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Grupel fornece geradores para World of Wine

Como elemento diferenciador deste projecto, destaca-se a automatização adoptada para a gestão das cargas, que, “em função do consumo real da instalação e de forma totalmente automatizada, permite ligar e desligar as cargas, garantindo a estabilidade da rede”

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Como elemento diferenciador deste projecto, destaca-se a automatização adoptada para a gestão das cargas, que, “em função do consumo real da instalação e de forma totalmente automatizada, permite ligar e desligar as cargas, garantindo a estabilidade da rede”

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A Grupel forneceu um projecto com quatro geradores de 550kVA (cada) para o World of Wine (WoW), em Vila Nova de Gaia, que se juntam a um quinto gerador anteriormente instalado no mesmo espaço.

Para assegurar a fiabilidade de energia, os geradores eléctricos que compõem este projecto têm motor Iveco, alternador Leroy Somer e controlador DeepSea, e podem funcionar em paralelo, assegurando um fornecimento contínuo de energia, mesmo em caso de falha da rede eléctrica.

O projecto foi acompanhado pela equipa da Grupel, desde a concepção até ao comissionamento, e demonstra a importância da utilização de geradores no turismo e nas actividades deste sector.

A escolha de utilizar quatro geradores em paralelo deveu-se ao facto de o projecto ter sido desenvolvido em várias fases. A primeira fase, que começou em 2019, envolveu a instalação de 2 geradores de 550kVA, que alimentariam apenas as cargas resgatadas, excluindo o equipamento AVAC. Em 2021, surgiu o Projeto K, a segunda fase, cuja principal condição é garantir o funcionamento contínuo do equipamento de ar condicionado, mesmo em caso de corte de energia. Este projecto incluiu dois novos geradores de 550kVA que, em paralelo com os iniciais, seriam capazes de suportar toda a carga da instalação, incluindo o ar condicionado.

A LGE – Instalações Elétricas, cliente da Grupel, foi a empresa responsável pela instalação do equipamento no local. O principal desafio para a equipa técnica da LGE foi estudar e desenvolver a solução técnica tendo em conta a localização dos novos grupos geradores. “Sendo esta uma urbanização que preserva os edifícios históricos das caves do Vinho do Porto, na encosta de Vila Nova de Gaia, a sala técnica disponível fica a centenas de metros dos grupos geradores. Com isto em mente, assegurar o sincronismo entre os equipamentos era o principal desafio técnico”, refere Luís Loureiro, engenheiro da empresa.

Como elemento diferenciador deste projecto, destaca-se a automatização adoptada para a gestão das cargas. “Utilizámos um sistema de gestão técnica centralizada (GTM) que, em função do consumo real da instalação e de forma totalmente automatizada, permite ligar e desligar as cargas, garantindo a estabilidade da rede”, acrescenta.

O WoW é ‘quarteirão cultural’, que reúne sete museus, doze restaurantes e cafés, bem como uma galeria de exposições e lojas. Inaugurado em 2020, tem uma superfície de 55 mil m², num investimento inicial de 107 milhões de euros.

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ANI junta empresas e academia em mostra tecnológica

“TECH4INNOV: O Presente e o Futuro da Inovação em Portugal” realiza-se no dia 29 de Março, no Europarque, em Santa Maria da Feira

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Cerca de 500 participantes e 60 expositores encontram-se no próximo dia 29 de Março, no Europarque, Santa Maria da Feira, para debater e mostrar o presente e futuro da inovação em Portugal. O evento, organizado pela Agência Nacional de Inovação (ANI), terá como convidada especial Cécile Huet, directora da Unidade de Robótica e Inteligência Artificial da Comissão Europeia. José Manuel Mendonça, presidente do Conselho de Administração do INESC TEC; Nuno Afonso, CEO da SoundParticles, start-up de software áudio 3D que singra em Holywood; Ana Casaca, directora de Inovação da GALP, serão apenas alguns dos oradores que marcarão presença neste evento, que abordará temas como Inteligência Artificial e a era do ChatGPT, Hidrogénio Verde e Health Tech , onde será abordado o case-study do contributo nacional para vacina da Moderna.

