Imagem panorâmica de Lisboa
Câmara de Lisboa cria Laboratório Urbano para “aproximar os que vivem e fazem cidade”
0 Projecto Smartdest, conduzido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa é o primeiro desafio do LUL e está a ser implementado na freguesia da Misericórdia

CONSTRUIR
Cascais: Como a renovação de um espaço comercial requalifica todo um quarteirão
Tecnológica suíça investe 4M€ em novo escritório no Porto
Luísa Salgueiro (ANMP) aponta “processo moroso até à construção” para justificar falta de mais casas
Agosto regista forte recuperação em Lisboa com 18.700 m2 de escritórios ocupados
Knauf Insulation no caminho da sustentabilidade
Paixão pela Madeira [c/galeria de imagens]
Epiroc comemora 60 anos sobre o lançamento do martelo hidráulico
Agendas mobilizadores canalizam 7MM€ em projectos
ALF assume vice-presidência da EUF
ENERH20 aborda água e energia na Exponor
0 Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL) criou, recentemente, o Laboratório Urbano de Lisboa (LUL). O objectivo passa por aproximar, cada vez mais, aqueles que vivem e aqueles que pensam e fazem cidade.
0 LUL é um espaço colaborativo de observação, auscultação, desenho, teste e validação de soluções para problemas urbanos, que promove a participação cidadã e a criação de uma ideia de cidade, que se quer actual, sustentável, resiliente, inclusiva e adaptada às necessidades da comunidade
Pretende, ainda, através das suas actividades experimentais, locais e de natureza participativa, criar e testar soluções urbanas inovadoras para o futuro das cidades e, ao mesmo tempo, contribuir para o aumento da literacia em Urbanismo.
0 Projecto Smartdest – “Cities as mobility hubs: Tackling social exclusion through ‘smart’ citizen engagement”, conduzido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa é o primeiro desafio do LUL e está a ser implementado na freguesia da Misericórdia. Após uma primeira fase de estudo qualitativo aprofundado o LUL levou a cabo um conjunto de acçöes com vista à auscultação, debate e co-construção de soluções para os problemas identificados.
Entretanto, o programa prevê alargar a sua participação a outras áreas da cidade de Lisboa e encontra-se em fase de candidatura a novos projectos.