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    Cosentino instala um dos maiores painéis fotovoltaicos de autoconsumo em toda a Europa

    Com uma capacidade de 20 megawatts-pico (MWp), representa cerca de 20% do consumo eléctrico anual do Parque Industrial da Cosentino. O investimento de 14M€ será reforçado já em 2023 com a instalação de painéis solares nos telhados das suas fábricas, representando um investimento adicional de 10M€

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    Cosentino instala um dos maiores painéis fotovoltaicos de autoconsumo em toda a Europa

    Com uma capacidade de 20 megawatts-pico (MWp), representa cerca de 20% do consumo eléctrico anual do Parque Industrial da Cosentino. O investimento de 14M€ será reforçado já em 2023 com a instalação de painéis solares nos telhados das suas fábricas, representando um investimento adicional de 10M€

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    O Grupo Cosentino inaugurou oficialmente o maior painel fotovoltaico de autoconsumo de Espanha, e um dos maiores em toda a Europa. A instalação está localizada nos municípios de Cantoria e Partaloa, dentro do Parque Industrial que a multinacional tem em Almeria. Com um investimento de 14 milhões de euros, este projecto já em funcionamento supõe um novo modelo de gestão de electricidade renovável em toda esta área industrial.

    A plataforma conta com quase 37.000 painéis solares de 540Wp cada um e uma estrutura fixa numa área total de mais de 40 hectares. Com capacidade de 20 megawatts no pico (MWp), gerará aproximadamente 34.000 MWh por ano. Representa cerca de 20% do consumo eléctrico anual da Cosentino. Enquadrada na estratégia de descarbonização 2030-2050 da empresa, este investimento contribuirá para a redução da sua pegada de carbono, como também combinará uma iniciativa de recuperação da biodiversidade. Desta forma, 15 hectares anexos à plataforma solar serão dedicados a um projecto de biodiversidade baseado na plantação de flora e espécies autóctones.

    Dando continuidade à aposta na energia solar, a empresa já lançou uma segunda fase que consiste na instalação de painéis solares localizados nos telhados das suas fábricas. Este projecto de cobertura, com arranque previsto para o final de 2023, envolverá um investimento de cerca de 10 milhões de euros. Esta segunda instalação terá uma potência de 15MW, que será adicionada aos 20MW da plataforma terrestre real, e contribuirá para elevar para 30% o valor anual de produção de energia autoconsumo no Parque Industrial Cosentino.

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    Obras360 investe em nova loja de Palmela

    A nova loja, localizada no Parque Industrial Vila Amélia, na Quinta do Anjo, oferece uma área ampla de mais de 20 mil m2, dedicados à construção, num investimento superior a um milhão de euros

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    O Obras360, insígnia do Grupo Sotecnisol, abriu portas em Palmela após um período de soft opening. Esta expansão, resultado de um investimento superior a um milhão de euros em armazém, pessoal, mercadoria e terreno, representa um “passo significativo” no compromisso da empresa portuguesa em crescer e aproximar-se dos profissionais da construção, na região da margem sul do Tejo.

    A nova loja, localizada no Parque Industrial Vila Amélia, na Quinta do Anjo, oferece uma área ampla de mais de 20 mil metros quadrados (m2) dedicados à construção. Entre os produtos disponíveis, destacam-se materiais para a construção a seco, argamassas, madeiras de qualidade (painéis OSB, MDF, aglomerado), sistemas de isolamento térmico pelo exterior (ETICS), isolamento acústico, mosaicos cerâmicos ou membranas líquidas de impermeabilização.

    Esta que é a sexta loja do Obras360, empresa especialista na venda online de materiais de construção, insere-se no plano de expansão da empresa portuguesa que prevê ultrapassar a marca dos 20 milhões de euros de facturação em 2023.

    Além de disponibilizar o serviço ‘Click & Collect’, que permite aos clientes recolher os seus pedidos em apenas uma hora, esta nova loja dispõe de mais de 10 mil produtos online e offline e apoio técnico especializado, complementado com um serviço de entregas rápido. Palmela junta-se, assim, às lojas da Maia, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Lisboa e Olhão.

