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Panasonic apresenta nova geração de bombas de calor ar-água

As novas gerações da Aquarea K e L destacam-se por fornecerem um controlo inteligente e uma monitorização do consumo de energia, disponível para instaladores e empresas de manutenção

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Em linha com a crescente procura global por soluções de aquecimento e arrefecimento energeticamente eficientes, a Panasonic amplia a sua gama de bombas de calor ar-água Aquarea, cuja apresentação aconteceu durante a Interclima 22, em Paris, onde o Grupo marcou presença.

Esta nova geração de soluções Aquarea é o resultado das últimas inovações concebidas nos centros de I&D da Panasonic e “está alinhada com uma visão de criação de tecnologias para uma sociedade com emissões reduzidas de carbono”, explicou Masaharu Michiura, presidente da Heating & Ventilation A/C Company Panasonic Corporation. Estes novos modelos estarão disponíveis na Primavera de 2023.

A nova Aquarea K utiliza o refrigerante R32, tornando-a uma solução ideal para novas habitações. Por outro lado, a Aquarea geração L utiliza o refrigerante natural R290, que tem um potencial de aquecimento global (PAG) de apenas 3

“O novo design das unidades exteriores da nova geração da Aquarea proporciona um elevado nível de segurança em ambas as séries, uma vez que a unidade é hermeticamente selada para uma instalação fácil e flexível”. Além disso, a Aquarea K estabelece a ligação entre a unidade exterior e interior através da refrigeração, enquanto a Aquarea L o faz a partir de uma ligação hidráulica.

Adicionalmente, a nova série L foi concebida para maximizar as propriedades do refrigerante R290, permitindo uma temperatura de saída da água até 75 °C, mesmo a uma temperatura exterior de -10 °C. Assim sendo, estas unidades são particularmente adequadas para aplicações onde é necessária uma temperatura elevada para a AQS e radiadores, especialmente em renovações.

As novas séries da Aquarea apresentam um nível de ruído muito reduzido, até -8 dB(A), e um desempenho ainda mais elevado, com um COP melhorado de até 5,33, proporcionando uma poupança de energia maior.

O design interno das unidades também proporciona acessibilidade, praticidade e flexibilidade para uma fácil instalação e manutenção. Por outro lado, as unidades exteriores foram completamente redesenhadas com novos chassis de cor antracite, de forma a adaptarem-se às habitações que procuram mais elegância.

As novas gerações da Aquarea destacam-se por fornecerem um controlo inteligente e uma monitorização do consumo de energia, disponível para instaladores e empresas de manutenção, permitindo a monitorização remota em tempo real.

Além disso, para os utilizadores finais, a Aquarea Smart Cloud oferece um controlo intuitivo das bombas de calor a partir de um smartphone, tablet ou computador.

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StartUp Barreiro e Atlantic Hub debatem sobre futuro das empresas e poder das marcas na sustentabilidade

A Conferência organizada pela Atlantic Hub, “Atlantic Talks Barreiro: O futuro das empresas e o poder das marcas na defesa da sustentabilidade”, em parceria com a Câmara Municipal do Barreiro e StartUp Barreiro discutirá os novos cenários para a procura de novos talentos e como as empresas podem contribuir para um mundo mais sustentável

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O evento vai decorrer no dia 24 de Janeiro nas instalações da Startup Barreiro, no Parque Empresarial da Baía do Tejo, Rua 2, Edifício n.º 23 do Barreiro. A abertura estará a cargo de, Eduardo Migliorelli, o CEO da Atlantic Hub, explicará a importância das missões empresariais antes de iniciar o seu negócio em Portugal como vantagem competitiva.

“O emprego mudou: quais os cenários para a procura de novos talentos?” é o segundo painel, às 16h50, que contará com as presenças da Coordinator da StartUp Barreiro, Nádia Leitão, como moderadora e Ariane Gomes (Business Developer da Growyx), Hugo Nunes (Founder e CEO da Cosmic Futures), Rodrigo Varela (Country Manager da Blend It) e André Pereira e Yola Goulart (CEO’s e Founders da The Pear Mkt) como oradores.

