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    Economia circular e redes sociais no sector da construção e dos materiais em análise pela AICEP

    A AICEP acaba de publicar um relatório sobre o impacto da economia circular e outro dedicado ao social media no sector dos materiais de construção, duas tendências que, segundo a agência, o sector não pode ignorar

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    O sector dos materiais de construção é um dos que mais exige a adopção de práticas sustentáveis como a limitação de resíduos ou a reutilização de materiais, no quadro de uma abordagem baseada na economia circular. As redes sociais são também uma ferramenta importante para o desenvolvimento de negócios neste sector. Argumentos que levaram a AICEP a debruçar-se sobre os temas. As análises, Economia Circular nos Materiais de Construção e Optimização dos Social Media nos Materiais de Construção, estão agora disponíveis na plataforma online da AICEP.

    Ambos os trabalhos integram o projecto Tendências em Gestão e Marketing Internacional cujo objectivo é identificar as principais tendências internacionais que podem tornar as empresas exportadoras mais competitivas.

    É abordado o conceito da economia circular e a forma como tem sido aplicado no sector da construção na Europa. A reutilização, reparação ou reciclagem permitem aumentar o ciclo de vida dos materiais de construção e, para além disso, os cidadãos e as empresas estão hoje dispostos a pagar mais pela aquisição de bens duráveis.

    A aposta na economia circular é simultaneamente uma necessidade e uma oportunidade para as empresas de construção, atendendo a que o sector é responsável por cerca de um terço dos resíduos produzidos na União Europeia. A transição para uma estratégia de economia circular não é rápida nem fácil e tem impacto nas várias fases da construção, do design dos edifícios à reciclagem dos materiais em fim de vida, passando pela construção eficiente e a extensão de vida útil do edifício.

    Quanto à optimização do recurso aos social media pelas empresas de materiais de construção, é abordada a forma como as redes sociais podem promover o negócio B2B, a importância de escolher cuidadosamente aquelas em que se está presente e de definir uma estratégia específica em cada caso.

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    In the System Control Room IT Specialist and Project Engineer Have Discussion while Holding Laptop, they’re surrounded by Multiple Monitors with Graphics. They Work in a Data Center on Data Mining, AI and Neural Networking.

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    SE lança primeiro guia sobre os desafios da Inteligência Artificial nos Data Centers

    Intitulado “The IA Disruption: Challenges and Guidance for Data Center Design”, o documento actua como um “modelo abrangente para organizações”, com uma visão prospectiva de tecnologias emergentes para suportar clusters de IA de alta densidade no futuro

    Prevê-se que as cargas de trabalho de IA aumentem a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR, na sua sigla em inglês) de 26-36% até 2028, levando a uma maior procura de energia nos Data Centers novos e existentes. Dar resposta a esta procura de energia estimada envolve várias considerações importantes.

    Neste sentido, a Schneider Electric lançou o primeiro guia da indústria para abordar os novos desafios de design de infraestrutura física de Data Centers. O documento pretende apoiar a mudança em cargas de trabalho orientadas por Inteligência Artificial (IA), definindo o padrão de excelência para o design de Data Centers otimizado para IA.

    Intitulado “The IA Disruption: Challenges and Guidance for Data Center Design”, o documento actua como um “modelo abrangente para organizações” que procuram tirar partido de todo o potencial da IA nos seus Data Centers, incluindo uma visão prospectiva de tecnologias emergentes para suportar clusters de IA de alta densidade no futuro.

    O novo guia da Schneider Electric explora as intersecções críticas da IA e da infraestrutura dos Data Centers, nomeadamente, os quatro principais atributos e tendências de IA que sustentam os desafios de infraestrutura física – energia, refrigeração, racks e gestão de software, recomendações para avaliar e suportar as densidades extremas de energia da rack de servidores de formação de IA, orientações para conseguir uma transição bem-sucedida da refrigeração a ar para a refrigeração líquida, especificações de rack propostas para acomodar melhor os servidores de IA que exigem alta potência, tubos e colectores de refrigeração e um grande número de cabos de rede, orientações sobre a utilização de software de Gestão de Infraestrutura de Data Center (DCIM), sistema de gestão de energia elétrica (EPMS) e sistema de gestão de edifícios (BMS) para criar gémeos digitais do Data Center, das operações e da gestão de activos e perspectivas futuras sobre tecnologias emergentes e abordagens de design para ajudar a abordar a evolução da IA.

