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CMM leva Portugal Steel à EXPOFERR 2023 em Espanha

A CMM marca presença na Feira Profissional de Acessórios e Ferramenta industrial, Protecção Laboral e Maquinaria, que terá lugar em Silleda, Espanha. Uma presença que pretende alavancar a presença e as exportações das empresas nacionais do sector para o mercado vizinho

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A Associação de Construção Metálica e Mista (CMM) vai estar presente pela primeira vez na 3ª edição da feira de referência da indústria dos acessórios e ferramentas industriais, protecção laboral e maquinaria, em Espanha, para promover o projecto “Portugal Steel”, o qual pretende divulgar nacional e, agora, internacionalmente o sector da construção metálica e mista portuguesa, alavancar oportunidades de exportação e promover as competências e as qualidades do sector da Construção Metálica.

Dirigida a profissionais de todo o tecido empresarial como da automação, construções metálicas, indústria naval e aeronáutica, energia, auxiliar, alimentar e serviços, a Expoferr decorre de 9 a 11 de Fevereiro e irá reunir profissionais e peritos do sector, para dar a conhecer as recentes novidades da indústria.

a CMM ter neste certame um stand onde dará a conhecer o projecto “Portugal Steel”, que apresenta como objectivo aumentar a projeção nacional e internacional do setor da construção metálica e mista portuguesa, evidenciando as vantagens deste método construtivo.

Luís Figueiredo Silva, director da CMM, sublinha que a presença do “Portugal Steel” na Expoferr 2023 é uma alavanca para “a promoção das empresas nacionais da fileira da construção metálica num mercado internacional importante para o sector. A presença neste evento será também uma óptima oportunidade para estabelecer contactos institucionais ao nível da CMM, promovendo a associação e todas as actividades desenvolvidas, em especial o XIV Congresso de Construção Metálica e Mista, que decorrerá este ano em Coimbra, nos dias 23 e 24 de novembro, e onde se espera uma participação de relevo de congressistas e empresas de Espanha”.

Após três anos, o evento Expoferr 2023 regressa com a participação de 320 marcas nacionais e internacionais e de 110 empresas expositoras para debater temas do sector e conhecer os mais recentes produtos através de zonas de exposições e demonstrações. Com programa variado e abrangente que inclui a apresentação e teste de novos produtos, a Expoferr 2023 conta com a presença de mais 3.000 profissionais especializados do sector.

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Technal lança sistema com alumínio 100% reciclado

A nova tecnologia permite identificar com precisão a liga certa, o que sustenta a produção deste alumínio de qualidade de construção 100% reciclado, evitando assim a adição de qualquer alumínio primário

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A Technal anunciou o lançamento de perfis produzidos a partir de alumínio 100% reciclado, uma solução que permite, de acordo com o que a empresa adianta em comunicado, “especificar perfis com uma pegada de carbono quase nula (0,5kg de CO2e/kg de alumínio em média) – a mais baixa do Mundo”.

Designado Hydro CIRCAL 100R, o novo material reciclado é produzido a partir de alumínio 100% pós-consumo e exemplifica, no entender da empresa, “o espírito inovador e o compromisso da marca em antecipar e satisfazer as necessidades do mercado – que vai muito além dos regulamentos em vigor e com um papel de liderança na descarbonização dos edifícios do futuro”.

O grupo norueguês de alumínio Hydro, dono da Technal, criou o seu próprio centro de reciclagem. A fábrica em Dormagen, na Alemanha, recolhe alumínio de janelas e fachadas durante a desconstrução de edifícios em fim de vida. Este é triturado e separado de quaisquer materiais estranhos e não metálicos, antes do alumínio ser triturado em pequenos segmentos. Estes ‘chips de alumínio’ são depois enviados para a fábrica da Hydro em Clervaux, no Luxemburgo, onde são transformados em barras de alumínio de baixo teor de carbono – Hydro CIRCAL 100R e 75R.

A nova tecnologia permite identificar com precisão a liga certa, o que sustenta a produção deste alumínio de qualidade de construção 100% reciclado, evitando assim a adição de qualquer alumínio primário.