A última sessão, às 17h30, “Sustentabilidade – Como podem as empresas contribuir?”, terá Andreia Mourão (Entrepreneur com a empresa Momentum), Miguel Fernandes (Chief Technology Officer da Witseed), Patrícia Saldanha (Sustainability Director da Ecologika), Pedro Coelho (Managing Partner da INODEV) e Verónica Pimenta (Entrepreneur na StartUp Barreiro) como oradores e Nádia Leitão (Coordinator da StartUp Barreiro) como moderadora.

O Atlantic Talks é uma iniciativa organizada pela Atlantic Hub, com o apoio do Atlantic Station, para que todas as empresas instaladas na incubadora do Atlantic Station tenham oportunidade de promover e divulgar os seus negócios. Promover e identificar os pontos fortes de cada região portuguesa para integrar o seu negócio é outro elemento desta actividade.

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Soluções da Saint-Gobain Portugal voltam a ser reconhecidas pelos portugueses

Prémio Cinco Estrelas 2023 incide sobre os produtos Glasroc X e o webercol flex lev

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Na edição deste ano do Prémio Cinco Estrelas, duas soluções das marcas Placo e Weber da Saint-Gobain Portugal, voltaram a ser reconhecidas “pela sua qualidade e excelência”, nas categorias placas de gesso e cimento-cola. Este prémio de grande importância para a insígnia, avaliado directamente pelos portugueses, incide nos produtos Glasroc X, vencedora pelo segundo ano consecutivo e no webercol flex lev, que arrecada o prémio pelo terceiro ano .

Decorridos vários meses de avaliação, durante os quais 325.400 consumidores testaram 1.081 marcas, produtos e serviços, segundo um processo rigoroso e exigente, a Placo e a Weber são agora reconhecidas, nas duas categorias acima referidas, entre as 147 marcas vencedoras do Prémio Cinco Estrelas 2023.

“Os consumidores estão cada vez mais exigentes nas suas escolhas. Acreditamos que estes prémios trarão uma confiança acrescida na hora de eleger as soluções Saint-Gobain, pela satisfação e benefício que os produtos aportam”, frisa Rita Bastos, directora de Marketing da Saint-Gobain Portugal.

A Glasroc X da Placo, trata-se de uma placa de gesso Laminado, reforçada com fibra de vidro, com excelente comportamento em zonas de elevada humidade e exteriores. Relativamente ao webercol flex lev da Weber é uma argamassa para colagem de cerâmica, pedra natural e mosaico hidráulico, aplicável em interior e exterior.  Trata-se da primeira argamassa com metade do peso para o mesmo rendimento, que facilita o transporte e reduz os seus custos.

Recorde-se que o Prémio Cinco Estrelas é “um sistema de avaliação que anualmente mede o grau de satisfação que os produtos, serviços e as marcas conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as cinco principais variáveis que influenciam a decisão de compra dos consumidores: satisfação pela experimentação, relação preço – qualidade, intenção de compra ou recomendação, confiança na marca e Inovação”.

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Opinião: Preparar o setor para um ano ainda mais desafiante

Continuamos sem políticas públicas ambiciosas, que tornem um desígnio nacional melhorar a qualidade de vida das populações, através do aumento da qualidade das habitações e dos edifícios

Num cenário positivo de oportunidades de negócio em obras novas e de renovação, vários obstáculos e problemas tiveram de ser ultrapassados, durante 2022, pelas empresas do nosso setor. Agora que o ano termina, novos desafios e obstáculos estão no horizonte. Com o início da guerra na Ucrânia, novos problemas acrescem aos que já existiam, desde o final da pandemia COVID-19: o aumento dos custos das matérias-primas, energia e combustíveis, o aumento das taxas de juro e a consequência negativa para a procura dos produtos e serviços das empresas do nosso setor. Problemas e obstáculos que serão desafios para o próximo ano de 2023.

