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    Casa Peixoto arranca com construção da nova loja em Lisboa

    A nova loja será concebida seguindo o conceito de galeria de arte da recente Casa Peixoto Porto, projectada para proporcionar uma nova experiência ao consumidor. Com um prazo previsto de construção de 18 meses, tem abertura prevista para 2024

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    A nova loja será concebida seguindo o conceito de galeria de arte da recente Casa Peixoto Porto, projectada para proporcionar uma nova experiência ao consumidor. Com um prazo previsto de construção de 18 meses, tem abertura prevista para 2024

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    A empresa de comércio e distribuição de materiais de construção e bricolage, lar & jardim, Casa Peixoto, lançou a primeira pedra da sua nova loja em Lisboa, uma obra que representa um investimento de 10 milhões de euros, não incluindo o terreno.

    A construção da nova loja, com um prazo previsto de duração de 18 meses, tem abertura prevista para 2024. A futura loja de Lisboa situa-se na zona do Parque das Nações, próximo à Gare do Oriente, e contempla um edifício que se encontrava devoluto, com cerca de 10 mil metros quadrados, que incluem dois pisos de estacionamento e cerca de 5.000 metros quadrados de área comercial.

    A loja será concebida seguindo o conceito de galeria de arte da recente Casa Peixoto Porto, projectada para proporcionar uma nova experiência ao consumidor e destacar-se como um local de referência na apresentação das últimas tendências e tecnologias de materiais de construção e decoração. No showroom de design, irão ser expostos milhares de produtos em diferentes ambientes e áreas amplas, exibindo marcas nacionais premium, entre muitas outras marcas selecionadas pela qualidade, matérias-primas e produção, seguindo os mais importantes critérios de sustentabilidade.

    Luciano Peixoto, administrador da Casa Peixoto, destaca que “a estratégia de expansão progressiva das lojas físicas da Casa Peixoto a nível nacional, escolhendo Lisboa, uma cidade empreendedora e dinâmica, como a próxima localização da Casa Peixoto, contribui para uma oferta comercial mais moderna e atractiva, e ao encontro das preferências dos consumidores, além da criação de emprego e do impulso económico que irá trazer”.

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    Aquapor distinguida por projecto na cidade futurista de NEOM

    A empresa foi distinguida na edição de 2023 dos PT Global Water Awards devido à sua participação na construção da cidade de NEOM, na Arábia Saudita

    A Aquapor foi distinguida na edição de 2023 dos PT Global Water Awards, tendo sido a empresa premiada na categoria de “Outros Serviços”, onde se inserem todas as Prestações de Serviços de O&M, pelo contrato que está a desenvolver na Arábia Saudita e que permite gerir o fornecimento de água a todos os projectos em curso para a construção da cidade futurista de NEOM.

    NEOM, um dos projectos urbanísticos mais ambiciosos do mundo, fará crescer no deserto uma cidade do futuro, assente numa nova centralidade tecnológica.

    Premiado na categoria de “Outros serviços”, o projecto da Aquapor consiste na operação e manutenção das instalações de enchimento de sistemas de transporte de água de Sharma, Oxagon e Al’Bada, na Arábia Saudita, incluindo também a gestão da carteira de clientes e facturação. O prémio foi recebido por Miguel Martins, director Área Internacional da Aquapor.

    Os PT Global Water Awards visam distinguir os projectos internacionais de relevo do sector da água, sendo promovidos pelo Jornal Água e Ambiente e pela Parceria Portuguesa para a Água.

     

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    Nuno Botelho assume a direcção do Departamento de Compras da MAP Engenharia

    A MAP Engenharia, empresa especializada em construção e reabilitação, tem novo Director de Compras

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    A MAP Engenharia, empresa de construção e reabilitação, anuncia a nomeação do Nuno Botelho como novo director do Departamento de Compras da empresa.
    Com uma carreira consolidada na Sacyr Somague, desempenhou durante mais de 20 anos vários cargos, nomeadamente na área da qualidade, como chefe de projecto e, desde 2012, na área dos aprovisionamentos, onde teve a oportunidade de ganhar experiência internacional. Esteve durante vários anos ligado à grande empreitada de “Ferrovia ao Longo do Corredor de Nacala” e, posteriormente, à “Reabilitação do Porto de Nacala”, em Moçambique. Assumiu a liderança do Departamento de Aprovisionamentos Sacyr Somague em 2021.
    O Nuno é licenciado em Engenharia dos Materiais pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e realizou, ainda, o Programa Avançado de Gestão para Executivos da Universidade Católica Portuguesa.
    “O crescimento e a consolidação da MAP no sector da Construção, obriga-nos a seleccionar os melhores para a liderança das nossas equipas. A Direcção de Compras é crucial para um negócio como o nosso, ainda para mais no ciclo desafiante em que vivemos. Estou certo que o Nuno, para além de cumprir com os requisitos técnicos e humanos que a nossa empresa precisa, tem uma experiência valiosa e competências estratégicas essenciais, para ajudar a desenvolver e inovar o negócio, de modo a contribuir para um crescimento sustentável e próspero da MAP.”, refere Diogo Abecasis, Cofundador e Managing Partner da MAP Engenharia

