Daikin lança novo sistema de recuperação de calor VRV
Os sistemas VRV da Daikin, ao contrário de bombas de calor ar-água, abrangem apenas dois passos de transferência energética (do ar para o fluido frigorigéneo e deste novamente para o ar), o que minimiza as perdas e permite aumentar ainda mais a eficiência geral do sistema

CONSTRUIR
Grupo ao qual pertence a STET adquire nova empresa em Espanha
Diera inaugura nova unidade de produção em Rio Maior
ERA reforça presença no país com abertura de três novas lojas
Um momento de viragem para a Construção Metálica e Mista
CMM leva Portugal Steel à EXPOFERR 2023 em Espanha
Cushman & Wakefield vende sede da Bayer em Carnaxide
Carlos Mota dos Santos é o novo presidente da Mota-Engil
Empresas podem alcançar crescimento de 622 M€ com a transformação digital
Palbit desenvolve nova linha de ferramentas para gravação
Savills antecipa um “optimismo moderado” para o sector imobiliário em 2023
A nova solução de climatização da Daikin foi criada especificamente para permitir reduções significativas na pegada de carbono dos edifícios comerciais. Incorporada com a mais recente evolução da tecnologia de volume variável do fluido frigorigéneo (VRV), o sistema de Recuperação de Calor VRV 5, tem como foco a redução do impacto ambiental directo e indirecto, sem deixar de oferecer simplicidade e flexibilidade inigualáveis em termos de design e instalação.
De modo a fazer avançar a descarbonização dos edifícios, a Daikin junta à sua oferta tradicional uma solução que permite um aumento de 13% ao nível da eficiência energética sazonal, contribuindo positivamente na redução indireta de CO2eq.
Adicionalmente, o sistema de recuperação de calor de 3 tubos permite arrefecimento e aquecimento simultâneos, o que proporciona conforto individual, assim como aquecimento praticamente gratuito ao efectuar a transferência de calor de áreas que requerem arrefecimento para áreas onde é necessário aquecimento.
Além disso, os sistemas VRV da Daikin, ao contrário de bombas de calor ar-água, abrangem apenas dois passos de transferência energética (do ar para o fluido frigorigéneo e deste novamente para o ar), o que minimiza as perdas e permite aumentar ainda mais a eficiência geral do sistema.
Para proporcionar uma redução significativa do potencial impacto direto, o sistema de Recuperação de Calor VRV 5 foi concebido especificamente para o fluido frigorigéneo R-32, que apresenta um potencial de aquecimento global (GWP) mais baixo. O R-32 não só transfere o calor de forma mais eficaz do que o R-410A, permitindo uma carga menor de fluido frigorigéneo, como também possui um potencial de aquecimento global (GWP) mais baixo, o que, em conjunto, resulta numa redução de até 71% do potencial de emissões de CO2eq diretas do sistema. Uma vez que é um fluido frigorigéneo de componente único, o R-32 também promove a economia circular pelo facto de ser fácil de recuperar e reciclar.
Esta combinação de tecnologias e desenvolvimentos no desempenho significa que o sistema de Recuperação de Calor VRV 5 é a solução ideal para projetos em que o impacto ambiental é uma prioridade, incluindo aqueles que pretendem obter certificações BREEAM, LEED ou WELL.