Um dos desafios continua a ser a enorme quantidade de edifícios de habitação, que temos em Portugal, sem o mínimo de conforto térmico que se exige no século XXI. Com o início de mais um inverno, temos, novamente, muitos portugueses a passar mais frio em casa do que na rua, tendo como consequência o agravamento dos problemas de saúde da população mais idosa.
Esta é uma situação que exige que o cenário mude. Isto porque, face às políticas públicas, programas e medidas existentes, a situação do parque habitacional português continua sem perspetiva de melhoria significativa, quanto à possibilidade de corrigir a má qualidade da construção e a falta de conforto térmico (e acústico) das habitações. Continuamos sem políticas públicas ambiciosas, que tornem um desígnio nacional melhorar a qualidade de vida das populações, através do aumento da qualidade das habitações e dos edifícios.

No próximo ano, estaremos confrontados com um cenário ainda mais negativo. Devido à carestia de vida, a maioria das famílias portuguesas terá menos recursos financeiros para aquecer e/ou arrefecer as suas habitações. Porém, mesmo que estas tenham a disponibilidade financeira, o dinheiro e a energia sai diretamente pelas frinchas das janelas velhas com vidro simples. Infelizmente, a depauperização dos rendimentos das famílias, reforça a quantidade de população que cai na denominada ‘pobreza energética’, continuando a colocar Portugal na cauda dos países da União Europeia.

Por isso, neste quadro de enormes dificuldades, urge aproveitar e mobilizar todos os recursos financeiros europeus e nacionais para o lançamento e execução de políticas públicas, programas e medidas ambiciosas que permitam um combate eficaz à degradação do parque habitacional.

Em suma: é urgente a execução das medidas previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nomeadamente no eixo da ‘Transição Climática’, referente ao aumento do conforto e eficiência energética dos edifícios. Para isso, urge reforçar o montante de investimento para o Programa de Apoio ‘Edifícios Mais Sustentáveis’, bem como corrigir e melhorar a execução do programa ‘Vale Eficiência’. Urge, igualmente, garantir o apoio através de benefícios fiscais, em sede de IRS, aos proprietários de habitações que realizem obras que tenham, como objetivo, melhorar o conforto térmico. Para que este desígnio nacional mobilize todos os esforços, é fundamental criar soluções de financiamento para obras de melhoria do conforto térmico (com o envolvimento do Banco de Fomento), com taxas de juro reduzidas ou próximas de zero (conforme soluções existentes noutros países da União Europeia). Exige-se, assim, garantir o volume de financiamento, que conjuntamente com o reforço da capacidade de execução, permita continuar a promover a reabilitação, a descarbonização, a melhoria do conforto e do desempenho energético e ambiental dos edifícios, por forma a assegurar o cumprimento das metas e objetivos definidos no Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030 (PNEC 2030) e na Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios (ELPRE).

Por tudo isto, as empresas do nosso setor terão um ano de 2023 ainda mais desafiante.

NOTA: O Autor escreve segundo o Novo Acordo Ortográfico

Sobre o autorJoão Ferreira Gomes

João Ferreira Gomes

Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes (ANFAJE)
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Agendas do PRR para a inovação vão gerar quase 9 MM€ de riqueza e 18 mil empregos

As Agendas Mobilizadoras para a Inovação do Plano de Recuperação e Resiliência vão criar um valor quase três vezes superior ao investimento que vai se feito. A visita do Primeiro-Ministro, António Costa, à fábrica de componentes para produção de hidrogénio verde da Fusion-Fuel Portugal, em Benavente, integrou o roteiro “PRR em movimento”

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António Costa referiu que os produtos e serviços inovadores desenvolvidos a partir das Agenda Mobilizadoras vai gerar 8,7 mil milhões de euros de riqueza, para um investimento de 2,9 mil milhões de euros.

Com as 51 Agendas Mobilizadoras já aprovadas, a riqueza nacional “vai aumentar porque se, para alem de continuarmos a fazer o que já fazemos bem, fizermos coisas novas, vamos ter mais valor”, afirmou.