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    Novo Wind Screen Solar da Saxun

    A empresa ibérica especializada em soluções de protecção térmica e solar para edifícios acaba de lançar um sistema de protecção solar 100% sustentável e accionado pela energia do sol

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    A Saxun acrescenta ao seu portefólio o novo toldo vertical ZIP Wind Screen Solar, uma solução que permite o accionamento do toldo vertical com sistema ZIP através da energia renovável do sol. O toldo Wind Screen é já uma das soluções mais avançadas da Saxun para gerir a entrada de luz e reduzir a carga solar do exterior. Estas duas características permitem manter uma temperatura interior óptima e reduzir o consumo energético, nos edifícios. Este novo modelo torna-se ainda mais sustentável com a alimentação do sistema de accionamento com energia solar.

    O painel solar pode ser incorporado nos modelos Wind Screen 85, 105, 125 e 150 que podem ser equipados com baterias e accionados de forma inteligente, em qualquer tipo de instalação. O comando permite um manuseamento fácil e prático dos toldos, que também podem ser operados remotamente através da instalação de uma App em dispositivos móveis.
    Por ser alimentado pela energia renovável do sol, este novo modelo da Saxun é a opção ideal para instalação em projectos de reabilitação. É também um compromisso com a construção consciente, sustentável e passiva, para criar edifícios que requerem um consumo de energia nulo, ou quase nulo.

    Tendo em conta que, na Europa, o sector dos edifícios é dos maiores responsáveis pelas emissões de carbono, a Saxun continua a investir no desenvolvimento de soluções inovadoras para ajudar arquitectos, projectistas, designers e construtores a alcançarem o tão ambicionado conceito PassivHous, que define um padrão construtivo de elevado desempenho, em termos de eficiência energética, conforto, acessibilidade económica e sustentabilidade. Contudo, ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar esse objectivo, e para o atingir todos os pequenos passos contam. Por isso, este é mais um contributo da Saxun, em linha com o desafio lançado pela organização da COP28 – “transformar as promessas em progressos” – em prol da sustentabilidade no sector da construção.

    O sistema Wind Screen da Saxun é uma solução de protecção solar têxtil, que optimiza os custos de funcionamento do sistema de ar condicionado, adaptando o espaço aos critérios de sustentabilidade e eficiência energética do actual Código Técnico da Edificação.
    O sistema de orientação ZIP impede a entrada de luz através das aberturas laterais do sistema, garantindo sombra em todo o espaço exterior. É um produto muito versátil, com uma vasta gama de tamanhos, que se adapta a qualquer espaço exterior, mesmo em grandes janelas, e à arquitectura de qualquer habitação, independentemente do tipo de fachada, o que lhe confere uma grande flexibilidade de instalação.

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    Oeiras Parque reforça compromisso com sustentabilidade

    A instalação de painéis fotovoltaicos, 1.472 até Outubro, dinamização de várias acções de sensibilização ambiental, inclusão de novas medidas aos seus processos internos e reciclagem de milhares de toneladas de resíduos são algumas das medidas

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    No seguimento do “forte” investimento por parte do Oeiras Parque a aposta na sustentabilidade foi reforçada com a instalação de painéis fotovoltaicos, dinamização de várias acções de sensibilização ambiental, inclusão de novas medidas aos seus processos internos e reciclagem de milhares de toneladas de resíduos.

    Em Outubro foram instalados 1.472 painéis fotovoltaicos, que vão permitir a redução de 529 toneladas de emissões de CO2 por ano. Este investimento traz múltiplas e significativas vantagens ambientais, nomeadamente o ganho de autonomia energética e o facto de não ter impacto negativo no ambiente, como a emissão de gases com efeito de estufa, contaminação do solo, água ou ar.