“TECH4INNOV: o Presente e o Futuro da Inovação” irá ser uma mostra tecnológica de resultados de I&D e Inovação das entidades Sistema Nacional de Inovação (SNI), envolvendo painéis de debate com convidados nacionais e internacionais e espaços de desmonstração de casos de sucesso desenvolvidos por Centros de Tecnologia e Inovação (CTI), Laboratórios Colaborativos (CoLAB), Gabinetes de Transferência de Tecnologia (TTO), Test Beds e Digital Innovation Hubs.

“Queremos não só fomentar o debate em torno das tendências que estão a mudar o paradigma da inovação, mas acima de tudo mostrar à comunidade os bons projectos que resultam da estreita colaboração entre a Academia e as Empresas e como este trabalho colaborativo se apresenta cada vez mais como um dos maiores activos da nossa economia, ao potenciar a criação de valor económico e social resultante da investigação”, refere António Grilo, Presidente da ANI.

O presidente da ANI destaca ainda as oportunidades de financiamento, as Innov Talks e as Masterclasses: os nossos laboratórios, centros tecnológicos, as nossas universidades,

e as nossas empresas necessitam de aproveitar as oportunidades que há para financiarem as suas actividades de I&D. Neste evento ficarão a par não só dos vários instrumentos disponíveis, como também terão contacto directo com diferentes entidades, que os poderão ajudar a potenciar o seu negócio e potencial de mercado.”

Mostra tecnológica com mais de 60 projectos

Mais de 60 projectos ganharão neste evento uma montra para mostrarem as suas inovações. São todos casos de sucesso, alguns no mercado, outros em desenvolvimento. Envolvem entidades como Grupo Visabeira, IKEA, Agência Espacial Europeia, Portugal Space, ANACOM, Siemens Healthcare, Grupo The Navigator, a test bed “Textile of the Future”, promovida pela Lameirinho, entre muitas outras.

Oportunidades de financiamento, Innov Talks e Masterclasses

Reverse Pitch: Funding and Opportunities: neste espaço serão apresentadas várias oportunidades de financiamento para projectos inovadores. Desde programas como Horizonte Europa, SIFIDE, Missões Europeias, PRR, PT 2030, Fundo Azul, Big Science, European Innovation Council, EEA Grants Portugal ou Portugal Ventures, a fundos de investimento em I&D, como Lince Capital, Iberis, Explorer Investments, Shilling Capital, Active Cap, Indico Capital Partners, Big Start Ventures, Alea Capital Partners, Bright Ventures, Cedrus Atlantica ou Growth Partners Capital apresentar-se-ão aos participantes.

No speaker’s corner Innov Talks abordar-se-ão temas que vão desde a importância da transferência de conhecimento, das necessidades de recrutamento e retenção de talento, às cripto-moedas, à inovação social e ao projeto “Bauhaus Seas Sails”; e nas Masterclasses os participantes ficarão a saber algumas dicas como apresentar-se e promover-se no mercado.

Esta iniciativa é promovida no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Colectivas – Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico, TECH4INNOV, que tem como principal objetivo promover as atividades de transferência de tecnologia e do conhecimento, potenciando a sua valorização e comercialização, através de um conjunto de iniciativas que permitam uma maior e melhor articulação entre as empresas e o Sistema Científico e Tecnológico Nacional e promovam internacionalmente o Sistema Nacional de Inovação.

O TECH4INNOV é cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.

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Deceuninck inaugura showroom imersivo

Localizado no escritório principal da empresa em Espanha, o novo showroom permite viver uma experiência imersiva em torno dos produtos e soluções da marca, todos eles de alta eficiência energética e comprometidos com a economia circular

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Com o objectivo de continuar a crescer e inovar no mercado das janelas, a Deceuninck, empresa de soluções sustentáveis para portas e janelas na Europa, entra em 2023 com a apresentação de um novo espaço de trabalho aberto, inovador e interactivo: um showroom que representa a aposta convicta da marca em proporcionar aos seus clientes e colaboradores uma forma diferente de conhecer os seus produtos e soluções.