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    Innovation X Hub: Porto Business School lança “Impact Centers”

    Esta nova unidade estará centrada em cinco “Impact Centers”, especializados nas áreas-chave de sustentabilidade, turismo, empreendedorismo, inteligência artificial (IA) e desenvolvimento cross-continental de África

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    Numa era marcada por avanços tecnológicos e necessidades sociais, económicas e ambientais em evolução, a Porto Business School acaba de lançar o Innovation eXploration Hub (Innovation X Hub – IXH), um hub dinâmico e colaborativo, que incorpora uma visão de inovação transformadora, co-criação interdisciplinar e impacto positivo.

    Esta nova unidade estará centrada em cinco “Impact Centers”, especializados nas áreas-chave de sustentabilidade, turismo, empreendedorismo, inteligência artificial (IA) e desenvolvimento cross-continental de África. Refira-se que cada centro terá um modelo de gestão e financiamento próximo das empresas, com o objetivo de captar, aproximadamente e no total, um milhão de euros anuais.

    Composto pelo Sustainable Futures Center, Tourism Futures Center, Entrepreneurship Center, AI for Business Center e Africa Futures Center, o Innovation X Hub surge como uma resposta à necessidade premente de compreender as tendências globais futuras e de fortalecer as conexões entre organizações, indivíduos, empreendedores, indústria e academia, respondendo aos desafios que enfrentam nesta nova era e orientando-os em direcção a um futuro promissor, com impacto e sustentável.

    Para tal, e tendo por base as necessidades empresariais, contemplará actividades de criação de conhecimento, desenvolvimento e implementação de projetos, applied research, desenho de programas educacionais de vanguarda, co-criação de soluções inovadoras para organizações e indivíduos, serviços de advisory, suporte e expertise, e a criação de comunidades de partilha e disseminação de conhecimento.

    O Innovation X Hub contará com a liderança e a orientação estratégica de elementos reconhecidos, tanto a nível nacional como internacional. Entre os destacados membros figuram Ana Jogo Mendes, directora da área de inovação e empreendedorismo da Porto Business School, André Rocha, administrador executivo do Grupo Casais e docente da Porto Business School, Rita Marques, ex-secretária de Estado do Turismo e co-directora do Executive Master em Tourism Management da Porto Business School, Cândida Santos, docente da Porto Business School na área de Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional e João Barros, docente na área de Inteligência Artificial da Porto Business School.

    “O Innovation X Hub visa reforçar a integração da Porto Business School nos ecossistemas empresariais, fortalecendo o nosso papel de impacto nos diferentes stakeholders da economia e sociedade”, afirmou José Esteves, dean da Porto Business School.

    Deste modo, “disponibilizamos uma plataforma facilitadora para líderes e técnicos unirem professores, empresas e estudantes em prol da inovação”, acrescenta.

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    Novo acordo entre a STET e a Sandvik

    A STET é o distribuidor exclusivo da linha fixa de britadores e crivos Sandvik em Portugal

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    A STET e a Sandvik anunciam uma parceria estratégica para a distribuição de britadores e crivos para instalações fixas. No decurso dos próximos meses, de modo progressivo, existirá uma transição integral para a STET da distribuição em exclusivo de equipamentos, peças e serviços de pós-venda de toda esta gama de equipamentos.

    A Sandvik é um grupo global de engenharia de alta tecnologia com mais de 160 anos de experiência. A gama Sandvik de britadores e crivos fixos premium é projectada para máxima produtividade e para superar qualquer desafio de redução de tamanho e classificação. Com a Sandvik, a STET será o parceiro para acompanhar os seus clientes, do desenvolvimento do projecto à operação.

    A STET reforça assim a sua parceria com a Sandvik, oferecendo toda a gama de soluções fixas e móveis, respondendo às necessidades dos clientes na indústria extractiva.

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    Nhood Portugal desenvolve solução de estacionamento “inteligente”

    A plataforma global de soluções imobiliárias em projectos de uso misto, anuncia o lançamento do Par.QR uma solução de estacionamento, movida a QR Code

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    A plataforma global de soluções imobiliárias em projectos de uso misto, anuncia o desenvolvimento de uma solução de estacionamento, movida a QR Code. O novo serviço Par.QR vem facilitar a visita ao centro comercial em duas frentes: permite encontrar o carro no parque de forma simples e intuitiva; e indica o melhor caminho no centro, de acordo com a mobilidade do utilizador

    Desenvolvida em exclusivo pela Nhood, e em parceria com a Expert Mode, esta solução procura revolucionar a experiência do consumidor em grandes superfícies comerciais e é adaptável a diferentes sectores, estando aberta ao mercado.