    Com a integração de processos estruturais de separação de resíduos, o Oeiras Parque conseguiu reciclar até Outubro, 774 toneladas de resíduos (RSU – 495 toneladas; vidro – 7 toneladas; plástico – 23 toneladas; papel/ cartão – 157 toneladas; metal –1 tonelada; resíduos orgânicos – 79kg; resíduos electrónicos – 9 toneladas).

    Em prol da sustentabilidade e da protecção do ambiente, a reciclagem é uma das medidas já implementadas no ‘Shopping da Linha’, assim como a iluminação LED, os postos de carregamento para veículos eléctricos, o sistema de descarga de água controlada nas torneiras e ainda um ponto electrão à disponibilidade dos clientes.

    A estas iniciativas junta-se o facto de o Oeiras Parque dispor de robots de limpeza que permitem a poupança de litros de água e de produtos de limpeza. Além de terem métricas de m2 de lavagem indicam também os locais que são intervencionados. Adicionalmente, são usados sacos reutilizáveis que permitem uma poupança mensal de 20kg de sacos de utilização única, sendo o intuito a curto prazo criar mais tamanhos de sacos para outras aplicações e tentar reduzir ao máximo utilização de sacos descartáveis.

    A organização de eventos de cariz ecológico no Oeiras Parque, muitas vezes com recurso à arte, é também outra das iniciativas para sensibilizar os visitantes para a importância de um futuro melhor e mais sustentável. Exemplo disso foi a exposição “Mar Vivo”, numa parceria com a Marinha Portuguesa, através do Aquário Vasco da Gama, e a Câmara Municipal de Oeiras, ou a “Art From The Sea”, uma exposição de arte com vertente ecológica que já percorreu o mundo da autoria dos artistas do colectivo artístico Skeleton Sea.

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    Forster Profile Systems apresenta nova imagem

    O objectivo passa por “fortalecer a ligação da marca ao ambiente natural”, mas, também, para se “harmonizar com as marcas do Grupo Reynaers” ao qual pertence

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    A Forster Profile Systems, especialista em soluções de aço e aço inoxidável para janelas, portas, fachadas e divisórias de interiores envidraçadas, procedeu à alteração da sua imagem. O objectivo passa por “fortalecer a ligação da marca ao ambiente natural”, mas, também, para se “harmonizar com as marcas do Grupo Reynaers” ao qual pertence.

    Enquanto o logótipo manteve as linhas robustas e a aparência sólida – em representação da confiabilidade das soluções técnicas da marca – e apenas mudou o tom de azul, os visuais-chave da Forster Profile Systems reflectem, agora, a fusão da arquitectura moderna com o ambiente natural, materializando a nova assinatura da marca “Steel is our nature” também na dimensão visual.

    Para Marta Ramos, directora de marketing para o mercado português, “a fusão de paisagens virgens com arquitectura contemporânea inspiradora ambiciona harmonizar o ambiente construído com o ambiente natural, tal como é a crença da marca nas questões relacionadas com a sustentabilidade, descarbonização e circularidade”.

    Neste sentido, a Forster tem em curso um plano ambicioso para mitigar o seu impacto ambiental e assumiu o compromisso da neutralidade carbónica até 2035.

    “Made in Switzerland”, os perfis Forster são habilmente transformados em Portugal, por “talentosos” mestres serralheiros portugueses, parceiros da marca. Com forte ênfase na sustentabilidade, o novo Forster Campus, com inauguração prevista em 2024, ambiciona a certificação ambiental LEED Gold e será o primeiro edifício misto na Suíça com esta certificação ambiental. Além disso, a Forster está comprometida em utilizar somente aço verde certificado a muito curto prazo, incorporando os princípios da sustentabilidade transversalmente a todos os seus produtos e operações.

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    Geberit lança novo sistema integrado de lavagem para sanitas

    Além da função de lavagem, a gama AquaClean também inclui funções como a tecnologia patenteada de duche WhirlSpray proporciona uma limpeza “exaustiva e suave de baixo consumo” devido a um jacto de duche pulsado

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    A empresa Geberit lançou um novo sistema integrado de lavagem para sanitas. Além da função de lavagem, a gama AquaClean também inclui funções como a tecnologia patenteada de duche WhirlSpray proporciona uma limpeza “exaustiva e suave de baixo consumo” devido a um jacto de duche pulsado.

    A inovadora técnica de descarga TurboFlush patenteada com a geometria interior assimétrica das sanitas em cerâmica desenvolvida pela Geberit permite uma descarga total e muito silenciosa.