O espaço foi desenhado para gerar e transmitir as sensações que se produzem na hora de conhecer de perto os perfis da Deceuninck. Criar uma experiência comercial única e aproximar a marca de arquitectos, distribuidores, instaladores, parceiros e clientes em geral, eis a pedra angular deste projecto, cujos design e distribuição se baseiam em vários eixos fundamentais para a empresa belga. O primeiro dos quais a formação. “O showroom é concebido, além do mais, como um espaço de formação para o profissional das janelas e, portanto, como uma extensão do projecto formativo da Deceuninck Academy, até agora desenvolvido online. A formação de clientes, construtores, arquitectos, fabricantes e todos aqueles que estejam envolvidos ou interessados na cadeia de valor da construção levou a empresa a dar a conhecer e explorar as necessidades reais da carpintaria, sobretudo na hora de fazer frente a um projecto arquitectónico. Assim, neste novo cenário, qualquer dos colaboradores da Deceuninck tem à sua disposição a possibilidade de organizar actividades formativas, team building e networking. Em suma, a Deceuninck procura com este espaço continuar a profissionalizar o sector como ponto-chave para desenvolver o seu negócio e o dos seus parceiros”, descreve a empresa.

O segundo factor estratégico prende-se com a tecnologia. “Hoje em dia, a domótica faz parte da nossa vida e proporciona-nos, de muitas maneiras, comodidade e conforto em casa. Por isso, a Deceuninck delineou o showroom como um espaço onde a tecnologia adquire um papel importante. Aqui, o visitante terá oportunidade de accionar os diferentes elementos que formam as janelas, configurá-las através de aplicações ou descobrir um corredor sensorial (um dos valores diferenciadores do showroom) onde se sentem na primeira pessoa as vantagens de ter janelas que isolam do ruído exterior, que protegem do frio ou do calor e que proporcionam um verdadeiro conforto”.

Como espaço de exposição, o showroom permite conhecer de perto os principais produtos e soluções da marca, todos eles de alta eficiência energética e comprometidos com a sustentabilidade, a economia circular e a reciclabilidade. Por exemplo, a Elegant ThermoFibra, a nova série de perfis de alta eficiência energética com selo Passive House, os sistemas de correr iSlide, com estilo minimalista e com a possibilidade de oferecer 2 e 3 carris de até 6 folhas, e ainda o novo sistema Protex 2.0, uma caixa de estores que revolucionou o mercado ao ser a primeira a obter certificação para construtores Passive House.

Em suma, o showroom pode ser definido, segundo Giorgio Grillo, general manager da Deceuninck Iberia, como “um conceito baseado em dois linhas, que serve de ponto de encontro para profissionais do sector e ainda transcende o próprio perfil para mostrar soluções com tecnologia que hoje já existe e que aumenta o conforto e a experiência do utilizador final”.

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Forster by Reynaers Group apresenta-se ao mercado português

A aquisição à escala global foi comunicada em 2017 como reforço das posições de liderança da Reynaers Aluminium e da Forster no mercado da construção, nos segmentos do alumínio e aço. A integração tem vindo a decorrer, faseadamente, nos mercados onde o grupo opera

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Em Portugal, a Forster está agora fundida na cultura e organização do Grupo Reynaers. Tanto a Forster Profile Systems Portugal como a Reynaers Aluminium Portugal permanecem empresas independentes – com a sua própria oferta de produtos e serviços nos mercados onde se inserem – ambas sob a chancela do grupo.

A Forster Profile Systems desenvolve e produz soluções seguras e energeticamente eficientes em aço e aço inoxidável para janelas, portas e divisórias de interior. Os produtos e soluções Forster para a envolvente do edifício, para aplicações interiores com e sem isolamento térmico e aplicações de segurança, tais como protecção passiva ao fogo, intrusão e bala, satisfazem elevados requisitos. Acessórios e serviços integrados para parceiros de arquitectura, planeamento e construção completam o portfólio.