De acordo com a empresa, este avanço inovador, e a chave para o seu sucesso, foi desenvolvido a partir do conhecimento adquirido com a produção de Hydro CIRCAL 75R – um alumínio que contém um mínimo de 75% de sucata reciclada pós-consumo, disponível no mercado desde 2019.

A fábrica de extrusão TECHNAL em Toulouse, França e a fábrica de extrusão alemã em Bellenberg estão em processo de entrega dos primeiros projetos em França e Alemanha, respetivamente. Para estes dois projetos, foram produzidas 130 toneladas de perfis de alumínio Hydro CIRCAL 100R. Proporcionando uma pegada de carbono combinada de 65 toneladas, isto representa uma redução de 800 toneladas em comparação com a pegada de carbono do alumínio padrão produzido na Europa.

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Geberit aposta em novas formações online

Os novos webinars gratuitos são dirigidos tanto aos profissionais que desenham e realizam reformas integrais de casas de banho como àqueles que projectam e levam a cabo as instalações

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A especialista em louça sanitária e tecnologia para a casa de banho, Geberit, irá realizar novos webinars gratuitos. Tendo como objectivo “disponibilizar a sua expertise de quase 150 anos” e contribuir para melhorar a casa de banho de sempre, tanto em projectos novos como em reformas, a empresa conta com várias formações entre 23 de Março a 9 de Novembro deste ano.

Estes novos cursos online são dirigidos tanto aos profissionais que desenham e realizam reformas integrais de casas de banho como àqueles que projectam e levam a cabo as instalações.

Estruturados em sessões independentes de aproximadamente 1 hora, sempre às 18 horas, os webinars serão realizados por vários especialistas da equipa de profissionais da Geberit. O primeiro arranca com a 23 de Março com as novidades Geberit. Depois as dicas de renovação de casas de banho estão disponíveis em duas datas, 20 de Abril e 21 de Setembro. Os produtos da ‘família de smart toilets’ são apresentados nos dias 25 de Maio e, também, a 19 de Outubro. Como instalar duches de pavimento tem tuas datas previstas: a 22 de Junho ou 9 de Novembro.

A iniciativa da Geberit de apoiar a profissão através de formações online começou em 2020 e, desde então, tem vindo a alcançar um “grande sucesso tanto de participação como de feedback” por parte dos participantes.

A inscrição nestas formações pode ser feita na página web da Geberit.

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Cleanwatts instala CER na Juventude Desportiva do Lis

Este projecto, com uma central fotovoltaica de 149.5kW, vai possibilitar ainda à associação um desconto médio de cerca de 50% face à tarifa estimada para a energia da rede e uma maior independência energética do clube

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A sede da associação Juventude Desportiva do Lis vai receber uma nova Comunidade de Energia Renovável (CER) em colaboração com a CleanWatts. O objectivo passa atingir “a sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia desta associação desportiva e, também, o combate à pobreza energética entre as famílias carenciadas da região”.

Esta CER, que terá a sua central fotovoltaica instalada nos telhados da sede da associação, vem no seguimento de vários projectos que a empresa tem em desenvolvimento, nacional e internacionalmente, com clubes e associações desportivas.

Este projecto, com uma central fotovoltaica de 149.5kW, vai possibilitar ainda à associação um desconto médio de cerca de 50% face à tarifa estimada para a energia da rede e uma maior independência energética do clube: cerca de 40% da energia consumida passa a ser proveniente da Central Solar (autoconsumo). Além disso, com a criação desta CER, a Juventude Desportiva do Lis torna-se climate positive, gerando mais 795% de energia verde do que consome e evitando 58 toneladas equivalentes de CO2 por ano.

José Basílio Simões,  vice-chairman e co-fundador da Cleanwatts, recordou ainda que “a Cleanwatts tem vindo a trabalhar com clubes e associações desportivas, um pouco por todo o país, e temos em curso a criação de várias Comunidades de Energia em estádios de importantes clubes portugueses, que são projetos muito especiais”. Para o responsável, “há espaço para as Comunidades de Energia no universo desportivo, em Portugal, e esse é um espaço que a Cleanwatts está a trabalhar”.

