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    OBO Bettermann e Ordem dos Engenheiros Técnicos organizam seminário online

    O seminário vai incidir sobre o tema de ‘Protecção Contra Descargas Atmosféricas’, no dia 27 de Outubro, pelas 17 horas

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    A OBO Bettermann Portugal, fabricante de material eléctrico especialista em soluções para instaladores, vai realizar, em parceira com a Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET) um seminário online sobre o tema de Protecção Contra Descargas Atmosféricas, no dia 27 de Outubro, pelas 17 horas.

    Este seminário enquadra-se na necessidade de dar a conhecer junto dos profissionais os riscos que acarreta a queda de relâmpagos nos edifícios em termos de pessoas e bens. Sabe-se que os danos em aparelhos eléctricos e electrónicos surgem frequentemente devido a sobretensões, provocadas por queda de raios nas proximidades ou através de processos de comutação na rede de média ou baixa tensão. As consequências são avarias em aparelhos eléctricos e dispositivos de comunicação, incluindo a perda de dados, o que pode ameaçar a própria existência de empresas.

    Este seminário vai também dar ênfase ao tipo de soluções que os profissionais poderão adoptar de acordo com o edifício e a actividade do mesmo.

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    Adrianno Arantes, COO da Comissão Executiva da CIMPOR

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    Adrianno Arantes reforça Comissão Executiva da CIMPOR como COO

    “A minha prioridade será garantir que continuamos a investir na modernização das nossas operações e na implementação de estratégias que aumentem a eficiência e reduzam os custos”, destaca Adrianno Arantes

    tagsCimpor

    A CIMPOR reforçou a sua Comissão Executiva com a entrada de Adrianno Arantes como Chief Operations Officer (COO). Esta nomeação reflecte o compromisso da CIMPOR em “fortalecer a sua liderança” e promover uma “cultura de excelência, segurança e inovação” em todas as suas operações.

    Adrianno Arantes, natural do Brasil e com mais de 25 anos de experiência na indústria do cimento, traz consigo uma sólida experiência adquirida em empresas como Holcim e CSN Cimentos, onde desempenhou papéis de liderança ao optimizar o desempenho financeiro e operacional das unidades industriais. É reconhecido pela sua abordagem “inovadora” na criação de novos produtos e na “optimização” de processos.

    “É um privilégio fazer parte da CIMPOR, uma referência histórica na produção de cimento. A minha prioridade será garantir que continuamos a investir na modernização das nossas operações e na implementação de estratégias que aumentem a eficiência e reduzam os custos, sempre com foco na segurança das pessoas e na sustentabilidade e qualidade dos nossos processos e produtos”, destaca o novo Chief Operations Officer da CIMPOR para Portugal.

    Esta nomeação faz parte de uma estratégia mais ampla da CIMPOR para reforçar a sua Comissão Executiva e continuar a crescer de forma sustentável, mantendo o foco na excelência operacional e no desenvolvimento do negócio e da organização.

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    Energias renováveis garantiram 55,1% do consumo de electricidade em Setembro

    Em Setembro, o consumo de electricidade aumentou 2,3% face ao mês homólogo, com as energias renováveis a garantirem 55,1% do consumo de electricidade e as não renováveis 10,2%. Neste mês, o saldo importador foi de 34,7% 

    Segundo a REN, a produção renovável teve a seguinte repartição: eólica 25,7%, hídrica 11,8%, solar fotovoltaico 11,6% e a biomassa 6%. Comparando com Setembro de 2023, toda a produção renovável aumentou, com destaque para o solar fotovoltaico (+50,6%) e para a eólica (+46,3%). A produção de electricidade através de gás natural teve uma queda de 61,5%.

    No que diz respeito ao gás natural, Setembro ficou marcado por uma forte queda do consumo de gás natural com uma diminuição de 26,7% face ao mês homólogo. Os EUA recuperaram a liderança das importações (a última datava de abril) com uma quota de mercado de 46%, seguindo-se a Rússia (26,7%), Nigéria (21,3%) e Trinidad e Tobago (6%).

