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    CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO – GRUPO Prime Yield

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    Prime Yield inaugura novo escritório em Lisboa

    A empresa transferiu-se para um novo piso do edifício Pórtico, na zona da Praça da Espanha, com vista a adaptar as suas instalações à realidade das novas formas de trabalho híbrido

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    Com o objectivo de melhorar a experiência dos seus colaboradores, a Prime Yield mudou de instalações em Lisboa, investindo num novo espaço de escritórios adaptado de raiz à realidade das novas formas de trabalho híbrido. A empresa especialista em avaliações e consultadoria imobiliária continua a ter morada no edifício Pórtico, no nº75 da Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, onde passa agora a ocupar o 9º piso.

    Com uma equipa fixa de 30 profissionais alocados à sua sede em Lisboa, no início de 2022 a Prime Yield ofereceu aos seus colaboradores a opção de adoptar um regime de trabalho híbrido, com a possibilidade de trabalhar dois dias da semana remotamente e os restantes três a partir do escritório da empresa. Consciente da importância do escritório como espaço de produtividade para o trabalho colaborativo e de ponto de encontro e partilha entre as equipas, este investimento surge no seguimento desta estratégia, materializando a aposta da consultora na melhoria do bem-estar e satisfação da sua equipa.

    Tratando-se de uma zona bastante central da cidade, bem servida ao nível de comércio e serviços e de fácil acesso quer por transportes públicos quer por automóvel, a opção da empresa recaiu por manter a morada, mudando apenas de piso.

    “A pandemia veio acelerar uma enorme mudança no mundo corporativo, comprovando que o regime de trabalho híbrido é um modelo que funciona, com claras vantagens do ponto de vista da satisfação dos colaboradores sem perda de produtividade. Após termos adoptado este regime em definitivo nos nossos escritórios em Lisboa, ficou evidente a necessidade de os adaptarmos a esta nova realidade o que, no nosso caso, implicou uma mudança de pisos para podermos fazer uma total reformulação da forma como ocupávamos o espaço. Adoptámos um layout totalmente diferente, com espaços distintos vocacionados para trabalho colaborativo e trabalho imersivo, ao mesmo tempo que proporciona à nossa equipa uma experiência com valor-acrescentado e totalmente diferenciada daquela que têm ao trabalhar remotamente”, justifica Nelson Rêgo, CEO da Prime Yield.

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    ALPN solicita alargamento do prazo para ‘prova de vida’ do Alojamento Local

    A exigência de efectuar um comprovativo de actividade no prazo de dois meses após a publicação da Lei revelou impossível dado que a plataforma que deve ser utilizada para o efeito – Balcão Único Electrónico – apenas ficou disponível cerca de 20 dias depois da entrada em vigor da Lei

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    tagsALPN

    A Associação Alojamento Local Porto e Norte (ALPN) reforça, “mais uma vez”, que as medidas adoptadas no âmbito do programa ‘Mais Habitação’ e vertidas na Lei 56/2023 de 06 de Outubro são “inadequadas e inconsequentes” para o sector. Neste sentido, a ALPN solicita o alargamento do prazo para a “prova de vida” do alojamento local. 

    A exigência de os titulares de licenças de Alojamento Local terem de efectuar um comprovativo de actividade no prazo de dois meses após a publicação da Lei veio revelar a imaturidade das medidas do Governo, uma vez que a plataforma que deve ser utilizada para o efeito – Balcão Único Electrónico – apenas ficou disponível cerca de 20 dias depois da entrada em vigor da Lei.

    Ora, estando prevista a execução desta “prova de vida” nos dois meses subsequentes à entrada em vigor da Lei 56/2023, seria esperado que naquela data a plataforma estivesse preparada para que os titulares pudessem cumprir o seu dever perante o Estado. “A plataforma não só não esteve operacional em prazo útil, como apresenta desde o início inúmeras perturbações e indisponibilidades, bem como erros e falhas, etc., impedindo os titulares de exercer a sua obrigação”, reforçou a Associação em comunicado.