“Apesar de a implementação de um sistema fotovoltaico ser uma solução que nos agrada muito, o investimento inicial a que o clube estaria sujeito era difícil de suportar. Quando nos foi proposto pela Cleanwatts a implementação de uma Comunidade de Energia nas nossas instalações, sem investimento da nossa parte, esta solução tornou-se muito interessante para o clube poder baixar os custos com a energia elétrica”, frisa Cristóvão Morais, vice-presidente do clube, para quem as grandes vantagens são, “além da redução da factura, a redução de emissões de CO2 e permitir que várias famílias acedam a uma tarifa social de compra de energia bastante inferior à existente no mercado”.

Apesar de o projecto estar ainda a nascer, já há planos para o futuro próximo. “A Comunidade Energética da Juventude Desportiva de Lis irá arrancar com a instalação dos painéis nos telhados da associação (produtor-âncora) após o que a Cleanwatts angariará consumidores nesta região, de preferência com afinidades sociais e perfis de consumo complementares ao do produtor-âncora”, explica Basílio Simões.

“A Comunidade poderá, posteriormente, crescer com a adesão de novos membros produtores, que tenham telhados ou terrenos com capacidade para expandir a potência fotovoltaica instalada. O impacto da Comunidade poderá ainda crescer com a introdução de outras fontes de geração renovável, como eólica, biomassa ou hidroelétrica, por exemplo”, frisa o responsável.

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CLS iMation apresenta nova solução de realidade virtual para a intralogística

GEMINI é uma solução desenvolvida pela CLS iMation que permite criar um gémeo digital do armazém ou fábrica para desenhar soluções logísticas com real valor acrescentado

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A CLS iMation anunciou o lançamento do GEMINI, a nova suite de software para a intralogística e logística de fábrica. A suite de software apresenta uma vasta gama de ferramentas que permitem à CLS iMation acompanhar o cliente ao longo de todo o projecto. Graças a esta nova solução, a unidade de negócios da CLS dedicada a Intelligent Solutions for Logistics Automation consegue estabelecer uma linha mais directa com o cliente, obter uma percepção mais clara das suas necessidades e satisfazer as suas exigências de forma mais eficaz.

“GEMINI é uma ferramenta com a qual a CLS iMation é capaz de estudar, conceber e configurar as suas próprias soluções, aumentando o valor das operações conduzidas no interior da fábrica e minimizando os custos e o tempo de instalação”, refere a empresa. A ferramenta está dividida em três pacotes: GEMINI Solutions, GEMINI VR & GEMINI Commissioning. O primeiro é capaz de simular a solução já em fase de estudo, permitindo modelar tanto as operações manuais como as confiadas às máquinas automáticas. O GEMINI VR é a ferramenta através da qual o cliente pode receber periodicamente material e documentação detalhada sobre o progresso do seu projecto. Além disso, o cliente pode usufruir de uma experiência imersiva daquilo que será a sua fábrica uma vez concluída a instalação da solução.
Por último, com a GEMINI Commissioning, a CLS iMation consegue que a simulação da planta interaja com o seu próprio WMS ou com o do cliente. Isto reduz ao mínimo o tempo necessário para a instalação, bem como o número e a extensão das melhorias que de outra forma seriam realizadas após a entrega da fábrica.

“A equipa da CLS iMation desenvolveu a nova solução GEMINI a fim de acompanhar de perto os seus clientes ao longo de todas as fases do projecto, desde o estudo inicial até à entrega. O software permite que as empresas experienciem, de forma intuitiva e imediata, a realidade dos seus armazéns uma vez que são acompanhadas de forma precisa e realista até à optimização logística do seu produto escolhido. A CLS iMation pode assim estudar, conceber e configurar as suas soluções de uma forma ainda mais personalizada, maximizando o valor das operações conduzidas no interior da fábrica e minimizando os custos e tempo de instalação, com claros benefícios para o cliente”, afirma Rino Melone, Director de Marketing & Produto da CLS.

