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    TK Elevator recebe estatuto EcoVadis Gold

    A empresa recebe estatuto ouro na primeira avaliação do rating de sustentabilidade EcoVadis, colocando-a no top 5% de todas as empresas actualmente avaliadas pela EcoVadis

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    A EcoVadis avalia anualmente as empresas com base no seu desempenho em sustentabilidade nas categorias “Meio Ambiente”, “Trabalho e Direitos Humanos”, “Ética” e “Compras Sustentáveis”. O desempenho da TK Elevator foi muito bom em todas as áreas, com principal destaque para as boas práticas na gestão de carbono.

    Desde que se tornou independente em 2020, garantir a sustentabilidade da empresa tem sido um objectivo constante. Um caminho que está a dar frutos, tendo obtido nos últimos dois anos a classificação “A” para protecção climática no maior ranking climático do mundo, promovido pela organização de classificação CDP, e superou o ranking global Sustainalytics ESG na indústria de máquinas em 2021. Em Maio deste ano, a empresa publicou seu primeiro Relatório de Sustentabilidade e anunciou novas metas de redução de emissões que foram validadas pela iniciativa Science Based Targets.

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    “Enquanto uma das líderes de mercado do sector, estamos cientes da nossa responsabilidade, por isso trabalhamos diariamente para garantirmos que a sustentabilidade é uma das nossas prioridades em todas as áreas. A recente classificação Gold da EcoVadis é mais uma confirmação e um incentivo para continuarmos a trabalhar, de modo a alcançarmos os nossos esforços de sustentabilidade.”, refere Paula Casares, responsável ESG da TK Elevator.

    Usando a sua própria metodologia de avaliação, que se baseia em padrões internacionais de sustentabilidade, incluindo a Global Reporting Initiative, o Pacto Global das Nações Unidas e a ISO 26000, a EcoVadis já avaliou mais de 90.000 empresas em mais de 160 países no que diz respeito à integração da sustentabilidade e princípios de RSE nos seus sistemas de gestão.

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    ADENE coordena Pacto de Autarcas para o Clima e Energia da Comissão Europeia

    nomeação representa “um passo significativo” na promoção de esforços para combater as alterações climáticas

    A ADENE – Agência para a Energia foi nomeada como Coordenadora Nacional do Pacto de Autarcas para o Clima e Energia da União Europeia em Portugal. Esta nomeação representa “um passo significativo” na promoção de esforços para combater as alterações climáticas e garantir um futuro mais sustentável para as comunidades locais no espaço europeu, indica em comunicado.

    Desta forma, a ADENE, compromete-se em “intensificar” a sua acção em direcção a uma Europa “mais justa” na luta contra as alterações climáticas. Por outro lado, as entidades que integram o Pacto se comprometem-se em tornar as cidades “descarbonizadas e resilientes”, onde os cidadãos tenham acesso, simultaneamente, a “energia segura, sustentável, acessível e renovável”.

    O Pacto de Autarcas para o Clima e a Energia é uma iniciativa, lançada em 2015, pela Comissão Europeia, e que resultou da junção das iniciativas anteriores ‘Covenant of Mayors’ e ‘Mayors Adapt’ promovidas pela União Europeia e que reúne autoridades locais e regionais europeias que se comprometem voluntariamente com a implementação dos objectivos da União Europeia para o clima e energia.

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    OLI equipa novo hotel de luxo no porto

    O G.A, Palace, o novo cinco estrelas da cidade do porto, escolheu a OLI para equipar os espaços de banho. A unidade do grupo GA HOTELS conta com 65 quartos e está localizada num antigo palacete neoclássico do século XIX

    Este novo cinco estrelas composto por 65 quartos e suites situa-se a 240 metros da Praça da Batalha e a 500 metros a pé da Rua de Santa Catarina, num antigo palacete neoclássico do século XIX que pertenceu a uma antiga família burguesa.
    Para este hotel a OLI levou o autoclismo interior sustentável “OLI 74 Plus S90 Sanitarblock” e a placa de comando “Oceania”, com um design minimalista e uma combinação perfeita de vidro e aço.

