configurações que incluem as soluções de mecanismos Simon 270 (carregamento, reguladores de intensidade e conectividade), os pontos de ligação e carregamento Simon 400 Flash, bem como as soluções de iluminação arquitetónica Simon Mood, iluminação linear e candeeiros de parede.

    Após o primeiro lançamento de produto com o E-panel, a marca planeia expandir a sua oferta através da inovação e desenvolvimento de novas soluções industrializadas, como divisórias ou tectos.

    Fabricado com materiais certificados Cradle to Cradle, graças ao seu sistema industrializado, pode ser montado, desmontado e reutilizado. Desta forma, contribui para a redução do impacto ambiental e promove a economia circular. Tem, ainda, a garantia dos selos PEFC e FSC e incorpora tecnologias LED e OLED, garantindo elevados padrões de eficiência em matéria de iluminação.

    Todos os E-panels Ziclick estão em conformidade com a norma CTE e, além disso, contribuem para a obtenção de certificações de bem-estar e sustentabilidade como WELL, BREEAM e LEED.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB

    Autódromo Internacional do Algarve

    Empresas

    SES Energia e Autódromo Internacional do Algarve concretizam CEE

    Este projecto inovador contempla a instalação de cerca de 2000 painéis fotovoltaicos com uma potência de 1MW, permitindo ao autódromo partilhar a energia solar com diversos equipamentos do complexo

    O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) já conta com uma Comunidade de Energia Renovável (CEE), fruto de uma parceria com a SES Energia. Este projecto inovador contempla a instalação de cerca de 2000 painéis fotovoltaicos com uma potência de 1MW, permitindo ao autódromo partilhar a energia solar com diversos equipamentos do complexo, fortalecendo, assim, a estratégia de eficiência energética.

    Jaime Costa, CEO da empresa detentora do AIA, enquadrou esta Comunidade de Energia no “reforço da estratégia de sustentabilidade ao autódromo, pois vem complementar uma estratégia alargada de produção de energia renovável e da redução da nossa pegada ecológica que também se concretiza na alteração do tipo de combustíveis que usávamos para soluções mais ambientalmente positivas”.

    Paulo Silva, administrador executivo da SES Energia, a empresa promotora e gestora desta Comunidade de Energia Renovável, salientou que “este é um dos vários projectos que estamos a desenvolver no País neste modelo de produção de energia descentralizada para consumo em comunidade. Fazermos parte deste processo nacional e mundial de acelerar a descarbonização é um enorme motivo de orgulho e uma motivação adicional para continuar o nosso plano de investimentos”.

    Com esta iniciativa, o Autódromo Internacional do Algarve alcança a certificação ambiental ISO 20121, à qual se candidatou em 2024. Esta certificação confirma as boas práticas ambientais seguidas pelo circuito, que foram analisadas e observadas ao longo de todo o ano, especialmente durante as provas do campeonato Mundial de MotoGP, de Superbike, e da European Le Mans Series.

    Este projecto tem um forte impacto ambiental, representando esta instalação e produção de energia renovável mais de 914 Ton de Co2 evitadas, o equivalente a plantar cerca de 40 mil árvores.

    Através desta iniciativa, o Autódromo Internacional do Algarve reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, demonstrando que o desporto motorizado pode ser um aliado significativo na transição para fontes de energia mais limpas e na luta contra as mudanças climáticas.

    A cerimónia de inauguração contou com a presença de várias entidades públicas locais, regionais e nacionais, e teve como destaque a intervenção de Rui Freitas, secretário de Estado Adjunto da Presidência, que sublinhou a inovação deste projecto, “por se tratar de energias renováveis que reduzem a dependência da rede e o facto de ser o desporto motorizado o móbil do investimento na busca da neutralidade carbónica, mostra que estas realidades não são antagónicas”.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB
    Empresas

    Porto Business School consolida “caminho para a sustentabilidade dos negócios”

    Escola consolida a sua estratégia na preparação de gestores e líderes aptos às novas realidades e exigências trazidas pelos desafios ESG. O programa tem a duração de um ano e será lecionado em inglês. As candidaturas estão abertas até ao dia 5 de Janeiro

    A Porto Business School renova a aposta na transformação sustentável das empresas com o lançamento da segunda edição do executive master em Sustainability Management. O programa tem a duração de um ano e será leccionado em inglês. As candidaturas estão abertas até ao dia 5 de Janeiro.