    Por outro lado, os documentos exigidos como prova de actividade, nomeadamente, declaração de IRS (2022) ou IRC ou IVA, ou, ainda, a declaração de início de actividade da autoridade tributária para os titulares que começaram a trabalhar em 2023, nada provam sobre o exercício da actividade de Alojamento Local durante o ano de 2023, todavia, caso os titulares não o façam, será cancelado o respectivo registo de licença de Alojamento Local, por decisão do presidente da câmara municipal territorialmente competente.

    Além disso, para realizar este comprovativo de actividade, os titulares de Alojamento Local não residentes e/ou de outras nacionalidades não viram definidas formas de prova específicas uma vez que lhes é exigida uma Chave Móvel Digital a que não têm acesso.

    Neste sentido, a Associação fez saber, junto do Governo, a necessidade de este prazo ser alargado pelo mesmo tempo verificado no atraso verificado no funcionamento da plataforma.

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    Rehau equipa Adega de Santo António

    Graças às soluções de climatização eficientes foi possível reduzir significativamente o consumo de energia, para um limite de 60MWh/ano (-48%) e as emissões de CO2 reduzidas em 21,8 tCO2

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    Os edifícios e a sua construção têm um impacto significativo no ambiente. É, por isso, essencial, desenvolver uma estratégia sustentável que tenha em conta o impacto ambiental, social e económico dos edifícios.

    Um destes exemplos são as soluções de climatização eficientes que a Rehau instalou na adega de Santo António, localizada na região do Alto Douro Vinhateiro (ADV), ao longo do rio Douro.

    A escolha foi do próprio proprietário e engenheiro do projecto, João Sousa, e do arquitecto Sérgio Rebelo, que confiaram nas soluções eficientes e na tecnologia da Rehau para reduzir o impacto ambiental da adega, nomeadamente com a instalação da sonda verde Raugeo Pe-Xa e do sistema Raugeo Rautherm Speed com controlo Nea Smart 2.0.

    “Graças à aplicação destas soluções eficientes, foi possível reduzir significativamente o consumo de energia. O consumo de energia foi limitado em 60MWh/ano (-48%) e as emissões de CO2 foram reduzidas em 21,8 tCO2”, reforça a marca.

    O sistema Raugeo aproveita o potencial da energia geotérmica, utilizando a temperatura armazenada no solo para aquecer ou arrefecer os espaços das caves.  “Graças a esta tecnologia sustentável, é garantida uma temperatura óptima durante todo o ano, sem depender de combustíveis fósseis e minimizando o impacto ambiental e visual”, afirma a empresa.

    Já a sonda geotérmica verde Raugeo PE-Xa tem como “característica especial” o facto de ser constituída por um tubo contínuo de polietileno reticulado, sem cortes nem soldaduras dentro do furo e de na extremidade se encontrar o pé da sonda com um invólucro especial fabricado em resina de poliéster reforçada com fibras de vidro para evitar danos durante a inserção da sonda no furo.

    Para uma distribuição eficaz do calor e do arrefecimento, foi também utilizado o sistema Rautherm Speed com painel de isolamento Rautherm Speed 30-2. Esta solução destaca-se pela sua “eficiência, segurança e elevada qualidade”, uma vez que distribui uniformemente o calor ou o frio para criar diferentes zonas de conforto, conseguindo ao mesmo tempo uma elevada poupança de energia.

    De forma a completar a solução a gestão da climatização da adega, foi, ainda, colocado o termóstato Nea Smart 2.0, que “impressiona não só pela sua tecnologia de ponta, mas também pelo seu design minimalista e atractivo, pela facilidade de utilização e pelas inúmeras funções inteligentes.

    A instalação destas soluções permitiu que a adega de Santo António ganhasse vários prémios de arquitectura, nomeadamente os prémios anuais “Jury Winner” e “Popular Choice Winner” na categoria Unbuilt Hospitality dos A+ Awards, atribuídos pela revista Architizer, e o prémio “World Architecture Festival” na categoria “Leisure-Led Development: Future Projects”. No domínio da sustentabilidade, foi, ainda, distinguido com o prémio de honra para o projecto de construção mais sustentável, atribuído pelo BuiltColab.