    Num momento em que o “phygital” já faz parte dos hábitos de consumo, o novo serviço da Nhood responde a esta evolução, uma vez que a experiência do cliente em espaços comerciais é cada vez mais integrada com a utilização do smartphone. Assim, o Par.QR garante uma experiência conveniente e acessível à distância de um clique (não é necessária qualquer instalação ou download), procurando evoluir em sintonia com o feedback dos utilizadores e com novos tipos de comportamento e consumo.

    “Na Nhood procuramos desenvolver soluções in-house que respondam às necessidades do cliente e do mercado. No caso do Par.QR, focámo-nos em desenvolver uma solução que apoiasse no estacionamento no parque, mas também na navegação no interior do centro comercial. Ao permitirmos não só localizar o carro, mas também escolher um percurso adaptado a diferentes tipos de mobilidade (em cadeira de rodas, com carro de bebé, por exemplo), acrescentámos valor e diferenciámo-nos de outras propostas já existentes no mercado”, afirma Maura Teixeira, head of marketing & innovation da Nhood Portugal. “Pensado desde a raiz pela Nhood (conceito, idealização, branding), o Par.QR é neste momento um serviço chave na mão. Tanto que estamos já a analisar a implementação noutros activos geridos pela Nhood”.

    Nesta fase, o serviço está implementado no centro comercial Alegro Sintra, activo gerido pela Nhood.

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    Odeceixe

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    5M€ para empresas e projectos turísticos afectados pelos incêndios de Agosto

    O valor será disponibilizado através de duas linhas – Linha Regenerar Empresas do Turismo e Linha Regenerar Territórios – destinadas aos concelhos de Odemira, Aljezur, Monchique, Proença-a-Nova e Castelo Branco

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    O Governo anunciou uma verba de cinco milhões de euros destinadas a apoiar as empresas do turismo na recuperação e reabilitação dos activos atingidos pelos incêndios de Agosto deste ano. O valor será disponibilizado através de duas linhas de apoio destinadas aos concelhos de Odemira, Aljezur, Monchique, Proença-a-Nova e Castelo Branco.

    Desta forma, três milhões de euros serão disponibilizados através da Linha Regenerar Empresas do Turismo – Incêndios 2023 para todas as empresas de turismo localizadas nos territórios impactados, com o limite máximo de 400 mil euros por projecto e uma taxa de comparticipação de 90% podendo ter apenas a natureza de fundo perdido até aos 200 mil euros ou apresentar uma dimensão compósita entre fundo perdido e incentivo reembolsável, à taxa zero, em montantes superiores aos 200 mil euros.

    Os restantes dois milhões de euros, através da Linha Regenerar Territórios – Incêndios 2023, visa apoiar projectos de estruturação de produtos turísticos e de promoção turística. Esta linha dirige-se a entidades públicas e entidades privadas sem fins lucrativos com o limite máximo absoluto de 400 mil euros por projecto, a fundo perdido, com uma taxa de comparticipação de 90%.

    Os procedimentos de apresentação de candidaturas a estas linhas de apoio ocorrem mediante formalização junto do Turismo de Portugal.

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    AIMMP feira
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    AIMMP com 14 marcas nacionais em Nova Iorque

    De 12 a 13 de Novembro, 14 marcas de mobiliário nacional vão participar na Boutique Design New York, BDNY, para mostrar a competitividade da indústria de madeira e mobiliário de Portugal na área de interior design

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    A Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, AIMMP, organiza a participação da delegação portuguesa na Boutique Design New York, BDNY, que decorre, nos Estados Unidos da América, em Nova Iorque, de 12 a 13 de Novembro. A delegação portuguesa é composta pelas empresas: Cobermaster Concept; Fagotel Interior Contract; Formefeitos; Maju; MBN Industry; Mindol; MYFace; Mythica Collection; OPR Luxury House; Salma; Sentta; Toronobre; TradingTimber e X8 Solutions Group.

