(projeto) em (local) do atelier de arquitetura (arquiteto) com fotografia de arquitetura Ivo Tavares Studio
Grupo Preceram: Aposta reforçada na Tektónica
O Grupo Preceram já é presença habitual na Tektónica e, à semelhança das edições anteriores, as empresas do Grupo, desdobram-se em actividades ao longo dos vários dias da feira que inicia hoje e termina a 7 de Maio
CONSTRUIR
Matosinhos lança concurso público para a construção da linha de metrobus
Norte americana Dextall entra no mercado ibérico
A aposta no segmento Premium
La Nena Home inaugura showroom em Matosinhos
Sector PBSA continua atractivo para investidores
Alenquer recebe novo empreendimento na Quinta do Bravo
Turismo residencial gera 15 mil milhões de euros em receitas fiscais
Câmara de Lagos lança concurso para ampliação e requalificação da Escola das Naus
Mundicenter adquire Alto das Amoreiras
Openbook: A reestruturação da Firma
“As Soluções para Construção e reabilitação, desenhadas para evitar a perda de energia e aumentar o conforto, sempre com uma forte preocupação na sustentabilidade, serão o tema da participação das nossas empresas. Será possível conhecer à escala real os sistemas de isolamento para interior da Gyptec e Volcalis, as soluções para as paredes exteriores Preceram e as vantagens da utilização da argila expandida Argex nos edifícios e cidades”, revela José Ávila e Sousa, director técnico e marketing do grupo. O responsável sublinha ainda que os dois grandes destaques do Grupo Preceram são candidatos a prémio inovação: o tijolo térmico PRO25, na categoria Materiais, Máquinas e Equipamentos e a lã mineral Volcalis Alpha Plus na categoria Eficiência Energética.
Os visitantes terão ainda oportunidade de experimentar o conforto acústico das soluções do grupo no auditório Tektónica Tek Talks no pavilhão 2 destinado às apresentações, workshops e formações das empresas presentes na feira. Um espaço “construído com recurso às soluções em placas de gesso Gyptec e isolamento em lã mineral Volcalis. A utilização destes produtos permitirá ter um espaço com uma acústica melhorada, criando o ambiente ideal para as apresentações”, afirma Ávila e Sousa. “Estaremos ainda presentes no espaço da associação Passivhaus Portugal, com um exemplo de solução para parede exterior, com o novo tijolo PRO25, desenhada para os edifícios Passivhaus”.
Uma presença reforçada, naquele que o director técnico do grupo considera ser “um palco privilegiado para conhecer e ser conhecido”. “É uma aposta que o Grupo Perceram faz, em estreita colaboração com os nossos parceiros. Este ano gostava de destacar alguns momentos um pouco diferentes em que pretendemos potenciar esse “networking”, nomeadamente o 2º Meeting Woman in BIM Portugal que decorre no final do primeiro dia da Tektónica, a conferência da ANCV Greenroofs que promove as vantagens das coberturas verdes e os almoços de trabalho no novo espaço Tektónica Village”, adianta Ávila e Sousa.
Sendo a Tektónica um ponto de encontro do sector este é também o palco de discussão das questões prementes do sector, em especial as que envolvem a eficiência energética e a descarbonização e debate sobre as soluções existentes para uma construção mais rápida e eficiente. Temas que têm dominado o trabalho e o esforço interno que o grupo tem desenvolvido. “A indústria tem tido a capacidade de se actualizar, evoluindo sempre no sentido de dar resposta aos desafios. Podemos ver isso na indústria do cimento e, falando do Grupo Perceram, o novo formato do Tijolo Térmico PRO25 vem responder a essa necessidade de construirmos de forma mais rápida e sustentável. Claro que estamos também envolvidos nos temas da construção industrializada e nos sistemas de construção leve com os sistemas Gyptec e Volcalis”, sublinha Ávila e Sousa.