Como empresa suíça globalmente activa, a Forster é líder nos campos da segurança e protecção passiva ao fogo. Tem as suas próprias filiais e parceiros de vendas em cerca de 30 países da Europa, Médio Oriente e América do Norte. Os sistemas são habilmente transformados localmente por serralheiros, parceiros da marca, aos quais é prestada a formação, o suporte técnico e as ferramentas necessárias para a transformação e instalação à luz das melhores práticas. A Forster é um parceiro no sector da construção e do imobiliário e oferece aconselhamento individual e apoio dedicado, projecto a projecto.

Nível de ouro para a sustentabilidade

A Forster também tem padrões elevados quando se trata de sustentabilidade, seja ao nível de produto, seja ao nível das operações comerciais e industriais. O novo Forster Campus, em construção na Suíça, junto à cidade que viu a Forster nascer, será o primeiro edifício comercial/industrial no país a receber a certificação LEED Gold, mundialmente reconhecida e particularmente exigente no que se refere ao impacto ambiental. Para tal, contribuem vários aspectos como a produção de energia verde e a utilização de materiais de construção sustentáveis, a utilização da água do Lago Constança para arrefecimento e do excesso de calor da produção para aquecimento, sistemas inteligentes de ventilação e, rumo à mobilidade amiga do ambiente, nova paragem de autocarro, parque de bicicletas e frotas eléctricas e híbridas. Adicionalmente, cobertura verde e bacias de retenção visam proteger a fauna e a flora locais.

Ao nível de produto, o aço já é um dos materiais de construção mais sustentáveis por ser 100% reciclável sem perda de qualidade. Contudo, a Forster ambiciona mais e encontra-se já em processo para utilização de aço verde certificado. Também no desenvolvimento de produto, a sustentabilidade está na génese e o design acontece para mitigar a pegada ecológica. Por exemplo, forster unico e forster unico XS são 100% recicláveis, já que a estrutura alveolar do perfil, que permite obter excelentes valores de U (baixa transmissão térmica), não utiliza componentes plásticos, prejudicais ao ambiente.

Portugal é mercado de aposta
Para a Forster a reabilitação urbana, pulsante em Portugal, é uma oportunidade única e claramente identificada.
À tendência crescente para a luminosidade nos espaços interiores a Forster responde com sistemas de aço para divisórias de interior, particularmente minimalistas. Por último, e talvez o mais importante, está identificado um potencial por explorar no mercado nacional quanto às portas técnicas, de uso intensivo, e quanto à segurança passiva ao fogo. Os sistemas em aço também asseguram uma estabilidade incomparável, pelo que se identificou neste segmento um potencial de crescimento promissor.

Em Portugal, a fusão na estrutura da Reynaers Aluminium, embora permaneçam empresas diferentes, aconteceu com o propósito de proporcionar ao mercado uma resposta mais eficiente e integrada. Marketing, Financeiro, Recursos Humanos, Logística e Qualidade são agora departamentos transversais. Por questões operacionais e de especificidade do portfolio de produtos, mantêm-se autónomas a equipa Técnica, Orçamentação e Comercial.

Diferenciação é determinante para o sucesso

Já à luz da cultura do Grupo Reynaers, a Forster apresenta-se no mercado português sob a crença “Think globally, Act locally” que marca a estratégia de internacionalização do grupo e é à luz da mesma que ambiciona alcançar a liderança do mercado, em 2028. Para tal, a estratégia é crescer sustentavelmente. Próximos e flexíveis. A proximidade e a flexibilidade, que muitas vezes não são favoráveis às empresas multinacionais, são tidas na Forster como condição determinante para alcançar este objectivo. Sobretudo, na fase de fornecimento capacitando o instalador para servir com excelência e responder agilmente aos desafios em obra. Com “report” direto à casa-mãe na Suíça, e a estrutura transversal de suporte consolidada em Portugal, a agilidade e a capacidade de resposta, são assim um grande factor diferenciador.
Competitividade no segmento das soluções de aço de qualidade. A competitividade das soluções assente numa proposta de valor diferenciadora vai naturalmente contribuir para a entrada no mercado português.