    Além disso, o sistema possibilita que os odores indesejados sejam absorvidos antes de sair da sanita, eliminando-se através de um filtro de favo cerâmico, não sendo necessária ventilação adicional dado que o sistema funciona durante dois minutos.

    A tecnologia e o design das AquaClean estão pensados para ser usada tanto em obras novas, como em remodelações, podendo combinar-se com todas as estruturas de montagem e autoclismos de interior.

    Neste sentido, a Geberit adaptou todas as estruturas para sanita suspensa de tal forma que as ligações de abastecimento e corrente encaixem na perfeição. Da mesma forma, as sanitas com sistema integrado de lavagem nas casas de banho de moradias ou edifícios completos podem ser planificadas em diferentes cenários de utilização e combinar com outro equipamento Geberit. Por exemplo, AquaClean Sela, Mera e Tuma, com função de lavagem, na casa de banho familiar e a sanita iCon na casa de banho de serviço.

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    Carmo Wood investe na formação e retenção de talento

    A Carmo Academy é um projecto Carmo Wood que visa agregar todas as actividades de formação que ocorrem na empresa, tanto internas quanto externas, num ecossistema unificado. Até ao final do ano, a Carmo Academy terá completado um total de 80 formações, beneficiando, directamente, mais de 300 colaboradores da empresa

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    A portuguesa Carmo Wood anuncia o lançamento da Carmo Academy, um projecto de formação e retenção de talentos. Até ao final do ano, a Carmo Academy terá completado um total de 80 formações, beneficiando, directamente, mais de 300 colaboradores da empresa. O investimento na criação deste projecto ascende aos 300.000 euros.

    “A madeira poderá vir a tornar-se no “cimento” do futuro no mercado nacional. Deixou de ser apenas tendência para afirmar-se como alternativa sólida aos métodos tradicionais”, refere Jorge Carmo, Presidente da Carmo Wood. “Queremos estar um passo à frente do mercado e afirmar a nossa liderança no sector com experiência e know-how que nos preparem para sermos, sempre, o parceiro ideal para projectos que envolvam madeira. Para isso é fundamental a continua formação das nossas equipas, razão pela qual lançámos um projecto sustentado de formação, a Carmo Academy”, acrescenta.

    A Carmo Academy é um projecto Carmo Wood que visa agregar todas as actividades de formação que ocorrem na empresa, tanto internas quanto externas, num ecossistema unificado. Através desta abordagem abrangente, a empresa procura não apenas impulsionar o crescimento do negócio, mas também fortalecer e unificar as equipas, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e dinâmico.

    “Um dos elementos diferenciadores cruciais da Carmo Academy reside na sua ênfase em formações em grupo, onde toda a equipa participa activamente, trabalhando em simultâneo o desenvolvimento e aprendizagem de competências técnicas, mas também, competências interpessoais e o desenvolvimento dos laços da equipa. Os líderes de equipas têm por missão serem formadores internos garantindo, desta forma, a transferência sustentável de conhecimento e desenvolvimento transversal de todas as equipas”, acrescenta Rita Barroso, responsável por RH e Desenvolvimento.

    No que respeita à formação em Engenharia para Construção em Madeira, a Carmo Academy conta com parcerias com as melhores universidades internacionais especialistas no tema por forma a superar as necessidades internas e capitalizar o seu expertise. Paralelamente, a Carmo Academy oferece programas de formação individual personalizados, adaptados para atender às necessidades específicas de desenvolvimento de cada colaborador, demonstrando assim um compromisso claro com o crescimento pessoal e profissional de cada membro da equipa.

    A Carmo Academy abrange uma ampla gama de áreas de formação, incluindo Liderança, Comercial, Operações, Construção, Financeiro e Administrativo, Segurança, Saúde e Bem-estar, Madeiras, Produtos e Processos Produtivos, TI e Integração, uma abordagem abrangente da empresa no que diz respeito ao desenvolvimento holístico dos seus colaboradores.

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    Ignacio Sánchez-Galán García-Tabernero, diretor de Compras e Serviços da Iberdrola

    Benedita Amorim Martins, presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva da Conduril

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    Iberdrola distingue Conduril com Prémio Fornecedor do Ano 2023

    A empresa portuguesa Conduril foi premiada na categoria Sustentabilidade, num concurso que reconhece 6 empresas, em 6 categorias diferentes. De acordo com os planos 2023-2025, os investimentos do grupo destinados a compras junto de fornecedores ultrapassarão os 47 mil milhões de euros

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    (Na imagem: Ignacio Sánchez-Galán García-Tabernero, director de Compras e Serviços da Iberdrola, e Benedita Amorim Martins, presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva da Conduril)

    A Iberdrola reconheceu a empresa portuguesa Conduril, no âmbito dos Prémios Globais ao Fornecedor do Ano 2023, na categoria de Sustentabilidade, após realizar com sucesso a construção da barragem do Alto Tâmega.

    Para além de outras empreitadas de acessos e infraestruturas como uma ponte ou uma obra hidráulica subterrânea, a Conduril foi responsável pela construção da barragem e da obra civil da central hidroeléctrica do A.H. Alto Tâmega, um dos aproveitamentos hidráulicos que compõem o Sistema Electroprodutor do Tâmega, tendo facturado 120 milhões à Iberdrola nos últimos 3 anos.

    A barragem do Alto Tâmega é uma barragem em abóbada com dupla curvatura, de 104,5m de altura e 335m de comprimento de coroamento, tendo-se tornado a quinta barragem mais alta de Portugal. A central de Alto Tâmega, de 160 MW, está localizada no pé da barragem e tem previsão de entrada em exploração durante o primeiro trimestre de 2024.
    Nesta edição, os prémios foram atribuídos a seis empresas que se destacam pelo compromisso com a inovação, a igualdade, a qualidade, a sustentabilidade ou a criação de emprego, entre outros, o que contribui para uma economia descarbonizada, baseada nos seus investimentos em energias renováveis e redes de distribuição, cada vez mais inteligentes, projectos de armazenamento em grande escala e o compromisso com soluções inovadoras para os seus clientes.

    Ignacio Galán, presidente da Iberdrola, afirmou que “estes prémios não têm apenas a ver com a eficiência económica ou agilidade nas operações, mas também com a contribuição para um modelo económico mais verde, mais justo e mais sustentável, que gere oportunidades para todos. Somos uma empresa de valores que quer ao seu lado empresas que compartilhem a nossa visão”, sublinha.

    A Conduril foi distinguida pela promoção do emprego local e ainda pela qualidade do trabalho realizado, bem como pela sua capacidade de cumprir os exigentes prazos, impostos pela Iberdrola, para a execução das suas funções. Foi, também, valorizada pela alta pontuação ESG (critérios ambientais, sociais e de governança corporativa), principalmente na área ambiental, à luz do modelo de avaliação da Iberdrola, concebido para avaliar o posicionamento e actuação dos fornecedores.

    Com um quadro de 2.100 trabalhadores, durante o pico da obra empregou 650 trabalhadores sem registar nenhum acidente de importância. A construtora portuguesa aproveitou a oportunidade oferecida pela Iberdrola para construir com elevada qualidade uma infraestrutura estratégica para a Iberdrola e que se tornou numa das obras mais relevantes até à data executada pela Conduril.

    “Para a Conduril é muito importante ter parcerias com clientes como a Iberdrola, que têm estratégias alinhadas com os princípios da sustentabilidade, bem como termos a oportunidade de construir obras de referência e que contribuem para um mundo mais sustentável”, indica Benedita Amorim Martins, presidente do conselho de administração da Conduril.

    Fazendo parte do Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico (PNBEPH), o Sistema Electroprodutor do Tâmega teve um papel de relevo como motor da economia local e nacional. Durante os nove anos de duração das obras, foram criados 13.500 postos de trabalho, com a passagem de mais de 30.000 trabalhadores, foram concedidos contratos por mais de 900 milhões de euros a empresas portuguesas e espanholas, tendo 78 desses contratos sido superiores a 1 milhão de euros.

    Em 2022, a Iberdrola realizou compras a mais de 20.000 fornecedores relacionadas com equipamentos, materiais, obras e serviços, por mais de 17.000 milhões de euros. O percentual de compras locais ultrapassou 87% no ano passado. De acordo com os planos 2023-2025, os investimentos do grupo destinados a compras junto de fornecedores ultrapassarão os 47 mil milhões de euros em três anos.

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    Siemens Portugal instala 200 carregadores para veículos eléctricos no edifício Infinity

    Os 200 carregadores, modelo Versicharge Gen3, estão distribuídos por seis ilhas de carregamento em três andares do imóvel e podem, no futuro, vir a integrar geração fotovoltaica de energia ou outras renováveis, assim como a ligação a outros edifícios, facilitando e promovendo as comunidades energéticas

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    A Siemens Portugal forneceu e instalou 200 carregadores para veículos eléctricos e um sistema de gestão inteligente da infraestrutura de carregamento no edifício Infinity, o novo empreendimento da Vanguard Properties, em Lisboa. Este sistema, desenvolvido em Portugal pelas equipas de engenharia e de software da Siemens, permite monitorizar e gerir os consumos de energia e optimizar a performance energética do edifício.