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    Vicaima equipa Centro de Paralisia Cerebral de Ponta Delgada

    O novo espaço, dedicado aos cuidados de saúde e reabilitação de pessoas com paralisia cerebral, conta com as soluções Portaro  para as portas de interior, e DeKordor, para os revestimentos

    Localizado em Ponta Delgada, nos Açores, o novo espaço, dedicado aos cuidados de saúde e reabilitação de pessoas com paralisia cerebra,l conta com as soluções Portaro  para as portas de interior e DeKordor, para os revestimentos.

    A Portaro, uma solução que combina porta, aro e acessórios numa peça única, o que vai ao encontro das perfomance e necessidade de adaptabilidade exigidas para o local, como permite reforçar a segurança do mesmo.

    As soluções Portaro EI30 AC32dB e Portaro EI30 AC39dB Inverse garantem uma adequada resposta a duas condições essenciais para o normal funcionamento desta unidade de saúde, a proteção corta-fogo e o isolamento acústico. O Portaro FD60 Vaivém também aqui instalado é outra das opções que garantem uma elevada protecção contra incêndios facilitando, igualmente a circulação entre espaços.

    O edifício contam ainda, com o Portaro Inverse, através do qual é possível incorporar uma porta faceada pela guarnição ou painéis, criando uma superfície retilínea e contínua.

    Sendo essencial a conformidade com os hábitos diários de utilização dos múltiplos serviços do Centro por parte de utentes e profissionais de saúde, foi ainda escolhido o Portaro de Correr Interior, um modelo que contribui para uma maior amplitude e optimização dos espaços.

    A escolha do revestimento recaiu no Cinza Ash, da gama Dekordor HD Colours, que preenche cada recanto das salas, corredores e zonas comuns. A sua “elevada durabilidade”, a “resistência” aos riscos e a “fácil manutenção” como algumas das principais funcionalidades, especialmente relevantes num espaço com múltiplas valências dedicadas ao uso quotidiano e intensivo de utentes.

    É de destacar, ainda, que toda a concepção do edifício envolveu a procura por “um ambiente que transmitisse tranquilidade e fomentasse a sensação de amplitude em cada zona”.

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    Cleanwatts e antigos estaleiros navais do Mondego vão criar CER

    A Cleanwatts vai criar uma CER com a Atlanticeagle Shipbuilding e apoiar mais de 700 famílias. As centrais fotovoltaicas, de 1035 kW, serão distribuídas por vários edifícios dos antigos Estaleiros Navais do Mondego

    A Cleanwatts vai criar uma Comunidade de Energia Renovável (CER) com a Atlanticeagle Shipbuilding (AES), antigos Estaleiros Navais do Mondego, na Figueira da Foz, que tem como objectivo “a sustentabilidade, a redução do impacto ambiental e de custos relacionados com a energia dos estaleiros e, também, o apoio social, de combate à pobreza energética e às famílias da região”.

    Esta CER terá as suas centrais fotovoltaicas, de 1035 kW, distribuídas por vários edifícios dos antigos Estaleiros Navais do Mondego, actual Estaleiro Naval da AES, situado na margem sul do rio Mondego. O investimento será assegurado em termos de equipamentos e instalação pela Cleanwatts, sendo que a AES cederá o espaço e as infraestruturas necessárias para a instalação.