    O G.A. Palace nasceu da reabilitação de um palacete do século XIX, cuja fachada foi preservada, garantindo a sua identidade histórica.

    O hotel está equipado com piscina (interior e exterior), SPA e restaurante, recriando uma “villa” italiana que convida à “dolce vita”.

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    Lançamento da plataforma tecnológica da Affereo para contratação pública

    Affereo – Procurement Intelligence é a mais recente plataforma tecnológica para a contratação pública tendo sido lançada no início desta semana

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    A Affereo – Procurement Intelligence é uma plataforma tecnológica para a área da contratação pública, funcionando com recurso a Automação de Processos Robóticos e da Inteligência Artificial (ChatGPT) procede à recolha, tratamento e estruturação de dados públicos contratuais.

    As principais preocupações da empresa são a disponibilização de dados públicos contratuais fidedignos, assim como o fornecimento de informação altamente privilegiada. Tal permite tirar insights sobre o tipo de concorrência que existe, antever determinadas tendências do mercado e certos padrões das entidades públicas.

    Através da plataforma é possível aceder a oportunidades relativas a concursos públicos. O principal objectivo é a escolha inteligente de procedimentos para os quais vale a pena investir tempo e dinheiro.

    A Affereo dispõe ainda de serviços de consultoria especializada que abrangem todo o processo concursal, desde o registo em plataformas electrónicas de países da União Europeia até à execução dos respectivos contratos.

    Através da plataforma é possível ainda acesso ao Global Marketplace das Nações Unidas.

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    Dstgroup lança curso técnico para formar trabalhadores do sector da construção

    Dstgoup lança curso técnico em parceria a Escola de Arquitectura, Arte e Design e a Escola de Engenharia da Universidade do Minho. O curso tem como alvo licenciados que estejam desempregados ou com saídas profissionais mais complicadas e redirecciona-los para um sector ávido de mão-de-obra

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    O dstgroup, em colaboração com a Escola de Arquitectura, Arte e Design e a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, lança o curso de formação especializada em Técnico Especial de Planeamento de Construção, que visa atender à crescente procura de mão de obra qualificada no mercado da construção, promovendo uma abordagem técnica interdisciplinar na gestão de projectos de construção.

    Ministrado em formato b-learning, o curso que inclui um sistema de formação misto de e-learning e ensino presencial, e está projectado para abranger aproximadamente 412 horas de formação intensiva. Como parte do projecto “Aliança Pós-Graduação – Competências para o Futuro”, os participantes terão a oportunidade de concorrer a bolsas de mérito que valorizam o desempenho académico e profissional.

    “O curso destina-se a diplomados, maiores de 23 anos, residentes em território nacional, que procuram melhorar o seu conhecimento profissional de base, ou desenvolver-se profissionalmente após a graduação. Por outras palavras, procuramos reconverter licenciados desempregados, ou com saídas profissionais mais complicadas, ou simplesmente licenciados que decidem mudar de ares e apostar num sector (indústria da construção civil) cuja oferta é vasta (dada a escassez de recursos) e cuja média salarial do sector está acima da média da indústria portuguesa”, esclarece Eurico Soares, administrador da dst.

    “Com este curso pretendemos dar ferramentas para que possam ser técnicos altamente qualificados para gerir in situ as empreitadas. Ou até mesmo, várias outras saídas, dada a abrangência deste programa. Para isso, terão uma abordagem interdisciplinar para responder à necessidade de competências técnicas, visão e liderança na condução de projectos de construção e à necessidade de gestão de equipas multi-organizacionais que trabalham nos projectos”, explica o mesmo responsável da empresa de construção do grupo bracarense.
    Um dos destaques do programa é o corpo docente, que conta com altos quadros do dstgroup, com o fito de passar aos formandos a experiência acumulada de décadas do grupo bracarense, bem como as novas tendências do sector da engenharia e construção. Um outro ponto de destaque é a abordagem à Modelação BIM (Building Information Modeling).

    Através dessa metodologia, os participantes aprenderão a criar representações digitais precisas e detalhadas de edifícios e infraestruturas, permitindo a visualização dos projectos em ambiente virtual.