    O mercado eléctrico, que corresponde ao gás natural consumido nas centrais de ciclo combinado para a produção de electricidade, representou 18% e os restantes 82% foram destinados ao mercado convencional. O gás natural destinado ao mercado eléctrico diminuiu 67,1% e o destinado ao mercado convencional aumentou 0,9%, quando comparados com o período homólogo.

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    Indústria de mobiliário e decoração reforça presença no Reino Unido

    A partir de 6 de Outubro, e até dia 9, 17 marcas portuguesas de mobiliário e decoração marcam presença da Decorex International 2024, no Reino Unido. A acção integra o plano de internacionalização Inter Wood & Furniture da AIMMP, sendo uma oportunidade para as empresas portuguesas  explorarem novas oportunidades num mercado que já é de peso para as exportações do sector

    Apesar dos desafios impostos pelo Brexit, Portugal continua a fortalecer a sua presença no mercado britânico, demonstrando a qualidade e inovação da indústria nacional de madeira e mobiliário.

    Segundo nota da Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, AIMMP, “o mobiliário português enfrentou com sucesso os novos desafios das exportações para o Reino Unido, mesmo no actual contexto do Brexit, as empresas portuguesas têm demonstrado uma capacidade notável de adaptação, continuando a registar um aumento das exportações para este importante mercado, com o qual Portugal tem relações comerciais desde há longa data”. Portugal tem mantido a sua posição de destaque como fornecedor de mobiliário e produtos de madeira apresentando um crescimento sustentado das exportações.

    Esta iniciativa é uma oportunidade estratégica para as marcas portuguesas reforçarem a sua presença no mercado britânico, “um dos mais importantes e exigentes a nível global”. A Decorex International decorre entre 6 e 9 de Outubro e é reconhecida como um dos maiores eventos de design de interiores do Reino Unido, atraindo designers, arquitectos e compradores de renome internacional. A comitiva portuguesa, liderada pela AIMMP, estará presente com 17 empresas nacionais – Compincar, Fenabel/Sentta, Formefeitos, Frato, Granorte, Le Brands Group, Mamoa, MBN Group, More Contract, Muranti, NAUU Collectible Art Design, Ronfe, Sofli, Stylish Club, Suffa, Wonatti Luxury Craftsmanship e X8 Solutions Group – “marcas que se destacam pela sua combinação de design inovador, qualidade superior e sustentabilidade, características que têm sido fundamentais para o sucesso de Portugal no mercado internacional de design de interiores”, sustenta a associação.

    “O Brexit trouxe desafios significativos, mas também oportunidades de crescimento e inovação. A presença contínua de Portugal na Decorex International demonstra a resiliência e o talento das nossas empresas. O nosso objectivo é não só manter, mas também fortalecer os laços comerciais com o Reino Unido, promovendo a excelência do design de interiores português”, afirma Vítor Poças, presidente da AIMMP.

    Nos últimos anos, o sector de madeira e mobiliário em Portugal tem registado resultados de exportação impressionantes e apesar das incertezas económicas e comerciais associadas ao Brexit, as exportações para o Reino Unido continuaram a crescer, evidenciando a resiliência do sector. A participação na Decorex International 2024, que integra o plano de internacionalização Inter Wood & Furniture da AIMMP, será mais uma oportunidade para as empresas portuguesas consolidarem estas conquistas e explorarem novas oportunidades num mercado em evolução e de grande desenvolvimento.

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    Sandra Fernandes, head of Marketing & Communication

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    MALEO reforça equipa com nova head of Marketing & Communication

    Esta nova contratação visa fortalecer a estratégia da marca, de forma a “consolidar a presença no mercado, promover um relacionamento mais próximo com os clientes e parceiros e aumentar a visibilidade da marca em sectores estratégicos”

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    A Maleo, referência nacional em soluções full-serviced offices, anuncia a integração de um novo reforço na equipa de liderança, Sandra Fernandes, que assume o cargo de head of Marketing & Communication.