As 51 agendas mobilizadoras envolvem 1228 entidades, 900 das quais empresas, 114 entidades do sistema científico e tecnológico, e entidades da Administração Pública ou outras.

O Primeiro-Ministro sublinhou que as empresas portuguesas têm “conseguido ser das mais competitivas à escala mundial no hidrogénio verde2, o qual “vai ser um verdadeiro catalisador da criação de uma nova fileira industrial e para a reindustrialização de Portugal”. No seu conjunto, as Agendas Mobilizadoras criarão também 18 mil empregos, assinalou ainda.

A Fusion-Fuel Portugal é uma empresa de tecnologia de energia que desenvolveu um gerador fotovoltaico para produzir hidrogénio verde (através da quebra das moléculas de água), que reduz o preço de fabrico através da transformação inovadora dos métodos de produção de energia, e que já está em aplicação em Portugal e em instalação em Espanha, em Itália, em Marrocos e nos Estados Unidos.

A empresa integra o consórcio do Sines Green Hydrogen Valley para produção de hidrogénio verde, com componentes produzidas no país, que resultam de investigação e de patentes nacionais, destinando-se a servir a indústria nacional e a exportação.

O Sines Green Hydrogen Valley representa investimento total de 122 milhões de euros, 8,7 milhões dos quais destinados a investigação, inovação e desenvolvimento, tendo obtido um incentivo de 36 milhões de euros do PRR.

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Produtos da CIN protegem Túneis de Águas Santas e Portagens no Nó de Ermesinde

A CIN é uma das marcas envolvidas nas obras de alargamento da A4 no sublanço Águas Santas/Ermesinde. Nesta intervenção, a CIN foi escolhida para responder às necessidades de reabilitação e conservação das infraestruturas já existentes (galerias central e sul), bem como de protecção das novas portagens, em ambos os sentidos

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Para esta obra da Brisa, a CIN forneceu produtos que permitem a protecção integral de estruturas de betão e a protecção anticorrosiva de estruturas metálicas. Para as primeiras foram utilizados dois produtos: C-POX W210 HB, revestimento epóxi aquoso com partículas cerâmicas especialmente desenvolvido para protecção de túneis e C CRYL S600 HB, revestimento acrílico mate com excelentes propriedades anti-carbonatação do betão. Para as estruturas metálicas, foram utilizados os produtos C POX PRIMER ZP230 FD, primário epóxi com fosfato de zinco e C-THANE® S350, esmalte de poliuretano alifático brilhante com excelente retenção de cor e brilho.

“Os principais desafios desta obra dividem-se em função do elemento a proteger: no caso dos túneis, o maior desafio foi o facto de ser necessário apresentar uma solução que não só protegesse estas infraestruturas de betão dos agentes agressivos a que são sujeitos, mas que também que tivesse um impacto positivo na segurança rodoviária, com características adequadas para o conforto visual dos usuários. No caso das estruturas metálicas, como habitual, há a preocupação de fornecer a solução tecnicamente mais adequada para que a protecção anticorrosiva dessas estruturas seja assegurada para o prazo de vida útil estimado”, explica Inês Martins, Head of Business Development da CIN Performance Coatings.

Acabada a empreitada, o sublanço da A4 entre Águas Santas (Maia) e Ermesinde (Valongo) terá duas faixas de rodagem com quatro vias de circulação em cada sentido: quatro vias na galeria Norte em ambos os sentidos; duas vias de circulação na galeria Sul no sentido Porto/Ermesinde; e duas vias de circulação na galeria Central no sentido Matosinhos/Ermesinde.

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Economia circular e redes sociais no sector da construção e dos materiais em análise pela AICEP

A AICEP acaba de publicar um relatório sobre o impacto da economia circular e outro dedicado ao social media no sector dos materiais de construção, duas tendências que, segundo a agência, o sector não pode ignorar

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O sector dos materiais de construção é um dos que mais exige a adopção de práticas sustentáveis como a limitação de resíduos ou a reutilização de materiais, no quadro de uma abordagem baseada na economia circular. As redes sociais são também uma ferramenta importante para o desenvolvimento de negócios neste sector. Argumentos que levaram a AICEP a debruçar-se sobre os temas. As análises, Economia Circular nos Materiais de Construção e Optimização dos Social Media nos Materiais de Construção, estão agora disponíveis na plataforma online da AICEP.