    As candidaturas para o curso estarão abertas de 1 a 15 de Setembro de 2023 e o período lectivo irá decorrer de Novembro de 2023 a Setembro de 2024.

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    Greenvolt leva energia verde à Renova

    As duas unidades industriais e centro logístico da Renova na Zibreira, Torres Novas, vão receber um total de 7.916 painéis solares fotovoltaicos, a serem instalados na cobertura ou em terrenos adjacentes, estando ainda prevista a implementação de carports

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    O Grupo Greenvolt, através da Greenvolt Next Portugal, dá mais um passo na sua estratégia de expansão na Geração Distribuída de energia renovável através do desenvolvimento de uma Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) de grandes dimensões com a Renova. A energia gerada através da irradiação solar permitirá à marca “reforçar” o compromisso assumido com a sustentabilidade e “reduzir” em cerca de três mil toneladas as emissões anuais de CO2.

    As duas unidades industriais e centro logístico da Renova na Zibreira, Torres Novas, que empregam mais de 600 colaboradores, vão receber um total de 7.916 painéis solares fotovoltaicos. Estes painéis serão instalados tanto na cobertura dos espaços industriais como em terrenos adjacentes, estando ainda prevista a implementação de carports que permitirão carregar as baterias da frota de automóveis híbridos plug-in e 100% eléctricos da Renova.

    Com os painéis solares que serão implementados pela equipa da Greenvolt Next Portugal, a capacidade instalada desta UPAC ascenderá a 4,45 MWp. Através desta solução, a Renova será, uma vez em produção, capaz de gerar mais de 6.400 MWh de energia limpa anualmente para alimentar as suas operações industriais, de logística e de mobilidade, reduzindo assim a dependência da rede elétrica nacional.

    “Trabalhar com a Renova neste projecto de grandes dimensões exigiu um trabalho intenso por parte das nossas equipas de técnicos especializados em soluções de energias renováveis”, diz Pedro Lavareda de Carvalho, managing partner da Greenvolt Next Portugal. “Vamos agora arrancar com a instalação dos painéis, procurando que a muito curto prazo a Renova consuma energia limpa “, acrescenta.

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    AIPOR é parceiro institucional da ENERH2O

    A Associação dos Instaladores de Portugal (AIPOR) é parceiro institucional da ENERH2O, feira para o sector da água e das novas formas de energia que decorre entre 27 e 28 de Setembro na Exponor

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    A Energy and Water Innovation & Technology, ENERH2O, é uma feira especializada B2B e que apresenta, de forma integrada, as mais recentes soluções e novidades para a gestão e utilização da água e energia.

    O certame que chega à Exponor nos dias 27 e 28 de Setembro pretende assumir-se como importante plataforma de negócio para os sectores industriais de tecnologia da água e da energia, que reúnem uma gama completa de equipamentos, produtos e serviços, oferecendo novidades e soluções inteligentes e inovadoras. Durante dois dias serão apresentadas as mais avançadas e inovadoras tecnologias do sector.

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    Multi Corporation
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    Francisco Cavaleiro de Ferreira assume direcção da Multi Ibéria

    O novo director geral da plataforma pan-europeia de serviços integrados de gestão imobiliária tem entre as suas prioridades a continua expansão da actividade na Península Ibérica 

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    O Francisco Cavaleiro de Ferreira regressa à Multi Corporation para assumir a antiga função de director Geral da Multi Iberia, cargo que ocupou anteriormente entre 2014 e 2021. Irá substituir João Cruz, que deixa a empresa após 23 anos ao seu serviço.

    Antes de fazer parte da Multi Corporation em 2001, Francisco Cavaleiro de Ferreira desempenhou funções na Sonae Sierra, tendo também sido professor de Gestão de Equipas em Retalho na Universidade Católica de Lisboa. Nos últimos anos foi senior advisor na Aquila Sustainable Infrastructure.

    “Estamos muito satisfeitos com o retorno do Francisco à Multi Corporation,” afirma Steven Poelman, Co-CEO da Multi Corporation. “Ele possui um vasto conhecimento da área e um historial de sucesso comprovado no retalho. Será uma mais-valia para a nossa equipa e a sua liderança permitir-nos-á continuar a crescer na Península Ibérica.”

