Certif regista um crescimento de 15% nas auditorias realizadas
Produtos da construção lideram certificação. Marcação CE, cujos protocolos estabelecidos permitem acesso à Marcação UKCA do Reino Unido, também regista aumento
CONSTRUIR
“O SAAL em Grândola e o Direito à Habitação” em exposição
Savills assessora venda do Edifício Malhoa 17 à Bizau Capital Partners
Estação de Mirandela transformada em Casa das Artes e Cultura
Loures vai investir 15M€ em escolas e centros de saúde
Residências do Palácio Santa Clara prontas a habitar
AIP prepara autarquias da AML para atracção de investimento internacional
Decorrem as candidaturas ao Prémio Sustentabilidade no Ambiente Construído 2024
O Grupo Puma apresenta um caso de sucesso de reforço estrutural com o seu Sistema Carbotec (Reforço com Fibra de Carbono ) na Urbanização Costa Lago (Torremolinos )
Schindler equipa Lumnia no EXEO Office Campus
Adrianno Arantes reforça Comissão Executiva da CIMPOR como COO
A Certif, especialista na certificação de produto e marcação CE em Portugal, registou no primeiro semestre um crescimento homólogo de 15% nas auditorias realizadas. Depois de um início de ano afectado por adiamentos devido a restrições com a pandemia, foi também possível recuperar a programação e retomar totalmente as acções presenciais no estrangeiro.
A evolução positiva das exportações de bens e a necessidade de evidenciar a certificação do produto em vários mercados, seja por exigência legal, seja por exigência dos clientes, foram factores que influenciaram de forma positiva a actividade do primeiro semestre.
Na marcação CE, foram estabelecidos acordos com organismos de certificação ingleses que permitem aos clientes da Certif o acesso à marcação UKCA. Note-se, também, que existem já 25 empresas com certificados de controlo de produção na fábrica para a norma EN 1090-1: Estruturas metálicas.
Considerando o grau de penetração da Certif nos sectores que mais procuram a certificação de produtos, não se verificou uma entrada significativa de novos clientes, sendo, contudo, de assinalar a emissão de novos certificados para clientes actuais que fazem a extensão a novas gamas de produtos, mostrando, assim, a sua fidelização.
De registar os novos certificados no âmbito do CB-Scheme que se destinam à exportação de produtos eléctricos. Registou-se, também, a entrada de novos clientes estrangeiros fabricantes de produtos de construção.
No que diz respeito à certificação de serviços, houve lugar à emissão de cerca de 80 novos certificados para empresas que trabalham com gases fluorados, elevando para mais de 1.400 certificados emitidos, correspondendo a mais de 80 % do mercado. No esquema FER – Fim dos Estatuto de Resíduo estão válidos 15 certificados.
A marcação CE continua a manter a liderança para produtos da construção, dispondo de uma vasta oferta que possibilita às empresas portuguesas o acesso à marcação CE e que, de outra forma, teriam de recorrer a organismos estrangeiros.
O conflito entre a Comissão Europeia e o CEN tem impedido a publicação de novas normas harmonizadas, pelo que os 40 certificados emitidos cobrem extensões de produtos e novos clientes estrangeiros.
Existem já 25 empresas com certificados de controlo de produção na fábrica para a norma EN 1090-1: Estruturas metálicas.
De salientar os Acordos estabelecidos pela CERTIF com organismos de certificação ingleses que permitem aos nossos clientes o acesso à marcação UKCA.