    Depois de uma primeira edição bastante participada, a escola volta a dar resposta ao crescente desafio das empresas em se adequarem a novos paradigmas de gestão e de negócios ao nível da sustentabilidade, num momento em que as exigências do mercado e o contexto regulamentar europeu se mostram cada vez mais rigorosos.

    Neste ponto, refira-se que um estudo recente da consultora PwC revela que apenas 41% das empresas em Portugal se mostram confiantes na sua capacidade de implementar práticas de sustentabilidade e reportar as informações exigidas pela Directiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa (CSRD), um valor que contrasta com os 63% a nível global. Ainda assim, encaram a nova directiva como benéfica para fortalecer o negócio.

    Já de acordo com o estudo “O estado da sustentabilidade das empresas portuguesas”, levado a cabo pela Deloitte, a realidade empresarial nacional reflecte também um foco considerável no pilar social, ainda que a maioria das iniciativas esteja relacionada com compliance, comunicação e liderança nas capacidades internas dos recursos. No pilar ambiental, as empresas estão a desenvolver iniciativas de combate às alterações climáticas, nomeadamente investindo em frotas mais verdes ou no recurso a energias renováveis, apesar de as áreas da poluição e resíduos (46%) e de natureza e recursos naturais (31%) ainda estarem aquém das metas.

    Os participantes do programa beneficiarão de uma rede única de profissionais e investigadores de empresas e instituições nacionais e internacionais de renome, com provas dadas nos diferentes aspetos da sustentabilidade empresarial, como a ação climática, os direitos humanos ou o relato não financeiro.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB
    Empresas

    Celeste Campinho reeleita presidente da AIPOR

    As eleições para os órgãos sociais da associação decorreram a 29 de Novembro, último e contaram com a participação de cerca de 40%  dos associados

    CONSTRUIR

    Celeste Campinho foi reeleita presidente da Associação dos Instaladores de Portugal (AIPOR). As eleições para os órgãos sociais da associação decorreram a 29 de Novembro, último e contaram com a participaçáo de cerca de 40%  dos associados.

    A lista encabeçada por Celeste Campinho, apresentou-se a votos com o foco muito claro nos objectivos a que se propõe e na linha de continuidade da liderança dos últimos anos à frente dos destinos da AIPOR. Entre as prioridades para o próximo mandato destaque para o reforço de parcerias estratégicas, quer a nível nacional quer internacional, presença em webinars, feiras, seminários, workshops e palestras, formação técnica de qualidade e acessível e participação nas alterações legislativas com impacto no sector.

    Com o objectivo de responder às necessidades do mercado, a nova direcção aposta no desenvolvimento e crescimento do Organismo de Certificação de Pessoas e na qualificação de técnicos. Sem esquecer a participação em comissões técnicas (CERTIF, IEP, SGS, APCER…), em prol dos interesses dos Associados.

    A nível de serviços, a AIPOR continuará a prestar apoio na área dos alvarás, ramo jurídico, certificação de empresas de gases fluorados e alternativos e sistemas de gestão (qualidade, ambiente, segurança, responsabilidade social, etc.) segurança e medicina do trabalho, calibrações, medidas de autoprotecção, entre outros.

    “Continuaremos firmes na trajectória que temos construído nos últimos anos, em prol dos nossos associados, o principal motor da AIPOR. Além disso, é e continuará a ser uma preocupação a melhoria das condições técnicas e profissionais de todo o sector e dos seus profissionais”, assegura Celeste Campinho, a presidente reeleita e que continuará a liderar a instituição nos próximos três anos.

    A tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da AIPOR ocorre no início de Dezembro.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB

    Cosentino Bathelier Soleria Dekton Nacre Revestimentos Dekton

    Empresas

    Cosentino lança o desafio ‘The Bathelier’

    Este desafio surge da proposta The Bathelier, uma coleção de casas de banho Cosentino Bathroom que conjuga “arte, funcionalidade e design”. O prazo para apresentação de candidaturas termina no próximo dia 30 de Janeiro de 2025 e no dia 15 de Fevereiro será conhecido o melhor projecto

    CONSTRUIR

    Enquadrado na proposta Cosentino Bathroom, a empresa lançou, este ano, o ‘The Bathelier Challenge”. Este reconhecimento tem como objectivo descobrir projectos “inspiradores” com materiais Cosentino que transformem as casas de banho em espaços de “conexão e emoção” através da criatividade, design e inovação. Ao mesmo tempo, a empresa quer “apoiar os designers, sejam eles bem-sucedidos ou jovens talentos, oferecendo-lhes exposição e promoção”.

