Concurso de modernização de novo troço da Linha do Oeste lançado no 1º trimestre
Infraestruturas de Portugal prevê lançar concurso público no âmbito dos trabalhos de prolongamento e modernização da Linha do Oeste até ao Louriçal durante o primeiro trimestre de 2023

CONSTRUIR
I Prémio Interfer Universidades
Prospectiva supervisiona construção de circuito hidráulico no Baixo Mondego
Fundação José Relvas recebe CER da Cleanwatts
Investimento da Besix RED em Portugal duplica com novo projecto
LG ‘acelera’ no negócio de carregadores para veiculos eléctricos
Mota-Engil assina contratos de 890 M€ na América Latina
CBRE comercializa terreno industrial no Carregado
Saxun lança novo sistema de iluminação LED para pérgulas bioclimáticas
Grupo Velux anuncia parceria com ArcelorMittal
Cushman & Wakefield assume gestão do portefólio MEAG em Portugal
As obras de modernização da linha ferroviária do Oeste foram retomadas entre as estações de Meleças (Sintra) e Torres Vedras, no distrito de Lisboa, após uma paragem de mais de meio ano. As obras estiveram paradas mais de meio ano “por manifestas dificuldades técnicas e financeiras do consórcio a quem foi adjudicada inicialmente a empreitada”, referiu o portal Notícias ao Minuto.
Por esse motivo, foi realizada uma “cessão contratual entre o consórcio inicial e um novo consórcio”, uma “solução complexa em termos jurídicos” e que originou “processos em tribunal”, admitiu a IP.”A salvaguarda do interesse público conduziu a uma morosidade superior ao esperado neste processo”, adiantou a empresa, segundo a qual a obra foi reiniciada em Novembro, depois da “aprovação formal da cessão contratual”.
Ainda na linha do Oeste, a empreitada entre Torres Vedras e Caldas da Rainha está em curso desde Julho, seguindo-se ainda no primeiro trimestre de 2023, o concurso público para prolongamento das obras de modernização da Linha do Oeste até ao Louriçal.
O projecto de modernização da Linha do Oeste (Sintra/Figueira da Foz) está dividido em duas empreitadas, sendo a primeira a de electrificação e modernização do troço entre Mira Sintra-Meleças (Sintra) e Torres Vedras, num investimento de 61,7 milhões de euros.
A segunda consiste na modernização e electrificação do troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, orçada em 40 milhões de euros.