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ProWein 2023 juntou Madeira e Vinho

Empresas portuguesas do sector da madeira e do mobiliário representaram Portugal na maior feira de vinhos e bebidas espirituosas do mundo

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“Na ProWein juntam-se duas áreas onde Portugal é um player de referência: a produção de vinho e a indústria de madeira e mobiliário, juntam-se o saber-fazer com a qualidade e inovação do produto, como tal a presença portuguesa foi um enorme sucesso”, afirma Vítor Poças, presidente da AIMMP.

A qualidade e inovação da oferta nacional em soluções de Embalagens e Caixas em Madeira para vinhos e bebidas espirituosas esteve bem patente na ProWein 2023, que decorreu em Dusseldorf, na Alemanha, entre 19 e 21 de Março. Camarc, EPAL- The Pallet System, Madeca, Madeipoças, Omdesign e PlacaNobre – Derivados de Madeira, foram as marcas nacionais que estiveram presentes naquela que é a maior feira de vinhos e bebidas espirituosas do mundo. A participação destas empresas portuguesas foi organizada pela AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, no contexto do projecto de internacionalização do sector da Madeira e Mobiliário: Inter Wood & Furniture.

Para Vítor Poças, Presidente da AIMMP, “a junção de duas áreas onde Portugal é reconhecidamente um player de referência – o vinho e a indústria da madeira e mobiliário – só pode ser um jogo de soma positiva e como tal a participação na ProWein’23 foi muitíssimo bem-sucedida para as nossas empresas”.

Este encontro da indústria da madeira com os profissionais de viticultura, produção, comércio e gastronomia mostrou que Portugal responde às tendências mais emergentes para o sector do vinho e das bebidas espirituosas e que é um mercado emissor de uma oferta ao mais alto nível, desde a concepção até à produção. Realizada na Messe Dusseldorf, o stand das empresas nacionais permitiu demonstrar a sua grande experiência numa oferta premium em embalagens e caixas de madeira para o sector dos vinhos.

Esta iniciativa foi organizada no âmbito do Inter Wood & Furniture, um projecto de internacionalização gerido pela AIMMP para o sector das Madeiras e Mobiliário, e que apoia empresas portuguesas interessadas no desenvolvimento de estratégias de internacionalização para novos mercados em crescimento. Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 140 acções, em cerca de 50 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do sector que, no ano de 2022, atingiram o máximo histórico de mais de 3 mil milhões de euros.

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Tektónica antecipa aumento de presenças na 25ª edição

Do número de participações já confirmadas, 29% são empresas que participam pela primeira vez e cerca de 30% retomam a sua participação. De destacar, também, a participação de empresas estrangeiras, que totalizam até ao momento 10% das inscrições

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É já de 04 a 07 de Maio que se realiza a Tektónica – Feira Internacional da Construção. Promovida pela Fundação AIP, esta será a 25ª edição deste evento que conta já com 180 empresas inscritas “o que prova que o sector continua em plena actividade e a apostar neste marketplace como plataforma de contactos e realização de negócios a nível nacional e internacional”.

De acordo com a organização, do número de participações já confirmadas, 29% são empresas que participam pela primeira vez. “Também significativo é o número de empresas que retomam a sua participação, cerca de 30%, sendo muitos destes regressos de empresas líderes no mercado nacional dos vários sectores que compõem a oferta da feira”, reforça.

De destacar, também, a participação de empresas estrangeiras, que totalizam até ao momento 10% das inscrições nesta edição, com proveniência dos mercados como a Bélgica, Espanha, França, India, Itália, Polónia, Suíça.

Na vertente internacional, a AIP destaca, ainda, o Programa de Hosted Buyers que assegurará as reuniões entre as empresas participantes e compradores internacionais, prevendo-se a participação de cerca de 50 buyers de mercados como Espanha, França e Itália.

