Simpósio internacional discute “Nova construção com pedras”
Uma discussão que irá juntar, no dia 1 e 2 de Março, arquitectos, engenheiros estruturais e partes interessadas da indústria e que pretende ser um contributo relevante para a utilização futura de um material nobre. A organização é da faculdade de engenharia da Universidade da Beira Interior

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
“As pedras naturais têm um elevado potencial para novas construções devido a algumas propriedades mecânicas e físicas excepcionais. Simultaneamente, a nova construção com pedras pode ser mais um caminho para a construção sustentável, no que diz respeito à produção de materiais e uma melhor adequação aos requisitos de durabilidade”. Este é o ponte de partida para o simpósio internacional “Nova construção com Pedras”, que terá lugar entre os dias e 1 e 2 de Março, na faculdade da Engenharia da Universidade da Beira Interior.
A utilização de pedras em aplicações estruturais relevantes, numa perspectiva inovadora, ao contrário das abordagens clássicas, parece justificar uma discussão multidisciplinar com tópicos como o comportamento mecânico, desenho arquitectónico, desenho estrutural, técnicas de extracção e técnicas de construção. Essa discussão integrada abrange os diferentes passos para uma utilização estrutural moderna, eficiente e sustentável das pedras naturais, com o objectivo de avaliar o estado actual do conhecimento e definir os caminhos futuros para desenvolvimentos científicos e técnicos.
Uma discussão que irá juntar arquitectos, engenheiros estruturais e partes interessadas da indústria e que pretende ser um contributo relevante para a utilização futura de um material nobre, que faz parte da história do desenvolvimento da sociedade.
O objectivo adicional da discussão proposta corresponde a uma avaliação das possibilidades para um maior desenvolvimento económico.
Programa aqui