Economia circular e redes sociais no sector da construção e dos materiais em análise pela AICEP
A AICEP acaba de publicar um relatório sobre o impacto da economia circular e outro dedicado ao social media no sector dos materiais de construção, duas tendências que, segundo a agência, o sector não pode ignorar

CONSTRUIR
Projecto do Corredor do Lobito avança com acordo da Mota-Engil África e Afreximbank
Vendas de habitação na ARU de Lisboa caíram no 1º semestre
SE lança primeiro guia sobre os desafios da Inteligência Artificial nos Data Centers
Grupo Ageas Portugal adquire residência de estudantes Granjo no Porto
“A beleza é a razão de ser da arquitectura e o primeiro serviço a prestar pelo arquitecto”
Vicaima equipa Centro de Paralisia Cerebral de Ponta Delgada
MAAT recebe inventário gráfico e audiovisual de barragens em Portugal
Cleanwatts e antigos estaleiros navais do Mondego vão criar CER
Corticeira Amorim lança Navicork
Normal expande cadeia de lojas
O sector dos materiais de construção é um dos que mais exige a adopção de práticas sustentáveis como a limitação de resíduos ou a reutilização de materiais, no quadro de uma abordagem baseada na economia circular. As redes sociais são também uma ferramenta importante para o desenvolvimento de negócios neste sector. Argumentos que levaram a AICEP a debruçar-se sobre os temas. As análises, Economia Circular nos Materiais de Construção e Optimização dos Social Media nos Materiais de Construção, estão agora disponíveis na plataforma online da AICEP.
Ambos os trabalhos integram o projecto Tendências em Gestão e Marketing Internacional cujo objectivo é identificar as principais tendências internacionais que podem tornar as empresas exportadoras mais competitivas.
É abordado o conceito da economia circular e a forma como tem sido aplicado no sector da construção na Europa. A reutilização, reparação ou reciclagem permitem aumentar o ciclo de vida dos materiais de construção e, para além disso, os cidadãos e as empresas estão hoje dispostos a pagar mais pela aquisição de bens duráveis.
A aposta na economia circular é simultaneamente uma necessidade e uma oportunidade para as empresas de construção, atendendo a que o sector é responsável por cerca de um terço dos resíduos produzidos na União Europeia. A transição para uma estratégia de economia circular não é rápida nem fácil e tem impacto nas várias fases da construção, do design dos edifícios à reciclagem dos materiais em fim de vida, passando pela construção eficiente e a extensão de vida útil do edifício.
Quanto à optimização do recurso aos social media pelas empresas de materiais de construção, é abordada a forma como as redes sociais podem promover o negócio B2B, a importância de escolher cuidadosamente aquelas em que se está presente e de definir uma estratégia específica em cada caso.