    Esta nova contratação visa fortalecer a estratégia de Marketing e Comunicação da marca, de forma a “consolidar a presença no mercado, promover um relacionamento mais próximo com os clientes e parceiros e aumentar a visibilidade da marca em sectores estratégicos”.

    Sandra Fernandes é licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa, e pós-graduada em Marketing Management pelo ISEG e Marketing Digital pelo IPAM, combinando uma formação sólida nas áreas de comunicação e marketing, com competências estratégicas e digitais.

    Com mais de 25 anos de experiência em Marketing e Comunicação, Sandra Fernandes iniciou a sua carreira na AIP|FIL e, ao longo da sua trajetória profissional, passou por empresas como a BMC Software, Schneider Electric, PHC Software, Dom Pedro Hotels e, mais recentemente, na homeIT, antes de assumir o novo desafio na Maleo.

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    Barbot lança novo produto 3 em 1

    Concebido com o objectivo de ser fácil “meter as mãos na massa” e também para um segmento “Do it yourself”, o Matt Pro 3 destina-se a quem quer dar uma nova vida aos rebocos, tanto interiores como exteriores

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    A Barbot, sinónimo de qualidade e inovação no mercado das tintas, apresenta o Matt Pro 3, uma solução 3 em 1 (protecção antifúngica, primário e acabamento) pensada para quem deseja renovar os seus espaços de forma fácil e prática, sem comprometer a durabilidade e a estética, indo a tempo daqueles retoques antes das intempéries de Outono e Inverno.

    Concebido com o objectivo de ser fácil “meter as mãos na massa” e também para um segmento “Do it yourself”, o Matt Pro 3 destina-se a quem quer dar uma nova vida aos rebocos, tanto interiores como exteriores, com um produto de aplicação simples, mas de qualidade superior.

    O Matt Pro 3 oferece, ainda, um excelente poder de cobertura, previne o desenvolvimento de fungos e algas e é de aplicação quer em paredes interiores como fachadas. Além disso, o produto está disponível nas grandes superfícies de bricolage, tornando-o facilmente acessível a todos os consumidores.

    “Com o lançamento do Matt Pro 3, reforçamos o nosso compromisso de criar soluções simples, acessíveis e de qualidade e que possam acompanhar o consumidor em todas as etapas do seu projeto de renovação. Queremos que as pessoas se sintam em casa antes, durante e depois de usarem os nossos produtos,”, refere Ricardo Lopes, director de Marketing da Barbot.

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    Efacec ganha concurso na Dinamarca no valor de 8M€

    Depois de em 2023 ter assinado com a Midtjyske Jernbaner a primeira estação de carregamento de comboios a baterias na Dinamarca, a Efacec foi agora seleccionada pela Banedanmark, gestora da infraestrutura ferroviária do país, para o fornecimento de duas novas estações semelhantes

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    O contrato conquistado em consórcio com a Bravida, empresa dinamarquesa de instalações electromecânicas, tem um valor global de cerca de 8 milhões de euros, sendo a participação da Efacec de, aproximadamente, 50% desse montante.

    Um projecto que reforça a posição da empresa como um player de referência nesta geografia, e em particular neste mercado inovador, mantendo-se como o único fornecedor deste tipo de soluções para a Dinamarca.

    As duas novas instalações irão complementar a estação de carregamento contratualizada pela Midtjyske Jernbaner (MJBA), viabilizando a operação dos novos comboios eléctricos a baterias na linha Lemvig-Skjern-Holstebro, que consolidará o processo de transição energética iniciado pela MJBA através da substituição dos actuais veículos a diesel.

    O contrato contempla a concepção e fornecimento, em regime de chave na mão, de duas estações com 2,2MW de potência que possibilitam o carregamento de um comboio em menos de 10 minutos.