    Com uma duração de 2 dias, a BDNY é a principal feira dirigida ao segmento de contract e reúne uma enorme comunidade criativa composta por designers, arquitectos, investidores e outros players colocando-os em contacto com marcas de referência no sector, numa experiência de networking e negócio bastante interessante. A feira irá decorrer no Jacob K. Javits Center.

    “Esta é uma exposição que serve de “montra” para o lançamento de produtos inovadores e soluções para os compradores mais influentes do sector, já que estes procuram manter-se informados sobre os desenvolvimentos do sector”, justifica a associação em comunicado.

    Esta iniciativa é organizada no âmbito do Inter Wood & Furniture, um projecto de internacionalização gerido pela AIMMP para o sector das Madeiras e Mobiliário, e que apoia empresas portuguesas interessadas no desenvolvimento de estratégias de internacionalização para novos mercados em crescimento. Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 140 acções, em cerca de 50 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do sector que, no ano de 2022, atingiram o máximo histórico de mais de 3 mil milhões de euros.

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    Home Tailors abre novo franchising em Cascais

    A nova unidade, com cerca de 100 m2, situa-se em pleno centro de Cascais, no Edifício Baia Center e vai permitir a criação de 15 novos postos de trabalho

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    A Home Tailors Real Estate vai abrir uma nova agência em Cascais em regime de franchising. A nova unidade, com cerca de 100 metros quadrados (m2), situa-se em pleno centro de Cascais, no Passeio Carlos Andrade Teixeira, no Edifício Baia Center e vai permitir a criação de 15 novos postos de trabalho.

    Com esta abertura a Home Tailors dá mais um passo no seu plano de expansão. Para 2024 estão previstas várias novas aberturas de lojas, também em regime de franchising.

    Segundo David Carapinha, CEO & founder da Home Tailors Real Estate, a abertura da unidade da Cascais é “mais um passo no crescimento da Home Tailors”. “2023 tem sido um ano de crescimento para a Home Tailors com a abertura de novas lojas, com a criação do departamento de Development and Corporate e com o arranque da nossa rede internacional de consultores. Estes resultados só são possíveis devido ao grande esforço e empenho da nossa fantástica equipa”, acrescenta.

    A Home Tailors Real Estate é uma empresa portuguesa de angariação e mediação imobiliária. Fechou 2022 com um volume de vendas de 92 milhões de euros, um crescimento de 18% face a 2021. Em 2022 a Home Tailors transaccionou 382 imóveis. 44% dos quais tiveram promoção exclusiva da marca.

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    TUU marca presença na Smart Cities Barcelona

    A participação na Smart Cities Barcelona 2023 é um marco significativo, sublinhando o compromisso da empresa em integrar-se nas tendências globais e contribuir para a criação de ambientes urbanos mais inteligentes e eficientes

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    A TUU vai levar a plataforma de gestão que desenvolveu, a buildtoo, à edição de 2023 da Smart Cities Barcelona, de 7 a 9 de Novembro, tornando-se, assim, a única empresa de Coimbra a marcar presença na Smart Cities Barcelona 2023.

    Este evento internacional é reconhecido como uma plataforma de referência para a convergência de ideias, tecnologias e inovações destinadas a moldar o futuro das cidades inteligentes.

    Este evento proporciona uma oportunidade única para líderes do setor, entidades governamentais e empresas inovadoras de todo o mundo partilharem conhecimentos e experiências na busca de soluções sustentáveis para os desafios urbanos contemporâneos.

    A TUU tem vindo a destacar-se no mercado nacional pela sua abordagem inovadora e sustentável na construção civil. A participação na Smart Cities Barcelona 2023 é um marco significativo, sublinhando o compromisso da empresa em integrar-se nas tendências globais e contribuir para a criação de ambientes urbanos mais inteligentes e eficientes.

    “Acreditamos que as cidades do futuro devem ser inteligentes, eficientes e centradas nas necessidades dos seus habitantes. A Smart Cities Expo é o palco ideal para destacarmos nossas soluções inovadoras e contribuirmos para o diálogo global sobre o futuro das cidades. Estarmos dentro do leque restrito de empresas portuguesas presentes na feira é, sem dúvida, um reconhecimento do nosso trabalho e estamos ansiosos para colaborar com outros líderes do setor, partilhar insights valiosos e explorar oportunidades de parceria”, afirma Hélder Loio, administrador da TUU.