Ambos os trabalhos integram o projecto Tendências em Gestão e Marketing Internacional cujo objectivo é identificar as principais tendências internacionais que podem tornar as empresas exportadoras mais competitivas.

É abordado o conceito da economia circular e a forma como tem sido aplicado no sector da construção na Europa. A reutilização, reparação ou reciclagem permitem aumentar o ciclo de vida dos materiais de construção e, para além disso, os cidadãos e as empresas estão hoje dispostos a pagar mais pela aquisição de bens duráveis.

A aposta na economia circular é simultaneamente uma necessidade e uma oportunidade para as empresas de construção, atendendo a que o sector é responsável por cerca de um terço dos resíduos produzidos na União Europeia. A transição para uma estratégia de economia circular não é rápida nem fácil e tem impacto nas várias fases da construção, do design dos edifícios à reciclagem dos materiais em fim de vida, passando pela construção eficiente e a extensão de vida útil do edifício.

Quanto à optimização do recurso aos social media pelas empresas de materiais de construção, é abordada a forma como as redes sociais podem promover o negócio B2B, a importância de escolher cuidadosamente aquelas em que se está presente e de definir uma estratégia específica em cada caso.

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Portas Vicaima promovem “design funcional” da Vita Student Pedralbes

Para os quartos do edifício, que representa o primeiro investimento do “Vita Group” fora do mercado britânico, foram seleccionadas diferentes opções do modelo Block. Já a escolha de revestimentos recaiu na gama Dekordor

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A residência universitária Vita Student Pedralbes elegeu as soluções da Vicaima para os quartos e zonas comuns do novo empreendimento. Localizada na cidade de Barcelona, ao redor de algumas das mais prestigiadas escolas de negócios de Espanha, esta acomodação estudantil é composta por 274 apartamentos.

Para os quartos do edifício que representa o primeiro investimento do reputado “Vita Group” fora do mercado britânico, foram seleccionadas diferentes opções do modelo Block – conjunto composto por porta, prumos, guarnições e acessórios pronto a instalar.

Para as entradas dos quartos a escolha incidiu no Block Ei30 AC32dB, uma solução que responde aos exigentes requisitos de resistência ao fogo e de isolamento acústico, preponderantes num edifício desenhado para acolher estudantes. Já nos seus interiores, foram instaladas diversas unidades do modelo Block de Correr, solução que contribui para maximizar a funcionalidade e o aproveitamento dos espaços.

Quanto às áreas comuns que incluem as salas de estudo e de jantar, um ginásio de última geração, piscina e lounges, as condições de protecção são asseguradas através da solução corta-fogo Block Ei60.

Já a escolha de revestimentos recaiu no Lacado Satin White RAL 9010, no Dekordor 3D Cinza e no Dekordor 3D Preto. “Cores sóbrias e elegantes que equilibram a presença de arrojados pormenores de decoração, transformando os diferentes locais em espaços únicos e diferenciadores”, refere a marca.

Consciente da   responsabilidade   em   torno   de   projectos   mais  sustentáveis, a   empresa disponibiliza todos os seus produtos com certificação FSC® (Forest Stewardship Council).

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AIMMP organiza presença portuguesa na Domotex 2023

Arranca no dia 12 deste mês a Domotex 2023, em Hannover. A feira que é uma das mais importantes da área de floorings da Europa, contará com a presença de 11 marcas nacionais

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O certame decorre de 12 a 15 de Janeiro e contará com a presença da A. Barbosa, Cadeinor, Golden-Parquet, Magna Natura, MF Timber, Revesperfil, Ribadão Wood Boutique, SPAZIOdeck, Strong Wood Floors, Thunther Target e TradingTimber. Esta, que é a principal feira mundial de revestimentos para pisos e carpetes, “constitui uma oportunidade única para a indústria portuguesa apresentar mundialmente a sua oferta de produtos de qualidade comprovada e de excelente design”, considera a AIMMP, Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, entidade responsável pela organização da presença portuguesa no evento.