    “A participação em projectos inovadores e desafiantes como este, particularmente num país como a Dinamarca que é conhecido pela sua preocupação ambiental e de inovação, permite-nos alargar o nosso know-how e as nossas perspectivas no mercado internacional, no qual a Efacec assume um papel crucial na construção de um futuro mais promissor e sustentável”, afirma Michael Silva, chief commercial officer da Efacec.

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    AMMC Legal reforça equipa

    A AMMC Legal anuncia o reforço da sua equipa com a integração de dois novos advogados, Ana Pires da Silva e Francisco Cordeiro Ferreira

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    Ana Pires da Silva transita da Telles, onde exercia actividade nas áreas de Energia e Recursos Naturais e Ambiente e Alterações Climáticas. Integra a Sociedade na qualidade de associada sénior e a sua prática irá centrar-se nas áreas do Ambiente e Conservação da Natureza, Ordenamento do Território e Planeamento e Imobiliário, Reabilitação Urbana e Urbanismo.

    Entre 2022 e 2023, Ana Pires da Silva foi sócia contratada na Caldeira Pires & Associados, tendo sido responsável pela coordenação das áreas de Ambiente e Energia. Anteriormente, destaca-se a sua passagem pela PRA – Raposo, Sá Miranda & Associados, na qualidade de associada sénior e coordenadora da área de Direito do Ambiente (2008-2021).

    Por sua vez, Francisco Cordeiro Ferreira desempenhou funções como chefe do gabinete do secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros do XXIII Governo Constitucional e ingressa na AMMC na qualidade de Associado nas áreas de prática de Administrativo Geral, Contratação Pública, Contencioso e Arbitragem, Ordenamento do Território e Planeamento, Imobiliário, Reabilitação Urbana, Urbanismo e Turismo.

    Entre 2016 e 2018, efectuou o estágio e foi, posteriormente, advogado associado, na Vieira de Almeida & Associados, nas áreas do Ambiente, Propriedade Intelectual e Imobiliário. Entre 2018 e 2022, altura em que transitou para a StartCampus na qualidade de advogado In-house, foi adjunto do secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros dos XXI e XXII Governos Constitucionais.

    Com a entrada da Ana e do Francisco, a AMMC Legal reforça a sua equipa naquelas que são as suas áreas de expertise, com especial enfoque no Direito do Ambiente, incluindo a área da energia, Direito do Urbanismo, Turismo e Imobiliário.

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    PPG Dyrup elege tendências para o Outono de 2024

    Com a chegada do Outono a PPG Dyrup revela a paleta de cores de eleição para esta estação, marcada por um matiz de cores quentes e calmas

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    Entre estilos mais elegantes, descontraídos e criativos, as cores de Outono escolhida pela PPG Dyrup apresentam cores para todo o tipo de gostos e preferências, proporcionando assim uma finalização e um toque pessoal à sua tinta, que é compatível com o sistema tintométrico da PPG Dyrup, Spectron.

    A colecção de cores outonais foi meticulosamente seleccionada para libertar a criatividade e permitir a criação de ambientes genuinamente envolventes, que farão do Outono uma estação memorável: o Marron Saxe, um castanho com o seu tom quente e natural, que traz conforto e tranquilidade ao ambiente; Orange Charleston, um tom vibrante e quente, que combina a energia do vermelho com a alegria do amarelo, trazendo originalidade e emoções positivas ao ambiente. Nesta selecção não poderia faltar a Jaune Renoir, eleita a cor do ano pela PPG Dyrup, caracteriza-se por ser uma cor optimista e luminosa, que reflecte uma energia suave e solarenga. Na selecção de Outono inclui-se ainda a Vert Gaspésie que evoca a serenidade da natureza, com um tom suave e calmo.