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    Daikin celebra 50 anos de presença na Europa, Médio Oriente e África

    Para assinalar a efeméride, a Daikin organizou uma conferência onde debateu o tema da transição para as energias limpas e a importância da cooperação entre os sectores público e privado na criação de condições para as inovações em matéria de aquecimento e refrigeração de baixo carbono

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    tagsDaikin

    O evento, que serviu para comemorar o 50º aniversário da chegada do grupo japonês à Europa, Médio Oriente e África, decorreu em Gante, na Bélgica, e contou com a presença de especialistas internacionais em matéria de ambiente, parceiros e individualidades como Laura Cozzi, da Agência Internacional de Energia e a Ministra Federal da Energia da Bélgica, Tinne Van der Straeten.

    Em 1973 a Daikin escolheu a cidade de Ostend, com uma posição estratégica no centro da Europa, para instalar a sua primeira fábrica fora do Japão. Um investimento marcante na economia belga, que já acolhia outra empresa japonesa.

    “A nossa estreita relação celebra 50 anos. A Bélgica é sinónimo de inovação e parcerias, mas o nosso maior activo é o capital humano. Os belgas são ambiciosos, altamente qualificados, bem preparados e multilingues. É isso que leva empresas como a Daikin a escolher a Bélgica. Partilhamos a cultura nipónica de excelência e a mesma visão a longo prazo de um futuro melhor para todos. Isso faz de nós parceiros na transição verde e aliados no combate às alterações climáticas”, afirmou o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo.

    O investimento inicial realizado há 50 anos pela empresa-mãe, a Daikin Industries Limited, para estabelecer a Daikin Europe N.V. em Ostend foi seguido por muitos outros.

    Actualmente, a Daikin Europe é composta por 52 entidades responsáveis pelas vendas e está activa em 129 países na região da Europa, Médio Oriente e África, onde conta com mais de 13.700 colaboradores. Com a missão de desenvolver e fabricar a grande maioria dos seus produtos na região, a Daikin Europe conta com 12 centros de Investigação e Desenvolvimento e 14 unidades de fabrico em países como: Áustria, Bélgica, República Checa, Alemanha, Itália, Arábia Saudita, Espanha, Turquia, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos. A próxima unidade fabril, na Polónia, será dedicada ao aquecimento residencial com bombas de calor e tem a inauguração prevista para o outono de 2024.

    Os recentes investimentos realizados pela Daikin em tecnologias e processos de fabrico de baixo carbono reforçam a posição da Daikin e da Europa como principais líderes para um futuro neutro em emissões de carbono: 140 milhões de euros no novo centro de Investigação e Desenvolvimento para tecnologia de bombas de calor em Gent, na Bélgica, e 300 milhões de euros para as novas instalações de produção de bombas de calor em Łódź, na Polónia.

    “Os nossos primeiros 50 anos na Europa, Médio Oriente e em África assinalam apenas o início do papel da Daikin na transição para energias limpas. Esta transição não é fácil, mas é fundamental. Apelamos aos governos dos vários países e à indústria da energia que criem condições de concorrência equitativas para a tecnologia das bombas de calor em comparação com os sistemas que utilizam combustíveis fósseis. Em conjunto, vamos tornar compensador, quer para os consumidores, quer para as empresas, o investimento em soluções de aquecimento e arrefecimento energeticamente eficientes e de baixo carbono. Isto será benéfico para a sociedade como um todo”, afirmou na ocasião Toshitaka Tsubouchi, presidente da Daikin Europe.

    Na ocasião, a Daikin Europe divulgou o seu Relatório sobre as atividades ambientais de 2023 (região da Europa, Médio Oriente e África). O relatório, que explica a Visão Ambiental global para 2050 da Daikin, inclui o roteiro climático e as áreas de foco da Daikin para as acções de redução das emissões de carbono.

    A Daikin pretende ser neutra em emissões de carbono ao longo de todo o ciclo de vida (incluindo toda a fase de utilização e fim de vida útil) dos seus produtos e serviços até 2050. Tomando 2019 como ano de referência, a Daikin definiu o objectivo de alcançar uma redução mínima de 30% das emissões de gases com efeito de estufa até 2025 e uma redução de 50% até 2030 (em comparação com um cenário de manutenção da situação atual, incluindo contribuições para emissões evitadas). Durante o seu exercício fiscal de 2022 a Daikin alcançou uma redução de 14%.

