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Com um crescimento acima de 11% no seu volume de negócios e com mais de 200 clientes em relação ao ano anterior, a Certif terminou 2022 “com um balanço muito positivo”.
“Depois de um início de ano ainda afectado por muitos adiamentos devido à pandemia foi possível recuperar as acções que haviam sido adiadas, chegando ao final do ano com um índice de realização próximo dos 100% no que se refere às auditorias e inspecções quer no País quer no estrangeiro”, refere aquela entidade, especialista na certificação de produtos e serviços.
“Uma vez que os sectores mais relevantes são os materiais de construção e eléctricos, o facto de se terem mantido em níveis positivos quer a actividade de construção e imobiliário quer a exportação de bens foi decisivo para o sucesso do crescimento da facturação”, considera a Certif.
Conjugada com a Marcação CE, a certificação de produtos representou também 75% do volume de facturação, sendo que, destes, cerca de 90% referem-se aos produtos de construção e eléctricos. Uma parte significativa destas certificações destinou-se a produtos para exportação, para mercados onde os requisitos de clientes ou requisitos legais dos países de destino exigem a certificação do produto.
No âmbito da certificação de serviços a mais significativa é a do serviço de instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa manteve a sua dinâmica de crescimento, tendo sido emitidos este ano 120 novos certificados, estando válidos cerca de 1600 com vários processos em curso.
Enquanto Organismo Notificado (ON) para o Regulamento dos Produtos de Construção (RPC), e tendo em conta o âmbito da sua notificação, a Certif é o único organismo nacional com condições para oferecer, em muitas normas, esse serviço aos seus clientes que, de outra forma, teriam de recorrer a organismos noutros países europeus.
Tendo em conta a divergência entre a Comissão Europeia e o CEN não foram, nos últimos anos, publicadas normas harmonizadas para os produtos de construção, pelo que só foram emitidos actualizados ou novos certificados para as normas existentes.
O número de clientes estrangeiros na marcação CE tem vindo a crescer, existindo clientes na Alemanha, Angola, Bélgica, Brasil, Chipre, Dinamarca, Espanha, EUA, Grécia, Itália, Irão, Iraque, Reino Unido, República Checa e Suíça.
A CERTIF manteve, ainda, a Coordenação do Grupo de Organismos Notificados Nacionais no âmbito do Regulamento dos Produtos de Construção e é o representante de Portugal no Advisory Group Europeu dos ON para o CPR.
Com clientes em 25 países a facturação directa no estrangeiro foi de 35%, sendo de referir que vários trabalhos realizados no exterior são pagos em Portugal, não estando, por isso, contemplados nesta estatística. Da mesma forma uma grande parte do volume de negócios com empresas nacionais destina-se à certificação de produtos exportados. Embora seja impossível calcular o valor exacto, na medida em que não temos essa informação por parte dos nossos clientes podemos, com base no tipo de certificados emitidos, concluir que, para além dos 35% de facturação directa, mais de 25% do restante volume de negócios se destina a situações de exportação de produtos.
De realçar a parceria em Chipre que tem permitido a manutenção duma interessante base de clientes, incluindo outros países, como seja o Irão e o Iraque, com um forte crescimento recente no âmbito da Marcação CE. A parceria com o Brasil permite o acesso a certificações brasileiras obrigatórias. Com o Brexit a CERTIF estabeleceu já acordos com organismos ingleses com vista à obtenção da certificação UKCA, tendo esta sido já concedida a um cliente.