Em Hannover, as empresas portuguesas vão poder demonstrar “a sua grande experiência aliada ao elevado grau de dinamismo e criatividade em materiais de construção em madeira e design de interiores”. Esta participação tem como objectivo principal “representar e promover os interesses destas empresas portuguesas e apresentar internacionalmente a sua capacidade competitiva e a oportunidade de serem fornecedores globais na área de pavimentos”.

Esta iniciativa é organizada no âmbito do Inter Wood & Furniture, um projecto de internacionalização gerido pela AIMMP para o sector das Madeiras e Mobiliário, e que apoia empresas portuguesas interessadas no desenvolvimento de estratégias de internacionalização para novos mercados em crescimento. Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 140 acções, em cerca de 50 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do sector em cerca de 1.000 milhões de euros, nos últimos 10 anos.

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Weber eleita Escolha dos Profissionais

A marca da Saint-Gobain Portugal volta a ser eleita pelos profissionais do sector da construção pelo terceiro ano consecutivo

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A marca Weber, da Saint-Gobain Portugal, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo como a marca ‘Escolha dos Profissionais’ na Categoria de Colagem e Betumação de Cerâmica. Foram realizados estudos independentes e estatisticamente representativos com consumidores, recorrendo a técnicas de avaliação adequadas à categoria de Colagem e Betumação de Cerâmica, para identificarem a marca com maior grau de satisfação e aceitabilidade na categoria.

A “Escolha dos Profissionais” integra o sistema de avaliação de referência de marcas em Portugal “Escolha do Consumidor”. A Weber participou nesta 9ª edição, sendo uma das marcas eleita pelos profissionais, em diversos critérios de avaliação, como durabilidade dos produtos, longevidade do material, resistência, acabamento, facilidade de aplicação, aderência dos materiais, etc.

“Esta distinção vem uma vez mais reforçar o nosso posicionamento perante os profissionais do sector da construção, evidenciando a qualidade eximia dos nossos produtos”, refere Rita Bastos, directora de Marketing da Saint Gobain Portugal.

De acordo com o comunicado da empresa, esta é uma área onde a “Saint-Gobain Portugal pretende continuar a ser pioneira, desenvolvendo novos produtos e melhorando os já existentes com vista a responder às necessidades presentes e futuras dos profissionais de construção, arquitectura e design. Prova disso é a gama de colagem de cerâmica reformulada no ano passado, repensada para suportar mais formatos, mais aplicações e ser mais sustentável”.

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Das curvas da arquitectura, aos novos materiais e à eficiência energética, as tendências que vieram para ficar em 2023

Os especialistas da Sto, empresa internacional especializada no fabrico de sistemas e elementos de construção, identificaram as principais tendências na construção e arquitectura que vão marcar 2023

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O início do novo ano é oportuno para balanços e para determinar as tendências que se avizinham. 2023 será um ano chave em que a inovação, a digitalização, a sustentabilidade e a aplicação de tecnologias, métodos e sistemas vanguardistas permitirão um salto exponencial para o sector AEC. Esta indústria tem vivido grandes progressos para modernizar e enfrentar eficazmente os diferentes desafios que ainda se colocam, como sejam o défice de produtividade, falta de mão-de-obra qualificada ou necessidade de adaptação a rigorosos padrões de qualidade, sustentabilidade e eficiência energética.

A construção é um sector determinante para a economia e para alcançar um mundo livre de emissões. Num contexto de alterações climáticas e crise energética, isso verifica-se especialmente importante não só para novos edifícios, mas também para orientar o mercado de reabilitação para uma construção mais sustentável, algo que em Portugal tem uma larga margem de melhoria e que começou a ganhar força nos últimos anos, impulsionado pela nova vaga de reabilitação e, mais recentemente via o PRR.

