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    Weber lança serviço ‘Weberfloor Pump’ para aplicação de pavimentos

    O serviço mecanizado visa “contribuir para o conforto e ergonomia do aplicador e para a sustentabilidade da indústria”

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    A Saint-Gobain Portugal, através da marca Weber, passa agora a disponibilizar o serviço mecanizado de pavimentos weberfloor pump destinado ao sector da construção, que visa “contribuir para o conforto e ergonomia do aplicador e para a sustentabilidade da indústria”.

    As soluções weberfloor pump truck e weberfloor pump light pautam-se, essencialmente, por oferecerem “uma economia significativa de tempo e custos em obra para o aplicador”.

    O camião weberfloor pump truck está disponível para bombagem de betonilhas e betão leve, com uma rentabilidade assegurada de 800 m2 realizados por dia e 160 m de distância máxima de bombagem, a 20 m de altura máxima. Disponibiliza soluções facilmente aplicadas para regularização de pavimentos, pavimentos radiantes e posteriores revestimentos com resinas epóxi e PU. Os produtos entregues são de qualidade assegurada e têm marcação CE, sendo alvos de testes de controlo de qualidade. “Reforçando o compromisso da Saint-Gobain com a sustentabilidade, este serviço não utiliza sacos para a entrega do produto e possibilita reabastecimentos de areia perto do local de obra, diminuindo o CO2 associado ao transporte”.

    Adicionalmente, está disponível um serviço mecanizado de autonivelantes cimentícios e betonilhas fluídas. A solução weberfloor pump lightoferece uma rentabilidade de até 400 m2 realizados por dia para autonivelantes e 200 m2 para betonilhas fluídas, com 60 m de distância máxima de bombagem, a 20 m de altura máxima. Utiliza argamassas industriais com marcação CE, já conhecidas no mercado, como o weberfloor flow, weberfloor flow plus e weberfloor fluid para regularização fluída de pavimentos interiores, a argamassa autonivelante weberfloor radiante para pavimentos radiantes, o autonivelante decorativo weberfloor for e o autonivelante para pavimentos industriais weberfloor dur.

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    Schneider Electric apresenta Calculadora de Descarbonização de Edifícios

    A ferramenta online permite que os proprietários e operadores de edifícios testem e explorem rapidamente diversas Medidas de Conservação de Energia e Carbono, identificando facilmente as melhores opções para si com base em dados simulados

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    A Schneider Electric criou uma nova Calculadora de Descarbonização de Edifícios, uma ferramenta online que permite que os proprietários e operadores de edifícios testem e explorem rapidamente diversas Medidas de Conservação de Energia e Carbono (ECCMs, na sua sigla em inglês), identificando facilmente as melhores opções para si com base em dados simulados.

    À medida que aumenta a pressão para cumprir as metas de descarbonização, esta solução permite que os utilizadores avaliem e priorizem eficientemente os cenários de modernização dos edifícios, ajudando-os a navegar as complexidades do equilíbrio entre custos e emissões acumulados desde agora até 2050 para definirem o seu melhor caminho para o net zero.

    Com um conjunto de dados provenientes de cerca de 500 mil modelos de desempenho que abrangem vários tipos e dimensões de edifícios em várias geografias, a Calculadora de Descarbonização de Edifícios permite que os utilizadores avaliem o retorno financeiro e de carbono do seu investimento de ECCMs, e comparem os seus percursos de descarbonização com as multas da Lei Local 97 da cidade de Nova Iorque ou com o percurso do Carbon Risk Real Estate Monitor (CRREM, na sua sigla em inglês).

    Uma análise recente de um grande projecto de reabilitação de escritórios em Boston utilizou a calculadora para prever poupanças de energia de 3.7 milhões de dólares e evitar multas no valor de 1 milhão de dólares na próxima década, obtendo retorno do investimento em sete anos. A análise incluiu sistemas modernos de gestão de edifícios, software de monitorização de energia, actualizações de LED, correcção do factor de potência e a integração de sistemas fotovoltaicos com armazenamento de energia em baterias e tecnologia de microgrids.

    A calculadora foi criada em colaboração com a consultora imobiliária JLL, que apoia através da modelação do desempenho dos edifícios, e a C.scale, um ramo da empresa de arquitectura EHDD, sediada em São Francisco, que trabalha em modelos de machine learning para apoiar a acção climática em velocidade e escala.