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A revolução chegou à indústria

: “Quem liderou a transição digital da sua empresa, o CEO, o CTO ou o Covid-19?”. A pergunta é obviamente uma piada, mas diz muito sobre a profunda transformação que o Mundo atravessou nos últimos dois anos. A pandemia acabou, mas a evolução prosseguiu em ritmo acelerado, agora impulsionado pela sustentabilidade e eficiência energética, mas também pela necessidade, cada vez maior, de interligação e conexão factores que estão a ditar uma profunda transformação da indústria da Domótica, Material Eléctrico e Iluminação

“Esta Transformação Digital é já uma realidade na forma como nos relacionamos, estejamos a falar de edifícios ou cidades”, sublinha Rui Horta Carneiro, secretário-executivo da Associação KNX Portugal. A associação KNX tem tido um papel crucial na promoção, informação e formação sobre o protocolo KNX, a norma aberta e multi-fabricante, que reúne mais de meio milhar de indústrias em todo o mundo.

“A Associação KNX Portugal faz esta divulgação de modo transversal, através da sua presença em Feiras, em Conferências, com Artigos Técnicos, com os Prémios KNX, com a sua presença de várias formas no mercado. Naturalmente, os arquitectos e os projectistas ocupam lugar de destaque na atenção que damos a todos os players envolvidos. Outra dimensão importante da nossa actividade é a da colaboração com as autoridades na definição da legislação e regulamentação do nosso Sector”, sublinha Rui Horta Carneiro. Em 2023 “estaremos presentes em feiras, designadamente na Tektónica e na DecorHOTEL, lançaremos mais uma edição dos PRÉMIOS KNX PORTUGAL, estaremos presentes em eventos vários – quer organizados por nós, quer a convite de Parceiros –, faremos a nossa Conferência KNX”, adianta o secretário-geral. Quanto aos tópicos, Rui Horta Carneiro destaca a “ciber-Segurança, a fiabilidade de equipamentos e redes, a necessidade de soluções inteligentes de Gestão Integrada”

A IoT já não é o futuro, é o presente. De que forma o protocolo KNX tem respondido às novas demandas?
A evolução tem sido enorme. Neste momento temos cerca de 14 biliões de equipamentos com ligação IoT (Internet of Things) e apenas cerca de metade são telemóveis. Estamos a viver uma Transformação Digital que muda totalmente a nossa vida e a nossa relação com o mundo.
Essa Transformação Digital é já uma realidade na forma como trabalhamos e no modo como nos relacionamos com os nossos espaços, sejam edifícios ou sejam cidades.
A tecnologia KNX, enquanto protocolo aberto e hoje com mais de 500 fabricantes, tem estado sempre na vanguarda das soluções de conexão entre todos os equipamentos de quaisquer edifícios, facilitando uma gestão cada vez mais integrada e mais fácil, em simultâneo com cada vez maiores resultados em termos de eficiência energética.

Como é que o protocolo tem evoluído face a esta rápida evolução tecnológica?
O Protocolo KNX oferece desde há cerca de 14 anos todo o tipo de soluções de conexão, com e sem cabo. E tem evoluído a uma enorme velocidade, crescendo para fora das tradicionais conexões apenas eléctricas.
As soluções KNX evoluíram na direcção das tecnologias de informação, adoptaram linguagens próprias da evolução informática e hoje permitem não apenas conectar todos os equipamentos dentro de qualquer edifício, mas igualmente comunicar com outros edifícios, com o restante território e com o mundo.
A KNX tem vindo a alargar, graças designadamente à IoT, a sua conexão e integração com outros Protocolos, sejam de gestão de edifícios, sejam de gestão de negócio, sejam ainda de gestão de recursos humanos, por exemplo. Ora, isto permite que o utilizador do edifício se concentre no seu negócio, na sua actividade. Com evidentes ganhos de eficiência.

E que desafios traz todo este novo contexto?
A par com as necessidades crescentes de segurança e fiabilidade dos sistemas, talvez o maior desafio seja o da integração da gestão do edifício. Como é fácil de compreender, com o crescimento exponencial das tecnologias, dos fabricantes e da IoT, a gestão integrada dum edifício há 8 ou 10 anos atrás tornou-se muito complicada. Coincidiam no mesmo edifício diferentes protocolos técnicos, muitos deles fechados (ou proprietários). E mesmo outros protocolos abertos não tinham a capacidade de comunicar com outros sistemas, gerando uma enorme complexidade e ineficiências na gestão dum edifício.
O grande desafio, que o Protocolo KNX está a vencer, é o de integrar cada vez mais todo o tipo de outros Protocolos técnicos (no edifício e fora dele), de modo a simplificar, racionalizar e optimizar a gestão integrada do edifício. E, dessa forma, optimizar a eficiência energética.

