20M€ para incrementar a capacidade da via entre Vale de Santarém e Entroncamento
A empreitada de “Adequação do layout de Mato Miranda, deslocalização de zona neutra e linha mãe de ramais (via ascendente)” arrancou no final de Março, no âmbito da modernização do troço da Linha do Norte entre Vale de Santarém e o Entroncamento, a qual prevê actuações em vários corredores da Rede Ferroviária Nacional num valor de 20M€ de investimento
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A Infraestruturas de Portugal, IP, deu início no final de Março à empreitada “Adequação do layout de Mato Miranda, deslocalização de zona neutra e linha mãe de ramais (via ascendente)”, no âmbito da modernização do troço da Linha do Norte entre Vale de Santarém e o Entroncamento. Esta empreitada está inserida no programa Ferrovia 2020 que inclui actuações em vários corredores da Rede Ferroviária Nacional, entre eles o Corredor Norte / Sul – Linha do Norte.
Com um investimento de cerca de 20 milhões de euros e um prazo de 540 dias, esta empreitada tem como objectivo eliminar constrangimentos de capacidade a nível da infraestrutura, que condicionam a carga máxima rebocada, e potenciar as condições de exploração através da adaptação de estações de resguardo, de modo a permitir o cruzamento de comboios com comprimento de 750m.
O troço a intervencionar atravessa os concelhos de Santarém, Golegã, Torres Novas e Entroncamento e compreende três subtroços da Linha do Norte entre a Estação de Vale de Figueira e a Estação de Entroncamento: o primeiro após a Estação de Vale de Figueira, entre os quilómetros 84,266 e 85,167; o segundo em Mato Miranda, aproximadamente entre os quilómetros 93,740 e 95,236; e o subtroço 3 entre a Estação de Riachos e a Estação de Entroncamento, entre os quilómetros 102,129 e 104,757.
A modernização do troço da Linha do Norte entre Vale de Santarém e o Entroncamento, compreende a execução de várias empreitadas. Entre elas a modernização em Mato Miranda, construção de nova Zona Neutra e de nova Linha Mãe de Ramais (LMR), do lado da via ascendente à Linha do Norte entre Riachos e o Entroncamento, que arrancou no final de Março. O investimento compreende ainda a electrificação da Linha Mãe de Ramais (LMR) e acessos ao Terminal Vale do Tejo (TVT), do lado da via descendente à Linha do Norte, entre a subestação de tração (SST) do Entroncamento e a estação de Riachos, e a modernização do feixe de recepção/expedição da triagem do Entroncamento, a implementação de sistema de sinalização electrónica e sua integração no Centro de Comando Operacional (CCO) de Lisboa, sistema de retorno de corrente de tracção, terras e protecções (RCT+TP), sistema de controlo automático de velocidade e sistemas de telecomunicações entre Vale de Santarém e o Entroncamento.
A presente acção integra a candidatura submetida e aprovada no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha do Norte – Modernização do troço Santana-Cartaxo-Entroncamento (2.ª fase)”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%.”