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    IW Enterprise Portugal consolida presença em França

    A empresa de design de interiores, especialista em espaços comerciais, irá decorar os dois restaurantes do novo barco da marca The Ritz-Carlton Yacht Collection. O contrato reforça a posição da IW Enterprise no sector dos navios de cruzeiro construídos em França

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    A empresa portuguesa assinou o contrato para decoração do navio The Ritz- Carlton Yacht Collection Luminara. Este navio, cuja construção está a cargo do estaleiro Chantiers de l’Atlantique, em Saint-Nazaire, França, deverá ser lançado em 2025

    Este projecto reforça a posição da IW neste segmento de mercado. A empresa será responsável pela decoração completa de dois restaurantes a bordo, num valor total de 490 mil de euros. Cada restaurante será decorado com acabamentos de luxo, reflectindo o posicionamento, a cultura e características associadas da marca Ritz-Carlton.

    “É gratificante ter acesso a este projecto e dar a oportunidade à nossa equipa para continuar a criar espaços que não só reflectem o luxo e a sofisticação da marca, mas também a nossa dedicação e visão na execução de projectos de design de interiores neste estaleiro”, reforça José Tavares, administrador da IW Enterprise Portugal.

    Além deste navio já adjudicado, a IW está em fase de negociações para intervir em outros projectos similares, resultantes da parceria estratégica com o estaleiro Chantiers de l’Atlantique. Este não é, aliás, a primeira experiência da  IW Enterprise no sector dos navios de cruzeiro construídos em França, onde conta já projectos para a MSC Cruises e Celebrity Apex, Celebrity Cruises.

    O projecto “The Ritz-Carlton Yacht Collection” é uma extensão da icónica marca “Ritz-Carlton” no mundo dos cruzeiros de luxo, oferecendo uma experiência única a bordo dos seus navios. Com a gestão de um membro de tripulação por cada passageiro, a colecção é sinónimo de serviço de excelência, conforto sublime e atenção ao detalhe.

     

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    10ª edição Portugal Smart Cities Summit 

    O ponto de encontro de discussão e de promoção de políticas dedicadas às Smart Cities (governação, mobilidade, energias, IT & IOT, cyber security, água, resíduos e ambiente, saúde e bem-estar) regressa à FIL de 8 a 10 de Outubro

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    A Fundação AIP promove a 10ª edição do Portugal Smart Cities Summit, de 8 a 10 de Outubro, na FIL, Parque das Nações. Este evento, que se assume como o maior Marketplace nacional na promoção de networking e na criação de oportunidades de negócio neste sector, irá promover múltiplos encontros e debates sobre os temas actuais relacionados com as cidades do futuro.

    O evento abrirá com a conferência “autarquias, empresas e cidadãos mas durante os três dias do evento serão explorados temas como “financiamento e transição climática; ESG, environmental social governance; comunidades energéticas; BRT no transporte colectivo; inovação na gestão da água nas cidades; sinergias entre circularidades; gestão de resíduos e valorização energética e sharing & inclusive cities, a revolução da ia nas smart cities.

    O Portugal Smart Cities Summit é um evento de referência, com uma alargada representação empresarial, que promove sinergias entre o território, a indústria e o meio académico-científico, visando cidades mais inteligentes que proporcionem uma melhor qualidade de vida.

    A presença dos Municípios tem uma dupla vertente, por um lado participam na exposição apresentando as soluções tecnológicas mais avançadas para um desenvolvimento sustentável das suas cidades, e por outro, encontram neste evento novas soluções e parcerias para implementar a sua estratégia. Esta edição conta com Guimarães como Cidade Convidada, comprometida com a neutralidade climática até 2030, uma das 100 cidades europeias seleccionadas para a Missão “Climate-Neutral and Smart Cities”.

    O Portugal Smart Cities Summit, realiza-se em simultâneo com o Security Summit.

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    FIXO disponibiliza instalação de painéis solares

    A plataforma digital do Grupo Fidelidade ampliou o seu portefólio de serviços com parceria com a Otovo

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    A FIXO, uma plataforma digital de serviços em casa do Grupo Fidelidade, amplia o seu portefólio de serviços passando a disponibilizar a instalação de painéis fotovoltaicos em casa, em parceria com a Otovo, o marketplace europeu de instalação de painéis solares e baterias.

    Através da parceria com a Otovo, a instalação de painéis solares passa a estar incluída na categoria de serviços energéticos para o lar do FIXO, sendo assegurada e prestada pela Otovo.

    Daniel Riscado, head do center for transformation da Fidelidade refere que “esta parceria combina a conveniência de um serviço integrado com o profundo compromisso com a sustentabilidade, em parceria com um top player de mercado de energia solar, oferecendo aos portugueses uma solução eficiente e fiável para a transição energética nas suas casas.”