Têm uma ligação muito estreita com os fabricantes e fornecedores. Qual o foco actual da indústria?
O foco da indústria é essencialmente o de alargar e optimizar a capacidade de comunicação e de conexão entre sistemas de informação e controlo dos edifícios. Quanto maior for essa integração e a capacidade de comunicar com outros sistemas e protocolos, dentro e fora do edifício, melhores e mais eficientes serão as soluções para os utilizadores. As vantagens competitivas para os utilizadores dos edifícios estão do lado do OPEX, e não do CAPEX.
Isto tem vindo a determinar uma profunda mudança no investimento imobiliário: hoje, e cada vez mais, o decisivo para o mercado não é o custo inicial do edifício! O que é essencial é garantir a diminuição dos custos de operação (do edifício e da actividade nele exercida).
Ora, as Soluções KNX estão exactamente entre as melhores para obter este resultado de aumento de competitividade para o dono do negócio, para o gestor da actividade exercida e para o gestor do edifício.

Como vê a Associação KNX a evolução do mercado português? Quais são os seus principais drivers?
A evolução do mercado português tem estado, no essencial, em linha com o que se passa na dinâmica do resto do mundo.
Em Portugal, o drive do mercado tem estado centrado num crescimento muito acentuado da oferta Hoteleira, da oferta de Edifícios de Escritórios e da oferta de Habitação para os segmentos Alto e Médio-Alto (quer de Apartamentos, quer de Villas).
Fazemos um balanço positivo dos últimos anos e encaram o futuro com razoável optimismo.

Qual papel tem a Associação na divulgação, promoção e formação destas temáticas junto de arquitectos e projectistas?
O papel da Associação KNX Portugal é exactamente o que a questão destaca: divulgamos, promovemos, informamos, formamos e procuramos contribuir para um melhor conhecimento sobre as Soluções KNX, sobre o elevado grau de compatibilidade entre equipamentos de diferentes fabricantes, sobre o grande nível de integração na gestão dos edifícios de todo o tipo e a Simplicidade, Conforto e Eficiência Energética que se obtêm com a utilização da tecnologia KNX.

Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

Manuela Sousa Guerreiro

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Évora recebe conferência internacional “Smart Cities, Smart Future?”

O evento de dois dias irá receber 20 especialistas nacionais e cinco internacionais para falar de temas relacionados com as cidades inteligentes, designadamente mobilidade inteligente e sustentável, desenho de cidades inteligentes, financiamento de projectos “smart” e inteligência artificial

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Nos dias 23 e 24 de Março, o PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, e a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, realizam a Conferência Internacional “Smart Cities, Smart Future?”. Durante os dois dias da conferência 20 especialistas nacionais e cinco internacionais vão falar de temas relacionados com as cidades inteligentes, concretamente: mobilidade inteligente e sustentável, desenho de cidades inteligentes, financiamento de projectos “smart”, inteligência artificial entre outros.

O evento quer explorar o conceito das smart cities, abrangendo temas como a mobilidade, a digitalização e o humanismo digital, bem como discutir o futuro inteligente das cidades e das regiões de baixa densidade como o Alentejo. Será um momento de encontro entre especialistas, empresários, estudantes e a comunidade, que terão a oportunidade de assistir a palestras com oradores de renome, conhecer novas realidades e organizações para além fazer networking.

A Conferência Internacional conta com a moderação de Vitor Pereira (Zoom Global Smart Cities) e a participação de personalidades como Khaliq Parkar (Universidade de Paris Cité), Pedro Baganha (Vereador do Urbanismo, Espaço Público e Habitação, Câmara Municipal do Porto), Nikiforos Tsiouris, Alexandra Prinz (Expert on digital humanism in the Office of the CIO of the City of Vienna) e Miguel de Castro Neto (Director da NOVA IMS, Coordenador da NOVA Cidade).