    “Vamos instalar uma central fotovoltaica de 1035 kW, que será integrada numa Comunidade de Energia Renovável”, explica José Basílio Simões, fundador e presidente da Cleanwatts, acrescentando que, “para além de alimentar os estaleiros com energia verde, a custo reduzido, vamos produzir energia suficiente para possibilitar que a Comunidade apoie institucionalmente famílias carenciadas da região, em situação de pobreza energética”.
    Para além da redução de custos, através deste projecto, os Estaleiros passarão a ter capacidade de produzir/autoconsumir o equivalente a 57% do seu consumo eléctrico, durante o dia, e tornar-se-ão climate positive, gerando mais 80% de energia verde do que a totalidade do seu consumo e evitando 367 toneladas equivalente de CO2.

    “A vertente social e de combate à pobreza energética é uma das principais vertentes das Comunidades de Energia Renovável da Cleanwatts, que muito acarinhamos e temos tentado desenvolver, e quando o cliente é uma instituição com um papel tão importante na sua comunidade local, com ligações tão profundas e antigas à comunidade, este aspecto torna-se ainda mais relevante”, frisa José Basílio Simões, avançando com alguns números: “Através deste projecto, o Estaleiro Naval da Atlanticeagle Shipbuilding vai conseguir apoiar 708 famílias, com uma tarifa social comunitária em média 30% inferior às actuais tarifas de mercado”.

    “Estamos muito felizes por ver que a Cleanwatts merece a confiança deste estaleiro emblemático na região e no país. Este projecto resulta do trabalho que temos feito e dos resultados que temos apresentado, tanto nas nossas parcerias com grandes empresas, como também na vertente social, no combate à pobreza energética e na luta pela diminuição do impacto ambiental”, frisa o responsável, rematando: “É um orgulho poder contar com a parceria dos estaleiros no desenvolvimento da nossa missão”.

    Apesar de o projecto estar ainda a nascer, já há planos para o futuro próximo: “A Comunidade Energética do Estaleiro Naval da Atlanticeagle Shipbuilding irá arrancar com a instalação dos painéis nos telhados dos Estaleiros (produtor-âncora), após o que a Cleanwatts angariará consumidores nesta região, de preferência com afinidades sociais e perfis de consumo complementares ao do produtor-âncora”, explica José Basílio Simões. “A Comunidade poderá, posteriormente, crescer com a adesão de novos membros produtores, que tenham telhados ou terrenos com capacidade para expandir a potência fotovoltaica instalada”, conclui o responsável.

    Bruno Costa, gerente da Atlanticeagle, garante que este projecto é muito importante para os estaleiros pelas “vantagens para a comunidade, para o ambiente e a sustentabilidade ecológica. É um facto que quando damos à sociedade recebemos sempre esse retorno, seja de que forma for, e este é o projecto certo para iniciar essa contribuição que é também uma obrigação”, afirma.

    “Está nos nossos genes e missão apoiar a sociedade e a comunidade que nos rodeia, em particular os mais carenciados, e contribuir para a sustentabilidade energética, cada vez mais relevante para o futuro das próximas gerações”, frisa também Duarte Sousa, gerente da Atlanticeagle, acrescentando que espera “conseguir apoiar o maior número de pessoas possível e contribuir para a melhoria de vida das famílias carenciadas da região, para a descarbonização e a eficiência energética”.

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    ACL levou Slimcrete ao espaço e o resultado será divulgado na Architect @ Work

    A Cimenteira do Louro testou o seu mais recente produto Slimcrete no espaço e os resultados serão apresentados na feira de arquitectura e design Architect @ Work, que decorre entre os dias 22 e 23 deste mês, em Lisboa 

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    O revestimento ultrafino Slimcrete, produzido à base de betão pela A Cimenteira do Louro, ACL, estará em destaque na feira de arquitectura e design Architect @ Work, que terá lugar entre os dias 22 e 23 de Novembro, no Centro de Congressos da FIL, em Lisboa.

    A empresa de materiais de construção de Vila Nova de Famalicão promete surpreender o público que visitará o evento que este ano se realiza pela primeira vez em Portugal, após um histórico de edições em diversos países europeus, exibindo um vídeo que irá mostrar dados sobre a reacção do revestimento Slimcrete verificados durante uma viagem recentemente realizada ao espaço, a partir de Inglaterra.

    “Vamos revelar os resultados do teste final do revestimento Slimcrete, um produto revolucionário na indústria da construção em Portugal, tendo múltiplas aplicações”, afirma César Costa, director comercial de A Cimenteira do Louro.

    Na feira de arquitectura e design Architect @ Work, em que A Cimenteira do Louro já participou diversas vezes noutros países, os expositores e os seus produtos são submetidos a uma avaliação rigorosa por parte de um painel de arquitectos, garantindo, assim, que as soluções e os produtos apresentados são inovadores para o sector da construção.

    “A feira Architect @ Work realça a inovação, mas também sublinha a importância da sustentabilidade na arquitectura e na construção. Acreditamos que a arquitectura do futuro deve ser inovadora e ecologicamente responsável. E estamos orgulhosos de contribuir para essa visão com o revestimento Slimcrete”, sublinha César Costa.

    Lançado este ano, o Slimcrete é um revestimento de betão ultrafino, leve, flexível e que, segundo a empresa, promete revolucionar o processo de construção de todo o tipo de edifícios. A Cimenteira do Louro desenvolveu testes à sua resistência lançando no espaço uma superfície do revestimento, num balão de látex natural movido a hidrogénio que viajou pela estratosfera até uma altitude de cem mil pés, ou seja, cerca de 30 quilómetros acima do solo. Durante a viagem, o revestimento Slimcrete atravessou diferentes temperaturas, desde os 10 e os 20 graus que se registavam próximo do solo britânico até aos 50 graus negativos a 100 mil pés de altitude. Um dos propósitos da iniciativa era verificar a reacção do produto a diferentes temperaturas. É o resultado desta experiência que será mostrado no evento Architect @ Work, no dia 22 de Novembro, às 15h00. O visionamento do vídeo irá mostrar a resistência do revestimento às condições mais adversas do espaço, incluindo a radiação intensa, a alta pressão, a alta altitude, a ausência de atmosfera e as grandes variações de temperatura.

    O Slimcrete é o resultado de quatro anos de investigação, desenvolvimento e testes. Tem apenas três milímetros de espessura e destina-se a revestir paredes e tectos. Ao contrário da rigidez do betão tradicional, o revestimento Slimcrete é flexível, leve e amigo do ambiente, estando disponível em 10 cores. Molda-se a qualquer superfície, sem necessidade de recurso a acabamentos finos. Pode revestir superfícies curvas, côncavas e convexas.

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    Grupo Gresmanc participa na feira Piscina Wellness Barcelona 2023

    “Participamos na edição de 2023 com um stand alinhado com a nossa renovada imagem de marca, com 72 metros quadrados (m2), repleto de soluções construtivas em grés extrudido, concebidas especificamente para piscinas públicas e privadas”, indica a empresa

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    O Grupo Gresmanc volta a marcar presença num dos mais importantes eventos do sector das piscinas em Espanha, o Piscina Wellness 2023, que reúne fabricantes, construtores, prescritores, entre os dias 27 e 30 de Novembro, em Barcelona.

    Nos últimos anos, o sector das piscinas cresceu e evoluiu muito, da mesma forma que a Gresmanc ampliou a sua oferta de soluções de revestimento e coroamento, contando actualmente com uma das mais vastas gamas de cerâmica para piscinas.

    “Participamos na edição de 2023 com um stand alinhado com a nossa renovada imagem de marca, com 72 metros quadrados (m2), repleto de soluções construtivas em grés extrudido, concebidas especificamente para piscinas públicas e privadas”, indica a empresa.

    Situado no Hall 1, o stand contará com duas piscinas em pleno funcionamento, uma skimmer e outra transbordante, totalmente revestidas a cerâmica com peças que “resolvem os desafios construtivos que cada tipo de piscina acarreta”.

    Além disso, estarão representadas diferentes soluções voltadas para a área da renovação e reabilitação de piscinas, bem como aquelas criadas especificamente para piscinas técnicas ou de competição.

    Designers e paisagistas também poderão encontrar inspiração na colecção de designs cerâmicos que distinguem a “singularidade e a beleza” de elementos como a pedra natural, a madeira ou o cimento. Nesta ocasião, será apresentada a nova série Urban, com design e acabamentos com efeito de betão polido em dois tons de cinza Nice e Oslo.

    “Como sempre, a aposta na inovação técnica e estética e o poder que a extrusão nos dá para criar soluções cerâmicas extraordinárias serão os factores distintivos do nosso espaço”, realça o Grupo.

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    Otovo garante financiamento de 40M€

    O marketplace europeu de instalações solares e baterias para o mercado residencial, acaba de concluir com sucesso um aumento de capital de 450 milhões de coroas norueguesas, cerca de 40 milhões de euros

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    tagsOtovo

    A ronda de investimento foi liderada pelas empresas escandinavas Å Energi (norueguesa), Axel Johnson Group (sueca) e Nysnø (Fundo de Investimento Climático do Governo norueguês). Este financiamento permite à Otovo ter as condições necessárias para se tornar na maior referência europeia em termos de mercado solar residencial.

    “Esta ronda de investimento vem reforçar não só as ambições da Otovo como também confirma todo o potencial que os diferentes mercados europeus nos reconhecem. Após termos excedido todas as expectativas no primeiro ano em Portugal, este reforço dá-nos ainda mais confiança para continuarmos a crescer alicerçados numa estrutura financeira cada vez mais sólida”, refere Manuel Pina, director geral da Otovo em Portugal.

    O aumento de capital foi integralmente assegurado pelos accionistas actuais. Os principais investidores, anteriormente detentores de 44% das ações da Otovo, nomeadamente o Axel Johnson Group (através da sua subsidiária AxSol), que recebeu acções por 104 milhões de coroas norueguesas; o fundo estatal para o clima Nysnø, que obteve acções por 29,4 milhões coroas; e a Obos que recebeu acções por 5 milhões de coroas. Já a Å Energi (a maior empresa de nórdica de utilities – criada através de uma fusão em 2022) forneceu mais de metade das emissões e recebeu ações por 268 milhões de coroas.

    “Este aumento de capital permite à Otovo perseguir de forma mais agressiva as oportunidades geradas por um mercado em que os custos de adesão à energia solar nunca estiveram tão baixos, enquanto os preços da energia tradicional estão a subir e os consumidores procuram formas de cortar as suas despesas”, explica Andreas Thorsheim, CEO da Otovo a nível global. O mesmo responsável acrescenta que “graças ao apoio e à confiança contínua dos nossos accionistas, a Otovo tem uma estrutura financeira sólida que nos permite trabalhar no aumento do volume de vendas, em medidas prudentes de redução de custos e na monetização do portefólio de subscrições para colocar a empresa no caminho da rentabilidade”.

    Ao mesmo tempo, a Otovo decidiu realizar uma emissão de reparação de até 17,4 milhões de acções ao mesmo preço e anunciou que irá realizar uma reestruturação do plano de opção por acções para colaboradores-chave.

    A Otovo assegurou 1.100 milhões de coroas (cerca de 100 milhões de euros) em dívida e 700 milhões de coroas (cerca de 60 milhões de euros) em acções em duas emissões durante o ano de 2023.

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    IKEA chega ao centro de Lisboa

    Primeiro Estúdio de Planificação e Encomenda em Lisboa e fora de um centro comercial, conta com 156 m2 e é parte de um investimento anual de 1,5 M€ neste tipo de formato

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    A IKEA inaugurou o seu primeiro Estúdio de Planificação e Encomenda em Lisboa e com a particularidade de ser fora de um centro comercial. Em plena Avenida da República, o novo espaço conta com 156 metros quadrados (m2) de área útil e é parte de um investimento anual de 1,5 milhões de euros neste tipo de formato.

    “Os Estúdios de Planificação são actualmente a principal ferramenta de expansão da IKEA em Portugal e acreditamos muito neste formato. Traz proximidade, conveniência e personalização de atendimento. Sabemos que viver em espaços pequenos é um desafio crescente para a maioria das pessoas, especialmente nos centros urbanos. Paralelamente, a necessidade de soluções acessíveis, funcionais e de qualidade é também crescente, o que torna a oferta IKEA e o nosso conhecimento sobre a vida em casa ainda mais relevantes”, explica Erin Jie Shi, directora comercial da IKEA Portugal.

    Depois das aberturas em Almada, Cascais, Coimbra, Lagos, Leiria, Seixal, Setúbal, Sintra e Vila Nova de Gaia, a inauguração de um Estúdio de Planificação e Encomenda em Lisboa vem reforçar o compromisso da IKEA em se tornar mais próxima e mais conveniente a um número cada vez maior de pessoas.

    Com foco especial em cozinhas e roupeiros, o cliente tem a possibilidade de planificar a sua casa e encomendar todos os produtos da gama IKEA. Este processo é depois complementado pelos serviços de Click and Collect, transporte, entrega e/ou montagens pelos quais os clientes podem optar, conforme as suas preferências e necessidades.

    Esta abertura é acompanhada por um investimento na estratégia de acessibilidade de serviços da marca de origens suecas, que passa a disponibilizar o serviço de recolha móvel na freguesia das Avenidas Novas.

    Neste momento, a IKEA tem um total de 10 Estúdios de Planificação e Encomenda em Portugal, estando previsto, até ao final do ano, a abertura do primeiro espaço na Madeira.

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    OLI apresenta louças sanitárias cerâmicas que reduzem o consumo de água

    A OLI acaba de adicionar sanitas e bidés à sua gama de produtos. A marca apresenta três colecções, Lake, River e Lagoon, que desafiam a geometria, com linhas rectas ou curvas, e garantem, simultaneamente uma maior eficiência hídrica

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    A produzir há mais de 40 anos sistemas de instalação sanitária, nomeadamente autoclismos, a OLI dá um passo importante para a integração de soluções no espaço de banho, ao adicionar sanitas e bidés à sua gama de produtos.

    A marca apresenta três colecções, Lake, River e Lagoon, que desafiam a geometria, com linhas retas ou curvas, e garantem uma maior eficiência hídrica. Com excelentes performances de poupança de água, a OLI dispõe agora do conjunto para o espaço de banho – sanita e autoclismo – que assegura um consumo de 4 litros de água na descarga completa e 2 litros na meia descarga do autoclismo.

    Como interface para a acção da descarga do autoclismo, está disponível uma diversidade de placas de comando, conjugando funcionalidade e estética no espaço de banho.
    Com este lançamento, a OLI consolida o seu posicionamento de marca de referência em soluções de banho eficientes e seguras, com uma ampla oferta de produtos: autoclismos interiores e exteriores, placas de comando, torneiras misturadoras e bases de duche.

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    Cleanwatts e Otovo juntas em parceria

    A parceria foi pensada para responder à necessidade de clientes domésticos que querem consumir energia de uma fonte renovável, não havendo, ainda, uma CER na sua zona, assim como clientes que já têm uma CER e pretendem agregar-se como prosumers (produtores e consumidores)

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    Com o objectivo de desenvolver Comunidades de Energia Renovável (CER) com clientes residenciais, potenciando a redução de custos, a transição energética e o combate à pobreza energética a Cleanwatts e a Otovo acabam de estabelecer uma parceria.

    A parceria foi pensada especificamente para responder à necessidade de clientes domésticos que querem consumir energia de uma fonte renovável, não havendo, ainda, uma CER na sua zona, assim como clientes que já têm uma CER na sua zona de residência e pretendem agregar-se como prosumers (produtores e consumidores).

    Desta forma, os clientes passam a contar com o apoio da Otovo para instalarem o seu sistema de painéis fotovoltaicos e venderem o excedente de energia produzida à Comunidade de Energia da Cleanwatts.

    “Satisfeito” com a nova parceria, Vasco Lobo, chief commercial officer (CCO) da Cleanwatts, acredita que esta ajudará a Cleanwatts “não apenas a continuar a crescer exponencialmente, solidificando também a sua presença no mercado nacional, mas também a expandir as comunidades já existentes com clientes Otovo (que se tornarão prosumers em CER da Cleanwatts) e a polinizar o software da Cleanwatts e outras soluções, acelerando a transição energética”.

    “Tenho a certeza de que, com a Otovo, uma empresa de referência internacional, vamos estabelecer uma parceria sólida B2B2C, explorar novas oportunidades de negócio, referenciando clientes mutuamente e crescer, em conjunto, noutras geografias”, frisa o responsável, acrescentando que “sendo a Cleanwatts e a Otovo empresas complementares, em termos de modelo de negócio e expertise, trabalhando juntos tornamo-nos mais fortes”.

    Também Manuel Pina, director geral da Otovo em Portugal, destaca os pontos comuns entre ambas as marcas: “Tal como a Cleanwatts, também a Otovo procura acelerar e democratizar a transição energética das famílias portuguesas.

    Para cumprir este objectivo, é fundamental garantir uma poupança efectiva que leve cada vez mais pessoas a optarem pela energia fotovoltaica. E julgo que esta parceria é uma mais-valia exatamente porque optimiza esta poupança para um número maior de consumidores”, considera Manuel Pina.

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    Eurofred apresenta bomba de calor Coral SWD da Daitsu

    A Coral SWD foi especificamente concebida para projectos de circuitos de águas residenciais e públicas, desde casas com piscinas domésticas a hotéis e centros de cuidados pessoais, como ginásios e spas

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    A empresa multinacional especializada em soluções integrais de climatização doméstica, comercial e industrial, aerotérmica e qualidade do ar interior Eurofred apresenta a nova bomba de calor com aquecimento e arrefecimento da Daitsu a pensar no controlo do consumo energético de piscinas aquecidas.

    Neste sentido, a série Coral SWD foi especificamente concebida para projectos de circuitos de águas residenciais e públicas, desde casas com piscinas domésticas a hotéis e centros de cuidados pessoais, como ginásios e spas.

    No que diz respeito à sua tecnologia, a bomba de calor Coral SWD da Daitsu capta a energia presente no ar e transfere-a para a água, facilitando a poupança de energia. No caso das piscinas públicas, permite-lhes prolongar a época de utilização das piscinas ao longo do ano, o que se traduz numa melhor experiência para o cliente, numa maior diferenciação e rentabilidade.

    Através de uma eficiência de mais de 500%, possível graças à utilização de fluido frigorígeno R32, ao motor do ventilador DC Inverter e a funcionalidades como o Smart Defrost, que mantém um desempenho ótimo e ajuda a prolongar a sua vida útil, a Coral SWD garante poupança,

    Disponível em oito modelos para cobrir uma vasta gama de potências, este equipamento Daitsu oferece uma integração fácil e o máximo conforto em piscinas de 18 a 170 metros cúbicos. Destaca-se, também, pela sua adaptabilidade, pois é fácil de instalar e de manter. O seu design permite a ligação ao sistema de tratamento de água da piscina e dispõe de um permutador de titânio óptimo para ambientes salinos e de uma função de Teste que verifica o funcionamento do equipamento para identificar eventuais incidentes.

    Para um funcionamento mais confortável, a bomba de calor com aquecimento e arrefecimento para piscinas, Daitsu tem configurações personalizadas, nomeadamente, a programação horária de 24 horas, comunicação Modbus RTU para monitorizar o equipamento central ou remotamente e, opcionalmente, controlo Wifi para o configurar facilmente a partir de qualquer dispositivo móvel através da aplicação Inverter Temp.

    A Eurofred distribui equipamentos para diferentes sectores, desde ar condicionado, aquecimento domésticos, comerciais a industriais, exclusivamente das marcas Fujitsu, General, Daitsu e Clint.

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