    A FIXO proporciona uma experiência de utilização prática e rápida, em que o cliente escolhe o serviço que pretende através da aplicação ou do website fixo.pt e vê o preço de imediato, sem que tenha que aguardar por um orçamento. De seguida, o cliente introduz a morada onde pretende que o serviço seja prestado, agenda-o para a data e hora que mais lhe convém, procedendo ao respetivo pagamento.

    “Dando seguimento à estratégia de marca delineada para 2024, esta parceria com o FIXO cumpre dois objetivos fundamentais para nós nesta fase: faz-nos chegar a cada vez mais pessoas, integrando uma plataforma de serviços utilizada diariamente por milhares de clientes; e torna ainda mais fácil o acesso das famílias portuguesas à energia solar, promovendo o autoconsumo que tanto incentivamos”, refere Manuel Pina, director geral da Otovo em Portugal.

    Para assinalar o seu lançamento, a Otovo lançou uma campanha promocional disponível na plataforma digital de serviços em casa – FIXO com 5% de desconto na compra única dos painéis ou 10% no modelo de subscrição.

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    AIP prepara autarquias da AML para atracção de investimento internacional

    Neste âmbito, a AIP e AML realizam em Outubro quatro sessões de capacitação no âmbito do Roteiro Metropolitano de Capacitação para a Atracção de Investimento e Oportunidades de Financiamento. A primeira acontece, esta quinta-feira, em Loures

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    tagsAIPaml

    A Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI) juntou-se à Área Metropolitana de Lisboa (AML) para ajudar as autarquias no processo de atracção de investimento. Através de quatro sessões, que vão decorrer ao longo do próximo mês, pretende-se capacitar os quadros técnicos das autarquias, mas também as empresas locais, para esta missão, fomentando-se a competitividade da região.

    Inseridas no Roteiro Metropolitano de Capacitação para a Atracção de Investimento e Oportunidades de Financiamento, as quatro sessões vão realizar-se durante o mês de Outubro.

    A primeira sessão acontece esta quinta-feira, dia 3 de Outubro, em Loures, com o tema “Investimento e a Visão Global do Portugal 2030”, na Biblioteca Municipal José Saramago, num evento que contará com a intervenção, além de responsáveis da Câmara Municipal de Loures e da AML, da AIP, do IAPMEI e da Lisgarante.

    Seguem-se as sessões sobre “Digitalização, Inovação e Qualificação”, em Mafra, no Palácio dos Marqueses, a 17 de Outubro. A 30 de outubro a Câmara Municipal do Seixal recebe a sessão focada na “Transição Climática e Sustentabilidade”, cabendo o encerramento a Almada numa sessão dedicada ao Turismo, a 7 de Novembro no Fórum Municipal Romeu Correia.

    Estas sessões, realizadas pela AIP, procuram dar às autarquias as ferramentas necessárias para a importante tarefa de captação de investimento. “A competição pela atração de investimento internacional é, mais do que uma competição entre países, uma competição entre diferentes regiões de vários países”, salienta Jorge Gaspar.

    “Os territórios e os seus decisores políticos e institucionais têm assumido uma importância crescente no domínio das matérias económicas e de investimento, razão pela qual a capacitação de todos os seus atores e, desde logo, das autarquias locais e das empresas, constitui um fator crítico da sua própria competitividade e é todo este processo que a AIP se propõe apoiar”, acrescenta o Diretor da Consulting by AIP.

    Estas sessões estão dircecionadas preferencialmente para os quadros técnicos das autarquias dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, mas também para empresas, universidades, centros de I&D e ONG’s.

    A participação nestas sessões do Roteiro Metropolitano de Capacitação é gratuita.

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    Schindler equipa Lumnia no EXEO Office Campus

    Todos os andares estão equipados com a tecnologia Schindler PORT, uma tecnologia de ponta que oferece controlo de destinos e acessos, disponíveis através de smartphones ou cartões de acesso pessoais

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    A Schindler foi a empresa escolhida para integrar um dos mais prestigiados edifícios de escritórios em Lisboa: o Lumnia no EXEO Office Campus. O projecto da Avenue representa um marco na arquitectura contemporânea e na infraestrutura de primeira linha, estabelecendo novos padrões para espaços de trabalho e convivência na capital portuguesa.

    A presença da empresa especializada em soluções de mobilidade vertical neste empreendimento é marcada pela implementação de 33 elevadores Schindler 5500 que servem até 15 andares, com velocidades entre 1,6 m/s e 2,5 m/s.

    Todos estão equipados com a tecnologia Schindler PORT, uma tecnologia de ponta que oferece controlo de destinos e acessos, disponíveis através de smartphones ou cartões de acesso pessoais. Este é um sistema inovador de controlo de destinos e acessos, controlo de segurança e gestão de tráfego, que redefine a mobilidade vertical em ambientes movimentados.

    Ao optimizar a deslocação dos utilizadores de forma eficiente, rápida e sustentável, o Schindler PORT representa um “avanço significativo” na experiência de deslocação em edifícios de escritórios de última geração, permitindo “desfrutar de um novo patamar de conveniência e eficiência” no acesso e deslocamento vertical.

    Esta tecnologia tem, ainda, como objectivo dinamizar todo o tráfego de pessoas nas horas de pico de entrada e saída típicas dos edifícios de escritórios. Isto é conseguido através do uso de cartões de identificação que detectam quando alguém entra no prédio. Para que isso seja possível, foi necessária a integração do Schindler PORT nos torniquetes localizados na entrada do edifício.

    “É uma satisfação para a Schindler poder contribuir para a criação de espaços de trabalho e convivência inovadores em Lisboa. Acreditamos que, ao sermos parte integrante do EXEO Office Campus, estamos a elevar ainda mais o padrão de excelência em mobilidade nos ambientes corporativos da capital portuguesa”, afirma Diogo Paias, director de Operações da Schindler em Portugal.

    A Schindler reafirma, assim, o seu “compromisso” em impulsionar a mobilidade vertical e proporcionar experiências de topo nos complexos de escritórios em Lisboa, contribuindo para o desenvolvimento urbano e qualidade de vida na capital, assim como no resto do país.

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    Adrianno Arantes, COO da Comissão Executiva da CIMPOR

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    Adrianno Arantes reforça Comissão Executiva da CIMPOR como COO

    “A minha prioridade será garantir que continuamos a investir na modernização das nossas operações e na implementação de estratégias que aumentem a eficiência e reduzam os custos”, destaca Adrianno Arantes

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    tagsCimpor

    A CIMPOR reforçou a sua Comissão Executiva com a entrada de Adrianno Arantes como Chief Operations Officer (COO). Esta nomeação reflecte o compromisso da CIMPOR em “fortalecer a sua liderança” e promover uma “cultura de excelência, segurança e inovação” em todas as suas operações.

    Adrianno Arantes, natural do Brasil e com mais de 25 anos de experiência na indústria do cimento, traz consigo uma sólida experiência adquirida em empresas como Holcim e CSN Cimentos, onde desempenhou papéis de liderança ao optimizar o desempenho financeiro e operacional das unidades industriais. É reconhecido pela sua abordagem “inovadora” na criação de novos produtos e na “optimização” de processos.

    “É um privilégio fazer parte da CIMPOR, uma referência histórica na produção de cimento. A minha prioridade será garantir que continuamos a investir na modernização das nossas operações e na implementação de estratégias que aumentem a eficiência e reduzam os custos, sempre com foco na segurança das pessoas e na sustentabilidade e qualidade dos nossos processos e produtos”, destaca o novo Chief Operations Officer da CIMPOR para Portugal.

    Esta nomeação faz parte de uma estratégia mais ampla da CIMPOR para reforçar a sua Comissão Executiva e continuar a crescer de forma sustentável, mantendo o foco na excelência operacional e no desenvolvimento do negócio e da organização.

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    Energias renováveis garantiram 55,1% do consumo de electricidade em Setembro

    Em Setembro, o consumo de electricidade aumentou 2,3% face ao mês homólogo, com as energias renováveis a garantirem 55,1% do consumo de electricidade e as não renováveis 10,2%. Neste mês, o saldo importador foi de 34,7% 

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    Segundo a REN, a produção renovável teve a seguinte repartição: eólica 25,7%, hídrica 11,8%, solar fotovoltaico 11,6% e a biomassa 6%. Comparando com Setembro de 2023, toda a produção renovável aumentou, com destaque para o solar fotovoltaico (+50,6%) e para a eólica (+46,3%). A produção de electricidade através de gás natural teve uma queda de 61,5%.

    No que diz respeito ao gás natural, Setembro ficou marcado por uma forte queda do consumo de gás natural com uma diminuição de 26,7% face ao mês homólogo. Os EUA recuperaram a liderança das importações (a última datava de abril) com uma quota de mercado de 46%, seguindo-se a Rússia (26,7%), Nigéria (21,3%) e Trinidad e Tobago (6%).

    O mercado eléctrico, que corresponde ao gás natural consumido nas centrais de ciclo combinado para a produção de electricidade, representou 18% e os restantes 82% foram destinados ao mercado convencional. O gás natural destinado ao mercado eléctrico diminuiu 67,1% e o destinado ao mercado convencional aumentou 0,9%, quando comparados com o período homólogo.