“Ao longo da sua existência, desde cedo, a humanidade conseguiu inovar, planear e criar centros urbanos para atrair pessoas por se sentirem confortáveis aí. O crescimento populacional e económico que registamos nas últimas décadas criou novos desafios, é preciso inovar, simplificar processos para criar práticas que permitam às cidades crescer de forma sustentável. A conferência Smart Cities, Smart Future vai juntar mais de duas dezenas de especialistas de diferentes áreas para pensar que caminhos devemos seguir para construir as cidades do futuro, que respondam a estes os desafios”, afirma Soumodip Sarkar, Presidente do PACT. O mesmo responsável acrescenta que “este será certamente um dos eventos mais relevantes do ano na área das Smart Cities”.

“A conferência Smart Cities, Smart Future, integrada no projecto Startup LABWARE, desenvolvido pelo PACT e coordenado pela ADRAL vai nestes dois dias colocar o Alentejo, um território de baixa densidade, no centro da discussão da estratégia para o futuro das cidades inteligentes”, sublinha João Grilo, presidente da ADRAL. “Depositamos muita expectativa neste evento dado que o desenvolvimento económico e humano da região depende do êxito da implementação de estratégias como esta, pois só assim poderemos continuar a ser atractivos”, refere.

O evento Internacional “Smart Cities, Smart Future?” está inserido no projecto Startup LABWARE, que pretende transformar as áreas protegidas a nível cultural e histórico em locais mais sustentáveis, o que trará melhorias na qualidade de vida dos cidadãos. O projecto é co-financiado pela União Europeia, no âmbito do sistema de apoio a acções colectivas (SIAC) do Programa Operacional Regional Alentejo 2020.

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5ª edição do Programa de Trainees da Tétris já está a decorrer

O programa de trainees da Tétris tem como objectivo dar oportunidade de conhecer e experienciar o futuro do mundo do design e construção a jovens profissionais. O programa tem uma taxa de retenção de trainees que ronda os 90%

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A Tétris, empresa do grupo JLL que presta serviços de design e construção, iniciou pelo 5º ano consecutivo o seu Programa de Trainees. O objectivo deste programa é proporcionar aos trainees a integração no mercado de trabalho, dando a possibilidade de estes iniciarem a sua carreira profissional numa empresa que actua em vários mercados de actuação: escritórios, retalho e hoteleiro.

Este ano, o programa vai contar com trainees que vêm das áreas da engenharia civil e da arquitectura e que vão estar durante 12 meses nos diferentes sectores em que opera a Tétris. É uma oportunidade com vertente de job rotation, dando aos trainees a possibilidade de conhecer e desenvolver actividades nas várias áreas da Tétris, permitindo ganhar uma visão global da empresa e proporcionando uma ampla aprendizagem e formação.

“Este programa de trainees faz parte de uma das nossas estratégias de recrutamento e desenvolvimento de talentos, pois permite que a Tétris identifique e desenvolva jovens talentos, preparando-os para assumir futuras posições de liderança na organização”, salienta Carlos Cardoso, managing director na Tétris. O responsável acresce que “estes programas também fornecem uma oportunidade para os trainees desenvolverem suas habilidades profissionais e ampliarem a sua rede de contactos e experiência”.

A taxa de retenção dos Trainees que passam pela Tétris ronda os 90%. Em cada edição do Programa Trainee da Tétris há uma nova oportunidade de os jovens se candidatarem e integrarem na empresa. O objectivo da empresa de design e construção, é reter este novo talento e é por isso que este é um programa com já mais de cinco anos.

A Tétris é uma empresa do grupo JLL e tem como objectivo a criação de melhores espaços para as pessoas. Na sequência de um ano de novo recorde de facturação, 2023 arranca de forma muito positiva para a empresa, que conta já com várias obras adjudicadas, e que equivalem a cerca de 62% do volume de facturação projectada para o ano. Prosseguindo a estratégia dos últimos anos, a empresa pretende continuar a crescer e apostar nas áreas de hotelaria e retalho ao longo deste ano, enquanto cimenta a sua posição nos escritórios.

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Área de Termotecnologia da Bosch com receitas de 4,5 MM€ em 2022

As receitas de vendas aumentaram cerca de 13%, sendo que o negócio de bombas de calor cresce 54%. No seguimento deste posicionamento, o Grupo anunciou, ainda, que a Bosch Termotecnologia passa, a partir de 1 de Abril de 2023, a designar-se como Bosch Home Comfort Group

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No exercício de 2022, a Bosch Termotecnologia anunciou um aumento das suas receitas de vendas em cerca de 12% em termos nominais, e em cerca de 13% ajustado para efeitos de taxa de câmbio, para 4,5 mil milhões de euros. “Embora a situação macroeconómica tenha sido muito desafiante, as nossas receitas de vendas atingiram novamente um nível recorde, tornando 2022 um ano positivo no geral”, explica Jan Brockmann, presidente da Divisão de Termotecnologia da Bosch.

Em termos de produtos, as bombas de calor energeticamente eficientes foram os principais impulsionadores do crescimento, com as vendas internacionais a crescerem 54%. Na Alemanha, por exemplo, as vendas destes equipamentos atingiram os 75%.

Os negócios da Bosch Termotecnologia cresceram numa percentagem significativa de dois dígitos em vários mercados, incluindo 68% na América e 28% na Ásia. Os aparelhos de ar condicionado foram os principais impulsionadores do forte crescimento das vendas nos EUA. Nesta região, a Bosch Termotecnologia tem um portfólio de produtos altamente competitivo de dispositivos inversores continuamente variáveis e, portanto, muito eficientes em termos energéticos. O mercado mais importante da Ásia é a China, onde a procura por caldeiras a gás suspensas para uso residencial foi muito elevada.

Esta área de negócio contou, também, em 2022, com um acréscimo de investimento disponível para pesquisa e desenvolvimento na ordem dos 13%, em comparação com o ano anterior, para 216 milhões de euros.

A par deste crescimento, a Bosch anunciou, ainda, que a Bosch Termotecnologia passa, a partir de 1 de Abril de 2023, a ser designada como Bosch Home Comfort Group. “A alteração da designação é o próximo passo lógico e consistente após a definição há um ano do objectivo corporativo ‘Make. Home. Comfort. Green’,” justifica Jan Brockmann.

“O novo nome destaca o nosso portfólio de produtos inovadores e o nosso compromisso em impulsionar a megatendência global de electrificação, expandindo fortemente o negócio das bombas de calor, híbridas e ar condicionado. Com a electrificação abrangente de todos os fluxos de energia e a interacção inteligente e eficiente entre todos os dispositivos de consumo do edifício, combinamos um estilo de vida sustentável com um alto nível de conforto”.

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Zet Gallery e dstgroup desafiam artistas a criar obra sustentável para Barcelos

A open call ao Prémio ‘Arte em Espaço Público & Sustentabilidade’ desafia os artistas a criar uma obra de arte para o complexo ‘Mereces 718’, em Barcelinhos, Barcelos. As candidaturas decorrem até dia 4 de Maio

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A Zet Galley e o dstgroup lançaram, esta semana, a open call para as candidaturas ao Prémio Arte em Espaço Público & Sustentabilidade.  As candidaturas decorrem até dia 4 de Maio e os interessados devem enviar as suas propostas para o email da Zet Gallery.

Nesta 3ª edição, a open cal desafia os artistas a criar uma obra de arte para o complexo ‘Mereces 718’, em Barcelinhos, Barcelos, cujo empreendimento foi desenhado pelo arquitecto Nuno Capa.

A contar com o apoio do IB-S da Universidade do Minho, este prémio procura “afirmar um pensamento estratégico sobre a economia circular a partir da criação artística contemporânea”.

A inauguração da obra de arte está prevista para o dia 21 de Outubro de 2023.

A última edição teve como vencedores o colectivo Trashformaciones, constituída pela dupla de irmãos valencianos, Pablo Montoya e Blas Montoya, com a obra “Vitrais”, agora patente no Parque das Camélias, em Braga.

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“Os geradores podem ser uma fonte complementar de energia aos sistemas renováveis”

Para a Grupel o futuro passará, necessariamente, por esta geração conjunta. O crescimento da actividade da empresa nos diferentes mercados onde opera assim o confirma

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Em entrevista ao Construir Pedro Gonçalves, director de Marketing e Vendas da Grupel fala sobre o crescimento da empresa portuguesa que produz e comercializa geradores eléctricos até 3500kVA, torres de iluminação portáteis, e outras soluções de engenharia e sobre os desafios que o futuro trará. Segundo o responsável a empresa irá continuar a “desenvolver novos produtos para conseguir acompanhar as necessidades, tendências e requisitos do mercado e dos vários sectores”, com os quais trabalha.

