Infraestruturas de Portugal recebe 2ª Jornadas Técnicas ‘Inovação em Pavimentação’
A iniciativa realiza-se no dia 18 de Abril, na sede da IP, no Campus do Pragal e irá contar com empresas, académicos e profissionais da área das infraestruturas e pavimentação
CONSTRUIR
Quintela e Penalva | Knight Frank vende 100% das unidades do novo D’Avila
Gebalis apresenta segunda fase do programa ‘Morar Melhor’
Reabilitação Urbana abranda ritmo de crescimento
EDIH DIGITAL Built com apresentação pública
Porto: Infraestruturas desportivas com investimento superior a 17 M€
Mapei leva nova gama de produtos à Tektónica
Passivhaus Portugal com programa extenso na Tektónica
OASRS apresenta conferência “As Brigadas de Abril”
2024 será um ano de expansão para a Hipoges
Roca Group assegura o fornecimento de energia renovável a todas as suas operações na Europa
A Infraestruturas de Portugal (IP) recebe as 2ªs Jornadas Técnicas de Inovação em Pavimentação – Misturas Betuminosas com Borracha Reagida e Ativada (RAR): Com o objectivo de abordar as “especificidades do projecto de Inovação que contribui para a sustentabilidade e resiliência das infraestruturas”, a iniciativa realiza-se no dia 18 de Abril, na sede da IP, no Campus do Pragal e irá contar com empresas, académicos e profissionais da área das infraestruturas e pavimentação.
Perante a actual exigência de resiliência das infraestruturas, simultaneamente sustentáveis e de alto desempenho, as soluções de pavimentação seguem cada vez mais a óptica da economia circular com a incorporação de resíduos na sua conceção e construção.
A IP, em parceria com a Universidade Lusófona (UL), desenvolveram uma solução de betumes modificados com borracha reciclada de pneus usados, processo no qual a borracha recebe um tratamento prévio de reação e ativação – industrialmente denominado RAR, que permite uma maior incorporação de borracha nas misturas betuminosas através do procedimento de fabrico denominado via-húmida, sem exigência de equipamento específico e com maior estabilidade. Neste contexto, procedeu-se à implementação de um trecho experimental na rede rodoviária nacional, especificamente na EN10, do km 48+000 ao km 49+600.
Face à avaliação de desempenho deste estudo de caso, a IP e a UL produziram o novo Caderno de Encargos Tipo Obra (CETO) para a IP, que especifica as características dos materiais, os métodos construtivos e o controle de qualidade, definindo critérios de medição com o respectivo dicionário de rubricas e que entrará em vigor ainda em 2023.