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    Indústria de mobiliário e decoração reforça presença no Reino Unido

    A partir de 6 de Outubro, e até dia 9, 17 marcas portuguesas de mobiliário e decoração marcam presença da Decorex International 2024, no Reino Unido. A acção integra o plano de internacionalização Inter Wood & Furniture da AIMMP, sendo uma oportunidade para as empresas portuguesas  explorarem novas oportunidades num mercado que já é de peso para as exportações do sector

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    Apesar dos desafios impostos pelo Brexit, Portugal continua a fortalecer a sua presença no mercado britânico, demonstrando a qualidade e inovação da indústria nacional de madeira e mobiliário.

    Segundo nota da Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, AIMMP, “o mobiliário português enfrentou com sucesso os novos desafios das exportações para o Reino Unido, mesmo no actual contexto do Brexit, as empresas portuguesas têm demonstrado uma capacidade notável de adaptação, continuando a registar um aumento das exportações para este importante mercado, com o qual Portugal tem relações comerciais desde há longa data”. Portugal tem mantido a sua posição de destaque como fornecedor de mobiliário e produtos de madeira apresentando um crescimento sustentado das exportações.

    Esta iniciativa é uma oportunidade estratégica para as marcas portuguesas reforçarem a sua presença no mercado britânico, “um dos mais importantes e exigentes a nível global”. A Decorex International decorre entre 6 e 9 de Outubro e é reconhecida como um dos maiores eventos de design de interiores do Reino Unido, atraindo designers, arquitectos e compradores de renome internacional. A comitiva portuguesa, liderada pela AIMMP, estará presente com 17 empresas nacionais – Compincar, Fenabel/Sentta, Formefeitos, Frato, Granorte, Le Brands Group, Mamoa, MBN Group, More Contract, Muranti, NAUU Collectible Art Design, Ronfe, Sofli, Stylish Club, Suffa, Wonatti Luxury Craftsmanship e X8 Solutions Group – “marcas que se destacam pela sua combinação de design inovador, qualidade superior e sustentabilidade, características que têm sido fundamentais para o sucesso de Portugal no mercado internacional de design de interiores”, sustenta a associação.

    “O Brexit trouxe desafios significativos, mas também oportunidades de crescimento e inovação. A presença contínua de Portugal na Decorex International demonstra a resiliência e o talento das nossas empresas. O nosso objectivo é não só manter, mas também fortalecer os laços comerciais com o Reino Unido, promovendo a excelência do design de interiores português”, afirma Vítor Poças, presidente da AIMMP.

    Nos últimos anos, o sector de madeira e mobiliário em Portugal tem registado resultados de exportação impressionantes e apesar das incertezas económicas e comerciais associadas ao Brexit, as exportações para o Reino Unido continuaram a crescer, evidenciando a resiliência do sector. A participação na Decorex International 2024, que integra o plano de internacionalização Inter Wood & Furniture da AIMMP, será mais uma oportunidade para as empresas portuguesas consolidarem estas conquistas e explorarem novas oportunidades num mercado em evolução e de grande desenvolvimento.

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    Sandra Fernandes, head of Marketing & Communication

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    MALEO reforça equipa com nova head of Marketing & Communication

    Esta nova contratação visa fortalecer a estratégia da marca, de forma a “consolidar a presença no mercado, promover um relacionamento mais próximo com os clientes e parceiros e aumentar a visibilidade da marca em sectores estratégicos”

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    A Maleo, referência nacional em soluções full-serviced offices, anuncia a integração de um novo reforço na equipa de liderança, Sandra Fernandes, que assume o cargo de head of Marketing & Communication.

    Esta nova contratação visa fortalecer a estratégia de Marketing e Comunicação da marca, de forma a “consolidar a presença no mercado, promover um relacionamento mais próximo com os clientes e parceiros e aumentar a visibilidade da marca em sectores estratégicos”.

    Sandra Fernandes é licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa, e pós-graduada em Marketing Management pelo ISEG e Marketing Digital pelo IPAM, combinando uma formação sólida nas áreas de comunicação e marketing, com competências estratégicas e digitais.

    Com mais de 25 anos de experiência em Marketing e Comunicação, Sandra Fernandes iniciou a sua carreira na AIP|FIL e, ao longo da sua trajetória profissional, passou por empresas como a BMC Software, Schneider Electric, PHC Software, Dom Pedro Hotels e, mais recentemente, na homeIT, antes de assumir o novo desafio na Maleo.

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