Incluído no âmbito da Tektónica, está uma vez mais, o Prémio Tektónica Inovação, que distingue e premeia os produtos e serviços mais inovadores e sustentáveis do mercado da construção, desenvolvidos pelas empresas nas diferentes áreas em exposição que apostam no desenvolvimento de novos produtos.

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Hisense são os primeiros a receber a certificação ETSI da TÜV Rheinland

A TÜV Rheinland Greater China concedeu a certificação ETSI EN 303 645, para regulamentação de cibersegurança e protecção da privacidade de dispositivos IoT de consumo, à gama de frigoríficos e máquinas de lavar inteligentes Hisense, tornando-a a primeira a receber esta certificação nestas categorias

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A empresa especialista em electrónica de consumo e eletrodomésticos, Hisense, anunciou que a TÜV Rheinland Greater China concedeu a certificação ETSI EN 303 645, para regulamentação de cibersegurança e protecção da privacidade de dispositivos IoT de consumo, à sua gama de frigoríficos e máquinas de lavar inteligentes Hisense. A marca de electrodomésticos torna-se, assim, a primeira a receber esta certificação nestas categorias.

Entre os equipamentos distinguidos encontramos o frigorífico americano de 4 portas RQ758N4SWSE e o side-by-side RS818N4TIE assim como a máquina de lavar e secar roupa WDQA1014EVJMW e as máquinas de lavar roupa WF5S1045BW e WFQA1014EVJMW. Todos estes modelos estarão à venda no mercado português no decorrer de 2023.

“A TÜV Rheinland e a Hisense cooperam no campo da cibersegurança e protecção da privacidade desde 2017. A emissão deste certificado é outro marco que assinala a nossa cooperação e que destaca a ênfase da Hisense na protecção da privacidade do consumidor e nos esforços incansáveis em cibersegurança”, assinala Chen Weikang, vice-presidente de Serviços Industriais de Fluxo de Negócios e Cibersegurança da TÜV Rheinland Greater China e engenheiro sénior.

Fundada em 1969 na China, a Hisense é um dos principais fabricantes mundiais de televisores, electrodomésticos e ar condicionado. Comercializa os seus produtos em mais de 130 países e integra o Top 10 das melhores empresas de inovação tecnológica a nível internacional. O seu portfolio de produtos inclui também smartphones e outras soluções tecnológicas para utilizadores finais e B2B.

A Hisense Iberia, com sede em Valência, leva já uma década de constante crescimento no mercado espanhol e português. Os seus produtos podem ser encontrados em mais cinco mil pontos de venda.

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Idealtom apresenta primeira gama de tintas térmicas com assinatura portuguesa

A Idealtherm, desenvolvida e produzida em Portugal, revela-se uma solução “inovadora, eficiente e sustentável” para o isolamento térmico e acústico dos edifícios

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A Idealtom, empresa portuguesa e fabricante de tintas e impermeabilizantes, apresenta a primeira gama completa de tintas térmicas, a Idealtherm. Desenvolvida e produzida em Portugal, esta solução revela-se como “inovadora, eficiente e sustentável” para o isolamento térmico e acústico dos edifícios.

A nova gama permite alcançar uma maior sustentabilidade, ecológica e económica, para os edifícios uma vez que torna possível que estes se tornem frescos mais lentamente no Inverno e aqueçam mais devagar no Verão, aumentando o conforto e bem-estar de quem neles habita. Estas soluções permitem reduzir o consumo de energia com sistemas de aquecimento/arrefecimento e contribuem para a redução da emissão de CO2 para a atmosfera, tornando a sua utilização “amiga do ambiente”.

A incorporação de microesferas ocas de vidro combinadas com pigmentos reflexivos no desenvolvimento de tintas e impermeabilizantes é uma solução tecnológica que confere maior eficácia e eficiência aos produtos, uma vez que as microesferas formam uma camada de ar que reduz a condutividade térmica da superfície, evitando a absorção ou perda de calor. Devido a esta característica, os revestimentos Idealtherm actuam como anti condensadores e evitam o aparecimento de fungos/bolor e outras consequências da humidade.