    A Multi Corporation gere actualmente mais de 80 propriedades por toda a Europa e recebe mais de 400 milhões de clientes por ano, investindo cerca de 4 mil milhões de euros em mais de 6.000 lojas, restaurantes e instalações de lazer. A Multi oferece um leque completo de serviços, incluindo a gestão de activos e propriedades, operações, remodelação e renovação, arrendamento, consultoria, assistência jurídica e de compliance. A plataforma gere activos em 14 países. A sede da empresa situa-se nos Países Baixos e tem escritórios na Bélgica, França, Alemanha, Hungria, Itália, Letónia, Polónia, Portugal, Eslováquia, Espanha, Suíça, Turquia e Ucrânia.

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    Transição Energética e Mobilidade marcam 3ª conferência ‘Pensar a Energia’

    Além de ser “um espaço de debate” sobre esta temática, o encontro, promovido pela Adene, pretende “adaptar ou desenhar novas políticas públicas” para remover as barreiras que ainda existem para um sector dos transportes “sustentável e inclusivo”

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    A terceira conferência ‘Pensar a Energia’, da Adene, vai acontecer no auditório PACT, em Évora, a 21 de Setembro. Enquadrada na Semana Europeia da Mobilidade, a iniciativa pretende ser “um espaço de debate sobre o que falta para acelerar a transição energética no sector dos transportes”.

    O tema “A transição energética rumo a uma mobilidade sustentável”, desafia os participantes a reflectir sobre esta temática, com destaque para as politicas públicas de transportes. Se por um lado esta visam “aumentar a utilização do transporte público nas cidades e a descarbonização do sector dos transportes”, por outro, os efeitos dessa estratégia “tardam em ser visíveis”.

    O encontro pretende, por isso, “adaptar ou desenhar novas políticas públicas” para remover as barreiras que ainda existem para um sector dos transportes sustentável e inclusivo.

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    Sonepar reúne principais empresas do sector em evento

    Direccionado para os profissionaido sector eléctrico, o Sonepar Customer Summit 2023 pretende ser um espaço de “partilha de conhecimento e de tendências”, mas também um local para a apresentação das novidades. O encontro está marcado para os dias 20 a 22 de Setembro, na ExpoSalão

    Cidália Lopes

    Um dos maiores distribuidores de material eléctrico, a Sonepar, vai reunir num só evento as principais empresas do sector. O Customer Summit 2023 terá lugar entre os dias 20 e 22 de Setembro, na ExpoSalão, na Batalha.

    Num sector em que o próprio mercado tem vindo a criar um real ajuste entre a procura e a oferta, só as empresas mais dinâmicas e competitivas podem manter uma actividade sólida e de futuro. Neste contexto a Sonepar Customer Summit afirma-se como “um espaço privilegiado para a apresentação de novidades e um ponto de encontro para partilha de informação e know-how”, afirma Bruno Esteves, Communication & Digital Business Manager da Sonepar

    Na Sonepar Costumer Summit são esperados alguns dos maiores fabricantes e marcas internacionais, e é “o momento de excelência para ficar com uma visão global do rumo do nosso mercado e que soluções são disponibilizadas através dos nossos parceiros”, acrescenta Bruno Esteves.

    O evento terá, ainda, como objectivo reforçar as sinergias entre todos os agentes do sector, “perspectivando-se assim como alicerce ideal para bons negócios”, com especial destaque para a apresentação de soluções inovadoras que utilizem novas tecnologias na construção de edifícios inteligentes, nos mercados residencial, comercial e indústria e onde o sector da saúde tem destaque ao nível das soluções pela exigência e especificidades próprias deste tipo de instalações.

    Actualmente, a segurança em hospitais, clínicas e instituições que recebem pacientes, passa pela utilização de soluções cada vez mais inovadoras ao nível eléctrico e que permitam o seu normal funcionamento mesmo quando falha a energia.

    75 anos em Portugal

    Com presença no mercado nacional desde 1948, a implementação da Sonepar em Portugal concretizou-se apenas em 2022, com a total operacionalização do Grupo.

