“Lisboa, A Cidade dos Vales” arranca ciclo de debates do CIUL em 2023
As sessões têm início a 16 de Fevereiro e irão abordar questões urbanísticas relacionados com o Vale de Alcântara, de Chelas, de Santo António, da Ajuda e de Almirante Reis

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
O Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL) organiza em 2023 mais uma edição do Ciclo de Conferências Encontro de Urbanismo, a ter lugar no auditório do CIUL, localizado no Picoas Plaza. Tendo como tema “Lisboa, A Cidade dos Vales”., o ciclo centra-se na reflexão sobre a cidade na óptica do urbanismo.
Ao longo de seis sessões, uma por cada mês e ao final do dia, pelas 18 horas, um painel de técnicos e especialistas é convidado a apresentar experiências e perspectivas sobre as temáticas lançadas, abrindo-se espaço ao debate e à troca de ideias.
Trata-se de uma oportunidade de reflectir e dar a conhecer a visão para o desenvolvimento e requalificação de alguns vales da cidade de Lisboa e respetivas áreas envolventes, partindo de uma noção de contraponto com as colinas que, historicamente, têm balizado as várias áreas de referência da cidade.
À excepção da primeira sessão que terá um caracter mais global, cada uma das sessões será dedicada a um dos vales que integram a cidade e serão revisitados temas abordados em edições anteriores, tais como a sustentabilidade, a requalificação, a mobilidade, a paisagem, o património e a coesão social.
A primeira sessão tem lugar já no próximo dia 16 de Fevereiro e conta com a participação de Paulo Pardelha, do Departamento de Planeamento Urbano da Câmara Municipal de Lisboa, como moderador, Joana Almeida, vereadora do Urbanismo, dos Sistemas de Informação e Cidade Inteligente, e da Transparência e Prevenção da Corrupção, Filipa Roseta, vereadora da Habitação e Obras Municipais e Jorge Gaspar, geógrafo.
As restantes acontecem dia 23 de Março, sobre o ‘Vale de Alcântara’, a 20 de Abril, sobre o ‘Vale de Chelas’, a 18 de Maio sobre o ‘Vale da Ajuda / Rio Seco’, a 15 de Junho sobre o ‘Vale Almirante Reis’ e termina a 6 de Julho com o debate sobre o ‘Vale de Santo António’.