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    Iberdrola e BP pulse lançam rede de carregamento rápido e ultra rápido ibérica

    A Iberdrola e a bp pulse anunciam o lançamento da sua joint venture, que recebeu recentemente as respectivas autorizações regulamentares. A nova empresa investirá mil milhões de euros na criação da mais extensa rede de carregamento público rápido e ultra rápido da Península Ibérica, com o objectivo de criar 11.700 pontos de carregamento, até 2030

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    Formada pela Iberdrola e pela bp pulse, a empresa investirá mil milhões de euros na criação de 5.000 pontos de carregamento até 2025 e 11.700 até 2030, alimentados por energia 100% renovável, através da utilização de certificados de garantia de origem. Esta joint venture já conta com mais de 300 pontos de carregamento rápido (>50kW) e ultra-rápido (>150kW) em funcionamento.

    Com sedes independentes em Madrid e no Porto, será dirigida por Pablo Pirles, da Iberdrola, nomeado director-geral, e Elena Melia, da bp, nomeada CFO.

    A Iberdrola oferece serviços integrais de mobilidade para cobrir todas as necessidades dos utilizadores de veículos eléctricos, com uma ampla infraestrutura de carregamento: residencial, empresarial e público, incluindo soluções para o transporte urbano e pesado.
    A bp dispõe de uma extensa rede de 1300 estações de serviço, a maioria das quais pode ser utilizada como centro de carregamento, em Portugal e Espanha. Isto permitirá que os condutores de veículos eléctricos carreguem em estações seguras, com acesso a serviços de conveniência adicionais.

    Mediante uma forte colaboração, a nova empresa reúne as forças e recursos da Iberdrola e da bp para oferecer experiências de carregamento público de excelência aos condutores de veículos eléctricos em Portugal e Espanha, ajudando a acelerar a transição para um meio de transporte mais sustentável.

    O CEO da nova empresa, Pablo Pirles, garante que “através desta aliança, faremos do carregamento público ultra rápido uma realidade acessível a todos os cidadãos, uma vez que a elevada velocidade da nossa rede nos permite obter uma autonomia de até 200 quilómetros em apenas alguns minutos de carregamento. O nosso objectivo é promover o arranque definitivo da utilização de veículos eléctricos e, além disso, fazemo-lo com energia 100% renovável, através da utilização de certificados de garantia ou de origem, contribuindo para acelerar a transição energética”.

    “Queremos viabilizar soluções de carregamento que permitam que a mobilidade eléctrica seja uma realidade para todos, em Portugal e Espanha, impulsionando a transição energética”, adiciona, Ricardo Pacheco, Country Manager da empresa em Portugal.
    Esta operação junta-se a outras recentemente realizadas pela Iberdrola, como os acordos assinados com a Mapfre, Norges Bank Investment Management, Masdar, GIC e Energy Infrastructure Partners.

    O carregamento de veículos eléctricos é um dos principais motores de crescimento que conduzem a transformação da bp numa empresa de energia integrada. Para além desta aliança, a bp está a trabalhar com parceiros como a Uber, a Hertz, a Marks & Spencer, a REWE, a DiDi e a Tesla.

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    Vanguard Properties instala postos de carregamento eléctrico no condomínio Bayline

    Com um total de 270 postos de carregamento, o empreendimento irá beneficiar de uma plataforma de carregamento integrada, combinando funcionalidades como balanceamento de carga em escala, monitorização em tempo real e gestão centralizada através de um backoffice intuitivo

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    A promotora imobiliária Vanguard Properties recorreu à tecnologia da empresa portuguesa SoLX para implementar 270 postos de carregamento para veículos elétricos no condomínio Bayline, situado em Armação de Pêra, no Algarve.

    Desta forma, através da tecnologia SoLX Park, os futuros condóminos poderão beneficiar de uma plataforma de carregamento integrada, combinando funcionalidades como balanceamento de carga em escala, monitorização em tempo real e gestão centralizada através de um backoffice intuitivo.

    Além disso, com a aplicação móvel My SoLX, o sistema permite, através de um smartphone, controlar e monitorizar o carregamento à distância. Disponível para Android e iOS, esta aplicação emite notificações em tempo real, dá acesso ao histórico de carregamentos e atribui a possibilidade de programar e ajustar a potência de carregamento.

    Para José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, “o projecto Bayline carecia de uma solução inovadora como a que a SoLX nos apresentou, na qual encontrámos o parceiro ideal para fazer do Bayline um condomínio promotor da mobilidade eléctrica”.

    Para Lúcio Ferrão, CEO da SoLX, “a integração da nossa tecnologia no projeto Bayline é um marco para a SoLX. Demonstramos que é possível combinar luxo, comodidade e sustentabilidade através de soluções inovadoras de carregamento elétrico”.

    A aposta na mobilidade eléctrica no condomínio Bayline constitui mais um passo na execução da estratégia de sustentabilidade da Vanguard Properties, destinada a tornar os seus projectos imobiliários mais sustentáveis e inteligentes.

    Recentemente, a promotora imobiliária anunciou a instalação de 200 carregadores para veículos eléctricos no Infinity Tower, em Lisboa. Ainda na mobilidade eléctrica, a Vanguard Properties já anunciou um investimento de cerca de quatro milhões de euros para os projectos na Comporta destinados à construção de 40 km de ciclovias e à aquisição de mil bicicletas eléctricas.

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    Remax.pt regista cerca de 8 milhões de visitas no 3º trimestre

    Entre Julho e Setembro, o website da RE/MAX Portugal atingiu quase 8 milhões de visitas (7.894.443), uma média de 2,6 milhões por mês (2.631.4819)

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    Em evidência, o crescimento no número de visitas estrangeiras, quando comparado com igual período transacto, com destaque para um reforço do peso dos espanhóis na procura de imóveis nacionais. A análise mostra ainda que foram as mulheres que mais acederam neste período, representando 57,6%, face a 42,4% de visitantes homens.

    Do total de visitas internacionais ao website no 3º trimestre do ano, cerca de 1,4 milhões (1.379.489), tiveram como origem, essencialmente, países como França, Estados Unidos da América, Brasil, Suíça, Reino Unido e Espanha, esta última nacionalidade com um incremento na procura por imóveis portugueses.

    O aumento do interesse espanhol destaca a atractividade do mercado imobiliário português e a eficácia da plataforma online da RE/MAX em atrair investidores estrangeiros. Com Espanha a consolidar a sua posição como um dos principais países de origem de visitantes.

    Segundo Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX Portugal, “o mercado imobiliário atravessa uma fase de mudança, em grande parte devido à aposta na tecnologia que tem ajudado a alavancar o sector nos últimos anos. Neste 3º trimestre, as visitas ao nosso Site atingiram um novo número recorde de visitas, com a página da RE/MAX a proporcionar cada vez mais uma melhor experiência de navegação a quem nos visita, garantindo um acesso rápido e que alia um sistema de geolocalização, além de incorporar cada vez mais visitas virtuais de milhares de imóveis disponíveis nas modalidades de compra, venda e arrendamento.”

    Das visitas internacionais, entre Julho e Setembro, em evidência o reforço do peso dos espanhóis na procura de imóveis portugueses. Segundo a responsável “o nosso país continua a ser um destino de eleição para comprar ou arrendar casa. Para os estrangeiros, factores como um custo de vida mais baixo face ao seu nível de rendimentos, assim como os preços de habitação, que, não obstante terem aumentado bastante nos últimos anos, continuarem a ser, por vezes, inferiores aos valores praticados nos países de origem, ajudam a explicar esta realidade.”

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    Oli escolhida para equipar Hotel JAM

    O hotel eco-friendly localizado em Lisboa escolheu a Oli para equipar os espaços de banho dos seus 100 quartos

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    tagsJAMOLI

    A Oli foi eleita para o Hotel JAM Lisboa, o mais recente hotel eco-friendly da capital portuguesa. Desde o reaproveitamento de materiais, o mobiliário modular e a decoração única foram realizados com materiais reciclados, como a madeira do Pinhal de Leiria, afetada pelo incêndio de 2017, à reutilização de energias, este hotel garante a sustentabilidade e eficiência energética aos 100 quartos e 7 pisos, tornando-se um dos primeiros edifícios passivos do país, consumindo menos 90% de energia.

    Nos espaços de banho deste hotel, foram instalados autoclismos interiores “OLI74 Plus mecânico S90”, placas de comando “SLIM”, misturadoras (lavatório e banheira) e rampas de chuveiro “OCEAN”.

    No mobiliário de banho, a escolha recaiu sobre alguns produtos da Salgar, marca comercializada em Portugal pela Oli, nomeadamente toalheiros pretos da gama “Lissy”. Já para assegurar a drenagem eficiente e silenciosa das águas pluviais do edifício, foi instalada a tubagem e acessórios da gama “Triplus” da marca Valsir, insígnia italiana igualmente comercializada em Portugal pela Oli.

    O Hotel JAM Lisboa, para além do compromisso com a sustentabilidade, celebra também a criatividade, tendo convidado mais de dez artistas e designers para dar vida ao design do hotel, desde a iluminação aos tapetes e cerâmicas da piscina. Esta união entre a sustentabilidade e a arte são também marca da Oli que, ao longo dos seus 69 anos de história, tem desafiado a eficiência e o design no espaço de banho.

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    LovelyStay regista receita bruta de 35 M€ nos primeiros nove meses do ano

    Abertura de operações na Madeira e lançamento de um site para reservas diretas aceleram negócio. Para 2024, a empresa tem França, Espanha e Reino Unido no topo da lista de potenciais destinos, assim como objectivo atingir os 1,5 milhões de euros em receita bruta

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    Durante os primeiros nove meses de 2023, a LovelyStay registou uma receita bruta de 35 milhões de euros para os seus clientes, representando um aumento significativo de 94% em comparação com o mesmo período no ano anterior. Ao longo deste ano, a empresa já acolheu mais de 200 mil hóspedes e efectuou 59 mil check-ins bem-sucedidos. Para 2024, a empresa antecipa o seu crescimento e expansão para novos mercados no continente europeu.

    “2023 foi crucial para a nossa empresa. Com o lançamento do nosso novo site, optimizamos e facilitamos a experiência dos hóspedes em identificar e reservar imóveis com o selo de qualidade LovelyStay. Proporcionamos benefícios exclusivos aos hóspedes por reservarem connosco o que resultará, naturalmente, no aumento da receita dos proprietários. Até o final de 2024, esperamos que as reservas directas representem uma receita bruta de pelo menos 1,5 milhões de euros” afirma William Tonnard, CEO da LovelyStay.

    A entrada na Ilha da Madeira representa uma “meta alcançada com sucesso”. Com apenas seis meses de operação, a empresa já conta com cerca de 180 propriedades, na ilha, representando 21% na receita bruta da empresa, o que corresponde a 7.5 milhões de euros. A previsão é de que até o final de 2024 esta percentagem alcance os 30%.

    “Outra novidade é que este ano conseguimos aumentar a nossa carteira de imóveis para estadias de média e longa duração. Com pacotes de gestão personalizados, conseguimos trabalhar com um público mais segmentado e gerir imóveis premium para atender a um público mais exigente que tem vindo a crescer em Portugal”, acrescenta Tonnard.

    A LovelyStay tem actualmente um portefólio de mais de 1.100 propriedades e planeia gerir mais de cinco mil unidades em toda a Europa até 2030. Para 2024, a empresa tem França, Espanha e Reino Unido no topo da lista de potenciais destinos. Simultaneamente, a LovelyStay está a investir em Istambul, reconhecendo o seu papel fundamental como centro estratégico na região do Médio Oriente.

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    Bairro Alto Hotel recebe “World’s Leading Landmark Hotel”

    Distinção foi atribuída pelos World Travel Awards, numa cerimónia realizada a 1 de Dezembro no Dubai. Ainda este ano, a unidade hoteleira já havia recebido o prémio de “Europe’s Leading Landmark Hotel” e o selo “Readers’ Choice Awards”

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    Depois de uma dupla distinção quase em simultâneo em 2023, ao ser considerado o “Europe’s Leading Landmark Hotel”, pelos World Travel Awards, e ao ganhar o selo “Readers’ Choice Awards”, da reconhecida Condé Nast Traveler, o Bairro Alto Hotel recebeu o prémio de “World’s Leading Landmark Hotel” pelos World Travel Awards. A distinção foi conhecida a 1 de Dezembro e atribuída numa cerimónia realizada no Dubai.

    O título que o Bairro Alto Hotel arrecada pela primeira vez na história, num ano em que curiosamente o projecto familiar atingiu a maioridade, é um dos mais cobiçados na indústria, sendo que entre os nomeados à mesma distinção estavam as seguintes unidades: The Ritz London, The St. Regis Dubai, The Palm e Copacabana Palace, A Belmond Hotel.

    Os World Travel Awards resultam de uma votação online na qual participam milhares de profissionais do sector, mas também público em geral.

    Parte integrante do cenário lisboeta, o Bairro Alto Hotel ocupa quatro edifícios do século XVIII num dos quarteirões mais nobres da cidade, em pleno centro histórico da capital. Disponibiliza um total de 87 quartos e suites, onde o estilo intemporal marca presença. Através de uma estética cuidada e pensada ao detalhe, o hotel resulta de um encontro feliz entre o passado e o presente lisboeta, ancorado que está em pleno século XXI – é também o resultado da mestria arquitetónica de Souto de Moura, vencedor do Pritzker Prize em 2011, cuja intervenção mais recente data de 2019.

    Do Bairro Alto Hotel fazem ainda parte o rooftop, no sexto piso, e o BAHR & Terrace, cuja cozinha é essencialmente caracterizada pelos produtos portugueses e pelas técnicas japonesas.

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    Projecto de expansão do NorteShopping em destaque nos MAPIC Awards

    Sierra vence nos MAPIC Awards com projectos de expansão do NorteShopping. Os espaços The CookBook e GALLERIA, foram distinguidos como Melhor Projecto de Renovação e Expansão

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    A Sonae Sierra foi distinguida nos prémios MAPIC, pelos projectos GALLERIA e The CookBook do NorteShopping, na categoria de Melhor Projecto de Renovação e Expansão. Os prémios MAPIC destacam a excelência, inovação e criatividade na indústria imobiliária, premiando os melhores projectos em termos de valor, sustentabilidade e inovação.

    Desde a sua inauguração que os projectos The CookBook e GALLERIA têm vindo a somar prémios. Para além da recente distinção nos prémios MAPIC, o NorteShopping arrecadou também este ano o prémio ECSP para a “Melhor Renovação/Expansão de Centros até 70 mil m2”, bem como foi eleito pelo RepScore como a marca de centros comerciais com melhor reputação no país, na categoria de “Retail Shopping Malls”.

    Os conceitos disruptivos têm sido merecedores de reconhecimento e aplausos do sector, o que configura motivo de orgulho para a empresa. Ricardo Vilaça, director de Asset Management da Sierra em Portugal e Roménia, realça o trabalho de toda uma equipa para alcançar estes resultados. “A dedicação que sentimos na Sierra para concretizar projectos desta qualidade é de facto de enaltecer. Estamos tão comprometidos como no primeiro dia em entregar experiências de compra memoráveis e sem paralelo, mantendo a responsabilidade social e ambiental como prioridade máxima. No ano em que celebramos o 25º aniversário do NorteShopping, sentimos uma imensa satisfação com todo este reconhecimento dos nossos pares”, afirma.