Tendo em vista o novo ano e tendo em conta todos estes factores, os especialistas da Sto, empresa internacional especializada no fabrico de sistemas e elementos de construção, identificaram as principais tendências na construção e arquitectura que vão marcar 2023, a começar pelo uso de elementos e sistemas rumo à eficiência energética. “A promoção da reabilitação e o elevado custo energético trarão consigo um maior impulso de todos os elementos que ajudam a reduzir os custos energéticos, desde sistemas de isolamento térmico para o exterior e interior, a fachadas ventiladas, carpintaria de qualidade, sistemas de poupança de água, aparelhos de baixo consumo, utilização de energias renováveis, sistemas de correcção e prevenção de pontes térmicas… Elementos que além de contribuir para uma maior eficiência energética estão constantemente a desenvolver-se e a melhorar”, referem.

Neste contexto destaque para a nova geração de sistemas fotovoltaicos, cujo crescimento “está a trazer consigo, para além da implementação de soluções clássicas em telhados inclinados ou planos, outros tipos de sistemas integrados em fachadas, especialmente em edifícios multifamiliares. Este salto qualitativo permite que estas soluções sejam combinadas com outros tipos de sistemas eficientes, tais como fachadas ventiladas ou sistemas ITEs, ajudando a gerar electricidade de alto desempenho, enquanto poupa energia isolando o edifício”, sublinham os especialistas da Sto.

A necessidade de dar um maior impulso à sustentabilidade, digitalização e automação na construção continuará a colocar o modelo industrializado em destaque, tanto na construção nova como na reabilitação, graças aos benefícios que traz: a optimização dos tempos de produção graças à criação em fábrica da totalidade ou parte dos elementos de um edifício, redução do impacto ambiental da construção e criação de empregos muito mais especializados, seguros, atractivos e inclusivos.

A Sto destaca também o uso da realidade virtual e aumentada para visualização de projectos futuros. Esta tecnologia está a ajudar arquitectos, promotores e utilizadores a visualizar com maior precisão o futuro trabalho a realizar. Assim, ao longo dos próximos meses, a realidade aumentada continuará a ganhar popularidade. O seu uso será benéfico para detectar defeitos e fazer alterações antes do início da construção, o que reduzirá significativamente os custos, prazos e erros.

No contexto actual, a implementação do BIM torna-se uma prática quase obrigatória. Nos últimos anos, houve grandes barreiras que impediram a implementação completa do BIM para materializar projectos. Entre elas, o investimento neste tipo de ferramentas, a formação de profissionais para as utilizar ou a necessidade de uma mudança cultural nos processos. No entanto, em 2023, será uma ferramenta quase obrigatória. O Parlamento Europeu está a desenvolver grandes esforços para a sua aplicação, nomeadamente através da sua inclusão nas regras relativas aos contratos públicos e às regras de concurso. Apesar de ainda não ter a presença que deveria em Portugal, está gradualmente a substituir o CAD e outros modelos 2D.

A dinâmica de novos materiais na indústria da construção deverá sofrer um novo boom em 2023: os compósitos, ligas avançadas e outros materiais feitos à base de materiais bio, bem como materiais reforçados com nanotecnologia, tornar-se-ão cada vez mais populares, proporcionando maior força, durabilidade e sustentabilidade.

As curvas estão de volta e vieram para ficar. Desde que o chamado “Estilo Internacional” canonizou o uso de linhas rectas, as formas curvas foram relegadas para projectos orgânicos ou áreas experimentais. No entanto, agora, graças à inovação em materiais e sistemas (fachadas, revestimentos, acabamentos, vidro e carpintaria, etc.) as linhas curvas estão a tornar-se cada vez mais populares na arquitectura contemporânea. Este boom também estará presente em outros elementos decorativos, como sofás, mesas, tapetes, lâmpadas…, com o objectivo de adicionar design a qualquer quarto e alcançar um visual moderno, intemporal e original.

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