    ‘The Bathelier Challenge’ nasce com âmbito europeu na sua primeira edição, e sob um esquema de concurso aberto. Todos os designers interessados em participar devem ser membros e utilizadores no seu respectivo país do C·Top Design, a plataforma profissional da Cosentino para designers e designers de interiores.

    A participação é muito simples: Ao aceder como membro do C·Top Design e preencher um formulário simples, pode fornecer as principais informações e materiais audiovisuais (imagens HR e um vídeo HD) do seu projecto ou projectos, cumprindo dois requisitos principais: a) casas de banho concebidas e concluídas em 2023-24. Não são aceites renders b) o design deve incorporar material de, pelo menos, uma marca Cosentino (Silestone, Dekton Sensa by Cosentino ou Scalea) numa das seguintes aplicações de casa de banho: pavimento, revestimento, base de duche, lavatório ou bancada.

    O lançamento oficial do desafio teve lugar em Outubro passado durante a segunda edição do C·Next Designers Europe, um evento que reuniu 220 profissionais de design provenientes de mais de 30 países.

    O prazo para apresentação de candidaturas termina no próximo dia 30 de Janeiro de 2025. No dia 15 de Fevereiro de 2025, um júri, formado por representantes da Cosentino e alguns designers europeus de renome, seleccionará o melhor projecto, que será designado ‘The Bathelier of the Year’ e receberá um prémio monetário de 10 mil euros e terá uma campanha de divulgação e promoção através das plataformas e redes sociais da Cosentino.

    A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no prazo de 60 dias após a decisão do júri, na Cosentino City mais próxima do local de residência do designer premiado. Da mesma forma, serão seleccionados três projectos finalistas que terão a criação e promoção global de um Case Study sobre os seus projectos.

    Este desafio surge da proposta The Bathelier, uma coleção de casas de banho Cosentino Bathroom onde a “arte, a funcionalidade e o design” andam de mãos dadas, e que apresenta espaços exclusivos criados por prestigiados designers de todo o Mundo, onde constam nomes como Remy Meijers, Claudia Afshar, Daniel Germani, Colin Seah e MUT Design.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB
    Empresas

    Barbot inaugura nova loja em Loulé com conceito inovador

    A Barbot reforça a sua presença no Algarve com destaque para a “experiência do cliente”. Neste espaço, os visitantes terão contacto directo com os produtos, podendo testá-los em diferentes ambientes e experimentar várias tonalidades e efeitos

    CONSTRUIR

    Inaugurada esta segunda feira, dia 2 de Dezembro, a nova loja da Barbot em Loulé privilegia  a “experiência do cliente”. Este novo conceito de loja conta com uma “Cabine de Cor”, uma área exclusiva onde os clientes podem observar o comportamento das cores e acabamentos sob diferentes tipos de luminosidade. Esta é uma das várias formas de envolvimento proporcionadas pela Barbot, pensadas para que os clientes se sintam confortáveis e acolhidos durante o processo de escolha. Para reforçar essa sensação, o ambiente da loja privilegia a madeira e a estética natural, criando uma atmosfera de inspiração verdadeiramente acolhedora.

    O espaço conta ainda com uma área equipada para reuniões, onde o cliente pode visualizar materiais e discutir ideias para os seus projectos, com o apoio dos especialistas da Barbot, que oferecem orientação técnica e consultoria especializada em cor e decoração.

    “A abertura desta loja em Loulé representa a nossa dedicação em oferecer experiências únicas aos nossos clientes, proporcionando-lhes não só o acesso a produtos de qualidade, mas também um espaço de inspiração e apoio técnico. Queremos que os nossos clientes possam dar vida aos seus projectos com a confiança de que contam com a nossa equipa de especialistas para os guiar ao longo de todo o processo”, refere João Garrido, retail manager da Barbot.

    Prosseguindo os seus planos de “expansão e consolidação”, tanto nacional como internacionalmente, a Barbot conta levar este conceito inovador a mais regiões do País e do Mundo, reforçando a missão de “aproximar a marca dos consumidores” e tornar a experiência de escolha e aplicação dos seus produtos ainda mais “acessível e envolvente”.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB
    uma imagem de céu azul, com painéis solares e uma montanha ao fundos
    Empresas

    Consumo de electricidade diminui em Novembro

    Consumo de electricidade em Novembro diminuiu 1,8%, num mês marcado pela elevada produção de electricidade renovável 

    CONSTRUIR

    Em Novembro, o consumo de electricidade diminuiu 1,8% face ao mês homólogo, e a produção de electricidade por fontes não renováveis teve um aumento de 4,8%. Nesse mês as energias renováveis abasteceram 67,7% do consumo de electricidade, as não renováveis 13,7% e o saldo importador foi 18,6%.