    “É com especial orgulho que contribuímos para este projecto uma vez que estabelece novos padrões na gestão de infraestruturas de carregamento em edifícios residenciais ou comerciais, tornando-se numa referência em Portugal. A mobilidade eléctrica e os edifícios inteligentes, e a forma como interagem, poderão desempenhar um importante papel na luta contra as alterações climáticas e na transição energética e transformação digital em curso. Serão, sem dúvida, uma parte muito relevante dos espaços urbanos do futuro”, afirma João Gouveia, responsável pela eMobility da Siemens Portugal.

    A solução instalada no edifício Infinity permite fazer uma gestão dinâmica e inteligente da carga no local, incluindo o acesso a dashboards intuitivos e fáceis de utilizar que apresentam informações abrangentes, permitindo, nomeadamente, gerir o carregamento, monitorizar em tempo real os consumos de energia, fazer relatórios precisos por apartamento, baseados nos consumos mensais, e optimizar o desempenho energético do edifício.

    Neste caso, a Siemens forneceu uma solução chave-na-mão, tanto para o hardware como para o software, e que incluiu tecnologia operacional (OT) e tecnologias de informação (TI). O sistema funciona de forma totalmente automatizada e gera relatórios para o sistema de gestão do edifício, podendo vir a ser integrado na cloud.

    Os 200 carregadores para veículos elcétricos, modelo Versicharge Gen3, estão distribuídos por seis ilhas de carregamento em três andares do imóvel. O sistema está também preparado para, no futuro, permitir integrar geração fotovoltaica de energia ou outras renováveis, sistemas de armazenamento de energia, entre outros, contribuindo, ainda, mais para a eficiência energética e a redução das emissões de gases com efeito de estufa do imóvel.

    A solução instalada pela Siemens pode, também, ser escalável para outros edifícios, facilitando e promovendo as comunidades energéticas.

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    Sucesso da primeira edição da +Concreta confirma regresso em 2025

    Marcada pelo esforço de reduzir o impacto ambiental do sector da construção, a edição inaugural da +Concreta revelou “elevada adesão” do sector e um “impacto positivo” junto das empresas presentes

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    A Exponor encerrou com sucesso a primeira edição da +Concreta, realizada entre os dias 16 e 17 de Novembro, no edifício da Alfândega do Porto. Este evento, dedicado ao universo da arquitectura e design, ergueu-se como um marco para as tendências e inovações em produtos e materiais portugueses. Reunindo uma variedade de stakeholders, tais como arquitectos, designers, bem como outros profissionais e estudantes dos sectores representados, registou um número de cerca de 3200 visitantes.

    Neste sentido, a organização confirma o regresso da +Concreta para Novembro de 2025. Já em Novembro de 2024, a Exponor volta a receber a já tradicional Concreta.

    “É com entusiasmo que analisamos o impacto positivo que a +Concreta 23 trouxe ao sector, aproximando os arquitetos e designers aos fabricantes e marcas portuguesas. Partimos para uma primeira edição que explorou o tema “Futuro é Ecológico”, na qual o arquitecto e professor Diogo Aguiar, o nosso comissário, desempenhou um papel crucial. Destaco ainda a preocupação de toda a organização alinhada ao mote, quando equacionou como única opção a utilização de estruturas de andaimes, na montagem de stands, que serão reutilizadas, evitando o desperdício”, refere Amélia Estevão, directora de Marketing da Exponor.

    O comissário Diogo Aguiar foi o responsável pela definição do conceito e storytelling da +Concreta e acompanhou todo o processo de realização do projeto. O mesmo refere que o mesmo “superou todas as expectativas, revelando-se muito pertinente, eficaz e, também, muito concorrido. Ao longo de dois dias, demos a conhecer os passos que as indústrias e as marcas, 100% portuguesas, estão a dar rumo à sustentabilidade e ao imperativo de integrar práticas ecológicas em todos os processos”.

    Além de um espaço expositivo que reuniu cerca de 40 empresas nacionais, o espaço da Alfândega também acolheu conferências, dinamizadas pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos, com a curadoria do colectivo depA Architects, assim como ateliers Ateljé Ö e Ordinaire.

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