    “O Outono é uma estação de contrastes, marcada por dias cada vez mais frios e húmidos, intercalados com momentos solarengos, onde a natureza se veste de tons quentes como o amarelo, o laranja, o vermelho e o castanho. Com a nossa paleta de cores escolhidas para este Outono, procuramos trazer uma riqueza cromática para dentro de casa, criando ambientes que envolvem e inspiram, refletindo o aconchego e a magia desta estação única”, afirma Bruno Toscano, brand manager da PPG Dyrup

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    Jungheinrich e Pannatoni estabelecem parceria para projectos de armazéns “chave-na-mão”

    Com o projecto “All-in-One Solution Warehouse”, a Panattoni Alemanha e a Jungheinrich oferecem armazéns logísticos completos e sustentáveis a partir de uma única fonte

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    A Jungheinrich, especialista em soluções intralogísticas, estabeleceu uma parceria estratégica com o promotor Panattoni Alemanha, para oferecer, em conjunto, armazéns logísticos “chave-na-mão” e sustentáveis sob o nome “All-in-One Warehouse Solution”.

    Esta cooperação combina a experiência da Panattoni no desenvolvimento imobiliário com a destreza intralogística da Jungheinrich.

    Os clientes são apoiados ao longo de todo o desenvolvimento e ciclo de vida do armazém logístico. O foco está em soluções sustentáveis que satisfaçam os requisitos funcionais do sector logístico e ofereçam aos clientes uma oferta mais ampla e modular de produtos e serviços. A cooperação centra-se na realização integrada de propriedades logísticas operacionais. A Panattoni contribui com a sua experiência na identificação de locais apropriados e no desenvolvimento de projectos imobiliários, privilegiando terrenos industriais abandonados e a utilização de energias renováveis. A Jungheinrich complementa esta experiência com a sua abrangente consultoria de fluxo de materiais e a seu engenho em intralogística, desde a configuração de armazéns com modernas estanterias e inovadores empilhadores até soluções digitais para o controlo eficiente dos processos operacionais.

    Em linha com a parceria “All-in-One Warehouse Solution”, o projecto de cooperação conjunta inclui apoio e controlo contínuos desde a ideia inicial até à realização e entrega chave-na-mão. Os requisitos do cliente, especialmente no sector build-to-suit, são definidos numa fase inicial numa consulta entre o cliente e ambos os especialistas do projecto. Isso garante a criação de um conceito global eficiente e sustentável com propriedade personalizada e intralogística. Os resultados são uma utilização optimizada do espaço e uma maior eficiência no funcionamento do imóvel. O uso de materiais de alta qualidade e produtos inovadores também garante uma solução sustentável e de alta qualidade.

    A Panattoni é responsável pelo planeamento do projecto para a propriedade e qualquer trabalho de construção que possa ser necessário durante esse processo. Os serviços da Jungheinrich vão desde a consultoria técnica e soluções de aluguer até um serviço pós-venda abrangente na área da intralogística. Isto não só garante que o armazém logístico seja perfeitamente personalizado de acordo com os requisitos do cliente, mas também que pode ser operado de forma eficiente e estar preparado para o futuro.

    Nadine Despineux, saler director da Jungheinrich, adianta que a “All-in-One Warehouse Solution” envolve um trabalho conjunto da Panattoni e da Jungheinrich de forma a reduzir a complexidade do desenvolvimento de novos imóveis logísticos. “Em vez de terem de coordenar inúmeros contactos para planeamento, construção e fit-out, como acontecia anteriormente, os nossos clientes recebem agora o seu armazém como uma solução chave-na-mão de uma única fonte, perfeitamente personalizada para satisfazer os seus requisitos”, afirma.

    Também Fred-Markus Bohne, managing partner da Panattoni Alemanha e Áustria,considera que se trata de uma parceria que permite oferecer aos clientes “soluções personalizadas” que excedem a “oferta existente e expandem o nosso portfólio”.

