Projecto Safeforest com impacto potencial na gestão florestal
A Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) e o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vão promover esta quinta-feira, 4 de Maio, um workshop de demonstração dos resultados do projecto “Safeforest – Semi-Autonomous Robotic System for Forest Cleaning and Fire Prevention”
CONSTRUIR
Open Call para “Arquitectas da nossa Casa” decorre até 15 de Setembro
CBRE e Savills comercializam novo edifício de escritórios no Porto
9ª edição da Homeing com IA e Storytelling na agenda
Vicaima equipa universidade em Marrocos
OERS promove formação em Inteligência Artificial
Habitat Invest lança nova fase do Aurya em Loures
Cushman & Wakefield e JLL comercializam HOP Heart of Porto
Dinamarca e China vencem prémios Velux para estudantes de arquitectura
AIP inova na formação com lançamento de certificados NFT
Medium comercializa ‘Twinfalls Apartments’ na Maia
As sessões de apresentação terão um carácter mais técnico sobre os sistemas robóticos desenvolvidos pelo projecto e a importância da gestão florestal como medida de promoção da sua resiliência, que decorrem da parte da manhã. Durante a tarde, a demonstração dos equipamentos no terreno permitirá observar voos autónomos pré-programados; mapeamento aéreo de regiões pré-definidas; aquisição de dados para geração de mapas de traversabilidade e de vegetação; navegação todo-o-terreno e ainda, remoção semiautónoma de vegetação.
O projecto Safeforest, liderado por um consórcio constituído pelas empresas Ingeniarius e SILVAPOR, em colaboração com a ADAI e o ISR da FCTUC, bem como com a Universidade americana Carnegie Mellon (CMU), tem como objectivo o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a prevenção de incêndios florestais, com ênfase na robótica móvel.
A solução proposta envolve a utilização de plataformas terrestres (robôs) e aéreas semi-autónomas (drones) para realizar missões de limpeza de terreno, visando remover a vegetação redundante e alcançar a limpeza desejada.
De acordo com o consórcio, os resultados deste projecto trazem diversas mais-valias ao nível da prevenção e combate de incêndios florestais, nomeadamente navegação autónoma em florestas, melhoria da percepção artificial e gestão eficiente do sistema robótico.
O projecto Safeforest, é co-financiado pelo FEDER, COMPETE 2020, pelo Programa CENTRO2020 e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito do Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal).