Concurso de modernização de novo troço da Linha do Oeste lançado no 1º trimestre
Infraestruturas de Portugal prevê lançar concurso público no âmbito dos trabalhos de prolongamento e modernização da Linha do Oeste até ao Louriçal durante o primeiro trimestre de 2023

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As obras de modernização da linha ferroviária do Oeste foram retomadas entre as estações de Meleças (Sintra) e Torres Vedras, no distrito de Lisboa, após uma paragem de mais de meio ano. As obras estiveram paradas mais de meio ano “por manifestas dificuldades técnicas e financeiras do consórcio a quem foi adjudicada inicialmente a empreitada”, referiu o portal Notícias ao Minuto.
Por esse motivo, foi realizada uma “cessão contratual entre o consórcio inicial e um novo consórcio”, uma “solução complexa em termos jurídicos” e que originou “processos em tribunal”, admitiu a IP.”A salvaguarda do interesse público conduziu a uma morosidade superior ao esperado neste processo”, adiantou a empresa, segundo a qual a obra foi reiniciada em Novembro, depois da “aprovação formal da cessão contratual”.
Ainda na linha do Oeste, a empreitada entre Torres Vedras e Caldas da Rainha está em curso desde Julho, seguindo-se ainda no primeiro trimestre de 2023, o concurso público para prolongamento das obras de modernização da Linha do Oeste até ao Louriçal.
O projecto de modernização da Linha do Oeste (Sintra/Figueira da Foz) está dividido em duas empreitadas, sendo a primeira a de electrificação e modernização do troço entre Mira Sintra-Meleças (Sintra) e Torres Vedras, num investimento de 61,7 milhões de euros.
A segunda consiste na modernização e electrificação do troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, orçada em 40 milhões de euros.