    “Ao trabalharmos com a Jungheinrich, somos capazes de oferecer flexibilidade e versatilidade ideais, de forma a responder aos requisitos actuais e de longo prazo aos sectores da logística, produção e retalho”,  conclui.

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    Tivoli Kopke Porto Gaia

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    Antigas caves de vinho no Porto recebem hotel de cinco estrelas

    O novo Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, localizado na margem Sul do rio Douro, em Vila Nova de Gaia, abre portas no início de 2025, num investimento de 50M€ por parte da Sogevinus

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    O novo Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, localizado na margem Sul do rio Douro, em Vila Nova de Gaia, abre portas no início de 2025. A unidade de cinco estrelas resulta da reabilitação das antigas caves de vinho do Porto da Kopke, sendo que parte do edifício continuará a armazenar os vinhos mais icónicos da marca e poderá ser directamente acedido pelos hóspedes. O projecto resulta de um investimento de 50 milhões de euros por parte da Sogevinus.

    Dotado de uma vista impressionante sobre o Porto, incluindo o tradicional Cais da Ribeira e a emblemática ponte Luiz I, o novo hotel, actualmente na última fase de construção, combina a herança nonagenária da cadeia Tivoli com o legado da Kopke, a Casa de Vinho do Porto mais antiga do mundo, fundada em 1638. No interior, todos os detalhes irão prestar homenagem à história da marca.

    Apto a receber viajantes de todo o mundo, seja em negócios ou em lazer, o hotel tem um total de 150 quartos, dois restaurantes e três bares, duas piscinas (incluindo uma exterior com respectivo serviço de bar), um centro de fitness Tivoli Shape e um Tivoli Spa, e ainda instalações para eventos totalmente equipadas, incluindo seis grandes salas e nove mil metros quadrados (m2) de jardins exteriores, ambientes onde será possível realizar eventos de cariz corporativo ou social.

    Outros dos ex-líbris de ficar hospedado no Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel é o acesso directo à cave de vinho do Porto reabilitada e adjacente à unidade hoteleira, permitindo aos hóspedes uma experiência imersiva no universo do fortificado cuja fama atravessa fronteiras nacionais. A cave estará também aberta ao público em geral.

    O novo hotel dista uma curta distância das principais atrações locais, como a zona ribeirinha de Gaia, onde se encontram as Caves Cálem, também do grupo Sogevinus.

    “Estamos muito orgulhosos por apresentar esta nova experiência hoteleira, associada a uma das marcas mais icónicas do nosso portfolio – Kopke, a casa mais antiga de vinho do Porto. É também o nosso primeiro hotel em parceria com a marca Tivoli, que trará uma contribuição significativa para o projecto. Esta colaboração reflecte as nossas ambições para a propriedade e acreditamos que a parceria com a Minor Hotels será capaz de criar um hotel de classe mundial, que celebra o luxo e o vinho, num local deslumbrante rodeado por um património mundial único”, assegura Pedro Braga, CEO da Sogevinus.

    Já Dillip Rajakarier, CEO do Grupo Minor International e CEO da Minor Hotels, empresa-mãe da Tivoli Hotels & Resorts, assegura: “Estamos muito satisfeitos por anunciar esta emocionante adição ao portefólio Tivoli na região do Porto, agora com uma parceria verdadeiramente especial com a marca Kopke. Com uma localização privilegiada em Vila Nova de Gaia, esta propriedade vai oferecer instalações excecionais aos hóspedes em negócios e lazer, ligando-os ao mundo do vinho do Porto de uma forma muito exclusiva. Temos o prazer de trabalhar com a equipa da Kopke para concretizar esta propriedade.”

    Além desta unidade de cinco estrelas, o grupo Sogevinus tem ainda a The Vine House – inserida no coração da sub-região do Cima Corgo, próxima do Pinhão, é parte integrante da Quinta de São Luiz. O projecto de enoturismo, que conta com 11 quartos, um restaurante de autor e uma piscina infinita debruçada sobre o Douro, inaugurou em 2022.

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