Évora recebe conferência internacional “Smart Cities, Smart Future?”
O evento de dois dias irá receber 20 especialistas nacionais e cinco internacionais para falar de temas relacionados com as cidades inteligentes, designadamente mobilidade inteligente e sustentável, desenho de cidades inteligentes, financiamento de projectos “smart” e inteligência artificial
CONSTRUIR
Governo adjudicou primeira concessão da LAV Porto Lisboa
Gesvalt e aRetail analisam evolução do mercado imobiliário nacional
Entrecampos: Um projecto que “redefinirá o coração da cidade”
Remax lança novo departamento de Inovação
MELLO RDC entrega primeiras chaves do empreendimento ‘Quarteirão Inglês’
OLI estreia produção de autoclismo reciclado
JLL com nova sede a Norte e aposta em nova estrutura de liderança
Lisboa testa método pioneiro de prospecção arqueológica
Savills coloca iServices na Rua Garrett, em Lisboa
Lisboa: Reabilitação da vila Romão da Silva concluída em 2025
Nos dias 23 e 24 de Março, o PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, e a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, realizam a Conferência Internacional “Smart Cities, Smart Future?”. Durante os dois dias da conferência 20 especialistas nacionais e cinco internacionais vão falar de temas relacionados com as cidades inteligentes, concretamente: mobilidade inteligente e sustentável, desenho de cidades inteligentes, financiamento de projectos “smart”, inteligência artificial entre outros.
O evento quer explorar o conceito das smart cities, abrangendo temas como a mobilidade, a digitalização e o humanismo digital, bem como discutir o futuro inteligente das cidades e das regiões de baixa densidade como o Alentejo. Será um momento de encontro entre especialistas, empresários, estudantes e a comunidade, que terão a oportunidade de assistir a palestras com oradores de renome, conhecer novas realidades e organizações para além fazer networking.
A Conferência Internacional conta com a moderação de Vitor Pereira (Zoom Global Smart Cities) e a participação de personalidades como Khaliq Parkar (Universidade de Paris Cité), Pedro Baganha (Vereador do Urbanismo, Espaço Público e Habitação, Câmara Municipal do Porto), Nikiforos Tsiouris, Alexandra Prinz (Expert on digital humanism in the Office of the CIO of the City of Vienna) e Miguel de Castro Neto (Director da NOVA IMS, Coordenador da NOVA Cidade).
“Ao longo da sua existência, desde cedo, a humanidade conseguiu inovar, planear e criar centros urbanos para atrair pessoas por se sentirem confortáveis aí. O crescimento populacional e económico que registamos nas últimas décadas criou novos desafios, é preciso inovar, simplificar processos para criar práticas que permitam às cidades crescer de forma sustentável. A conferência Smart Cities, Smart Future vai juntar mais de duas dezenas de especialistas de diferentes áreas para pensar que caminhos devemos seguir para construir as cidades do futuro, que respondam a estes os desafios”, afirma Soumodip Sarkar, Presidente do PACT. O mesmo responsável acrescenta que “este será certamente um dos eventos mais relevantes do ano na área das Smart Cities”.
“A conferência Smart Cities, Smart Future, integrada no projecto Startup LABWARE, desenvolvido pelo PACT e coordenado pela ADRAL vai nestes dois dias colocar o Alentejo, um território de baixa densidade, no centro da discussão da estratégia para o futuro das cidades inteligentes”, sublinha João Grilo, presidente da ADRAL. “Depositamos muita expectativa neste evento dado que o desenvolvimento económico e humano da região depende do êxito da implementação de estratégias como esta, pois só assim poderemos continuar a ser atractivos”, refere.
O evento Internacional “Smart Cities, Smart Future?” está inserido no projecto Startup LABWARE, que pretende transformar as áreas protegidas a nível cultural e histórico em locais mais sustentáveis, o que trará melhorias na qualidade de vida dos cidadãos. O projecto é co-financiado pela União Europeia, no âmbito do sistema de apoio a acções colectivas (SIAC) do Programa Operacional Regional Alentejo 2020.