Requalificação urbana do Bairro dos Pescadores concluída
Foram intervencionados 11.200 m2, resultando na total regeneração urbana do Bairro dos Pescadores, no centro da cidade de Matosinhos. A intervenção custou 1,1 M€

CONSTRUIR
Nuno Botelho assume a direcção do Departamento de Compras da MAP Engenharia
IP lança concurso para a construção da Variante à EN125 em Olhão
Encontro “Chamada de Ideias | Abril 2074” abre programa “Mais do que Casas”
Remax Collection reforça oferta de empreendimentos em Algés e Miraflores
Fundos da Arrow Global concluem investimento no resort Palmares
Gaiurb e IHRU promovem sessão sobre sector cooperativo
Casa Yes supera marca dos 110 mil imóveis
Porto e Lisboa contabilizam cerca de 60 mil fogos em pipeline
“Educar para a arquitectura e paisagem” é objectivo da 6ª conferência do PNAP
Novo Wind Screen Solar da Saxun
Com um investimento de 1,1 milhões de euros, a MatosinhosHabit e a Câmara Municipal de Matosinhos terminaram a requalificação do Bairro dos Pescadores. O projecto, da autoria do arquitecto e urbanista Carlos Coelho, teve como foco a regeneração urbana e a aposta na mobilidade sustentável, num total de 11.200 m2 de área intervencionada. As obras incluíram, entre outros, a reabilitação de passeios e pavimento, acesso às habitações, estacionamento e espaços verdes, e ainda a instalação de drenagem e rede de águas pluviais, rede de rega, elementos de iluminação, equipamentos desportivos, mobiliário de exterior.
Foi também realizada uma intervenção-piloto no edifício de habitação colectiva “Bloco J”, que incidiu não só no aumento da privacidade e conforto dos moradores, como na implementação de medidas de eficiência energética, através de materiais para isolamento térmico e acústico. Outro objectivo desta intervenção é incentivar os proprietários privados das restantes edificações a realizarem obras, que poderão ser abrangidas pelo Programa de Habitação “1º Direito”.
“Este projecto nasceu em 2018, quando a MatosinhosHabit apresentou uma proposta de revitalização urbana do Bairro dos Pescadores a um programa da União Europeia, para obtenção de fundos comunitários para a sua requalificação”, acrescentando que “a candidatura aos fundos comunitários não foi aprovada, mas a realização da empreitada foi imediatamente assumida como prioritária pela autarquia, estando agora concluída”, relembrou o presidente do conselho de administração da MatosinhosHabit, Manuela Álvares.