    Em 1969, a Sonepar entra no negócio dos equipamentos eléctricos​ em França, fundada pelas famílias Coisne e Lambert com a aquisição da empresa “le Comptoir d’Electricité Franco-Belge”. O seu core-business definiu-se logo muito cedo, com a venda apenas a profissionais e não a consumidores finais.

    A Sonepar adopta como estratégia adquirir outras empresas regionais francesas de distribuição. Em 1971, compra a Socolec, uma distribuidora regional em le Mans, a noroeste de França. Acrescenta a “Comptoir Lyonnais d’Electricité” da região de Auvergne-Rhône-Alpes no ano seguinte. Estas aquisições são seguidas pela compra da “Sanélec” em St Quentin a norte, e mais tarde a “Teissier” e o “Groupe Tabur” em 1978.

    A chave para o sucesso foi a decisão de permitir que as empresas adquiridas retivessem a sua gestão e um alto nível de autonomia. A Sonepar acredita que a gestão e os colaboradores das empresas são os melhores especialistas nos seus mercados – e valoriza e respeita esse conhecimento local.

    A entrada no mercado português dá-se em 1981 e em Abril é fundada a empresa Mectel. Entre 1980 e 1989 dá a expansão para países como Bélgica, Alemanha, Holanda, Itália e Suíça e o salto para o outro lado do Atlântico ao entrar no mercado do Canadá.

    Em 1995, em Portugal dá-se a fusão da Somil (fundada em 1948) com a Mectel, Lda. dando lugar à criação da Mectel, SA e em 1997 é adquirida a empresa Tecnitel.

    Entre 2000 e 2009 dá-se uma aposta forte no mercado português, com a aquisição da Seivil Lda e Jemilux, Lda, fusão da Mectel SA e Tecnitel Lda, a abertura do centro Logístico, no Montijo, o lançamento da PromoXL e do e-commerce, a primeira plataforma de encomendas online do mercado português. A sede do Grupo muda-se, entretanto para a zona do Parque das Nações, em Lisboa.

    Entre 2010 e 2019 a aposta recai num conjunto de melhoria nas instalações de diversas lojas espalhadas pelo País. Em 2014 é criado o serviço personalizado de recolha de encomendas e em 2015 é organizada a primeira exposição para os profissionais, que se voltou a repetir em 2017.

    Desde 2020, o Grupo lançou em Portugal o serviço Click & Collect, com recolha em 1 hora, em todas as lojas e completou a aquisição das operações em Portugal e Espanha, com a implementação da marca Sonepar em Portugal, que ficou concluída este ano.

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    Cidália Lopes

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    Exlabesa adquire empresa de extrusão Flandria Aluminium

    Esta aquisição, que se insere na estratégia de expansão internacional da Exlabesa, pretende “reforçar a sua presença directa em França, Bélgica e Países Baixos”

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    A Exlabesa anunciou a aquisição da empresa francesa especializada em extrusão, maquinagem, tratamento de superfície e reciclagem de perfis de alumínio, Flandria Alumunium. O acordo recentemente assinado passou o processo de validação legal pelas autoridades competentes e foi aprovado pela Comissão da Concorrência francesa.

    Esta aquisição, que se insere na estratégia de expansão internacional da Exlabesa, pretende “reforçar a sua presença directa em França, Bélgica e Países Baixos”.

    As duas empresas, “ambas de origem familiar”, partilham valores idênticos e a mesma paixão pela indústria do alumínio, o que constitui “uma base sólida para uma colaboração bem sucedida e duradoura”.

    A Exlabesa contribuirá com a sua visão empresarial e capacidade de investimento para reforçar a empresa francesa e impulsionar o seu crescimento a longo prazo. Por seu lado, a Flandria manterá um elevado grau de autonomia para responder da forma mais eficaz às necessidades específicas do seu mercado.

    A Exlabesa opera, actualmente, em três continentes através de nove centros de produção, estrategicamente distribuídos entre Espanha, Alemanha, Portugal, Polónia, Marrocos, Reino Unido e Estados Unidos, a partir dos quais serve cerca de 15.000 clientes em 40 países. Emprega 1.800 pessoas e produz um total de 160.000 toneladas de perfis extrudidos por ano.

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