A Idealtherm é composta por três tintas plásticas à base de água e microesferas ocas de vidro que formam uma película isolante térmica e acústica. As microesferas possuem uma tecnologia específica desenvolvida pela NASA que as torna de alta resistência e baixa densidade, oferecendo um elevado desempenho aos revestimentos.

Os produtos podem ser utilizados tanto em áreas residenciais como em edifícios comerciais ou industriais nas mais diversas superfícies como: paredes, fachadas, telhados, tectos, entre outros.

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Technal lança sistema com alumínio 100% reciclado

A nova tecnologia permite identificar com precisão a liga certa, o que sustenta a produção deste alumínio de qualidade de construção 100% reciclado, evitando assim a adição de qualquer alumínio primário

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A Technal anunciou o lançamento de perfis produzidos a partir de alumínio 100% reciclado, uma solução que permite, de acordo com o que a empresa adianta em comunicado, “especificar perfis com uma pegada de carbono quase nula (0,5kg de CO2e/kg de alumínio em média) – a mais baixa do Mundo”.

Designado Hydro CIRCAL 100R, o novo material reciclado é produzido a partir de alumínio 100% pós-consumo e exemplifica, no entender da empresa, “o espírito inovador e o compromisso da marca em antecipar e satisfazer as necessidades do mercado – que vai muito além dos regulamentos em vigor e com um papel de liderança na descarbonização dos edifícios do futuro”.

O grupo norueguês de alumínio Hydro, dono da Technal, criou o seu próprio centro de reciclagem. A fábrica em Dormagen, na Alemanha, recolhe alumínio de janelas e fachadas durante a desconstrução de edifícios em fim de vida. Este é triturado e separado de quaisquer materiais estranhos e não metálicos, antes do alumínio ser triturado em pequenos segmentos. Estes ‘chips de alumínio’ são depois enviados para a fábrica da Hydro em Clervaux, no Luxemburgo, onde são transformados em barras de alumínio de baixo teor de carbono – Hydro CIRCAL 100R e 75R.

A nova tecnologia permite identificar com precisão a liga certa, o que sustenta a produção deste alumínio de qualidade de construção 100% reciclado, evitando assim a adição de qualquer alumínio primário.

De acordo com a empresa, este avanço inovador, e a chave para o seu sucesso, foi desenvolvido a partir do conhecimento adquirido com a produção de Hydro CIRCAL 75R – um alumínio que contém um mínimo de 75% de sucata reciclada pós-consumo, disponível no mercado desde 2019.

A fábrica de extrusão TECHNAL em Toulouse, França e a fábrica de extrusão alemã em Bellenberg estão em processo de entrega dos primeiros projetos em França e Alemanha, respetivamente. Para estes dois projetos, foram produzidas 130 toneladas de perfis de alumínio Hydro CIRCAL 100R. Proporcionando uma pegada de carbono combinada de 65 toneladas, isto representa uma redução de 800 toneladas em comparação com a pegada de carbono do alumínio padrão produzido na Europa.

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Geberit aposta em novas formações online

Os novos webinars gratuitos são dirigidos tanto aos profissionais que desenham e realizam reformas integrais de casas de banho como àqueles que projectam e levam a cabo as instalações

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A especialista em louça sanitária e tecnologia para a casa de banho, Geberit, irá realizar novos webinars gratuitos. Tendo como objectivo “disponibilizar a sua expertise de quase 150 anos” e contribuir para melhorar a casa de banho de sempre, tanto em projectos novos como em reformas, a empresa conta com várias formações entre 23 de Março a 9 de Novembro deste ano.

Estes novos cursos online são dirigidos tanto aos profissionais que desenham e realizam reformas integrais de casas de banho como àqueles que projectam e levam a cabo as instalações.