    Segundo a REN, a produção renovável teve a seguinte repartição: eólica 33,7%, hídrica 22,6%, solar fotovoltaico 6,1% e a biomassa 5,2%. Comparando com o período homologo, a produção total de electricidade renovável diminuiu em cerca de 24,7%, resultado da forte queda da hídrica (-53,9%); no mesmo período, o solar fotovoltaico aumentou 35%, a biomassa (+12,5%) e a eólica (+6,4%). A produção de electricidade por fontes não renováveis teve um aumento de 4,8%. Em Novembro de 2023, o saldo foi exportador.

    No que diz respeito ao gás natural, Novembro registou uma ligeira descida no consumo, com uma diminuição de 0,1% face ao mês homólogo. O mercado eléctrico, que corresponde ao gás natural consumido nas centrais de ciclo combinado para a produção de electricidade representou 26,4%, e os restantes 73,6%, destinados ao mercado convencional.

    O gás natural para o mercado eléctrico aumentou 8,6% e o destinado ao mercado convencional diminuiu 2,7%, quando comparados com Novembro de 2023. No que respeita ao fornecimento de gás natural, a Nigéria manteve a liderança quer comparada ao mês anterior quer ao mês homólogo, com uma quota de mercado de 68,2%, seguindo-se os EUA com 31,8%.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB

    Da esqª para a drtª: Paulo Alexandre, CEO da Improxy e Dalius Simaitis, CEO da PortalPro Holding

    Empresas

    PortalPro reforça presença em Portugal através de parceria com a Improxy

    Na sua primeira fase de operações em Portugal, a PortalPro prevê alcançar uma facturação de 300 mil euros este ano, com expectativas de forte crescimento para 2025

    CONSTRUIR

    A plataforma especializada na gestão de manutenção e reparações no sector imobiliário, PortalPro, passou a integrar a Improxy. Esta parceria representa um “novo marco na sua expansão internacional ao lado do software de referência em Portugal”, que gere mais de 1,2 milhões de propriedades e 62 mil condomínios.

    Com o início desta colaboração, a PortalPro será totalmente integrada no software da Improxy, permitindo que todos os seus utilizadores façam a gestão das suas operações directamente através desta ferramenta, simplificando os processos e optimizando a experiência do cliente.

    “Este acordo é um passo estratégico na nossa expansão em Portugal, um mercado chave para nós. Estamos muito entusiasmados com a sinergia gerada com a Improxy, que nos permitirá oferecer soluções mais eficazes aos nossos clientes e profissionais”, afirma Tiago Guerra, CEO Iberia (Portugal & Espanha) da PortalPro.

    A integração com a Improxy, que nos últimos três anos aumentou o seu volume de negócios em 26%, é um exemplo claro desta estratégia. Os utilizadores da Improxy podem gerir os seus pedidos de manutenção e reparações sem precisar sair da plataforma, agilizando os processos e aumentando a eficiência operacional.

    Na sua primeira fase de operações em Portugal, a PortalPro prevê alcançar uma facturação de 300 mil euros este ano, com expectativas de forte crescimento para 2025. Além disso, a empresa procura expandir a sua rede de profissionais de manutenção, que actualmente conta com dois mil trabalhadores independentes e pequenas empresas especializadas em áreas como canalização, electricidade, construção e limpeza, entre outras, a nível global.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB

    Elisabet Guasch, vice-presidente de Recursos Humanos para Portugal e Espanha

    Empresas

    Elisabet Guasch assume vice-presidência de Recursos Humanos para a Ibéria da Schneider Electric

    A executiva assume um compromisso com o desenvolvimento de talentos e a cultura organizacional, alinhando a estratégia da empresa com uma transformação digital centrada nas pessoas