    O relatório centra-se nas acções concretas da Daikin Europe no apoio a cidades e comunidades sustentáveis na região da Europa, Médio Oriente e África, nas iniciativas ambientais nas suas fábricas (que serão neutras em emissões de carbono até 2030) e nos benefícios ambientais das bombas de calor.

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    Costa Nova inaugurou uma das “fábricas mais sustentáveis” do Mundo

    A nova unidade nasce do compromisso com a sustentabilidade e de uma aposta constante na inovação e tem na sua génese num projecto de I&D, em parceria com a Universidade de Aveiro. Dele resultou o Ecogres, uma matéria-prima reinventada, com 98% de materiais reciclados e 100% ecológica

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    Depois da Grestel 1, da Grestel 2 e da Grestel 3, o grupo Costa Nova Indústria volta a crescer, agora com a Ecogres – Cerâmica Ecológica, “uma das fábricas de grés fino mais sustentáveis do Mundo”, sediada na Zona Industrial da Mota, em Ílhavo.

    A cerimónia de inauguração foi presidida por Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, que classificou esta nova unidade fabril como “um projecto muito especial, uma fábrica de referência e de futuro”.

    “Este projecto não surge porque a sustentabilidade está na moda”, ela sempre fez parte da missão” do grupo Costa Nova, lembrou Miguel Casal, CEO da empresa, que reclamou “um regime de excepção, ao nível da pegada carbónica e dos objectivos de eficiência energética para uma indústria com uma natureza sustentável, cujos produtos têm um ciclo de vida prolongado, são recicláveis e reutilizáveis”.

    A Ecogres – Cerâmica Ecológica, que ocupa 16 mil metros quadrados (m2) e implicou um investimento de cerca 14 milhões de euros, emprega actualmente 150 pessoas e está a produzir entre 15 a 20 mil peças por dia. A médio prazo, o objectivo do grupo Costa Nova Indústria é duplicar a produção e o número de postos de trabalho.

    A nova unidade nasce do compromisso efectivo com a sustentabilidade e de uma aposta constante na inovação por parte do grupo, e tem a sua génese num projecto de I&D, em parceria com a Universidade de Aveiro. Dele resultou o Ecogres, uma matéria-prima reinventada, com 98% de materiais reciclados e 100% ecológica, que dá forma a algumas das colecções Costa Nova, a marca de referência do grupo, um dos maiores produtores mundiais de grés fino, reconhecido pela sua empresa de cerâmica Grestel, fundada há precisamente 25 anos.

    Do ponto de vista ambiental, os artigos Ecogres oferecem uma série de benefícios. Para além de contribuírem para a conservação dos recursos naturais de argila, são submetidos a uma cozedura com uma temperatura 2,6% mais baixa do que o processo normal, o que significa um menor consumo de energia e uma redução das emissões. Por outro lado, o sistema de produção em mono combustão permite consumir entre 50 e 70% menos energia do que o sistema normal de dupla combustão.

    Todo o layout da fábrica foi pensado com o objectivo de aumentar a produtividade, reduzir o esforço humano, a pegada ecológica da cerâmica e o consumo de energia e de recursos. Utilizando painéis solares de 580 kW, a nova unidade gera 55% da energia consumida, recorre a equipamentos modernos e com elevado grau de automação, e está equipada com fornos que permitem uma redução de consumo superior a 30%, sendo, aliás, os únicos em Portugal preparados para utilizar até 50% de hidrogénio. O próprio calor produzido pelos fornos é reutilizado para aumentar a sua eficiência, tornando-os 15% mais eficientes do que os existentes no mercado.

    A Ecogres – que surge da requalificação de uma antiga fábrica para, assim, ser também fiel aos princípios em que se funda – tem instalada, tal como as outras três unidades fabris do grupo, uma ETARI que separa o tratamento de água dos vidrados e da água proveniente da preparação da pasta para permitir que toda a água seja reutilizada em processos de limpeza interna ou reintroduzida no processo produtivo.

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