Estruturados em sessões independentes de aproximadamente 1 hora, sempre às 18 horas, os webinars serão realizados por vários especialistas da equipa de profissionais da Geberit. O primeiro arranca com a 23 de Março com as novidades Geberit. Depois as dicas de renovação de casas de banho estão disponíveis em duas datas, 20 de Abril e 21 de Setembro. Os produtos da ‘família de smart toilets’ são apresentados nos dias 25 de Maio e, também, a 19 de Outubro. Como instalar duches de pavimento tem tuas datas previstas: a 22 de Junho ou 9 de Novembro.

A iniciativa da Geberit de apoiar a profissão através de formações online começou em 2020 e, desde então, tem vindo a alcançar um “grande sucesso tanto de participação como de feedback” por parte dos participantes.

A inscrição nestas formações pode ser feita na página web da Geberit.

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Cleanwatts instala CER na Juventude Desportiva do Lis

Este projecto, com uma central fotovoltaica de 149.5kW, vai possibilitar ainda à associação um desconto médio de cerca de 50% face à tarifa estimada para a energia da rede e uma maior independência energética do clube

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A sede da associação Juventude Desportiva do Lis vai receber uma nova Comunidade de Energia Renovável (CER) em colaboração com a CleanWatts. O objectivo passa atingir “a sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia desta associação desportiva e, também, o combate à pobreza energética entre as famílias carenciadas da região”.

Esta CER, que terá a sua central fotovoltaica instalada nos telhados da sede da associação, vem no seguimento de vários projectos que a empresa tem em desenvolvimento, nacional e internacionalmente, com clubes e associações desportivas.

Este projecto, com uma central fotovoltaica de 149.5kW, vai possibilitar ainda à associação um desconto médio de cerca de 50% face à tarifa estimada para a energia da rede e uma maior independência energética do clube: cerca de 40% da energia consumida passa a ser proveniente da Central Solar (autoconsumo). Além disso, com a criação desta CER, a Juventude Desportiva do Lis torna-se climate positive, gerando mais 795% de energia verde do que consome e evitando 58 toneladas equivalentes de CO2 por ano.

José Basílio Simões,  vice-chairman e co-fundador da Cleanwatts, recordou ainda que “a Cleanwatts tem vindo a trabalhar com clubes e associações desportivas, um pouco por todo o país, e temos em curso a criação de várias Comunidades de Energia em estádios de importantes clubes portugueses, que são projetos muito especiais”. Para o responsável, “há espaço para as Comunidades de Energia no universo desportivo, em Portugal, e esse é um espaço que a Cleanwatts está a trabalhar”.

“Apesar de a implementação de um sistema fotovoltaico ser uma solução que nos agrada muito, o investimento inicial a que o clube estaria sujeito era difícil de suportar. Quando nos foi proposto pela Cleanwatts a implementação de uma Comunidade de Energia nas nossas instalações, sem investimento da nossa parte, esta solução tornou-se muito interessante para o clube poder baixar os custos com a energia elétrica”, frisa Cristóvão Morais, vice-presidente do clube, para quem as grandes vantagens são, “além da redução da factura, a redução de emissões de CO2 e permitir que várias famílias acedam a uma tarifa social de compra de energia bastante inferior à existente no mercado”.

Apesar de o projecto estar ainda a nascer, já há planos para o futuro próximo. “A Comunidade Energética da Juventude Desportiva de Lis irá arrancar com a instalação dos painéis nos telhados da associação (produtor-âncora) após o que a Cleanwatts angariará consumidores nesta região, de preferência com afinidades sociais e perfis de consumo complementares ao do produtor-âncora”, explica Basílio Simões.

“A Comunidade poderá, posteriormente, crescer com a adesão de novos membros produtores, que tenham telhados ou terrenos com capacidade para expandir a potência fotovoltaica instalada. O impacto da Comunidade poderá ainda crescer com a introdução de outras fontes de geração renovável, como eólica, biomassa ou hidroelétrica, por exemplo”, frisa o responsável.

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