    CONSTRUIR

    A Schneider Electric anunciou a nomeação de Elisabet Guasch como vice-presidente de Recursos Humanos para Portugal e Espanha, integrando o Comité de Direcção da Zona Ibérica.
    Com um percurso sólido na gestão de pessoas e na transformação cultural de empresas tecnológicas, Elisabet Guasch passou por grandes organizações como Schibsted, Privalia e Trovit. A sua posição mais recente foi a de directora de Recursos Humanos e Comunicação para os mercados europeus na Adevinta.
    Licenciada em Psicologia, a executiva tem um mestrado em Recursos Humanos e um MBA pela ESADE. No seu perfil profissional destaca-se a capacidade de liderar processos de mudança e o foco estratégico na gestão de talentos, que vão ser fatores-chave para acelerar a transformação da Schneider Electric na região ibérica.
    “Estou orgulhosa por me juntar a uma empresa que coloca as pessoas no centro da sua estratégia, e que fomenta e dá prioridade a um ambiente inclusivo e dinâmico,” afirma Elisabet Guasch. “O meu objectivo vai continuar a ser impulsionar o desenvolvimento de talentos e promover uma cultura que apoie a inovação e o bem-estar das equipas. Estes são e vão continuar a ser elementos-chave da estratégia de RH da Schneider Electric.”

    Com esta nomeação, a Schneider Electric reafirma o seu compromisso com continuar a atrair e desenvolver os melhores talentos, apoiando a evolução contínua da empresa num ambiente cada vez mais digital e sustentável. Mantendo as pessoas no centro da sua estratégia, para a empresa a transformação digital envolve não apenas tecnologia, mas também uma mudança profunda na gestão de talentos, passando por ecossistemas dinâmicos.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB
    Empresas

    Negócios crescem no Médio Oriente

    A AEP e um conjunto de empresas do sector da construção regressam do Médio Oriente com negócios na mala, depois de uma participação na Big 5 Global. As exportações portuguesas para os Emirados Árabes Unidos aumentaram nos últimos três anos 80%, com perto de um milhar de empresas nacionais a exportar para este mercado

    CONSTRUIR

    A Associação Empresarial de Portugal, AEP, e uma comitiva de nove empresas portuguesas – Barros & Moreira, Ceragni, Fravizel, SomaCoordenadas, Urban Design & Landscape, EPW, Marble & Stone World, Julipedra, Marcant, MVC e RuiPedra – regressaram, este fim de semana, do Dubai, onde participaram, entre 26 e 29 de Novembro, na feira Big 5 Global, que inclui a Marble & Stone World e a Urban Design & Landscape e se destaca como a mais importante da região do Médio Oriente para o sector da construção, materiais de construção, pedras e rochas ornamentais, maquinaria, tecnologias e ambiente.

    “As empresas envolvidas avaliam a participação como muito positiva. A grande maioria aponta como principais vantagens a dimensão dos mercados do GCC, as oportunidades que apresentam e a qualidade dos contactos, especialmente no que toca aos visitantes profissionais, importadores e distribuidores. As empresas identificaram potenciais parcerias, na sua maioria com parceiros dos EAU, havendo também contactos com países da região do Golfo Arábico e dos continentes Africano e Asiático. Nos últimos três anos, as exportações portuguesas para os Emirados Árabes Unidos aumentaram 80%, com mais de 980 empresas nacionais a exportar para o emirato”, explica o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro.

    A primeira deslocação da AEP ao Médio Oriente foi em 2004 e desde 2008 que organiza a participação nacional na Big 5 Global. Ao longo dos anos, a AEP já envolveu largas dezenas de empresas nacionais de diversos sectores, coordenando a participação nacional em feiras como Arab Health, Gulfood, Index, Hotel Show & Workspace, Gulfhost, Gulfood Manufacturing entre outras.

    De acordo com a análise da associação empresarial, o Dubai tem uma localização estratégica no Golfo – com fácil acesso ao Médio Oriente, Ásia e África – o que o torna o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atractivos do mundo. Desempenha um papel importante como plataforma logística para outros mercados, reexportando cerca de 50% dos produtos importados para países como Arábia Saudita, Irão, Qatar, Bahrein e Kuwait.

    O Médio Oriente, GCC e Norte de África representam mais de 570 milhões de consumidores, com elevadas taxas de importação, oferecendo excelentes oportunidades para as empresas portuguesas.
    Os países do Golfo estão num período de expansão e crescimento económico, o que potencia o desenvolvimento de diversos projectos e dinamiza o sector da construção, abrangendo a construção de hospitais, aeroportos, centros comerciais, hotéis, residências e parques de diversão.

    A participação portuguesa foi organizada pela AEP em articulação com a ANIET e a ABIMOTA.
    Em 2023, o projeto BOW – Business on the Way promoveu a participação de mais de 200 empresas em 27 acções, entre feiras internacionais e missões empresariais, em 23 mercados distintos.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB

    Navegue

    Sobre nós

    Grupo Workmedia

    Mantenha-se informado

    ©2024 Construir. Todos os direitos reservados.