Que impacto teve o crescimento da actividade da construção civil e do imobiliário na vossa actividade?
Nos últimos anos, muitas foram as obras em todo o mundo e, nomeadamente, em Portugal e Espanha, às quais a Grupel garantiu energia, através dos nossos geradores eléctricos, com impacto no aumento de negócios da empresa.

De que forma aceleração tecnológica e a uma transformação digital influência a vossa actividade?
Esta aceleração tem deixado marcas bem reais. Ainda durante a pandemia, e provavelmente em contraciclo, empreendemos um enorme programa de investimentos, dotando a nossa fábrica da mais moderna tecnologia do sector.
Mais recentemente, iniciámos uma parceria com o Instituto Kaizen, que nos está a apoiar na implementação de métodos para a optimização do nosso processo produtivo. Uma estratégia que acompanha um trabalho há muito iniciado de transformação digital dos nossos processos e de integração de todos os sistemas com que trabalhamos, do chão de fábrica, à engenharia ou à logística.

Que tendências podemos agora antecipar? Sendo uma empresa que actua em diferentes mercados estas questões e tendências de que fala são transversais às diferentes geografias?
Vamos continuar a trabalhar para prestar aos nossos clientes um serviço de excelência, tendo logicamente em linha de conta produtos inovadores, como é o caso de modelos híbridos, sobre os quais contamos ter novidades ainda este ano, com o início de alguns grandes projectos. No entanto, somos uma empresa à escala mundial, e devemos estar atentos às diferentes necessidades, nas diferentes geografias. É este essencialmente o grande desafio. A área de projectos especiais, na qual tanto apostamos, será também onde maior exigência acontecerá, devido à sua complexidade.

Que análise fazem do mercado português e por onde passará a sua evolução?

Prevemos que os geradores eléctricos continuarão a ganhar uma relevância cada vez maior, mesmo em Portugal, onde a rede eléctrica é segura e estável. Será sempre preciso garantir energia de suporte a actividades que decorram em áreas remotas, onde a rede eléctrica não chega, ou em sectores em que uma falha no fornecimento terá consequências desastrosas, como a saúde, grandes obras, infraestruturas, centros de dados, e tantos outros.
Na construção e nas infraestruturas, por exemplo, a procura de geradores eléctricos deverá continuar a crescer, já que são áreas altamente competitivas, que absorvem uma parte relevante do PIB do nosso país.
Também no apoio às energias renováveis os geradores podem marcar a diferença. Em Portugal, onde este tipo de fornecimento cresce a olhos vistos, os grupos eletrogéneos prestam um grande suporte, garantindo que, mesmo em caso de avaria, continuarão a operar ou se desactivarão em segurança. Os geradores podem, até mesmo, ser uma fonte complementar de energia a estes sistemas. O futuro estará nesta geração conjunta.

Qual o peso do mercado nacional na vossa actividade?
Até ao ano passado, Portugal era o mercado com maior peso (quando analisado individualmente) para a Grupel, tendo sido ultrapassado recentemente por Espanha.

Quais os vossos principais mercados externos?
Actualmente, os mercados africanos representam uma grande parte do volume de negócios da Grupel, não só no sector das telecomunicações, mas também em projectos mais exigentes, como centrais eléctricas, unidades de tratamento de água, minas e explorações petrolíferas e de gás. Também os países da América Latina têm uma grande preponderância no nosso volume de negócios, tanto com parcerias de distribuição, como com projectos de grande envergadura, nos sectores do tratamento de águas, das centrais eléctricas e das infraestruturas. Mais recentemente, demos um grande salto dentro da Europa, sendo o leste europeu o nosso melhor mercado do ano, e tendo a Grupel conseguido consolidar a sua presença e notoriedade em países como França, Alemanha, Bélgica e Reino Unido, com cada vez mais negócios e parceiros.

Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

Manuela Sousa Guerreiro

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