    O The CookBook e o GALLERIA foram os dois mais recentes complementos da expansão do NorteShopping, completando o projecto global de 77 milhões de euros naquele que é o mais emblemático destino comercial do Norte de Portugal e que completa 25 anos, com um projecto renovado e com enorme robustez comercial. Com cerca de 2300m2, o The CookBook é o novo espaço de restauração do NorteShopping que oferece as tendências e o estilo de vida dos famosos mercados de comida tradicional, enquanto apresenta um design mais moderno e arrojado, onde o conforto é fundamental. Quanto à GALLERIA, é muito mais do que um espaço comercial, sendo um conceito único e pioneiro em Portugal. Reúne marcas exclusivas, uma arquitectura moderna e um ambiente e decoração elegantes e sofisticados, harmonizando o lazer, o convívio social e as compras num espaço delicado e harmonioso.

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    Efacec garante novo contrato na Dinamarca

    A empresa portuguesa foi escolhida pela Midtjyske Jernbaner (MJBA), operador ferroviário da região de Midtylland, no norte da Dinamarca, para o fornecimento de uma estação de carregamento dos novos comboios a baterias

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    Avaliada em mais de seis milhões de euros, esta instalação assume um papel da maior relevância no processo de transição energética iniciado pela MJBA, dado que após a conclusão do projecto irá permitir o início da operação dos novos comboios eléctricos, em substituição dos actuais veículos a diesel.

    A MJBA planeia reforçar o processo de transição com a utilização de energias renováveis, tendo sido considerada a instalação de painéis solares para permitir o carregamento dos seus novos comboios de baterias, bem como de autocarros e veículos eléctricos com energia renovável.

    O contrato assinado contempla a concepção e fornecimento, em regime de chave na mão, de uma estação com 4,4 MW de potência e três pontos de carregamento estacionários através de curtos troços de catenária a 25 kV, permitindo o carregamento de um comboio em menos de 10 minutos.

    “A Midtjyske Jernbaner confiou na nossa inovação e na excelência do nosso trabalho, atribuindo-nos este primeiro contrato para equipamentos deste tipo na Dinamarca, o que reforça o posicionamento da Efacec na liderança de um segmento de mercado emergente e com um potencial de crescimento muito relevante”, considera Ângelo Ramalho, CEO da Efacec.

    Este é o primeiro projecto desta natureza na Dinamarca. A utilização de comboios eléctricos com baterias permite a operação electrificada de troços das redes ferroviárias, com menor densidade de tráfego, e onde a instalação de soluções tradicionais com catenária não se justifica do ponto de vista económico, acelerando a transição para uma operação mais ecológica. O carregamento através de segmentos de catenária permite adicionalmente que os mesmos comboios possam operar em troços já electrificados.

    “A adjudicação deste projecto vem consolidar a presença da Efacec em importantes projectos de mobilidade na Dinamarca, nomeadamente o Metro Ligeiro de Odense, a expansão do Metro de Copenhaga, entre outros. Os resultados positivos do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos mercados nórdicos e a elevada qualidade de execução dos projectos, sustentam a confiança dos nossos clientes e dos seus consultores técnicos nas competências da Efacec, potenciando a realização de um projecto inovador e desafiante”, acrescenta Ângelo Ramalho.

    “Estamos muito satisfeitos por assinar o contrato com a Efacec para o fornecimento da infraestrutura de carregamento aqui em Lemvig para os nossos próximos comboios a bateria. A nova infraestrutura é a base da nossa visão e o motivo pela qual somos o primeiro operador ferroviário na Dinamarca a operar comboios a bateria. Estamos ansiosos por colaborar com a Efacec e beneficiar da sua vasta experiência e conhecimentos”, declara Arne Lægaard, presidente do conselho de administração da MJBA. A empresa dinamarquesa adquiriu recentemente sete comboios a bateria à Siemens Mobility, prevendo-se o início do seu funcionamento em Março de 2025, quando as insfraestruturas de carregamento da Efacec estiverem totalmente instaladas.

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