Grupel fecha ano com aumento de 40% no seu volume global de negócios
A empresa portuguesa que produz e comercializa geradores eléctricos e torres de iluminação portáteis regista em 2022 um aumento de 40% no volume de encomendas. O investimento na modernização da unidade produtiva, na optimização dos processos e na resposta às exigências do mercado internacional foram o motor do crescimento

CONSTRUIR
Aberto concurso para a maior barragem de regadio de Vila Flor
Technal lança sistema com alumínio 100% reciclado
Portugal Sotheby’s Realty realiza ‘Talent Day’ na Madeira
Município de Famalicão lança Oferta Pública para aquisição de 149 imóveis por 10,5M€
Requalificação urbana do Bairro dos Pescadores concluída
91 M€ para recuperar infraestruturas e equipamentos municipais afectados pelas cheias
A Mapei confirma a sua aposta na 10ª edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa
Let’s Talk: “Pode o Espaço tornar a Construção mais inteligente?”
Escritórios: Arranque lento em Lisboa contrasta com dinamismo no Porto
Câmara de Aveiro: venda de terrenos em hasta público rende mais de 2M€
O investimento que a Grupel tem vindo a fazer nos últimos anos na modernização da sua unidade produtiva (uma das maiores unidades produtivas de geradores de energia do país) com tecnologia de última geração e na integração de todos os sistemas – desde o chão de fábrica, à engenharia ou à logística – permitem uma melhor interligação de todos os departamentos, em todas as fases, desde o processo de produção, à comercialização e logística. Uma aposta que deu à empresa capacidade de responder à crescente demanda do mercado.
2022 ficou ainda marcado pela parceria com o Kaizen Institute, com o início de um trabalho de melhoria dos fluxos internos de trabalho e pelo acordo com a multinacional Cummins Inc, líder mundial no sector da geração de energia, para o desenvolvimento e fabrico de toda a gama de grupos geradores até 700kVA da Cummins, destinados a servir o mercado europeu.
Ao longo de 2022, a Grupel retomou as visitas a clientes e a presença em feiras e eventos ligados ao sector, fulcrais para reforçar laços de proximidade com a sua rede de distribuidores e clientes a nível mundial. A equipa comercial visitou parceiros em diversos países da Europa, América Latina, Médio Oriente, África e Austrália. A empresa portuguesa participou, ainda, em eventos como o Africa Energy Forum, onde pôde angariar novos contactos em mercados onde a Grupel tem já uma larga história e espera fazer crescer a sua presença, e a Bauma, uma aposta estratégica, com o objectivo de consolidar a notoriedade da marca nos mercados europeus. “É fundamental garantir que a rede de distribuição está capacitada do know-how técnico para assegurar a instalação, manutenção e reparação dos equipamentos. Por esse motivo, a equipa técnica da empresa visitou parceiros e clientes, em diversos pontos do mundo, como a América Latina e a Região Báltica, para acompanhamento de projectos, e também para promoção de formação técnica”, justifica a empresa em comunicado.
No que diz respeito a projectos especiais, a empresa destaca alguns de apoio a centrais eléctricas, como Marlim Azul (no Brasil) e Termocandelaria (na Colômbia), na área do Turismo como o fornecimento de cinco geradores para o WOW – World of Wine, em Portugal, ou destinados a fins militares, como os 30 geradores adaptados a veículos militares que fornecemos para a Star Defence (Espanha) ou a instalação de 72 geradores para modernização das subestações eléctricas a nível nacional para a Red Eléctrica de España. A empresa destaca ainda o fornecimento de geradores de grandes potências para apoio a data centres.
No caminho para um futuro mais sustentável, a Grupel lançou, em 2022, uma gama de geradores com motores STAGE V, com emissões reduzidas, em conformidade com as normas europeias para máquinas móveis não rodoviárias, por forma a reduzir as emissões dos geradores e torres de iluminação da marca. Ao mesmo tempo, reformulou a sua gama Rental, especialmente concebida para empresas dedicadas ao mercado do aluguer deste tipo de equipamentos.
2022 foi, por tudo isto, ”um ano de desenvolvimento, mudança e investimento na optimização de processos e operações, que culminou num crescimento de cerca de 40% no volume de encomendas, reforçando a posição da Grupel como uma marca de referência mundial no segmento dos geradores eléctricos”, destaca a empresa portuguesa.